PARABENS A TURMA DO FLM....
PARABENS A TURMA DO FLM....
OOO Fabricio! (e a turma do FLM)
Vi sua(s) reportagem(ns) sobre o Supermoto no jeca joia deste mes!
Qria dxar os parabens! Super legal e completa a reportagem!!!
Abração(s)!
:)
Vi sua(s) reportagem(ns) sobre o Supermoto no jeca joia deste mes!
Qria dxar os parabens! Super legal e completa a reportagem!!!
Abração(s)!
:)
Editado pela última vez por guiaracar em 23 Novembro 2006 à54 12:06, em um total de 1 vez.
Vlw...mesmo....
Eu estou doido pra ver...heee...
Rapaz...Cão Bravo é q é redator oficial...o restante da equipe de moderação traçou a pauta...demos algumas dicas e tals...e a galera do FLM deu o empurrão inicial, com dicas, curiosidades e matérias...Depois o Synval deu um pontapé na coisa....e Thamrammmm....Surgiu a matéria...
Ou seja...pode trocar o título do tópico por
PARABENS A TURMA DO FLM....
Todos nós somos os responsáveis por isso....
Vlw...mesmo a todos vcs...q contribuem espontâneamente e diariamente com o nosso fórum.
Sem cada um de vcs isso não seria possível....
Obrigado, mesmo.
Fabrício.
Eu estou doido pra ver...heee...
Rapaz...Cão Bravo é q é redator oficial...o restante da equipe de moderação traçou a pauta...demos algumas dicas e tals...e a galera do FLM deu o empurrão inicial, com dicas, curiosidades e matérias...Depois o Synval deu um pontapé na coisa....e Thamrammmm....Surgiu a matéria...
Ou seja...pode trocar o título do tópico por
PARABENS A TURMA DO FLM....
Todos nós somos os responsáveis por isso....
Vlw...mesmo a todos vcs...q contribuem espontâneamente e diariamente com o nosso fórum.
Sem cada um de vcs isso não seria possível....
Obrigado, mesmo.
Fabrício.
A matéria na íntegra prá vcs... Afinal de contas a turma do FLM tem prioridade né...
Abraço a todos/Synval
História
“The Superbikes” – Foi aqui que toda essa loucura começou!
No final dos anos 70’, a rede de Tv ABC, nos Estados Unidos, levou ao ar esse programa, como atração anual, onde reunia pilotos que competiam em campeonatos de alto nivel da Motovelocidade, Drag racing, Dirt track, Motocross, Enduro, para acelerarem em uma pista mista de asfalto e terra, e mostrarem quem seria o melhor e mais polivalente do piloto planeta!
O que depois ficou conhecido como “ABC SUPERBIKERS”, foi retirado da grade de programação da emissora em 1986 e daí, a evolução do Supermotard ficou a cargo dos malucos franceses, que batizaram o esporte com esse nome nos anos 80’.
Os mesmos franceses então criaram o “Guidon D’or”, competição anual que tinha o interesse de reunir pilotos de todas as modalidades em duas rodas, como fez o “ABC Superbikes”, com isso, conseguiram internacionalizar o Supermotard, com grandes nomes de diversos países e modalidades, impulsionando o esporte!
Em 2002, a FIM finalmente reconheceu o “fenômeno” Supermotard como esporte e organizou o primeiro campeonato mundial, do então batizado e globalizado Supermoto!
Nesse mesmo ano, o esporte chegou ao Brasil e devido a seu baixo custo, vem sendo popularizado cada dia mais em nossa terrinha. Foi impulsionado aqui, por competições “amadoras” (Sem apoio das federações), até 2004, quando a CBM começou um projeto para realizar um campeonato brasileiro, que foi concretizado em 2005, com o primeiro Campeonato Brasileiro de Supermoto!
Como vem acontecendo no mundo inteiro, com certeza a modalidade ganhará seu espaço na mídia e será um esporte de sucesso!
O que é Supermotard ou Supermoto?
É um tipo de corrida de motos, onde antigamente servia para nomear o melhor piloto entre todas as categorias do motociclismo, mas que hoje, já é uma categoria própria com pilotos preparados exclusivamente para ela. As corridas acontecem em circuito misto com asfalto, terra e alguns obstáculos específicos de cross.
O estilo de pilotagem da categoria, é o que mais chama a atenção do público, pois envolve muita velocidade, saltos, derrapagens alucinantes e disputas muito acirradas!
As motos são basicamente, motos de Cross, Enduro ou Trail, com rodas aro 17” e pneus street! Porém hoje em dia, a categoria já vem desenvolvendo acessórios específicos, o que vem padronizando e diferenciando uma Supermoto de outros tipos de motos.
Utilidade de uma Supermoto
No Brasil, como ainda é uma categoria nova, as pessoas que ainda não podem ingressar no mundo das corridas de Supermoto, fazem pequenas adaptações, como rodas aro 17” , pneus street e paralama dianteiro mais curto (Próprio para o Supermoto), simplesmente para deixarem suas motos mais bonitas ou diferentes das outras. Isso fica a cada dia mais normal no Brasil, tendo em vista que com um pequeno investimento, você caracteriza sua moto Off-Road, como uma legítima Supermoto, ganhando ainda como ônus, uma melhora na condução da moto para o uso urbano, pois pode aproveitar o maior coeficiente de atrito do asfalto, devido aos pneus de Supermoto, serem mais largos e de perfil baixo, aumentando bastante a área de contato com o solo, e às suspensões de curso longo das motos off-road, que deixam a moto confortável e própria para as nossas ruas cheias de buracos e obstáculos.
Já para as pessoas que possuem uma moto Off-Road e pretendem transformá-la em uma Supermoto com o intuito de competir, vale a velha tônica das corridas sobre os equipamentos: Quanto mais dinheiro você investir, maior a probabilidade de ver sua moto andando na frente! Porém a grande maioria dos pilotos no Brasil, principalmente na categoria SM3 (Motos nacionais), não chegam a investir rios de dinheiros, como em outras modalidades sobre duas rodas, deixando as corridas sempre muito disputadas.
As principais mudanças para se transformar uma moto off-road em uma Supermoto de competição seriam:
- Rodas Aro 17”;
- Pneus Street, sendo que quanto mais racing for a característica do pneu, melhor;
- Paralama Dianteiro próprio para a modalidade;
- Guidão de Alumínio, por ser mais resistente e mais leve;
- Dieta total na moto, retirando itens como piscas, farol, pedaleiras de garupa, espelhos, bagageiros e demais componentes desnecessários nas corridas;
- Protetor de mão, para protegê-las de eventuais quedas;
- Um bom fluído de suspensão;
- Um escapamento completo próprio pra competição;
- Um bom filtro de ar;
- Flexíveis de freio fabricados em malha de aço, tipo Aerokip.
Essas são só algumas das muitas modificações que cada um pode fazer. É transformar a moto e começar a se divertir!
Competições
As competições de Supermoto, assim como a modalidade em si, é muito versátil, podendo ser disputadas em Kartódromos, parques, estacionamentos, autódromos curtos, sempre contando com uma porção de pista destinada à parte de terra.
A nível mundial, as principais competições são:
- World Supermoto Championship, que é o Mundial oficial da FIM;
- European Supermoto Championship, campeonato europeu;
- American Supermoto Championship, campeonato norte-americano;
- British Supermotard Championship, campeonato britânico;
- X-Games Supermoto, que acontece dentro do evento dos X-Games, com etapa anual.
Já no Brasil, contamos com o campeonato brasileiro e alguns poucos campeonatos regionais. Mas o crescimento do esporte nos estados brasileiros vem mesmo da disposição de pilotos, incentivadores da modalidade, que com muita disposição e na maioria das vezes, sem muito apoio, conseguem realizar corridas bem organizadas, com um público sempre presente e belas disputas, conseguindo assim, chamar mais pilotos para a categoria e conseguindo uma maior atenção do público para a nova modalidade.
O estado onde mais se difunde a pratica do Supermoto atualmente, é Brasília, onde acontece a Copa Supermoto TTMC (Todo Terreno Moto Clube) com 10 etapas, sendo considerado por muitos praticantes e entusiastas, o melhor campeonato regional do Brasil! Essa Copa também serve como berço para pilotos principiantes, que estão sempre se escrevendo nas etapas.
Já o Campeonato Brasileiro, contará em 2007 com uma ótima infra-estrutura, diferenciada com a produção da Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, já evidenciada na mídia pelo sucesso do “Arena Cross” e passará a chamar “Arena Supermotard”.
Equipamentos
Para o piloto de Supermoto competir com a devida segurança ele precisa estar bem equipado. Atualmente o que se vê, mundo afora, é a utilização de um misto de equipamentos off-road com on-road e apesar de cada piloto ter o seu estilo próprio o que se vê por aí é:
- Capacete Off-Road;
- Óculos Off-Road;
- Protetor de coluna (Opcional, por enquanto!) usado na motovelocidade;
- Macacão de couro, usado na motovelocidade;
- Luvas, dependendo do gosto de cada um, pois podem ser as próprias para o Off-Road, Motovelocidade, ou algumas que já são fabricadas para o Supermoto;
- Botas Off-Road.
Lembre-se: Pilote sempre com segurança!
Onde encontrar mais informações?
No Brasil, existe o Fórum Líder Motos, que é hoje o local mais badalado pelos admiradores e praticantes do Supermoto, lá você encontra muita informação sobre assunto, como dicas de preparações, pilotagem e etc e ainda conhece amantes das duas rodas de todo Brasil! Esperamos vocês lá!
Equipe de moderação do fórum Líder Motos.
http://lidermotos.com.br/forum
Abraço a todos/Synval
História
“The Superbikes” – Foi aqui que toda essa loucura começou!
No final dos anos 70’, a rede de Tv ABC, nos Estados Unidos, levou ao ar esse programa, como atração anual, onde reunia pilotos que competiam em campeonatos de alto nivel da Motovelocidade, Drag racing, Dirt track, Motocross, Enduro, para acelerarem em uma pista mista de asfalto e terra, e mostrarem quem seria o melhor e mais polivalente do piloto planeta!
O que depois ficou conhecido como “ABC SUPERBIKERS”, foi retirado da grade de programação da emissora em 1986 e daí, a evolução do Supermotard ficou a cargo dos malucos franceses, que batizaram o esporte com esse nome nos anos 80’.
Os mesmos franceses então criaram o “Guidon D’or”, competição anual que tinha o interesse de reunir pilotos de todas as modalidades em duas rodas, como fez o “ABC Superbikes”, com isso, conseguiram internacionalizar o Supermotard, com grandes nomes de diversos países e modalidades, impulsionando o esporte!
Em 2002, a FIM finalmente reconheceu o “fenômeno” Supermotard como esporte e organizou o primeiro campeonato mundial, do então batizado e globalizado Supermoto!
Nesse mesmo ano, o esporte chegou ao Brasil e devido a seu baixo custo, vem sendo popularizado cada dia mais em nossa terrinha. Foi impulsionado aqui, por competições “amadoras” (Sem apoio das federações), até 2004, quando a CBM começou um projeto para realizar um campeonato brasileiro, que foi concretizado em 2005, com o primeiro Campeonato Brasileiro de Supermoto!
Como vem acontecendo no mundo inteiro, com certeza a modalidade ganhará seu espaço na mídia e será um esporte de sucesso!
O que é Supermotard ou Supermoto?
É um tipo de corrida de motos, onde antigamente servia para nomear o melhor piloto entre todas as categorias do motociclismo, mas que hoje, já é uma categoria própria com pilotos preparados exclusivamente para ela. As corridas acontecem em circuito misto com asfalto, terra e alguns obstáculos específicos de cross.
O estilo de pilotagem da categoria, é o que mais chama a atenção do público, pois envolve muita velocidade, saltos, derrapagens alucinantes e disputas muito acirradas!
As motos são basicamente, motos de Cross, Enduro ou Trail, com rodas aro 17” e pneus street! Porém hoje em dia, a categoria já vem desenvolvendo acessórios específicos, o que vem padronizando e diferenciando uma Supermoto de outros tipos de motos.
Utilidade de uma Supermoto
No Brasil, como ainda é uma categoria nova, as pessoas que ainda não podem ingressar no mundo das corridas de Supermoto, fazem pequenas adaptações, como rodas aro 17” , pneus street e paralama dianteiro mais curto (Próprio para o Supermoto), simplesmente para deixarem suas motos mais bonitas ou diferentes das outras. Isso fica a cada dia mais normal no Brasil, tendo em vista que com um pequeno investimento, você caracteriza sua moto Off-Road, como uma legítima Supermoto, ganhando ainda como ônus, uma melhora na condução da moto para o uso urbano, pois pode aproveitar o maior coeficiente de atrito do asfalto, devido aos pneus de Supermoto, serem mais largos e de perfil baixo, aumentando bastante a área de contato com o solo, e às suspensões de curso longo das motos off-road, que deixam a moto confortável e própria para as nossas ruas cheias de buracos e obstáculos.
Já para as pessoas que possuem uma moto Off-Road e pretendem transformá-la em uma Supermoto com o intuito de competir, vale a velha tônica das corridas sobre os equipamentos: Quanto mais dinheiro você investir, maior a probabilidade de ver sua moto andando na frente! Porém a grande maioria dos pilotos no Brasil, principalmente na categoria SM3 (Motos nacionais), não chegam a investir rios de dinheiros, como em outras modalidades sobre duas rodas, deixando as corridas sempre muito disputadas.
As principais mudanças para se transformar uma moto off-road em uma Supermoto de competição seriam:
- Rodas Aro 17”;
- Pneus Street, sendo que quanto mais racing for a característica do pneu, melhor;
- Paralama Dianteiro próprio para a modalidade;
- Guidão de Alumínio, por ser mais resistente e mais leve;
- Dieta total na moto, retirando itens como piscas, farol, pedaleiras de garupa, espelhos, bagageiros e demais componentes desnecessários nas corridas;
- Protetor de mão, para protegê-las de eventuais quedas;
- Um bom fluído de suspensão;
- Um escapamento completo próprio pra competição;
- Um bom filtro de ar;
- Flexíveis de freio fabricados em malha de aço, tipo Aerokip.
Essas são só algumas das muitas modificações que cada um pode fazer. É transformar a moto e começar a se divertir!
Competições
As competições de Supermoto, assim como a modalidade em si, é muito versátil, podendo ser disputadas em Kartódromos, parques, estacionamentos, autódromos curtos, sempre contando com uma porção de pista destinada à parte de terra.
A nível mundial, as principais competições são:
- World Supermoto Championship, que é o Mundial oficial da FIM;
- European Supermoto Championship, campeonato europeu;
- American Supermoto Championship, campeonato norte-americano;
- British Supermotard Championship, campeonato britânico;
- X-Games Supermoto, que acontece dentro do evento dos X-Games, com etapa anual.
Já no Brasil, contamos com o campeonato brasileiro e alguns poucos campeonatos regionais. Mas o crescimento do esporte nos estados brasileiros vem mesmo da disposição de pilotos, incentivadores da modalidade, que com muita disposição e na maioria das vezes, sem muito apoio, conseguem realizar corridas bem organizadas, com um público sempre presente e belas disputas, conseguindo assim, chamar mais pilotos para a categoria e conseguindo uma maior atenção do público para a nova modalidade.
O estado onde mais se difunde a pratica do Supermoto atualmente, é Brasília, onde acontece a Copa Supermoto TTMC (Todo Terreno Moto Clube) com 10 etapas, sendo considerado por muitos praticantes e entusiastas, o melhor campeonato regional do Brasil! Essa Copa também serve como berço para pilotos principiantes, que estão sempre se escrevendo nas etapas.
Já o Campeonato Brasileiro, contará em 2007 com uma ótima infra-estrutura, diferenciada com a produção da Carlinhos Romagnolli Promoções e Eventos, já evidenciada na mídia pelo sucesso do “Arena Cross” e passará a chamar “Arena Supermotard”.
Equipamentos
Para o piloto de Supermoto competir com a devida segurança ele precisa estar bem equipado. Atualmente o que se vê, mundo afora, é a utilização de um misto de equipamentos off-road com on-road e apesar de cada piloto ter o seu estilo próprio o que se vê por aí é:
- Capacete Off-Road;
- Óculos Off-Road;
- Protetor de coluna (Opcional, por enquanto!) usado na motovelocidade;
- Macacão de couro, usado na motovelocidade;
- Luvas, dependendo do gosto de cada um, pois podem ser as próprias para o Off-Road, Motovelocidade, ou algumas que já são fabricadas para o Supermoto;
- Botas Off-Road.
Lembre-se: Pilote sempre com segurança!
Onde encontrar mais informações?
No Brasil, existe o Fórum Líder Motos, que é hoje o local mais badalado pelos admiradores e praticantes do Supermoto, lá você encontra muita informação sobre assunto, como dicas de preparações, pilotagem e etc e ainda conhece amantes das duas rodas de todo Brasil! Esperamos vocês lá!
Equipe de moderação do fórum Líder Motos.
http://lidermotos.com.br/forum
-
- Moderador
- Mensagens: 8793
- Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57
-
- Super Membro
- Mensagens: 1771
- Registrado em: 21 Junho 2005 à25 19:07
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 11 Respostas
- 8290 Exibições
-
Última mensagem por Nécodoidoparaná180
-
- 26 Respostas
- 5105 Exibições
-
Última mensagem por Gargamel
-
- 12 Respostas
- 1359 Exibições
-
Última mensagem por PERUCH
-
- 5 Respostas
- 868 Exibições
-
Última mensagem por Uria
-
- 15 Respostas
- 1898 Exibições
-
Última mensagem por Andre