mudar furação do link ??? CRF 230
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mudar furação do link ??? CRF 230
Galera, semana passada fui andar com um pessoal mto gente boa, e entre a galera estava o Daniel Barp Crema, ja devem ter ouvido de mim ou do Peruch sobre ele... o cara realmente andaaaa muuuiiitoo ( ja correru o Sertões e tals... sempre corre o Independência.... ) e agora ele pegou uma CRF 230 2009. estava conversando com ele... e ele tava me dando umas dicas, e uma foi mudar a furação do link, dava pra perceber legal a diferença de altura da moto dele pra minha que, q soh está regulada pra enduro.Detalhe, ele tah usando a suspa dianteira da DRZ 400. Oq acham dessa mudança, o link n ficaria mais ''frágil'', já q n fica na posição original ??? Ja ouviram flar algo do tipo ???
Abraços.
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Até nem vou comentar sobre calços (ou alongadores) no amortecedor pois o Skol já falou...agora refurar umlink de suspensão, em primeiro lugar vc estará alterando a resistência do material e além disso, com a nova furação vc estará alterando os ângulos de trabalho do link, que se traduzirá em maior ou menor energia transmitida para o a mortecedor, o que irá aletrar sua forma de funcionamento, pois receberá maior ou menor carga de trabalho....isso poderá se traduzir em melhora ou piora da função desse amortecedor....
Na dúvida, eu iria com a dica do Skol:
Na dúvida, eu iria com a dica do Skol:
Sem medo de ser feliz....Então prepara a suspa traseira, bota uma mola BBR
Dae Renan.
O Crema falou q ia meter suspa da XR 400 e acabou botando de DRZ400 ? Deve ter ficado altas suspa hein...
Sobre refurar o link, sei la, nunca ouvi falar, qdo eu tinha a XR 200 o Sandro fez um eskema no link, outra hora te explico, mas na CRF 230 eu nunca nem parei p/ ver como funciona.
Acho q seria menos arriscado colocar o link da BBR.
Abração
O Crema falou q ia meter suspa da XR 400 e acabou botando de DRZ400 ? Deve ter ficado altas suspa hein...
Sobre refurar o link, sei la, nunca ouvi falar, qdo eu tinha a XR 200 o Sandro fez um eskema no link, outra hora te explico, mas na CRF 230 eu nunca nem parei p/ ver como funciona.
Acho q seria menos arriscado colocar o link da BBR.
Abração
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Tem esse tópico sobre a CRF do Dário Júlio que mostra modificações bem interessantes.
http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... rf+++dario
http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... rf+++dario
renan, eu refiz a furacao do meu link e tb ja usei o link da BBR...as diferencas/semelhancas sao:
-o link da BBR eh 3 ou 4 mm mais curto que o original, eh muito mais leve por ser de aluminio, da uma boa diferenca qdo anda, parou de dar fim de curso, deu um retorno mais suave e a moto fica ligeiramente mais alta em relacao ao solo. Porem o preco eu acho muito salgado. Eu vendi o link porque precisei de grana na epoca e dai me surgiu a ideia de fazer a furacao, pois nao aguenta andar com ela baixinha e com a susp. dando fim de curso.
-na refuracao que eu fiz ficou 5 ou 6 mm mais curto, deu os mesmo efeitos que o da BBR e ainda ficou pouquissima coisa alta do que com o da BBR...quanto perder a resistencia, acho que nao perdeu porque o link original eh de ferro macico bem forte e acho que nao ira quebrar tao cedo. Apenas tome o cuidado para furar na medida e distancia certa p/ nao enfraquece-lo.
Esse trabalho eh simples e barato, precisa apenas de uma boa furadeira, uma broca na medida do furo original e fazer um calco para completar o furo.
-o link da BBR eh 3 ou 4 mm mais curto que o original, eh muito mais leve por ser de aluminio, da uma boa diferenca qdo anda, parou de dar fim de curso, deu um retorno mais suave e a moto fica ligeiramente mais alta em relacao ao solo. Porem o preco eu acho muito salgado. Eu vendi o link porque precisei de grana na epoca e dai me surgiu a ideia de fazer a furacao, pois nao aguenta andar com ela baixinha e com a susp. dando fim de curso.
-na refuracao que eu fiz ficou 5 ou 6 mm mais curto, deu os mesmo efeitos que o da BBR e ainda ficou pouquissima coisa alta do que com o da BBR...quanto perder a resistencia, acho que nao perdeu porque o link original eh de ferro macico bem forte e acho que nao ira quebrar tao cedo. Apenas tome o cuidado para furar na medida e distancia certa p/ nao enfraquece-lo.
Esse trabalho eh simples e barato, precisa apenas de uma boa furadeira, uma broca na medida do furo original e fazer um calco para completar o furo.
olha uma foto ai pra ter uma ideia de como ficou:
http://www.nettrail.xpg.com.br/linkCRF230.htm
http://www.nettrail.xpg.com.br/linkCRF230.htm
isso mesmo, pela posicao da foto aumentei o furo p/ a esquerda e adicionei um calco no restante (lado direito da foto) p/ tampar o original.Juliano escreveu:leojas, não entendi direito. Você sobrepôs os furos e depois adicionou um material para tampar o furo original????
Não tem nenhum tipo de rolamento naquele furo????
Naquele furo nao tem nenhum rolamento. Tem um rolamento mas eh na outra peca do conjunto do pro-link por onde o parafuso passa por dentro e naquela parte mais gorda do link.
Leojas...de que material é aquele calço?
Sei não, mas suspeito que vai ocorrer folga ali bem rápido... :shock:
Já que vc refurou o link, não seria mais interessante encher toda a furação com solda apropriada para o material e "refazer" o furo na posição que vc quer?
Apenas um comentário e uma sugestão...
Sei não, mas suspeito que vai ocorrer folga ali bem rápido... :shock:
Já que vc refurou o link, não seria mais interessante encher toda a furação com solda apropriada para o material e "refazer" o furo na posição que vc quer?
Apenas um comentário e uma sugestão...
Aquele caclo eh de ferro comum, peguei um parafuro na medida do buraco e fui lapidando ate encaixar o parafuso do link.NESTOR/RS escreveu:Leojas...de que material é aquele calço?
Sei não, mas suspeito que vai ocorrer folga ali bem rápido... :shock:
Já que vc refurou o link, não seria mais interessante encher toda a furação com solda apropriada para o material e "refazer" o furo na posição que vc quer?
Apenas um comentário e uma sugestão...
Tambem eh uma boa ideia encher com solda e refazer o furo.
Nao quis soldar o calco porque se eu quiser voltar aa posicao original eh so inverte-lo.
Acredito que nao vai dar folga porque o parafuso do link ja aperta bem a peca impedindo ele de se movimentar e assim nao sobrecarrega o calco, talvez nem precisaria dele, so coloquei por seguranca mesmo.
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aheuaheuaehuaehrenan_rosa escreveu:leojas , vlw pelas informações cara... demorei pra responder pq realmente n to tendo mto tempo pra ficar na net... mas vou trocar uma idéia com meu mecênico pra ver qual a opnião dele.... Grande abraço.
Já to imaginando o Lilo olhando atravessado....
Aí fica fazendo mistério, mas no fim acaba fazendo e vai ficar TOP!
aehuaehauehae
Serviço dele é TOP, mas o preço.. mais TOP ainda né!!???
To até com medo qdo perguntar qdo vai custar p/ trocar Biela, Engrenagem de Partida da minha moto.. aehuaehae
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