mudar furação do link ??? CRF 230

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
renan_rosa
Membro
Mensagens: 382
Registrado em: 21 Novembro 2005 à12 23:24

mudar furação do link ??? CRF 230

Mensagem por renan_rosa »

Galera, semana passada fui andar com um pessoal mto gente boa, e entre a galera estava o Daniel Barp Crema, ja devem ter ouvido de mim ou do Peruch sobre ele... o cara realmente andaaaa muuuiiitoo ( ja correru o Sertões e tals... sempre corre o Independência.... ) e agora ele pegou uma CRF 230 2009. estava conversando com ele... e ele tava me dando umas dicas, e uma foi mudar a furação do link, dava pra perceber legal a diferença de altura da moto dele pra minha que, q soh está regulada pra enduro.Detalhe, ele tah usando a suspa dianteira da DRZ 400. Oq acham dessa mudança, o link n ficaria mais ''frágil'', já q n fica na posição original ??? Ja ouviram flar algo do tipo ???

Abraços.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Se ele colocou um calço pra erguer a traseira fica sim mais frágil... esses calços não são recomendados... é perigoso viu??? Então prepara a suspa traseira, bota uma mola BBR sei lá, derrepente até troca amortecedor + quadro elástico... Caso ele queira uma moto pra competir esse é o jeito né...
renan_rosa
Membro
Mensagens: 382
Registrado em: 21 Novembro 2005 à12 23:24

Mensagem por renan_rosa »

pse, dai ja n sei se botou calço ou nao... vo entra em contato com ele pra saber mais dos detalhes...mas no q puderem ajudar aih.. eu agradeço... hehehhehe
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Até nem vou comentar sobre calços (ou alongadores) no amortecedor pois o Skol já falou...agora refurar umlink de suspensão, em primeiro lugar vc estará alterando a resistência do material e além disso, com a nova furação vc estará alterando os ângulos de trabalho do link, que se traduzirá em maior ou menor energia transmitida para o a mortecedor, o que irá aletrar sua forma de funcionamento, pois receberá maior ou menor carga de trabalho....isso poderá se traduzir em melhora ou piora da função desse amortecedor....
Na dúvida, eu iria com a dica do Skol:
Então prepara a suspa traseira, bota uma mola BBR
Sem medo de ser feliz.... :wink:
junior30
Super Membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 19 Março 2007 à07 19:15

Mensagem por junior30 »

Renan as molas BBR nao te darao mais altura apenas mais rigidez!!!

acho que o maximo que voce deve mexer eh trocar o Link por um BBR a moto fica um poko mais alta com ele, pois ele eh 1 cm mais curto.

ABS
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Dae Renan.
O Crema falou q ia meter suspa da XR 400 e acabou botando de DRZ400 ? Deve ter ficado altas suspa hein...

Sobre refurar o link, sei la, nunca ouvi falar, qdo eu tinha a XR 200 o Sandro fez um eskema no link, outra hora te explico, mas na CRF 230 eu nunca nem parei p/ ver como funciona.

Acho q seria menos arriscado colocar o link da BBR.

Abração
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Mensagem por murilo_cb »

Bota o link da BBR que fica mais alto e é uma coisa bem feita nao é essa gambi ai.. Na minha tinha esse link.
renan_rosa
Membro
Mensagens: 382
Registrado em: 21 Novembro 2005 à12 23:24

Mensagem por renan_rosa »

pse Peruch, ficou mto massa mesmo.. a cada parada ele pegava uma chave de fenda e dava uma regulada, disse q tava se acostumando ainda...
vlw pelas dicas aih galera.. vou estudar sobre a ssunto e ver a melhor opção.
abraaço.
pedrohrios
Super Membro
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15

Mensagem por pedrohrios »

Seria melhor vc trocar o conjunto de suspa traseira por de alguma importada tbm,não sei se fica bom,mas pra tudo se dá um jeito, agora,fazer isso axo meio arriscado, é sua vida que esta ali em cima!
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Mensagem por synval »

Tem esse tópico sobre a CRF do Dário Júlio que mostra modificações bem interessantes.
http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... rf+++dario
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

A suspa cartuchada da DRZ é uma das melhores pra enduro e trilhas.
Mas lembre-se que deve ser feito algo na traseira pra não ficar com a moto desequilibrada.
leojas
Membro
Mensagens: 216
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à31 13:38

Mensagem por leojas »

renan, eu refiz a furacao do meu link e tb ja usei o link da BBR...as diferencas/semelhancas sao:

-o link da BBR eh 3 ou 4 mm mais curto que o original, eh muito mais leve por ser de aluminio, da uma boa diferenca qdo anda, parou de dar fim de curso, deu um retorno mais suave e a moto fica ligeiramente mais alta em relacao ao solo. Porem o preco eu acho muito salgado. Eu vendi o link porque precisei de grana na epoca e dai me surgiu a ideia de fazer a furacao, pois nao aguenta andar com ela baixinha e com a susp. dando fim de curso.

-na refuracao que eu fiz ficou 5 ou 6 mm mais curto, deu os mesmo efeitos que o da BBR e ainda ficou pouquissima coisa alta do que com o da BBR...quanto perder a resistencia, acho que nao perdeu porque o link original eh de ferro macico bem forte e acho que nao ira quebrar tao cedo. Apenas tome o cuidado para furar na medida e distancia certa p/ nao enfraquece-lo.

Esse trabalho eh simples e barato, precisa apenas de uma boa furadeira, uma broca na medida do furo original e fazer um calco para completar o furo.
leojas
Membro
Mensagens: 216
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à31 13:38

Mensagem por leojas »

olha uma foto ai pra ter uma ideia de como ficou:
http://www.nettrail.xpg.com.br/linkCRF230.htm
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Mensagem por Juliano »

leojas, não entendi direito. Você sobrepôs os furos e depois adicionou um material para tampar o furo original????

Não tem nenhum tipo de rolamento naquele furo????
leojas
Membro
Mensagens: 216
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à31 13:38

Mensagem por leojas »

Juliano escreveu:leojas, não entendi direito. Você sobrepôs os furos e depois adicionou um material para tampar o furo original????

Não tem nenhum tipo de rolamento naquele furo????
isso mesmo, pela posicao da foto aumentei o furo p/ a esquerda e adicionei um calco no restante (lado direito da foto) p/ tampar o original.

Naquele furo nao tem nenhum rolamento. Tem um rolamento mas eh na outra peca do conjunto do pro-link por onde o parafuso passa por dentro e naquela parte mais gorda do link.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Leojas...de que material é aquele calço?
Sei não, mas suspeito que vai ocorrer folga ali bem rápido... :shock:
Já que vc refurou o link, não seria mais interessante encher toda a furação com solda apropriada para o material e "refazer" o furo na posição que vc quer?
Apenas um comentário e uma sugestão... :wink:
leojas
Membro
Mensagens: 216
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à31 13:38

Mensagem por leojas »

NESTOR/RS escreveu:Leojas...de que material é aquele calço?
Sei não, mas suspeito que vai ocorrer folga ali bem rápido... :shock:
Já que vc refurou o link, não seria mais interessante encher toda a furação com solda apropriada para o material e "refazer" o furo na posição que vc quer?
Apenas um comentário e uma sugestão... :wink:
Aquele caclo eh de ferro comum, peguei um parafuro na medida do buraco e fui lapidando ate encaixar o parafuso do link.

Tambem eh uma boa ideia encher com solda e refazer o furo.

Nao quis soldar o calco porque se eu quiser voltar aa posicao original eh so inverte-lo.

Acredito que nao vai dar folga porque o parafuso do link ja aperta bem a peca impedindo ele de se movimentar e assim nao sobrecarrega o calco, talvez nem precisaria dele, so coloquei por seguranca mesmo.
renan_rosa
Membro
Mensagens: 382
Registrado em: 21 Novembro 2005 à12 23:24

Mensagem por renan_rosa »

leojas , vlw pelas informações cara... demorei pra responder pq realmente n to tendo mto tempo pra ficar na net... mas vou trocar uma idéia com meu mecênico pra ver qual a opnião dele.... Grande abraço.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

renan_rosa escreveu:leojas , vlw pelas informações cara... demorei pra responder pq realmente n to tendo mto tempo pra ficar na net... mas vou trocar uma idéia com meu mecênico pra ver qual a opnião dele.... Grande abraço.
aheuaheuaehuaeh
Já to imaginando o Lilo olhando atravessado....
Aí fica fazendo mistério, mas no fim acaba fazendo e vai ficar TOP!
aehuaehauehae
Serviço dele é TOP, mas o preço.. mais TOP ainda né!!???

To até com medo qdo perguntar qdo vai custar p/ trocar Biela, Engrenagem de Partida da minha moto.. aehuaehae
renan_rosa
Membro
Mensagens: 382
Registrado em: 21 Novembro 2005 à12 23:24

Mensagem por renan_rosa »

HEUAHEIUAEHUAEHHEUHAEUH bem nessa Peruca
o preço dele fica cada dia mais ''top''... incrível..
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem