Rokon, a moto-trator - alguém conhece?

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Rokon, a moto-trator - alguém conhece?

Mensagem por GELOUS »

Bem, vou reproduzir aqui o que escrevi lá no blog (mais a título de curiosidade mesmo, não tenho muito conhecimento a respeito da motoca):
Imagino que esse post vá agradar aos mais antigos, como nosso grande amigo Zenha de Goiânia, o JAL de Brasília, talvez o Russo de Curitiba, o Nestor do Rio Grande do Sul, entre outros velhos (por favor, se conseguirem ler isto, não se ofendam rsrs) que possivelmente conheceram a moto sobre a qual vou falar um pouco hoje.

Bem, meu sogro tem uma grande coleção de Revista Quatro Rodas na chácara dele. E todo final de semana que eu vou pra lá, além de tomar algumas (para não dizer todas), costumo ficar revirando aquelas revistas, pois sempre encontro coisas interessantes. Neste final de semana não foi diferente.

Peguei uma das caixas, onde estão arquivadas as revistas de 1976 e comecei a olhar, quando uma matéria me chamou atenção, porque falava sobre uma “moto-trator”. Não deu outra, tive que conferir do que se tratava, e como achei muito interessante resolvi compartilhar com vocês.

A reportagem, da Quatro Rodas de janeiro de 1976, era sobre as motos Rokon, fabricadas nos Estados Unidos e destinadas ao trabalho pesado. De cara já se percebe porque a revista as chamou de “motos-tratores”: tração nas duas rodas (traseira por pinhão/coroa e corrente e dianteira por cardão/pinhão/coroa e corrente), pneus “balão” de baxíssima cablibragem, capacidade de puxar até 700 kilos de carga, entre outras virtudes. Um verdadeiro “tanque de guerra”, em todos os aspectos, já que pelo que se percebe pela reportagem não havia nenhum conforto, já que era uma moto feita pro trabalho. Motor a 2 tempos, com 10 cavalos, câmbio automático de 3 velocidades e muito fôlego pra enfrentar qualquer ralação!
Uma fotinha:

Imagem

O link para a "matéria" completa, onde vc encontrará também a parte da revista para download.

http://blog.deitamato.com.br/2011/06/06 ... to-trator/

Valeu!
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Re: Rokon, a moto-trator - alguém conhece?

Mensagem por synval »

Um detalhe sobre as Rokon, é que dentro d'agua ela bóia, por causa dos pneus...
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Rokon, a moto-trator - alguém conhece?

Mensagem por cascao »

Aqui em MG tem um cara que tem uma. O Rômulo dono da motostreet. Ela é bem interessante....tração nas duas rodas....mas acho que não passa de 40km/h.

As rodas são ocas e podem ser usadas como tanque de água ou gasolina. Se estiverem vazios a moto boia mesmo!

a moto ainda é fabricada hoje em dia.
http://www.rokon.com/" target="_blank
Fauze Said
Membro
Mensagens: 939
Registrado em: 25 Novembro 2008 à19 21:25

Re: Rokon, a moto-trator - alguém conhece?

Mensagem por Fauze Said »

Quem for a Pirenópolis pode ver uma dessas no museu de motos "Rodas do Tempo".
Vidigal
Super Membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 16 Dezembro 2006 à19 20:51

Re: Rokon, a moto-trator - alguém conhece?

Mensagem por Vidigal »

cascao escreveu:Aqui em MG tem um cara que tem uma. O Rômulo dono da motostreet. Ela é bem interessante....tração nas duas rodas....
eu ja vi essa moto!
é algo bem diferente, grande, disproporcional as motos que estamos acostumados a ver..
a tracao nas duas rodas da pra ver nessa ai, olhem em baixo da cestinha da frente, uma correia descendo do lado esquerdo da moto
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Rokon, a moto-trator - alguém conhece?

Mensagem por guilhermeDF »

heehhehe bem bacana a moto

e depois falam q a tornado é um tratorzao pesado....
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem