Começo no Enduro!!!!!

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Começo no Enduro!!!!!

Mensagem por carara »

Blz pessoal....estou querendo começar a participar de enduros e preciso tirar duvidas.....
que tipo de equipamento/aparelhos eu preciso? preciso entender de planilhas? ou posso estudar um pouco sobre o assunto? a tornado é uma boa moto?


ME AJUDEM AI?
Menudo
Super Membro
Mensagens: 2310
Registrado em: 21 Dezembro 2005 à12 15:55

Mensagem por Menudo »

ae carara...

a tornado é uma excelente moto...

seguinte... se vc quer aprender a navegar de verdade vc precisa de 2 equipamentos..

um deles é o RoaBook. Ele é um aparelho que serve de suporte para a planilha que tem os trajetos que vc deve seguir na prova...

eu indico vc comprar logo um road book de qualidade. meu primeiro road book foi um corona mini, mas sempre que a planilha da prova era um pouco larga eu tinha que corta-la estreitamente para fixar no meu road book, era um saco. te aconselho a comprar logo um r2, pode ser comprado na www.r2store.com.br aconselho o modelo rally, que suporta planilhas mais largas, nao precisa ser estendido.....

o outro aparelho é o navegador, é onde os trechos e velocidades da sua planilha devem ser programados, existem basicamente dois modelos BONS no mercado.. um dele é o compass, e o outro é o totem, se comprar qualquer um dos dois estara bem servido, apesar da maioria usar totem... mas os dois sao mto bons..
renan_rosa
Membro
Mensagens: 382
Registrado em: 21 Novembro 2005 à12 23:24

Mensagem por renan_rosa »

Isso aih CrossTorny, falou tudo. Com o tempo vc vai pegando a prática e vai ver q enduro de regularidade eh mto maneiro. boas provas.
Valcanaia
Membro
Mensagens: 664
Registrado em: 17 Julho 2006 à57 19:12

Mensagem por Valcanaia »

Amigo, so faço enduro de regularidade.....o CrossTorny falou bem a respeito dos equipamento......R2 melhor road book do mercado.....compre o eletrico e voce tera aparelho pra vida toda....Quanto ao navegdor, eu uso Totem e recomendo...ja usei compass durante muito tempo, mas te digo, o totem é mais facil de usar.
A respeito da tornado, ela é muio boa....mas meio pesada...mantenha teu preparo fisico sempre em dia, pois se tiver que empurra-la ou desencalha-la vais prescisar...heheh.......
Quanto a aprender navegar, a melhor forma é praticando...pega umas dicas e depois vai as provas.......prescisando posso te dar umas maos online......me mande seu msn que eu te adiciono aqui e te explico muitas coisas....

valeu amigo?

abracos
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

Enduro de Regularidade é muito bom!

Eu comecei com um PaceMaker3, um computador gringo, que na verdade, pro Regularidade serve apenas com odometeo e cronometro. Já corri 1 enduro com o painel original da Tornado. O que eu sugiro é o seguinte: Vc nunca fez enduro? Então tente arrumar um odometro que vc consiga botar pra frente e pra tras e zerar facilmente, de preferencia digital e de preferencia com precisao de 10 metros. Se arranjar um de 100 metros, é muito pior, mas dá pra ir, o da Tornado mesmo tem essas caracteristicas, tirando o "facilmente" rsrsrsrs. Se vc tiver uma graninha, procure um ICO (similar ao Pace3, mas mais facil de achar usado), um Compass Mini (mta gente faz upgrade pro Compass normal e vende o mini baratinho) ou um similar desses. Digo isso pq o equipamento é bem caro, mesmo usado e imagina que vc - como já vi acontecer mais de 1 vez - não acha enduro de regularidade a melhor invenção depois da roda como eu acho e aí vc vai ficar com a grana empatada no aparelho, pode ter dificuldade pra vender rapido bla bla bla bla

O R2 é bom pra caramba, mas tb caro. Se vc tiver bala na agulha, vá fundo, pegue o R2 e um Totem evolution, revolution, sei lá, esse novo. Se nao, vc pode começar com um rollbook manual mesmo, eu cheguei na categoria Master com um... Comecei aliás, com uma prancheta e ia destacando as folhinhas, mas assim é muito ruim!!! Entao, qq rollbook manual já dá pra começar...

Corro de Tornado, ela é boa pra enduro, apenas fique em forma, hehhehe, a danada é um peso só...

QQ duvida vai postando aí...

-- spode
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

dá uma olhada em

www.enduro.terranozoio.com.br

na parte do enduro de regularidade tem uma explicação de como é uma planilha e uma geral sobre equipamentos.
ruan.zanella
Super Membro
Mensagens: 1056
Registrado em: 15 Outubro 2006 à52 11:48

Mensagem por ruan.zanella »

aproveitei o tópico.
to pensando nessa possibilidade de começa nos enduros de regularidade =D
Guga_Garcez
Membro
Mensagens: 685
Registrado em: 24 Junho 2006 à32 18:29

Mensagem por Guga_Garcez »

kem souber de algem vendendo um compass mini usado barato i em bom estado

da os tokes ou manda uma mp

pra mim

blz????


eu tava pensando em compra um navegar da compass
pra mim, mas...

parei pra pensar i vi q n vai ser grande coisa pra mim
ia ser um investimento mal feito se eu o fizesse agora

pois

ia pegar um um roadbook manual i um compass 98 por uns 350 fazmerri

ai me convenseram a juntar mais um pouco i pegar um compass mais novo(600 fazmerri) i um roadbook eletrico(f$400 )

foi ai q parei pra pensar se realmente valia apena

aki em seripe tem 10 enduros pro ano
entao gastar aproximadamente f$1000 em uma coisa q so irei usar 10x por ano!!!

nem...

pelomentos agora n

mas kem sabe daki a 2 anos , se eu tiver com mais grana sobrando
Valcanaia
Membro
Mensagens: 664
Registrado em: 17 Julho 2006 à57 19:12

Mensagem por Valcanaia »

Ruan Zanella........por que voce nao vem a Joinville dias 10 e 11 de marco e anda a abertura do campeonato catarinense de regularidade. Vai ser legal.

Qualquer coisa me avise.

abracos
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Mensagem por carara »

ai pessol desculpa pela demora nas resposta....mas passei o dia no aeroporto esperando uma importação!!!!! :? quero agradecer ao todos que responderam e principalmente ao CrossTorny, Valcanaia, spode. Tá vamos ver se eu entendi: o roadbook sever pra indicar o caminho que eu sigo!ok! e o compass ou totem serve pra indicar a distância percorrida, distância que falta, a km, e velocidade???!!!!certo??? basicamente é isso?!!?! depois entra a questão de equipamentos....qual o melhor, qual o pior....mas o basico é que tenho que ter esse dois equipamentos!!!!

tá faço mais uma pergunta.....promento que é a ultima? e o gps serve pra alguma coisa???? tipo assim no lugar dá planilha e do totem???
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

O basico é odometro (de preferencia com precisao de 10 metros) e cronometro. Road book é bom, mas nao é essencial. Eu, no seu lugar, arranjaria o maior cronometro que eu pudesse achar, um roadbook manual usado mesmo e iria atras de um ICO, compass mini, ou qq outro odometro de precisao de 10 metros. Compass, Totem e assimilados fazem parte de um nivel superior ao básico. Rollbook eletrico tambem é um luxo a mais. Eu iria no basico dos basico + rollbook e participaria de algumas provas pra ver se eu me identificava com a coisa antes de gastar $$$$ em equipamentos.

O computador de enduro, alem do que vc disse, ele tambem diz se vc tem que acelerar ou frear, pq ele é programado com os trechos. No enduro, a trilha é formada por trechos, cada trecho desses tem uma velocidade média a ser seguida. O compass, com a programação dos trechos e a partir do tempo de prova real, indica se vc tá atrasado ou adiantado (e quanto) e recomenda vc frear ou acelerar. Um ouro pra correr enduro competitivamente... Mas nao é essencial, na planilha tem todas as informações pra vc tirar a conclusao de acelerar ou frear por conta propria...

GPS é inútil no regularidade...

-- spode
Menudo
Super Membro
Mensagens: 2310
Registrado em: 21 Dezembro 2005 à12 15:55

Mensagem por Menudo »

bom..
eu vou contra as ideias do spode..

roadbook manual de jeito nenhum, ja pensou, vc pilotando a moto, num lugar desconhecido pra vc, tendo que prestar atencao no totem, prestar atencao na planilha, na estrada e ainda ter que ficar girando a planilha?? se ta eh louco ehehe, vai de eletrico que vc nao vai se arrepender...

e sobre usar outros odometros e cronometros e etc tb acho que nao da muito certo, tu só vai passar raiva nsa provas, por nao ter equipamentos bons de verdade pra vc terminar o enduro...

tudo bem que um road book eletrico e um totem ou compass nao sao coisas baratas, mas vc ta investindo em objetos pra sua satisfaçao pessoal, pra vc se divertir, desestressar, e nao passar mais raiva ainda com equipamentos que nao te atendem 100%... Existe a opçao de vc comprar os equipamentos usados, nos sites das copas de regularidade tem a seçao de classificados e é facilmente encontrado eqiupos usados. pode ser um dinheiro empatado ali em equipamentos que vc usaria pouco, mas nao eh dinheiro perdido, ta ali, se precisar é soh vender...

sobre o gps, tambem nao vejo utilidade nele nos enduros...
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Mensagem por carara »

QUAL SERIA ESSE SITE CROSS?
Menudo
Super Membro
Mensagens: 2310
Registrado em: 21 Dezembro 2005 à12 15:55

Mensagem por Menudo »

por exemplo..

www.copaospr.com.br é o site da copa oeste aqui do parana.. nesse site vc encontra link para outras copas tambem, como motoacao, copa dos cobras e etc...

procura no google tem tambem a copa eriton...

acho que outro site eh o www.endurosc.com.br la da regiao do PERUCH...

tem tambem o http://www.trailclubedecuritiba.com.br/

ligue na kemeron motos, eh uma loja aqui perto da minha cidade que trabalha com esses equipamentos.. o fone eh 45 3226.7813, fala que o Nícolas de Toledo te indicou a loja

soh ir procurando por aih que vc consegue.. descubra com o pessoal que faz enduros aih da sua regiao qual é a copa que rola por aih, tem tambem no site da federacao gaucha de motociclismo.. eh facil....
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Mensagem por carara »

VALEU.....VOU DAR UMA OLHADA
leojas
Membro
Mensagens: 216
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à31 13:38

Mensagem por leojas »

ruan.zanella escreveu:aproveitei o tópico.
to pensando nessa possibilidade de começa nos enduros de regularidade =D
tambem aproveitei o tópico e to querendo começar no regularidade.
Guga_Garcez
Membro
Mensagens: 685
Registrado em: 24 Junho 2006 à32 18:29

Mensagem por Guga_Garcez »

bem

eu comecei a brinca nos eduros no meio do ano passado

primeiro me escrevi em uma prova

mas tomei um tombo com 10 mim de prova i kebrei o manete de embreagem ai tive q desistir da prova

mas em compessação fiz amizade com um pessoal
i na ultima etapa do ano eu participei do enduro ajudando os varre trilha( 2 pessoas q sao depois q tds largam pra rebocar motos kebradas i resgatar os perdidos)

percorri os 180 km do enduro

quase morri de cansasso, mas

foi ai q eu vi q ja tava pronto pra me escrever novamente

entao me escrevir na primeira etapa desse ano
i sem ekipamento nenhum conseguir terminar a prova i fikar em 5º lugar so carrapatiando( na cola de alguem q tava com ekipamento)


entao antes de comprarem os ekipamentos façam esse teste , de participar do enduro como carrapato,pra verem se realmente vale apena investir tao alto ,pelomenos inicialmente, em navegadores
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Mensagem por carara »

spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

Nao é um roadbook, é apenas a gaveta do R2...

Esse é o R2:
http://www.webracing.com.br/wrprodutode ... px?id=3187

A gaveta entra na parte transparente de baixo, pelo lado, e segura a planilha...

-- spode
deco 100 tranquera
Super Membro
Mensagens: 1254
Registrado em: 23 Fevereiro 2007 à13 10:02

Mensagem por deco 100 tranquera »

cara , ja andei em enduro FIM,e Cross Country, agora quero me aventurar no regularidade....
o enduro FIM eu gostei pq cada um anda como sabe, arranca sozinho entende.. muito bommm!!!o cross country achei mais adrenalina pois é o tempo todo derretendo....alem das provas de c cross country serem mais curtas divididas em baterias,enquanto o enduro é geralmente 100 km de percurso.
não sei cara ,mas acho q o enduro FIM se parece mais com regularidade.
Na minha opnião acho que deveria experimentar o FIM primeiro.
Abraço.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem