Expedições e moto turismo off-road. Dê sua opinião!

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Giordano
Super Membro
Mensagens: 1007
Registrado em: 17 Junho 2005 à32 18:10

Expedições e moto turismo off-road. Dê sua opinião!

Mensagem por Giordano »

Moçada,

Eu estava lendo um artigo na MotoX (http://www.motox.com.br/publix/?id=1718) sobre uma expedição off-road de motos entre o interior de São Paulo até a Serra da Canastra. Foram 700 km percorridos em 4 dias de viagem (2 dias de "deslocamento", 1 dia de trilha na Serra, além de 1 dia de passeio de barco na represa de Furnas). Na volta, o pessoal retornou de van e as motos em um caminhão baú.

Achei a iniciativa, organizada por uma empresa de turismo, muito legal. Entretanto, imagino que deve ter tido muito estradão de terra e pouca trilha, que no final das contas é a melhor parte. Ainda mais quando as trilhas em questão são as da Canastra.

Considerando o salgado valor do investimento (R$ 2.500,00 por piloto, mais gastos extras), será que vale à pena? Será que, mesmo em São Paulo, existe mercado pra esse tipo de moto turismo?

Ou será que as inciativas turísticas no segmento de motos off-road deveriam ter outro foco? Como, por exemplo, a prestação de serviços de transporte de motos (ida e volta) até locais turísticos onde hajam boas trilhas; serviços de reserva de hoteis ou pousadas; contratação de guias; fornecimento de serviços de apoio; etc.

Resumindo a questão: será que existe, por parte dos praticantes do motociclismo off-road uma demanda por serviços turísticos ligados ao esporte? Ou isso tudo é besteira e o treieiro é mesmo uma categoria independente que prefere ela mesmo providenciar o transporte de suas motos, escolher os locais de suas hospedagens, e por aí vai?

Gostaria de ouvir a opinião do pessoal daqui do fórum. :wink:
Betioli
Super Membro
Mensagens: 1512
Registrado em: 22 Setembro 2004 à33 10:15

Mensagem por Betioli »

Amigo, acho que trilheiro de verdade não entra nessa. Se quer ir fazer trilha na Canastra, vai pra lá...fica em uma pousada barata, leva as motos no próprio carro e não gasta 500 paus....esse passeio é coisa de bacana metido a trilheiro. Pode haver uma demanda para este tipo de turismo para pessoas que não tem muita experiência em trilha mas muito dinheiro pra gastar 2500 numa balada destas...mas deve ter sido legal...sei lá posso estar errado.
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

Giordano levando em conta ki grande parte de kem fax trilha anda c motos na sua maioria c valores ateh 12mil...pagar 2,500 p fazer um passeio fica inviavel neh???
Gustavo RJ
Membro
Mensagens: 242
Registrado em: 10 Outubro 2005 à26 16:10

Mensagem por Gustavo RJ »

a ideia é quase boa , porem nao para esse mercado que vc esta pensando.
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

"think outside the box"

cara, imagine que eu fosse um cara muito, mas muito rico que morasse aqui em Recife e tivesse meus amigos pra fazer umas trilhinhas.

aí por motivos diversos eu acabo tendo que passar uma temporada em sampa, seja pra fazer um mestrado ou abrir um negocio...

a vontade de andar no mato me matando, eu nao conheco ninguem, minha moto tá lá em casa, 3 mil km de distancia... O vício é a pior desgraça do homem!!!

aí o caboclo oferece moto+guia+transporte por "apenas" 2500!!! Tô dentro!!!! Melhor ainda se eu morasse em Dresden-Alemanha e tivesse no Brasil com 3 dias de folga! Já pensou? Voltar pra casa e "contar vantagems pros amigos" dizendo que fez trilha na famosa "Serra da Canastra"?

Basta ele divulgar bem, tem mercado, com certeza...

Na Austrália, isso é super comum, aliás, se um dia eu for pra Austrália, eu vou procurar me encaixar num grupo desses!

Eu achei excelente idéia e nao achei caro naum... Pra minhas condições financeiras atual é caro, mas se for ver direitinho, pelo serviço....

-- spode
Nuca
Membro
Mensagens: 152
Registrado em: 10 Janeiro 2007 à30 16:45

Mensagem por Nuca »

2500 reais é muita grana....

Recebi um email de uma empresa oferecendo saida de Araraquara , só estradão e trilha na ida e volta , total de 800 km. Ainda incluia carro de apoio, hospedagem , café e janta por menos de 250 reais. Se vc analisar esse preço praticamente cobre hospedagem + refeicoes... Pra quem não tem uma galera pra andar e quer muito conhecer a Canastra, acho que vale a pena
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

Cara eu já fiz alguns turismos por conta própria, principalmente me utilizando de fóruns como este , por exemplo se eu for a BH fazer alguma coisa tento através do fórum contato com trilheiros de BH e "forçando amizade" me ofereço para fazer uma trilha de FDS.

Tem as partes boas e ruins, muitas vezes você entra em uma turma que tem um ritmo diferente do seu, ou hábitos que você não está acostumado ou que te tragam constrangimento, mas na maioria das vezes me dei bem , sou um cara que normalmente consigo acompanhar qualquer turma de trilheiros , nas encrencas que eu prego , são as que normalmente vários pregam, tenho uma moto que não dá trabalho de manutenção em trilhas , etc., etc.

Em compensação, foram vários os amigos que vieram aqui em Goiânia fazer trilha comigo, que para mim é realmente um prazer levá-los para conhecer as melhores trilhas da região, e eu tenho vários convites para fazer trilhas em tudo quanto é lugar neste Brasil graças a Deus, e é meu sonho, um dia comprar um furgão, pegar a família e ir fazer um ano de trilhas de norte a sul do país, registrar tudo e editar um livro com um DVD tipo "Trilhas do Brasil", quem sabe?

Outra coisa onde vou e posso levo a moto, raramente você não consegue uma turma para fazer trilha em qualquer lugar, mas se prepara porque os FDP :twisted: toda vez que tem um cara de fora querem levar o cara para Aquela subidona suicida, ou aquela trilha de tirar pica pau do toco , como dizia o grande filosofo Kleber Bam Bam " Faiz parrrrte"...
:lol: :lol: :lol:
Giordano
Super Membro
Mensagens: 1007
Registrado em: 17 Junho 2005 à32 18:10

Mensagem por Giordano »

Realmente Zenha, a comunidade trail funciona dessa forma. Existe um espírito de camaradagem inerente ao esporte que aproximam os participantes e torna o contato entre ele muito mais fácil. Eu mesmo comecei a trilhar a partir dos contatos que fiz aqui no FLM.

E é justamente sabendo dessa cultura que fiquei curioso pra saber se existe espaço pra iniciativas comerciais como essa da expedição à Serra da Canastra.

Particularmente eu acho que exista pouca gente (mesmo que com condição financeira favorável) disposta a desembolsar uma bela grana pra participar de um programa desses. Com exceção do “bacana metido a trilheiro” a que o Betioli se referiu e daquele praticante “desgarrado” mencionado pelo spode e pelo Nuca, acho que a maioria dos trilheiros, que já anda em turma mesmo, tem condições e prefere é juntar a galera e combinar seus próprios passeios; eles mesmos levando as motos, contratando a hospedagem e fazendo contato com os trilheiros daquela região.

Agora, acho que um nicho interessante que existe pra esse tipo de turismo é aquele que demanda um grande deslocamento e, consequentemente, uma logística complicada. Como por exemplo uma expedição por trilhas no litoral do nordeste. Aí é imprescindível uma estrutura mais profissional para organizar tudo.

E fala sério! Quem aqui não gostaria de passar uma semana trilhando de Fortaleza até os Lençóis Maranhenses??? Desde que tenha a grana e o tempo necessário pra isso, claro... :mrgreen:
spode
Membro
Mensagens: 641
Registrado em: 12 Julho 2006 à56 13:51

Mensagem por spode »

acho uma idéia válida, mas seria interessante se a empresa disponibilizasse motos, poderiam ser XR200, para aqueles que nao tem condições de transportar suas proprias motos...

quanto a trilhas no litoral do NE... Quem aparecer por aqui com uma moto boa pra trilha, tá mais que convidado para conhecer todas as trilhas do litoral sul de PE...

-- spode
Giordano
Super Membro
Mensagens: 1007
Registrado em: 17 Junho 2005 à32 18:10

Mensagem por Giordano »

Vale pelo convite, spode! O máximo no nordeste onde fui levando moto foi o sul da Bahia. Mas ainda vou mais aí pra cima. 8)

Sobre a locação de motos, o problema é que não dá pra fazer seguro...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem