Preparações Psicológicas

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Preparações Psicológicas

Mensagem por PERUCH »

Galera, sei q isso é uma coisa q muitos vão contradizer, mas aposto q outros tantos já passaram por uma situação parecida.

O que aconteceu antes:

Semana retrasada encontrei meu amigo Daniel Crema (piloto Pró de enduro de regularidade, participação no Sertões, etc). Ele andava só de especial, mas esse ano ele ta competindo com uma CRF 230 2009 visando um patrocinio da Honda, e entrar no time dos pilotos de fábrica da Honda.
Bom, a moto dele assim como a do Dário Julio tem umas preparações: Kit 240cc, Comando, Ibooster, Curva e Ponteira BRC, e.... Suspensão dianteira de DRZ400 e traseira de CR 85... Ele tem em torno de 75 Kg... e disse q a dianteira da moto está meio dura, mesmo utilizando todos os recursos das clicagens e etc... BOm, a suspa dele é de uma DRZ400 2006, e ele ficou sabendo que as molas das DRZ antes de 2005 era mais finas, deixando a moto mais macia... então ele veio falar cmgo e propos que trocássemos as molas, ele me dava a dele mais grossa e eu as minhas q teoricamente seriam mais finas... Bom, combinamos, ele levou o mecanico la em casa e efetuaram o serviço.. porém eu não tava em casa.

O que aconteceu durante:

Eles foram trocar a mola numa 6ª a noite, não estava em casa como falei.
No Sábado peguei a moto e fui andar, fomos conferir as trilhas do nosso passeio, Sábado de chuva, trilhas lisas... Eu todo bobo achando q a moto estava melhor, parecia q grudava nas curvas, sentia mais ela na mão... e pensei comigo: Pow, resolvi o problema do Crema e ainda minha moto ficou muito melhor... e tava todo bobo andando forte, sentindo a moto na mão... delícia...

O que aconteceu depois:

No Domingo era o dia do nosso passeio, e encontrei meu mecânico lá, e perguntei p ele se o Crema tinha comentado algo, se a moto dele tinha ficado boa e tal... ai q ele me falou: Mas não trocamos a mola, a tua já é da grossa.. nao entendemos mais nada....!

Qdo ele falou isso fiquei com a maior cara de trouxa...
Eu andando com a moto, achando ela melhor.. e REALMENTE tava... mas não por causa da mola e sim minha cabeça, q ficou mais confiante achando q ia melhorar, acreditei nisso, e a "moto" melhorou...

Fiquei puto... mas ainda assim to achando a moto melhor mesmo, agora não sei se ele mexeu em algo, regulou a maciez dela...

Agora pergunto:

Eu não sou piloto profissional, mas também não sou um rôia, afinal piloto há 10 anos, tenho a DR ha 4 anos e posso dizer q sinto alguma mudança na moto, noto diferença entre uma e outra, um acerto de carburação, uma regulagem e tal...
E mesmo assim eu me empolguei e achei q a suspa estava melhor.

Agora imaginem o q tem de "preparador" por aí q qdo o cara leva a moto lá dizendo q ta meio "xôxa", ou queria q ela ficasse um pouco mais forte...etc..
O cara abre e limpa carburador, troca uma vela, etc... faz qualquer servicinho básico e qdo o cara vai pegar a moto, conta uma história dizendo q fez isso e akilo.. o cara sai da oficina achando q a moto está um canhão.. vai andar com ela e bota na cabeça q ela está melhor do q antes (como aconteceu comigo) e acredita naquilo... o mecanico cobra por um serviço "psicológico" q ele nao realizou na prática.. e resolve o problema do piloto...
Suspensão tb acontece... digamos q o piloto chega la com sua Tornado q comprou usadinha... dizendo q queria q a suspensão fosse melhor.. o mecanico diz q vai dar uma preparada nela... e bla bla bla... aí ele abre, troca o óleo, monta de novo e entrega a moto dizendo q deu uma preparada... o piloto vai andar e claro, ´óleo novo, qtdade correta nas 2 bengalas.. vai achar q a moto ficou boa... ai acha q o cara "preparou" a suspa qdo na verdade ele só fez um serviço básico do básico q é trocar óleo...e muitas vezes o mecanico cobra bem a mais por esse serviço "pisicológico" q não realizou.. mas o piloto acreditou e pagou!

É ou não é!?!?!
Editado pela última vez por PERUCH em 12 Maio 2009 à19 10:04, em um total de 1 vez.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Concordo Peruch, é a mesma coisa que quando vc tá na seca de andar, depois de muito tempo sem sentar encima da moto, ela parece um foguete, e quando vc tava acostumado já estava 'manquinha'...

O cérebro é algo incompreensível !
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

Pode ser que na desmontagem para ver as molas ele mudou alguma coisa na regulagem, não acredito muito nesta de psicologia não, vou perguntar Dn Maria que é psicologa o que ela acha , depois te conto...
pedrohrios
Super Membro
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15

Mensagem por pedrohrios »

Bom cara, eu axo q ja tive um problema parecido com esse! Eu estava treinando na minha moto e axava ela froxa e tals, meu amigo andou nela bem forte, e parece q a moto tbm melhorou,senti ela mto mais forte nas saidas de curva, coisa impressionante, antes axava q eu deveria levar ela no mecanico,depois q ele andou eu assustei com a potencia que ela ficou, talvez por ele segurar mais as marchas e subir bastante o giro! :roll:
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Mandem no meu mecânico.
O FDP fica me ligando e dizendo:
-Oia sei la que fizeram no carbura, alguém meteu uma broca nele pra aumentar uns furos.
-Xiiii, num tinha junta, tava colado.
-Escuta, teu diafragma ta todo ferrado.
-Fui sacar o amortecedor e as arrumelas tiraram os fios dos parafusos.
-Viu, rasgou o encaixe do filtro de ar.
-Ahh, tua caixa de ar ta furada.
-Sei não tava cheio de terra na mangueira do carburador com o cilindro.

Mano!
É um inferno do FDP!!!!!!!!!! :evil:

Tudo sacanagem, só pra "dar no psicológico".
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Mensagem por apalareti »

Pode ser verdade, pra mim funciona ao contrário. Eu sempre faço manutenção nas minhas motos, e detesto ter que mandar em oficina. Só quando não tem jeito mesmo.

Sempre que volta da oficina eu acho a moto uma "M". Só teve uma excessão até hoje, o Sebiloski. A moto voltou maravilhosa quando colocou o kit 350cc hehehehehe... e quando preparou a suspa idem, voltou um tesão.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Perfeito Peruch!!
Na medicina , temos algo chamado "placebo" que nada mais é do que um comprimido inócuo para a saúde....normalmente amido de milho...am alguns casos como em pacientes com câncer não mais tratável e no final da vida, conversamos com a família e explicamos sobre o "placebo".
Quando a família concorda, receitamos para o pcte e eu particularmente falo assim: olha, vc sabe que não há mais nada a fazer....se vc deixar, podemos "tentar" tal medicamento...a chace de cura é mínima, mas a chance de vc se sentir melhor é grande, pois seus efeitos são basicamente sobre os sintomas (o paciente passa a visualizar um novo tratamento, até então inexistente para ele).
Com a concordância do pcte. o "tratamento" se inicia...muito me alegra ver pessoas sofridas de verdade, voltarem em alguns dias e falarem....obrigado....boa parte do meu sofrimento foi aliviado!!
Ou seja....nossa mente é que comanda tudo em nosso corpo..e não adianta achar que não...o psicológico atua sempre e sobre tudo - dentro das limitações de cada indivíduo é claro... :wink:
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

ISso ai Dr NEstor, ja ouvi falar mto em placebo.

E outra, p quem conhece o livro ou o filme o segredo.. é a tal da "Lei da Atração"

Vc bota na cabeça e quer q sua moto esteja melhor, e ela fica...

Abraços
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

PERUCH escreveu:ISso ai Dr NEstor, ja ouvi falar mto em placebo.

E outra, p quem conhece o livro ou o filme o segredo.. é a tal da "Lei da Atração"

Vc bota na cabeça e quer q sua moto esteja melhor, e ela fica...

Abraços
O cerebro comanda TUDO, vc já notou que se vc tiver seguindo uma trilha normalmente, e do nada encontrar uma valeta e pensar 'vixi vai resbala' a moto na hora se escapa toda??? Agora se vc vem confiante cabo enrolado nem pensa na valeta passa direto...

Como eu já disse anteriormente, o cerebro é algo muito mas muito complexo!
thiagao
Membro
Mensagens: 687
Registrado em: 22 Novembro 2006 à14 10:40

Mensagem por thiagao »

Rpz concordo com o Nestor e o Peruch, e Ricardo isso que vc falou é uma verdade, pelo menos pra mim, é tanto que qnd eu vejo algo na trilha e ja sinto medo de cair, nem passo, ou passo empurrando a moto pq 100% das vezes eu caio, e se na outra semana eu voltar no local sem medo nenhum, tomo nem conhecimento do obstaculo.
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2109
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Mensagem por Valentin »

Acontece muito isso com meus clientes...
O cara chega e fala que o micro dele esta uma porcaria ai pede pra formatar e talz..
As vezes nem precisa formatar só uma desfragmentação ja resolve, se entregar e falar que o micro ta um foguete o cara diz q esta melhor do que quando foi comprado..
Outra coisa.. se perguntar pro cara " E ai como ficou o micro? " geralmente falam que nao ficou muito bom..
Mas se falar pro cliente" Cara seu micro ta muito bom agora! " 99% deles concordam
Acho que o psicologico realmente faz um diferença.. :mrgreen:
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Mensagem por murilo_cb »

Semana passada eu tava com uma coroa 51 na minha moto..
Ai ela tava ruim e meu pai trocou por uma de 50 sem me avisar
No outro dia fui treinar nem senti, ele me pergountou se a moto tava boa, ai eu disse que tava normal, ai ele foi e me disse que tinha botado uma coroa de 50.
Na outra volta que eu dei axei a moto froxa nas saidas de curva!! kkkk
To pra comprar outra coroa.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Tenho certeza que psicológico manda. E também tenho certeza que existem individuos mais ou menos sucetíveis a as pseudo-diferenças (no caso das motos). Eu sou um cara sucetível para porra ehehehe

Muito bom o tópico peruch.
F_Barata
Ultra Membro
Mensagens: 2798
Registrado em: 21 Setembro 2006 à56 04:09

Mensagem por F_Barata »

Gustavo/PR escreveu:Tenho certeza que psicológico manda. E também tenho certeza que existem individuos mais ou menos sucetíveis a as pseudo-diferenças (no caso das motos). Eu sou um cara sucetível para porra ehehehe

Muito bom o tópico peruch.
Muito estranho esse comentário, mas vindo do cica biba ta normal... auihehauiehuae
Uma vez testei uns 3 CDIs diferentes, é meio complicado, mas sentia diferença de um pra outro. As suspas eu mexi 2x, a segunda ficou mais mole, ai pedi pra voltar a de antes, todas eu sentia a diferença.
Até ponteira dava pra sentir ela mais xoxa em baixa, melhor em alta.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Mas Siqui, vc é sucetível ou suscetível? kkkkkk....


Eu sinto diferença até quando não tem, dependendo de n fatores! :wink:
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

F_Barata escreveu:
Gustavo/PR escreveu:Tenho certeza que psicológico manda. E também tenho certeza que existem individuos mais ou menos sucetíveis a as pseudo-diferenças (no caso das motos). Eu sou um cara sucetível para porra ehehehe

Muito bom o tópico peruch.
Muito estranho esse comentário, mas vindo do cica biba ta normal... auihehauiehuae
Uma vez testei uns 3 CDIs diferentes, é meio complicado, mas sentia diferença de um pra outro. As suspas eu mexi 2x, a segunda ficou mais mole, ai pedi pra voltar a de antes, todas eu sentia a diferença.
Até ponteira dava pra sentir ela mais xoxa em baixa, melhor em alta.
Então o mala... Ainda bem que você mecheu na moto e percebeu diferença! Ufaaaa né... Isso significa que você ainda tem algum dos sentidos ahahahaha

Mas o assunto aqui é perceber melhoras onde não existem! rsrsrs
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Mensagem por Zenha »

NESTOR/RS escreveu:Perfeito Peruch!!
Na medicina , temos algo chamado "placebo" que nada mais é do que um comprimido inócuo para a saúde....normalmente amido de milho...am alguns casos como em pacientes com câncer não mais tratável e no final da vida, conversamos com a família e explicamos sobre o "placebo".
Quando a família concorda, receitamos para o pcte e eu particularmente falo assim: olha, vc sabe que não há mais nada a fazer....se vc deixar, podemos "tentar" tal medicamento...a chace de cura é mínima, mas a chance de vc se sentir melhor é grande, pois seus efeitos são basicamente sobre os sintomas (o paciente passa a visualizar um novo tratamento, até então inexistente para ele).
Com a concordância do pcte. o "tratamento" se inicia...muito me alegra ver pessoas sofridas de verdade, voltarem em alguns dias e falarem....obrigado....boa parte do meu sofrimento foi aliviado!!
Ou seja....nossa mente é que comanda tudo em nosso corpo..e não adianta achar que não...o psicológico atua sempre e sobre tudo - dentro das limitações de cada indivíduo é claro... :wink:
Muito bonito , agora quando meu medico vier com este papo eu faço o que?

Sabia que desde quando eu descobri que papai Noel não existe esta é a maior decepção da minha vida.

Meu medico é um charlatão,quem diria, francamente viu ...
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Mensagem por ale primo »

Ainda bem que minha mulher, depois de 19 anos juntos, ainda fala que sou gostoso!hahahahahahahahahahahaha
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

ale primo escreveu:Ainda bem que minha mulher, depois de 19 anos juntos, ainda fala que sou gostoso!hahahahahahahahahahahaha

aheuhaeuehauaehuhhae
Tais fazendo efeito placebo nela Ale ?
aeauehuae
Brincadeiras

Abraço
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem