Pilotagem em pé.. tá difícil
Pilotagem em pé.. tá difícil
Sempre "ouvi" falar que a forma correta de pilotar em provas curtas, trechos ruins e em várias outras situações é de pé.
Só que eu tenho um maldito vício e costume de andar sentado então quando fico de pé me sinto desconfortável em ver o chão laaaaaaaa em baixo, sem perceber acabo sentando na moto.
Andar em canaletas sentado pareçe mais seguro mas o equilíbrio é zero por estar muito preso a moto.
Acho que deveria também tirar um dia só pra fazer trilha de pé ao invés de tentar isso no meio das provas.
Alguém tem essa dificuldade ou já passou por isso? A pilotagem realmente melhorou ou o vício era tanto da forma errada que não se adaptou da forma certa? Alguma dica?
Só que eu tenho um maldito vício e costume de andar sentado então quando fico de pé me sinto desconfortável em ver o chão laaaaaaaa em baixo, sem perceber acabo sentando na moto.
Andar em canaletas sentado pareçe mais seguro mas o equilíbrio é zero por estar muito preso a moto.
Acho que deveria também tirar um dia só pra fazer trilha de pé ao invés de tentar isso no meio das provas.
Alguém tem essa dificuldade ou já passou por isso? A pilotagem realmente melhorou ou o vício era tanto da forma errada que não se adaptou da forma certa? Alguma dica?
Re: Pilotagem em pé.. tá difícil
Com certeza a pilotagem em pé melhora sua performace.
Da uma conferida no seu guidon, coloca ele em uma posição confortavel para andar em pé.
Da uma conferida no seu guidon, coloca ele em uma posição confortavel para andar em pé.
Re: Pilotagem em pé.. tá difícil
Começa andar em lugares mais faceis , tipo estrada de fazenda , faz umas curvinhas tranquilas e concentra em fazer , andar em pé , que vc conseque , tem o lance do guidão mesmo , se vc for grande é ruim guidão baixo para andar em pé ...Predador escreveu:Sempre "ouvi" falar que a forma correta de pilotar em provas curtas, trechos ruins e em várias outras situações é de pé.
Só que eu tenho um maldito vício e costume de andar sentado então quando fico de pé me sinto desconfortável em ver o chão laaaaaaaa em baixo, sem perceber acabo sentando na moto.
Andar em canaletas sentado pareçe mais seguro mas o equilíbrio é zero por estar muito preso a moto.
Acho que deveria também tirar um dia só pra fazer trilha de pé ao invés de tentar isso no meio das provas.
Alguém tem essa dificuldade ou já passou por isso? A pilotagem realmente melhorou ou o vício era tanto da forma errada que não se adaptou da forma certa? Alguma dica?
-
- Membro
- Mensagens: 345
- Registrado em: 06 Maio 2009 à28 09:40
Re: Pilotagem em pé.. tá difícil
Além do guidão, regule também os manetes e o pedal de freio de modo que fique mais confortável "a mão" quando estiver andando em pé.
depois que tu pegar confiança andando em pé na moto, vai ver como fica mais fácil ficar dentro de uma vala, encarar uma subida cheia de pedras...
Mas como Zenha falou, começa andando em lugares mais fáceis... Eu lembro que no início, fazia todo o estradão de volta das trilhas em pé só para me acostumar.
depois que tu pegar confiança andando em pé na moto, vai ver como fica mais fácil ficar dentro de uma vala, encarar uma subida cheia de pedras...
Mas como Zenha falou, começa andando em lugares mais fáceis... Eu lembro que no início, fazia todo o estradão de volta das trilhas em pé só para me acostumar.
-
- Super Membro
- Mensagens: 1135
- Registrado em: 13 Julho 2009 à12 20:05
Re: Pilotagem em pé.. tá difícil
Eu tenho esse mesmo vicio de andar sentado...mas de uns tempos pra ca to tentando andar em pé ja levantei o guidão e acertei os comandos....a gente não tem muita confiança no inicio..uma das coisas que estou fazendo é melhorar a parte fisica reforçar a musculação das pernas...outras coisa que estou fazendo é pegar a moto e colocar uns cones e ir fazendo zig zag...pneus...e ir subindo e descendo rampas em pé pra acertar a posição ..mas isso tudo muito leve devagar...nas trilhas em subidas de pedras tento fazer em pé mas as vezes me assusto e sento na moto..é questão de treino tem de andar andar e andar..mas vo acompanhar o tópico pra pegar as dicas..abraço
-
- Super Membro
- Mensagens: 1965
- Registrado em: 17 Dezembro 2007 à35 13:29
Re: Pilotagem em pé.. tá difícil
Acabei de providenciar a troca do guidão da minha moto (com ajuda do camarada Gelous! Tks Gelado!)
Vou testar o Protaper Pastrana FMX. O bichinho é alto!! Hj estou com o Renthal original da X mais um alongador nacional. Mas se fosse um tiquinho mais alto ficaria melhor! Espero resolver isso com o Protaper. E sem alongador "alto".
Para ref. tenho 1,79 de altura.
No resto, é prática mesmo! Tenho amigos q andam muito mais em pé na moto do q eu!
Vou testar o Protaper Pastrana FMX. O bichinho é alto!! Hj estou com o Renthal original da X mais um alongador nacional. Mas se fosse um tiquinho mais alto ficaria melhor! Espero resolver isso com o Protaper. E sem alongador "alto".
Para ref. tenho 1,79 de altura.
No resto, é prática mesmo! Tenho amigos q andam muito mais em pé na moto do q eu!
Re: Pilotagem em pé.. tá difícil
cara eu começei a andar na pista eu andava mt sentado, pra mim me acostumar a andar em pé e so sentar em curvas fui prum estradao que tm aqui perto de casa e treinei soh andar em pe e sentar nas curvas ja levantando ao sair delas, acho que para treinar para andar em trilhas seja igual=P
Re: Pilotagem em pé.. tá difícil
Não fique olhando pro chão!!!!
Pilotagem de qualquer veículo, tem que fixar um ponto o mais longe possível, não pode ficar olhando pra perto. Vai ver como melhora muito.
Até hoje, às vezes me pego fazendo uma curva na estrada (de carro) fixando um ponto distante.
Pilotagem de qualquer veículo, tem que fixar um ponto o mais longe possível, não pode ficar olhando pra perto. Vai ver como melhora muito.
Até hoje, às vezes me pego fazendo uma curva na estrada (de carro) fixando um ponto distante.
Re: Pilotagem em pé.. tá difícil
Olá a todos!!
Observava sempre um amigo meu andando só de pé......e eu não conseguia pelos seguintes fatores: cansaço nas pernas, braços e costas, como tbm a tensão de cair, é o que nosso amigo juliano falou, não olhe para o chão, mas....para o infinito......e além...rsrs
Começei a forçar e minhas pernas e braços começaram a de adaptar, fiz ajustes nos manetes, levantei o pedal do freio traseiro e câmbio e guidão wirts 3d........realmente se vc acostumar fica mais fácil a pilotagem e vc não se cansa tanto quando está sentado sentindo toda a superfície do terreno irregular... a cabeça fica parada e a moto trabalha...fazendo curva......mantem o corpo reto, joga peso na pedaleira do lado contrário da curva, entorta a moto e.........çelera!!!!!.........e tbm já ouvi muito falar que é menos perigoso vc cair quando está em pé na moto do que quando está sentado....agora como foi citado....dentro de uma cava quando está devagar....ai não tem jeito não!!! é colar a bunda e manter sempre pelo menos um pé na pedaleira...
observei tbm que quanto mais rápido vc tiver, mais fácil de ficar de pé, quando não tem como tocar mais depressa......bunda no banco!!
um abraço!
é minha opinião .......ou meu modo de andar....sei que nem todos podem concordar.....
Observava sempre um amigo meu andando só de pé......e eu não conseguia pelos seguintes fatores: cansaço nas pernas, braços e costas, como tbm a tensão de cair, é o que nosso amigo juliano falou, não olhe para o chão, mas....para o infinito......e além...rsrs
Começei a forçar e minhas pernas e braços começaram a de adaptar, fiz ajustes nos manetes, levantei o pedal do freio traseiro e câmbio e guidão wirts 3d........realmente se vc acostumar fica mais fácil a pilotagem e vc não se cansa tanto quando está sentado sentindo toda a superfície do terreno irregular... a cabeça fica parada e a moto trabalha...fazendo curva......mantem o corpo reto, joga peso na pedaleira do lado contrário da curva, entorta a moto e.........çelera!!!!!.........e tbm já ouvi muito falar que é menos perigoso vc cair quando está em pé na moto do que quando está sentado....agora como foi citado....dentro de uma cava quando está devagar....ai não tem jeito não!!! é colar a bunda e manter sempre pelo menos um pé na pedaleira...
observei tbm que quanto mais rápido vc tiver, mais fácil de ficar de pé, quando não tem como tocar mais depressa......bunda no banco!!
um abraço!
é minha opinião .......ou meu modo de andar....sei que nem todos podem concordar.....
Re: Pilotagem em pé.. tá difícil
continuando:
obs: tenho 1.86 alt e 95 kg, ando de tornado....
obs: tenho 1.86 alt e 95 kg, ando de tornado....
Re: Pilotagem em pé.. tá difícil
Vou tentar dar a minha help, em abril quando voltei as trilhas eu não tirava a bunda do banco pra nada, de lá pra ca resolvi começar, a primeira e principal dica que dou, ande de pé em estradas de chão, trilhas leves e curvinhas antes de ir pro pesado, pegue confiança... como já falaram, posicionar o guidão mais pra frente e comprar um guidão mais alto ajuda muito também,
além disso academia para reforço muscular nas pernas é importante (trabalhar musculos adutores)
abração!
além disso academia para reforço muscular nas pernas é importante (trabalhar musculos adutores)
abração!
Re: Pilotagem em pé.. tá difícil
Eu estou aprimimorando a tecnica de andar em pé a maior parte do tempo... a pilotagem fica muito melhor e vc se cansa menos...
Pra começar nas estradas de chão procure andar em pé e depois nas partes mais faceis das trilhas... depois é so ir aumentando a dificuldade que ja se torna uma coisa comun andar em pé na moto....
Pra começar nas estradas de chão procure andar em pé e depois nas partes mais faceis das trilhas... depois é so ir aumentando a dificuldade que ja se torna uma coisa comun andar em pé na moto....
Re: Pilotagem em pé.. tá difícil
Muito boas as dicas de técnicas e tals.... mas sem " horas de voo" não surtem efeito ...
Em vez d deixarem pra tentar andar em pé somente quando forem pras trilhas, experimentem praticar em uma pista d MX (sem compromisso d emendar saltos nem nada) só pra ter tempo de treino mesmo.
1 hora q seja numa pista fechada rende mais que umas 30 trilhas.
Eu pessoalmente não vejo necessidade de levantar ou trocar o guidon... uso o renthal original na minha moto. Tenho 1,80 m. Acho q é costume mesmo, vejam q tanto no WEC quanto no AMA os caras utilizam na altura original e isso quando não utilizam guidons mais baixos.....
Em vez d deixarem pra tentar andar em pé somente quando forem pras trilhas, experimentem praticar em uma pista d MX (sem compromisso d emendar saltos nem nada) só pra ter tempo de treino mesmo.
1 hora q seja numa pista fechada rende mais que umas 30 trilhas.
Eu pessoalmente não vejo necessidade de levantar ou trocar o guidon... uso o renthal original na minha moto. Tenho 1,80 m. Acho q é costume mesmo, vejam q tanto no WEC quanto no AMA os caras utilizam na altura original e isso quando não utilizam guidons mais baixos.....
Re: Pilotagem em pé.. tá difícil
Quando vc dominar a tecnica ,muda tudo , vira ao contrario do treinamento, ai faça como os pros , nas estradas e lugares faceis vc anda sentado para economizar energia e anda em pé só onde requer mais dominio sobre a moto, como valas , trilhas detonadas , etc, etc ...
Re: Pilotagem em pé.. tá difícil
no começo o cara tem medo de andar em pé realmente.. o negócio é praticar mesmo!
Re: Pilotagem em pé.. tá difícil
As dicas estão valendo muito, são exatamente o que sinto as vezes. Vou seguir a dica do Garga e começar a fazer alguns treinos só de pé em pista fechada pra repetir as curvas e obstáculos e ir "sentindo" a moto. Além de praticar nas trilhas é claro.
E não sou eu que olho pro chão, é o chão que me olha e fala venhaaaaaaa
E não sou eu que olho pro chão, é o chão que me olha e fala venhaaaaaaa
Re: Pilotagem em pé.. tá difícil
Predador escreveu:As dicas estão valendo muito, são exatamente o que sinto as vezes. Vou seguir a dica do Garga e começar a fazer alguns treinos só de pé em pista fechada pra repetir as curvas e obstáculos e ir "sentindo" a moto. Além de praticar nas trilhas é claro.
E não sou eu que olho pro chão, é o chão que me olha e fala venhaaaaaaa
ele tambem me chama muitas vezes, por isso compro tantos terrenos...aheuheauiheahiaeha
-
- Super Membro
- Mensagens: 1135
- Registrado em: 13 Julho 2009 à12 20:05
Re: Pilotagem em pé.. tá difícil
De tanto comprar terreno,principalmente na zona ruralRafaelPue escreveu:Predador escreveu:As dicas estão valendo muito, são exatamente o que sinto as vezes. Vou seguir a dica do Garga e começar a fazer alguns treinos só de pé em pista fechada pra repetir as curvas e obstáculos e ir "sentindo" a moto. Além de praticar nas trilhas é claro.
E não sou eu que olho pro chão, é o chão que me olha e fala venhaaaaaaa
ele tambem me chama muitas vezes, por isso compro tantos terrenos...aheuheauiheahiaeha
Eu ja to enfrentando problemas com o MST querem invadi tudo..dizem ser improdutivos..o que não concordo
só vendo oque tem de bananeira la
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem