[Duvida] Construcao de pista p/ motocross

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
marcuscastro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Janeiro 2010 à55 00:23

[Duvida] Construcao de pista p/ motocross

Mensagem por marcuscastro »

Entao galera, meu nome eh Marcus, moro em fortaleza, e aos 21 anos estou comecando a fazer umas trilhas, esses ultimos dias meu pai comentou comigo sobre construir uma pista de motocross em um terreno que nos temos e nunca usamos, meu tio trabalha com extracao e possui alguns equipamentos de "manuseio" ::evil:: , so que antes de comecar a escavacar e fazer saltos, to aqui pedindo algumas dicas do pessoal que ja ta por dentro da coisa. de repente tem algumas medidas e distancias que eu tenho que seguir...


Obrigado pela ajuda! abraco!
Vidigal
Super Membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 16 Dezembro 2006 à19 20:51

Re: [Duvida] Construcao de pista p/ motocross

Mensagem por Vidigal »

Fala vei, segue uma materia do motoraid que fala sobre construir sua própria pista.
Abraço
Em vez de gastar todo seu tempo de treino em kms de estrada para ir até a pista, por que não usar aquele terreno vizinho, atualmente inútil, e construir sua própria pista de treino? É algo que certamente dará trabalho, mas ccom certeza, você terá mais tempo de repouso com sua família e poderá praticar simplesmente abrindo o portão dos fundos de sua casa.




Antes de escolher a configuração

Há algumas coisas a pensar antes que você comece o processo realmente de construir sua pista. Uma lista das coisas a considerar é:

Você necessita licença para construir ?


Há alguma limitação do ruído em sua área?


Sua pista será uma interferência aos vizinhos?


Qual será sua fonte de água para a pista?


Está sua área é razoavelmente desobstruída das árvores e de rochas, para o acesso de segurança e de emergência se necessitar?


Você necessita cercar para manter para fora usuários desautorizados?

Estes são algumas coisas a considerar antes que seu processo de planejamento comece. Uma vez que você tem estas perguntas respondidas, você pode começar o trabalho real de construção.


Começar começando

A primeira etapa em construir uma pista está em decidir que tipo de pista você quer construir: Motocross ou Supercross? Esta decisão é realmente mais fácil do que parece. Se seu terreno tiver montes e inclinações naturais então uma pista do estilo motocross é o que você estará olhando. As pistas de motocross feitas em terras completamente naturais é mais comum do que as que o homem faz. Na outra mão, se a terra que você tem que trabalhar de está plana, será mais facil partir para um estilo de Supercross.

O espaço é o fator seguinte em sua configuração. Porque se sua pista estará ao ar livre, você necessitará mantê-la em uma manutenção. Isto pode incluir a drenagem da água após uma chuva, ou molhando-a após um período seco ou endireitando linhas. Assim não somente você necessita de pistas, você necessita o espaço entre elas a fim de poder entrar com equipamento para manutenção da pista. Uma pista boa de Supercross do tamanho estaria a um comprimento de aproximadamente 150 metros e larguras que variam dependendo de quantas pistas você necessita. O comprimento é necessário de modo que você possa começar com a velocidade necessária fazer os saltos, costelas e outros obstáculos e a largura devem ser figurados em 6 a 8m por a pista com os mesmo espaço entre as pistas. As pistas de Motocross são mais longas, mas a largura por a pista é a mesma. Lembre-se de deixar uma area para estacionamento da galera.

Agora que você sabe que tem o espaço apropriado, é hora de encontrar a melhor posição para sua pista. Para uma pista dos motocross, a mais melhor maneira fazer isto é andar de moto no terreno simplesmente. Preste a atenção aos movimentos naturais na terra e marque os possiveis obstaculos. Você não necessita fazer plantas para este tipo de pista, mas simplesmente encontra e usa-se o que você tem e faz-se os ajustes e as adições necessários para fazer o que você quer. Na outra mão, para uma pista do estilo de Supercross, você necessitará alguma experiência. A fim manter coisas seguras e ter os obstáculos espaçados todos corretamente, um desenho é necessário.


A construção

A fim começar verifique se você tem o equipamento apropriado. A terra é obviamente o mais importante. No caso você é afortunado bastante ter alguma terra com inclinações ou montes, então você tem alguma terra prontamente disponível a você. Se você acontecer trabalhar com terreno liso, então você necessita pensar de onde sua terra virá?

Algum equipamento que você pode necessitar é fitas de medição grandes, estacas ou bandeiras, uma trator de esteira, uma retro escavadeira e um caminhão. O equipamento varia dependendo de que tipo de pista você está construindo e da grana disponivel. As pistas de Supercross estão apertadas, assim que um bobcat (trator pequeno) pode ajudar nas manobras. Um truque grande para marcar as distâncias do salto é pôr estacas sobre um ou outro lado da pista aonde o jump(s) começará. Use o caminhão empilhar terra naquelas posições e trazer então com o trator dar forma aos saltos. Mantenha em mente que o solo abaixará após passar o trator então todas as pilhas de terra deverão ser maiores que o obstaculo pronto até que você lhes dê forma. Use a barro se puder em toda extenção pois traciona melhor e requererá menos manutenção. As pistas de Motocross, na outra mão, podem ser construídas com apenas um trator. Sem muita mudança no terreno, você pode empurrar a terra para onde você a necessita com o proprio trator. O fluxo natural de pistas dos motocross faz-lhes uma configuração relativamente fácil, procure usar as descidas como recepção dos saltos

Ao construir seus motocross siga, pense grande com os movimentos fluindo, montes e saltos. Devem todos trabalhar junto. No contrário, ao construir sua pista de Supercross você necessitará construir saltos, costelas e seções de ritmo. Ambas as pistas oferecem uma experiência completamente diferente. As pistas de Supercross oferecem a pilotagem técnica que emfatiza o sincronismo, a coordenação, e o ritmo. Quando as pistas dos motocross oferecerem aquelas coisas também, mas as pistas dos motocross ajudam melhorar a resistência, a escolha de linhas, e a consciência geral da pista. Faça a pista difícil para empurrar suas habilidades, mas não a construa de forma a nimguém conseguir andar. Por experiência propria saltos com 10 a 15m (do fim do lançador ao inicio da recepção) são faceis. 15 a 20 m mais dificeis. 20 a 30 m nivel profissional. Menores que isso começa a ficar perigoso pois com um embalinho a mais você passa da recepção.

Uma pista desafiante oferece a pilotos um lugar para afiar suas habilidades e praticar os fundamentos que são necessários para te levar ao um nível acima.

Espero que tenha ajudado e aguardo um convite para visitar a sua pista.
http://www.motoraid.com.br/noticia.asp?c=6670" target="_blank
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Re: [Duvida] Construcao de pista p/ motocross

Mensagem por Fabrício »

Opa Marcus...Tb vi em algum lugar da internet as medidas exatas de todas as pistas do AMA MX....dá uma pesquisada no Google...
Eu acho q eu já postei isso aqui no fórum tb há uns 3 anos atrás....hehehee.... joia:::
marcuscastro
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 08 Janeiro 2010 à55 00:23

Re: [Duvida] Construcao de pista p/ motocross

Mensagem por marcuscastro »

Valeu Galera, daqui pro fds eu posto umas fotos do local da pista...
abraco!
pedrohrios
Super Membro
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15

Re: [Duvida] Construcao de pista p/ motocross

Mensagem por pedrohrios »

se vc tem dinheiro pra gastar,melhor contratar um profissional, pois nao e qualquer tratorista que sabe fazer pulos. Chame um piloto de ponta e pede ele pra fazer um desenho com uns traçados bacanas!
henrique fehn
Membro
Mensagens: 60
Registrado em: 10 Julho 2009 à15 19:13

Re: [Duvida] Construcao de pista p/ motocross

Mensagem por henrique fehn »

E nunca NUNCA faça as rampas estreitas mesmo que for andar sozinho faça as rampas com min de 3 m de largura.
E saltos com menos de 10 metros não valem a pena mesmo, a não ser que seja na saida de curvas ou coisa assim.
No mais boa sorte e garanto que não vai se arrepender!
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: [Duvida] Construcao de pista p/ motocross

Mensagem por Gustavo/PR »

Analise o terreno, veja para onde a água corre quando chove, crie caminhos e escoamento para que a água não fique empossada, ou leve sua pista embora quando chover forte.
viapiana pr
Membro
Mensagens: 435
Registrado em: 26 Maio 2009 à48 21:31

Re: [Duvida] Construcao de pista p/ motocross

Mensagem por viapiana pr »

retomando o topico

outro dia vi uma foto tipo aérea da pista da Bike Box Moto Park,
mais nao consigo mais achar
alguem ja viu essa foto ??
manda um URL aii
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem