Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Gabrielsul
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Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Gabrielsul »

posta fotos ai que vamos descobrir se da pra por ou nao!
Off Roader
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Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Off Roader »

Tche,não é tão fácil postar fotos aqui como parece(obrigado Matsui)

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Bom,não reparem que o serviço foi feito em uma concessionária Honda,mas isso foi porque na época,o melhor mecânico off-road que tinhamos a disposição na cidade estava empregado justamente nessa concessionária(não sou maluco,nem nada).

Na foto da traseira da moto,tem a melhor imagem que tenho da caixa da bateria que fizemos,a esquerda,sob a tampa lateral.

Nessas fotos ela ja esta com a partida elétrica da Tornado como podem ver.Foi inclusa toda a tampa lateral esquerda do motor e o sistema de arranque(engrenagens de partida,motor de arranque,magneto,etc.)

Nas fotos em detalhe do motor,mesmo na tremida,acredito de pra perceber os pontos de fixação do motor,de maneira suficiente para analizar se realmente fecham com os do motor da Tornado e diferente do que foi dito,e de acordo com o que me lembrava,o berço do quadro abraça sim o motor,da mesma maneira que acredito,faça o da Tornado.
Ricardo
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Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Ricardo »

Ajudinha:

Bonita a XR!

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henriquejensen
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Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por henriquejensen »

Cara, manda num mecânico bom pra desmanchar esse motor por completo e trocar tudo que precisa, compra as peças na gringa no xronly, é aquele site especialista em XR's. Vai ficar show, fora que vc tem motor pra muitos anos se cuidar direitinho.
Enjambrar motor de outra moto nessa magrela linda é até um pecado. Sei lá, minha opinião.

(se não achar mecânico bom, manda o motor pra cá que eu tenho um cara que conserta minha CRF, simplesmente fróids.)
Kaneko#129
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Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Kaneko#129 »

Off Roader
Nossa muito linda sua XR! aplauso::
Leo Racing
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Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Leo Racing »

Linda ... a primeira impressão que tive foi que era uma xr 400 haha

abraços
isaque junior
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Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por isaque junior »

Muito linda a motoca.
leov8 escreveu: a primeira impressão que tive foi que era uma xr 400 haha
Achei a mesma coisa rindo3::
Fujita
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Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Fujita »

Bonita a moto! Que ano que ela é? Tive uma 95 mas era um pouco diferente, versão RRL para California, com kit "street legal" e vinha com a bateria colocada neste mesmo lugar.
Off Roader
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Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Off Roader »

Galera,muito obrigado pelos elogios.

Sou um grande fã da linha XR e essa moto me fez muito feliz,mas não estou mais com ela.

Postei as fotos só pra ajudar nosso amigo Francez,novo no fórum,que esta pensando em comprar uma XR250R com motor estourado e por o motor da Tornado.

Essa minha era ano 92,versão "L"(street legal),porém ja estava com o farol das 250/400 96 em diante,quando essa versão "L" deixou de ser fabricada,bem como as XRs nesse formato de quadro.
Antes da fabricação da XR400,até 95,fabricava-se a XR250 em duas versões,"R" e "L",mais ou menos como as Suzukis DR350 "SE"(com partida) e enduro.
Essa "L" tinha tanque de lata,suspensões mais simples,painel,farol grande,piscas,porta placas,descompressor no pedal,etc
A "R" tinha suspensões melhores,tanque de plástico e um pequeno manete que acionava o descompressor,além de um farol menor e uma rabeta similar a que estava nessa minha.

Quando comprei ela,tive de fazer a parte de cima do motor(pistão e anéis) e comprei várias outras peças em lojas americanas,como a XRsOnly,como foi citado.Alias,postei o site dessa loja em outro tópico recentemente.
Como o nosso colega Francez esta pensando em fazer,na época meu mecânico insistiu em pôr um motor completo da Tornado nela,ao invés de recuperar esse e pôr partida elétrica como fizemos.Pessoalmente,não gosto de "gambiarras" e sou um grande defensor do projeto original,mas durante os trabalhos com a moto e o tempo que tive com ela,percebemos que o motor da Tornado deriva diretamente desse motor(como ja foi dito várias vezes aqui),sendo a parte de baixo é praticamente identica,com excessão do sistema de válvulas que de um RFVC passou para um DOHC(por isso a tornado é mais preguiçosa,com menos cvs).Ou seja,se ele resolver pôr um motor de Tornado,a alteração da ciclística será mínima e ele terá de certa forma uma atualização do projeto original do motor,mais urbana,sim,mas que aceita kits muito bem.

Essa moto tem uma ciclística muito boa,bem como o conjunto suspensões + freios e motor e me surpreendeu muito na época,especialmente por ser minha primeira moto importada.Acredito que ainda hoje tem um conjunto muito atual,em especial para quem quer gastar pouco e ter a disposição um equipamento de ótimo desempenho.
Fujita
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Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Fujita »

Também sou fã das XR. Na época era uma senhora moto. Mesmo a versão street legal já tinha suspensões com ajustes de compressão e retorno tanto na frente como atrás, freios a disco nas duas rodas, e era muito equilibrada e firme em curvas.
Se o Francez resolver por o motor da Tornado, acho que não seria muito difícil de adaptar e se o carburador original da XR estiver bom, vai dar uma melhorada no comportamento do motor da Toni, que eu acho que uma grande parcela da preguiça do motor dela vem do carburador a vácuo. Eu adaptei um motor de Tornado na minha KLX e no começo achava o motor muito xoxo.
Uma outra dica é usar uma bateria de 5Ah que é bem menor que a da Tornado mas aguenta dar umas 8 partidas seguidas no motor.
Francez
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Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Francez »

Cara Muito Linda mesmo a moto!
Ela ficou com os dois sitemas funcionando partida e kick?
Gostei muito da Idéia! Mas em relação ao investimento, voce que fez na época, é capaz que colocar o motor inteiro da Toni sai mais barato do que arrumar tudo, não?
Concordo que o da XR é muito melhor, mas não ta sobrando muito não. Porque eu vou ter que comprar o motor da toni de qualquer jeito né?
Existe um outro beneficio que é justamente essa facilidade de peça. Eu tive uma Tornado e a moto me atendia muito bem, era uma moto nova e nunca me deixou na mão, mas vendo todos meus amigos toda hora precisam de uma peça e é bom quando voce a encontra com maior facilidade, acho que é isso que ta pesando mais.

De qualquer maneira muito obrigado, depois de ver isso com certeza da vontade de copiar!
Rafael Corretor
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Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Rafael Corretor »

Pelo que se tem dito aqui, me ajudem a entender:

Desculpa misturar tudo mas, Uma XL 250 R é mais moto que a Toni?
Off Roader
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Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Off Roader »

Rafael Corretor escreveu:Pelo que se tem dito aqui, me ajudem a entender:

Desculpa misturar tudo mas, Uma XL 250 R é mais moto que a Toni?

XR250...que saia em duas versões "R" racing e "L" de legal,exatamente como a XR650.

A XR250 era a irmã menor da XR400...

A linha XL ja era uma linha mais on-off,assim como as KLR(Kawasaki) versus as KLX(racing).
Off Roader
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Mensagens: 210
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Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Off Roader »

Francez escreveu:Cara Muito Linda mesmo a moto!
Ela ficou com os dois sitemas funcionando partida e kick?
Gostei muito da Idéia! Mas em relação ao investimento, voce que fez na época, é capaz que colocar o motor inteiro da Toni sai mais barato do que arrumar tudo, não?
Concordo que o da XR é muito melhor, mas não ta sobrando muito não. Porque eu vou ter que comprar o motor da toni de qualquer jeito né?
Existe um outro beneficio que é justamente essa facilidade de peça. Eu tive uma Tornado e a moto me atendia muito bem, era uma moto nova e nunca me deixou na mão, mas vendo todos meus amigos toda hora precisam de uma peça e é bom quando voce a encontra com maior facilidade, acho que é isso que ta pesando mais.

De qualquer maneira muito obrigado, depois de ver isso com certeza da vontade de copiar!

Quanto a facilidade de peças,não segredo.A grande compatibilidade com a Tornado em termos de motores e com as XL para outras partes(retentores,rolamentos) faz com que você ache praticamente tudo muito fácil.
Você ainda não disse qual o ano da moto do seu tio nem o que precisa ser feito,então não da pra ter uma idéia do que você vai gastar.
Os kits de aumento de cilindrada são os mesmos Wiseco/Atena da Tornado,embora na época eu nao soubesse disso e mandei vir dos EUA.Pra pôr partida elétrica no motor original o gasto foi um pouco mais alto,pois além de um bom mecânico(o sistema elétrico original da moto estava desativado),comprei um motor usado de Tornado(com nota fiscal de leilão),usei as peças que necessitava e vendi o resto a um amigo que preparava kits "caseiros" para sua Tornado.
Particularmente,prefiro o motor original da XR250 e chego a arriscar dizer que não há dúvidas que ele é mais vivo que o da Tornado,pois além dos cvs extras,sobe de giro mais rapidamente,porém como o Fujita falou,se você puder usar o carburador original da XR no motor da Tornado,acho que a alternativa mais barata e menos trabalhosa será mesmo substituir o original por um motor de Tornado.

Ps:mantive os dois sistemas,kick e arranque por que apenas a tampa lateral esquerda e o sistema de arranque são da Tornado,o resto do motor é todo original.
Off Roader
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Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por Off Roader »

Off Roader escreveu:
Francez escreveu:Cara Muito Linda mesmo a moto!
Ela ficou com os dois sitemas funcionando partida e kick?
Gostei muito da Idéia! Mas em relação ao investimento, voce que fez na época, é capaz que colocar o motor inteiro da Toni sai mais barato do que arrumar tudo, não?
Concordo que o da XR é muito melhor, mas não ta sobrando muito não. Porque eu vou ter que comprar o motor da toni de qualquer jeito né?
Existe um outro beneficio que é justamente essa facilidade de peça. Eu tive uma Tornado e a moto me atendia muito bem, era uma moto nova e nunca me deixou na mão, mas vendo todos meus amigos toda hora precisam de uma peça e é bom quando voce a encontra com maior facilidade, acho que é isso que ta pesando mais.

De qualquer maneira muito obrigado, depois de ver isso com certeza da vontade de copiar!

Quanto a facilidade de peças,não há segredo.A grande compatibilidade com a Tornado em termos de motores e com as XL para outras partes(retentores,rolamentos) faz com que você ache praticamente tudo muito fácil.
Você ainda não disse qual o ano da moto do seu tio nem o que precisa ser feito,então não da pra ter uma idéia do que você vai gastar.
Os kits de aumento de cilindrada são os mesmos Wiseco/Atena da Tornado,embora na época eu nao soubesse disso e mandei vir dos EUA.Pra pôr partida elétrica no motor original o gasto foi um pouco mais alto,pois além de um bom mecânico(o sistema elétrico original da moto estava desativado),comprei um motor usado de Tornado(com nota fiscal de leilão),usei as peças que necessitava e vendi o resto a um amigo que preparava kits "caseiros" para sua Tornado.
Particularmente,prefiro o motor original da XR250 e chego a arriscar dizer que não há dúvidas que ele é mais vivo que o da Tornado,pois além dos cvs extras,sobe de giro mais rapidamente,porém como o Fujita falou,se você puder usar o carburador original da XR no motor da Tornado,acho que a alternativa mais barata e menos trabalhosa será mesmo substituir o original por um motor de Tornado.

Ps:mantive os dois sistemas,kick e arranque por que apenas a tampa lateral esquerda e o sistema de arranque são da Tornado,o resto do motor é todo original.
guilhermeDF
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Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por guilhermeDF »

muito linda a xr branca e acho q muita gente vai concordar q o quadro parece muito com o da tony acho q so precisa fazer suportes novos para o motor.......
marvimguerra
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Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por marvimguerra »

Fujita escreveu:
tanabe escreveu:o motor da xr importada é um motor muito bem conceituado fora do brasil,é um motor compacto,leve e resistente,não é similar as nossas xlx,na realidade tem mais a ver com as tornados ,como o diametro e curso do pistão,os kits wiseco que são vendidos aqui p/as tornados na realidade eram p/essas xr importadas
De onde vc tirou isso?
O motor das XR250 importadas são exatamente iguais aos da XLX250, com o cabeçote RFVC, que não é o caso das Tornado. Você já viu uma pessoalmente, ou pelo menos fotos? Perceba que ela tem dois coletores no escape.

Segundo o que leio aki , um motor Rfvc veio de guerra bem afinado he mais macho que um dohc da tornado?
marvimguerra
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Registrado em: 28 Janeiro 2013 à09 20:37

Re: Adaptando motor de tornado em uma XR 250 R (importada)

Mensagem por marvimguerra »

E mais uma pergunta não é difíicil colocar a partida elétrica no motor RFVC?É possivel de faser isso ?
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