motivo da escolha da nova moto

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por Selvagem »

Uma moto originalmente pensada para enduro (Europeias, não lembro de nenhuma Japa que assim o seja) começa a ser diferente de uma cross logo no início da sua construção, o chassis é construído e pensado para a modalidade.

Só um detalhe, cada um gosta de um tipo de moto em função do terreno, estilo e do que busca. Basta olhar as postagens de vídeos, fotos aqui no fórum. Ex: quem curte Regularidade, trilhas difíceis opta pelas motos de enduro, quem gosta de FIM, Cross Country e é mais "sangue nos olhos" gosta mais das cross.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por apalareti »

carara escreveu:pala....agora fiquei curioso....sobre as suspesões....tipo quando você fala sobre a diferença de suspesão, é da marca das mesmo ou do funcionamento em sim!?
vou exemplificar qual seira a diferença de uma suspesão de WR x KTM?

ps. sou totalmente leigo no asunto! vergonha::

É do funcionamento em si, da tecnologia empregada nas suspensões.
É fato que as suspensões mais modernas estão nas motos de MX, salvo alguns modelos como as KTMs XC e as Husabergs.
As endureiras japonesas são deixadas pra trás, e não recebem atualizações a muito tempo.
A WR por exemplo ainda tem suspensão de cartucho simples.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por apalareti »

cascao escreveu:Já tive duas CR250 2T (94 e 97). As duas amansadas e com suspensão mexida. Andei nelas ao todo por 6 ou 7 anos. Fiz dois independência. Existem inúmeros motivos por que a moto de MX é pior na trilha mas todos se devem ao fato de ela não ter sido feita para isso. Para quem não tem muita experiência no mato, pense o seguinte: Que tal colocar uma moto de enduro no MX?

Reforçando o que o dfpf falou, digo que aqui em BH moto de cross não vai bem nem em trilha de alta. Devido à grande quantidade de motos andando, as trilhas ficam muito esburacadas e a suspensão da moto de cross mina o braço rapidim.
Agora, que é gostoso andar de moto de cross, a isso é.

Se o cidadão estiver disposto à trocar as molas (ou as suspensões inteiras), engrenagens de 1, 2 e 3, fuçar o motor inteiro, colocar um amortecedor de direção, roda 18, bobina de luz, tanque, radiadores, ......etc fica até bonzinho (tipo as RMX que a suzuki está vendendo bomba2 ou o que os americanos faziam para andar em "trilhas" no deserto antes de conhecer KTM) mas mesmo assim não chega no patamar das européias.

Não acredito que suspensão de câmara dupla seja melhor que a suspensão de câmara simples para andar em pedra.

Quando fiz o curso, o Jaime (representante da race tech) nos contou uma história sobre suspensão em MG. Ele diz que até hoje a turma acha a GG 2000 (ou algum ano próximo) era a melhor suspensão que existiu.
Tecnicamente falando é simples, a suspensão tinha um grave defeito, e perdia a ação hidráulica facilmente, o que deixava ela com a sensação de bem macia. Isso era tudo que a galera queria em MG.
Uma suspensão de cartucho simples permite que o ar misture com o óleo formando pequenas bolhas, isso ao passar pelas válvulas faz a suspensão perder a ação hidráulica. Esse efeito é muito comum quando se pega sequências longas de buracos ou valetas.

Ex. prático: Uma vez estava disputando uma especial com uma yz 250 (cartucho simples) e tinha um trecho de uns 30 metros de pequenas erosões que tinha que cruzar. É como se fossem aqueles sonorizadores colocados em estrada. Aquilo parecia um tanque de esfregar roupa gigante. Chacoalhava o cérebro hehehe.
Bom, como era dentro de uma especial e o cronômetro é implacavel, ao passar forte ali, na metade delas minha suspensão afundava, fica macia demais, ainda bem que não tinha nenhum buraco fundo, se não ia ser um estrago. O óleo se misturava com bolhas de ar e eu ficava completamente sem ação hidráulica, só por conta da mola.

Suspensão de câmara dupla é melhor em qualquer situação pois ela consegue ser muito mais eficiente na separação do ar/óleo. As suspensões dianteiras tentam a muito tempo simular o funcionamento do amortecedor traseiro, que é um exemplo de eficiência.
Atualmente algumas KTMs estão inovando com a adoção de um sistema mais parecido ainda com a de um amortecedor traseiro, elas estão adotando o uso de nitrogênio nas suspas dianteiras.

No brasil sofremos com muito mito, e nenhuma midia atual dá informações a respeito ou tenta desvendar isso.
Li matérias recentes sobre suspa que me deu até arrepio. Cada barbaridade, nego ensinando a misturar óleo ATF... afff.... deixa pra lá.
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por caco »

pala, tem a nova yamaha wr 450 2012, vamos ver o que melhorou nela, ainda não sei s detalhes...

ontem ouvi um cara falar que as suspas das gasgas 300 são muito melhores do que da yamaha wr 250f, a qual ele acha as piores de todas....
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por apalareti »

caco escreveu:pala, tem a nova yamaha wr 450 2012, vamos ver o que melhorou nela, ainda não sei s detalhes...

ontem ouvi um cara falar que as suspas das gasgas 300 são muito melhores do que da yamaha wr 250f, a qual ele acha as piores de todas....
Parece que as 2012 vão vir com cartucho duplo.
As GG com cartucho simples creio que sejam a mesma coisa, o que manda é o acerto da genética de cada uma, dependendo de onde e como se anda, uns preferem GG outros WR, mas ambas não são boas.
A WR realmente é decepcionante, pois diferentemente das GG vc não tem escolha. As GG vc pode optar, assim como o Cascão fez, por suspas de primeira linha com cartucho duplo.
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por caco »

então seria assim quanto a suspensão:

moto de enduro: fora as ktm e husa as outras para ter suspa top tem de pegar as de cartucho simples e preparar ? ficaria melhor que uma de cartucho duplo standard?
moto de cross: pega a moto que tem suspensão melhor e trabalha para ficar pronta para enduro? ficaria melhor que a ktm e husa e pior que camara simples trabalhada?
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por apalareti »

caco escreveu:então seria assim quanto a suspensão:

moto de enduro: fora as ktm e husa as outras para ter suspa top tem de pegar as de cartucho simples e preparar ? ficaria melhor que uma de cartucho duplo standard?
moto de cross: pega a moto que tem suspensão melhor e trabalha para ficar pronta para enduro? ficaria melhor que a ktm e husa e pior que camara simples trabalhada?

Cara, sem preparação é difícil responder. Vocês devem ter acompanhado a história de um cara que pegou a 450X e veio de fábrica com mola para um cara de 120kg.
No meu ponto de vista, é difícil uma suspensão original atender 100% ao dono. No MX até é mais comum acontecer, mas no enduro é mais complicado.
Cartucho simples é ultrapassado, tem o problema que relatei acima, e que foi bastante minimizado nas de câmara dupla. Eu achei a camara dupla original bem melhor que minha câmara simples preparada.

Uma de MX (normalmente de 2006 até 2011) preparada para enduro, é melhor que uma KTM XC ou Husa até ano 2009 ou 2010, digo isto pq ainda não conheço as novas com nitrogênio. Se as WP derem certo com esse novo sistema, creio que serão imbatíveis.
As WP originais parecem ser superiores as Kayabas e Showas originais. Ao menos são os relatos que escuto quando alguém prepara uma WP, dizem que elas tem mais recursos já no projeto original.

Bom, isso são informações teóricas e de conversas com bons preparadores, pois ainda não arrumei uma cobaia com WP.
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por carara »

bom....então minha suspensão marzocchi camera dupla é de primeira!!!!!????
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por Matsui »

Pala , entao se na minha gas gas ec 250 ano 2000 eu trocar a suspa dianteira por uma de CRF 250 R ano 2006 vou estar fazendo um bom negocio um custo beneficio bom e uma otima suspa pra trilha?
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por Zenha »

carara escreveu:bom....então minha suspensão marzocchi camera dupla é de primeira!!!!!????

Com certeza , mas andei com uma destas sua , meu amigo que suspensão dura PQP nem moto de mx era tão dura , mas eu tenho certeza que era o caso daquela susp não tem lojica serem todas assim , eu ja tive varias motos com marzocchi e sempre foram boas suspensões , mas esta 2011 Racing caracas meu .

Pala eu continuo te falar que nunca vi uma moto de mx chegar no nivel de uma moto de enduro , nem gastando turras de grana como se gasta por aqui , colocando as famosas TTX ou similares , ficam muito boas bem melhores que as originais , mas no nivel de uma White Power ainda não vi ...
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por apalareti »

Carara, sua suspa é de primeira sim, mas já ouvi o Cascão dizer que são duras, e agor o Zenha também falou, então creio que ela deve ter uma genética a lá Nambotin... hahahaha... Se for isso precisa trabalhar ela.

Matsui, sim, desde que vc trabalhe elas, mas como vc está saindo de uma nacional, creio que não seja o momento de vc investir nisso, pois agora vc precisa se acostumar com a moto, e quanto mais macia melhor (é o caso da sua suspa).

Zenha, tenho muita vontade de experimentar as WP pra valer. Como disse acima, original por original as WP são superiores as Kayabas e Showas. Mas com uma boa preparação, só andando para eu mudar de idéia. Pra meus poucos parâmetros, meu top são Kayabas com Race Tech que estão na moto do Marcus DT.
Corre a Pakato com a moto do Marcus DT, depois me fala.
E traz aquela jaca azul para eu experimentar.

Lembrando que tem que separar o conjunto nessa análise, se não não vale.
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por carara »

apalareti escreveu:Carara, sua suspa é de primeira sim, mas já ouvi o Cascão dizer que são duras, e agor o Zenha também falou, então creio que ela deve ter uma genética a lá Nambotin... hahahaha... Se for isso precisa trabalhar ela.
agora fiquei nervoso.... wink
será que vou ter que gastar mais pra deixar a suspa do jeito que eu gosto!
ai é brabo né.....
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por caco »

pala, carara e colegas, adicionei mais dicas sobre suspa no tópico preparações e questões técnicas de motos off road.... e Guia completo regulagem suspensão de Motocross.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por cascao »

A marzocci 48 que vem nessa GG é dura pacas mas...

1) depois de umas 20h de uso amacia um bocado
2) desmontando, dá para regular a pré carga da mola. (ainda não fiz pois tem de desmontar tudo eu acho)
3) tem uma regulagom (O PFP) que também não mexi. (nem sei o que é. o meu está no mínimo) Estou aguardando chegar minha chave para abrir a tampa da suspa para mexer nessa.

Hoje em dia (depois de revalvulado) consigo pular barrancos de 1 metro e cair no seco (parado) sem socar no fundo. Ainda está "desconfortável" para andar no rock garden mas está eficiente (enquanto o braço aguenta).

À não ser que você ande como o Nambotim, Zanol e etc, vai ter de mexer na suspa sim. Para nós mortais acho que a Sachs é a que vem no jeito.

Acho que há muito preconceito com a Sachs. Ela não é tão ruim assim (funcionamento) mas não tem o nome das WP, Kayaba, Marzocci etc
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por carara »

mas tu sabe cascão...que eu dei uma voltinhas...no sitio com a motoca....e não achei dão dura assim.....claro não foi nada muito hard! mas.....vamos ver quando eu fizer a primeira trilha!
caco
Membro
Mensagens: 619
Registrado em: 14 Maio 2007 à35 10:14

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por caco »

carara, você e o cascão, o selvagem e poucos outros são os que tem moto da gasgas aqui no fórum, é muito bom ouvir os depoimentos e a alegria que a moto proporciona nas trilhas.
é muito mais fácil ouvir pessoal do cross falando das motos por isso quando vocês, o zenha, o pala, gelous, elton, etc falam de motos de trilha e suas impressões a gente só sai ganhando.

motor bom hoje em dia toda moto tem (?) agora é muito importante ver o diferencial nas suspensões relatado pelo uso dos pilotos aqui do fórum

e se o pala tivesse tempo de fazer acerto de suspa para nós a minha já estaria nos correios despachada para a casa dele, hehehehehe
Macauba
Membro
Mensagens: 170
Registrado em: 11 Janeiro 2010 à17 10:08

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por Macauba »

Varia muito o que cada um traça como parametro pra pegar a moto X ou Y....
Pra mim o que pesou na ultima vez foi:

1) 0 KM
-Tava na seca pra pegar uma 0 km, se pegasse uma usada com poucas horas eu nao ficaria com
total desencargo de consciencia que tinha uma bomba relógio ali naquele motorzinho, rs...
com 0 km nao tem nisso, é que = namorada cabassa, so vc comeu, rsrs, ng pois a mao antes...

2) injeçao
- é o que há, e ponto final. daqui pra frente só vai dar inejadas, nao ia fazer sentido a carburaçao mais, vamo acompanhar isso.

3) entrega rápida
- pra nao dar tempo do cara se arrepender rsrs, e eu tava loco pra andar logo, 15 dias sem moto foi duído.

4) Valor
-no xeque mate ficou pra escolher entre uma ktm 2010 250 zera encalhadaaaça que ia morrer
nuns 22 pila, a kawa 2012 250 por 24 e uma honda 250 2012 por 28...

Bixo, eu tava tarado na hondinha de tanto que falavam bem, mas esses 4 mil de diferença me broxaram...peguei a kawa, me entregaram rapido em 10 dias, to adaptando com a moto, fiz o

terceiro treino com ela ontem, que acertei a suspa ontem pela ajuda do pala.
To super tarado com a motoca.

mas ouvir o que os outros pensam sempre é muito bom...vc vai fazendo um resumao, colhendo informaçoes dos amigos e depois ve o que vai pesar realmente na balança.
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por Selvagem »

cascao escreveu:A marzocci 48 que vem nessa GG é dura pacas mas...

1) depois de umas 20h de uso amacia um bocado
2) desmontando, dá para regular a pré carga da mola. (ainda não fiz pois tem de desmontar tudo eu acho)
3) tem uma regulagom (O PFP) que também não mexi. (nem sei o que é. o meu está no mínimo) Estou aguardando chegar minha chave para abrir a tampa da suspa para mexer nessa.

Hoje em dia (depois de revalvulado) consigo pular barrancos de 1 metro e cair no seco (parado) sem socar no fundo. Ainda está "desconfortável" para andar no rock garden mas está eficiente (enquanto o braço aguenta).

À não ser que você ande como o Nambotim, Zanol e etc, vai ter de mexer na suspa sim. Para nós mortais acho que a Sachs é a que vem no jeito.

Acho que há muito preconceito com a Sachs. Ela não é tão ruim assim (funcionamento) mas não tem o nome das WP, Kayaba, Marzocci etc
Cascão, qual a lógica para uma suspensão amaciar depois de algumas horas de uso? Gostaria de entender isto, pois com óleo de qualidade, 20h ainda não é tempo suficiente para ser necessário a troca. Será que não é a adaptação as próprias?

Quanto as Sachs, não tenho do que reclamar depois de preparadas para o meu peso e gosto. Inclusive, a Sachs é a fornecedora das suspensões da Ferrari na fórmula 1 (não quer dizer que por isto sejam as top para motos, longe disso), mas mostra que tecnologia para fabricar produtos de qualidade eles possuem.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por cascao »

<acho> O primeiro óleo que vem na suspensão não é de qualidade pois ele será contaminado rapidamente pelo material que desprende das buchas da suspensão ao se ajustarem (amaciamento). No meu entender é dar umas voltinhas e depois abrir para mexer. <\acho>
Uria
Membro
Mensagens: 164
Registrado em: 23 Abril 2009 à19 15:45

Re: motivo da escolha da nova moto

Mensagem por Uria »

Ricardin, ontem troquei uma idéia com o Nico.. ele me falou o seguinte:

Seu único possível problema seria o câmbio mais curto, que dependendo da sua tocada poderia ser facilmente resolvido com o mapeamento.

Pq com relação a pilotagem, as motocicletas são maravilhosas x carburadas.. Suspensão agente regula.

Vai fundo meu amigo.. Ele sugeriu a Honda/Kawa/Yamaha por serem motocicletas com custo de manutenção mais baratas.

Hoje mais tarde eu te ligo pragente combinar piana amanhã! xD Eu preciso hehehe
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem