Base / Escola para pilotar importada

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por joaogabriel »

independente da moto, eu acho que o mais importante é obedecer o processo evolutivo, não pular estágios!
o que mais vejo é gente que compra moto top e investe horreres nela sem nem ter base para o esporte, simplesmente por status, ou por achar que com uma moto assim eles vão andar muito bem; eu não julgo, é satisfação pessoal, mas olhando pro lado da evolução, eu acho a pior coisa à se fazer, é +- como uma pessoa que cursa a 8° série do ensino fundamental, querer pular o ensino médio e querer iniciar na faculdade! não rola, não vai, pode até dar certo, mas com certesa vai demorar bem mais tempo....

CG - AGRALE EX - TORNADO - CR250 - CG - XR - CRF230 - TORNADO - KXF250

particularmente eu acho muito interessante a forma como fui trocando de moto:

- comecei de cg aos 14-15 anos, andei até chegar ao limite de motor e suspensão, aí resolvi pegar uma moto de suspensão grande

- Agrale, andei bastante tempo de agrale, me ensinou muita coisa, andei até chegar ao limite de motor e suspensão, aí resolvi pegar uma moto mais moderna que não fosse tão mais fraca que a agrale

- Tornado, andei até chegar ao limite de motor e suspensão, mas como a moto tinha recurso, preparei motor e suspensão, e com isso, abriu mais uma margem de evolução, vendi pq achava que tava andando bem, a ponto de andar de especial

- CR250, erro fatal, várias pessoas experientes me aconselharam e eu não dei ouvidos, não tava na hora ainda, fiz trilhas, enduro de regularidade, iniciei em pistas com saltos pequenos, mas só passeava com ela, andava direitinho, mas não forte, não tava na hora... sem contar que não tinha condições de manter, gastei muita grana nela, repensei a vida e vi que tava tudo errado, afinal, eu queria performance, e a moto sozinha não traz isso

- CG novamente, mas agora de velocross, preparada no limite, fiz muitas provas, foi top, gostei e resolvi ir subindo de categoria

- XR preparada no limite, fiz muitas provas com ela, não deveria ter comprado pq faltava moto pro tanto de experiencia, mas é o que tinha de $ na época

- CRF 230 preparada no limite, fiz muitas provas com ela, XC, VX, e até um MX, motinha muito boa, mas aí o mesmo problema, faltava moto pro tanto de experiencia, resolvi vender

- Tornado, essa ficou top, a moto era um canhão, não cheguei nem a aproveitar o projeto que tinha feito, vendi na empolgação, até hoje tenho dúvida se deveria ter me desfeito dela

- KXF250, massa, altas moto.... to passando por um processo de adaptação ainda, normal, todo UP precisa disso, mas posso dizer que ta sendo mais traquilo do que imaginei, to conseguindo tirar bastante do que ela tem pra oferecer, mas ta longe do limite

pra quem quer iniciar nas trilhas, pra mim, a melhor moto sem dúvida é a crf 230, acho que da pra pular o estágio da cg, agrale, dt, e começar direto com ela;
como falei no outro tópico, ela foi PROJETADA para INICIANTES, e da pra tirar muita coisa dela, essa é uma motinha que surpreende, aplicando as técnicas e acelerando forte, acho que da pra passar pra especial mais cedo que se tivesse começado com qualquer outra moto nacional, o perigo dela é que como ela é muito fácil pra se tocar, corre o risco de a pessoa ficar acomodada e ficar na tocada tiozão
FabioSouza
Membro
Mensagens: 451
Registrado em: 24 Fevereiro 2010 à43 14:50

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por FabioSouza »

Tá bom João, já entendi!!!
Gabrielsul
Membro
Mensagens: 982
Registrado em: 28 Julho 2011 à53 14:39

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por Gabrielsul »

o joao, colo o crtl c + crtol v ai
hehe!
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por Marcus DT »

Perfeita a colocação do Pala e do João, concordo integralmente. Acho a CRF230 uma bela escola, seria a DT180 da atualidade. E por mais que o cara tenha condição, para pilotagem em trilhas, acredito que a evolução é mais rápida se passar degrau por degrau do que pular direto para uma importada.
apalareti escreveu:Se o cara é passeador, acho que a evolução vem nas nacionais mesmo, importada não vai acrescentar nada além de ser apenas mais difícil ou mais cansativa. Se o cara é peloto, a evolução verdadeira vem nas especiais.
Exatamente. Com uma nacional o "passeador" vai inclusive se divertir mais, pois não precisa ter medo da trilha, já que andar de CRF230 é bem mais fácil. Arrisco dizer que grande parte dos passeadores donos de importada andariam melhor se estivessem de CRF230! Eu estou na fase de lua de mel com a YZF, to apaixonado pela motoca e tal, mas no fundo ainda não sei se sou piloto ou passeador, ehehe.

Abs,
Marcus DT
OrlandoMX
Membro
Mensagens: 480
Registrado em: 07 Agosto 2009 à21 00:27

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por OrlandoMX »

É bem simples a formula secreta é só uma : Hora de voo !!!

Quanto mais anda melhor fica, o negocio é as reações se tornarem automaticas, segurar uma escapada de frente por exemplo tem q ser tão automatico quanto trocar uma marcha !!!
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por Rafael Corretor »

O bom é que o João contou 4 vezes pra ver se entra na cabeça da moçada.

Eu penso o seguinte, o ideal seria iniciar ainda jovem com uma 60 cc pular para 80, 80 expert, 125 e assim por diante, fica nítido que esse é o motivo dos gringos andarem muito mais que os brazucas, a evolução deles se da de forma linear.
iransousa
Membro
Mensagens: 67
Registrado em: 04 Janeiro 2011 à58 17:42

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por iransousa »

Vendo os comentarios aqui vejo que coloquei a carroça na frente dos bois.

Faço trilha a exatos 10 meses.

Quando comecei não conhecia ninguem que fazia trilha, minha primeira trilha foi la na Cachoeira/Casa Grande aqui em Brasilia com uma XR200, pense no sofrimento, naquela hora que o sol bate nas ideias pensei em desistir de trilha mas passou depois de um bom descanço. Kkkkkkkkkkkk

Fiz uma coleça de motos esse ano olha só:

Peguei uma XR200 andei 1 mês troquei por uma tornado 2002 bem detonada mas arrumei ele todinha, 4 meses depois peguei uma DR400 2001 C/ Acelerador Rapido (Apanhei pra cacete com essa moto mas aprendi muita coisa) e agora estou pegando uma TTR 230 2011 pra nao ter dor de cabeça o que devia ter feito desde quando comecei, mas fiquei na agonia de andar né ! Vivendo e aprendendo !
superagro
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 14 Maio 2007 à08 07:36

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por superagro »

DT e agrale foram moto de iniciante pra nossa geração, a geração que ta começando agora e as futuras nem vão saber que motos são essas.
Pra quem ta começando, principalmente nas trilhas não tem outra é crf230 e ttr, começar direto em uma especial sem nem saber se vai gostar é burrice, queimar dinheiro atoa.

Só pra ilustrar, um amigo meu aqui comprou uma CRF230, começou a andar com a galera, ir aos trilhões que são muitos na região, viu a quantidade de importada que ta aparecendo por aqui e como tem dinheiro sobrando pulou pra uma 250X, isso com três meses que tinha a 230.
Resultado, a maioria dos morrões que tem por aqui ou pegações alguém tem que subir a moto pra ele, agora o cara ta até pensando em desistir das trilhas, também anda mais a pé que de moto.
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por Rafael Corretor »

iransousa escreveu:Vendo os comentarios aqui vejo que coloquei a carroça na frente dos bois.

Faço trilha a exatos 10 meses.

Quando comecei não conhecia ninguem que fazia trilha, minha primeira trilha foi la na Cachoeira/Casa Grande aqui em Brasilia com uma XR200, pense no sofrimento, naquela hora que o sol bate nas ideias pensei em desistir de trilha mas passou depois de um bom descanço. Kkkkkkkkkkkk

Fiz uma coleça de motos esse ano olha só:

Peguei uma XR200 andei 1 mês troquei por uma tornado 2002 bem detonada mas arrumei ele todinha, 4 meses depois peguei uma DR400 2001 C/ Acelerador Rapido (Apanhei pra cacete com essa moto mas aprendi muita coisa) e agora estou pegando uma TTR 230 2011 pra nao ter dor de cabeça o que devia ter feito desde quando comecei, mas fiquei na agonia de andar né ! Vivendo e aprendendo !

Mais agora tu vai dar uma ré na tua vida... Ta de DR 400 e vai voltar para uma TTR 230.

Cara vai de 250 F e seja feliz.
fabio blanco
Super Membro
Mensagens: 1058
Registrado em: 05 Agosto 2010 à23 11:59

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por fabio blanco »

DT180>XR200>XR200>??????
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por apalareti »

Rafael Corretor escreveu:
iransousa escreveu:Vendo os comentarios aqui vejo que coloquei a carroça na frente dos bois.

Faço trilha a exatos 10 meses.

Quando comecei não conhecia ninguem que fazia trilha, minha primeira trilha foi la na Cachoeira/Casa Grande aqui em Brasilia com uma XR200, pense no sofrimento, naquela hora que o sol bate nas ideias pensei em desistir de trilha mas passou depois de um bom descanço. Kkkkkkkkkkkk

Fiz uma coleça de motos esse ano olha só:

Peguei uma XR200 andei 1 mês troquei por uma tornado 2002 bem detonada mas arrumei ele todinha, 4 meses depois peguei uma DR400 2001 C/ Acelerador Rapido (Apanhei pra cacete com essa moto mas aprendi muita coisa) e agora estou pegando uma TTR 230 2011 pra nao ter dor de cabeça o que devia ter feito desde quando comecei, mas fiquei na agonia de andar né ! Vivendo e aprendendo !

Mais agora tu vai dar uma ré na tua vida... Ta de DR 400 e vai voltar para uma TTR 230.

Cara vai de 250 F e seja feliz.

Conheço um que saiu de uma DT 200 e foi para uma KXF 250. Quase se matou e desistiu do esporte.
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por Ricardo »

Rafael Corretor escreveu:
iransousa escreveu:Vendo os comentarios aqui vejo que coloquei a carroça na frente dos bois.

Faço trilha a exatos 10 meses.

Quando comecei não conhecia ninguem que fazia trilha, minha primeira trilha foi la na Cachoeira/Casa Grande aqui em Brasilia com uma XR200, pense no sofrimento, naquela hora que o sol bate nas ideias pensei em desistir de trilha mas passou depois de um bom descanço. Kkkkkkkkkkkk

Fiz uma coleça de motos esse ano olha só:

Peguei uma XR200 andei 1 mês troquei por uma tornado 2002 bem detonada mas arrumei ele todinha, 4 meses depois peguei uma DR400 2001 C/ Acelerador Rapido (Apanhei pra cacete com essa moto mas aprendi muita coisa) e agora estou pegando uma TTR 230 2011 pra nao ter dor de cabeça o que devia ter feito desde quando comecei, mas fiquei na agonia de andar né ! Vivendo e aprendendo !

Mais agora tu vai dar uma ré na tua vida... Ta de DR 400 e vai voltar para uma TTR 230.

Cara vai de 250 F e seja feliz.
O cara apanhou pra uma DR 400 e tu diz pra ele pegar uma 250F? Tá louco... vai apanhar muito mais.

Dá um passo pra trás, quando tiver preparado volta joia:::
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por Juliano »

Comecei de XLX350 quando todo mundo andava de DT e Agrale. Todo mundo falava que eu estava errado, que moto era DT ou Agrale. Mas posso dizer que onde eu mais aprendi foi na Xzelona mesmo.

Depois de um tempo sem moto, peguei uma DTzinha Saint Oitenta, a única coisa que eu aprendi com a DT foi mecânica.

Fiquei uns bons anos parado, e em abril/2010 peguei uma CRF230 0km, que completou 13 horas no Ville esses dias, depois daquele dia não andei mais. aliás, naquela tarde no Ville foi o período de tempo que eu mais andei com a motoca, impressionante, a cada volta parecia que os conceitos iam voltando, estava praticamente reaprendendo a andar de moto!



Creio que iniciar com uma especial importada não seja de todo mal, mas,,,,,,, eu mesmo, quando comprei a DTzinha foi por vontade de sentir como seria andar de DT. Creio que todo mundo deve andar de DT pelo menos um dia na vida.
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por henriquejensen »

Comecei com uma XL 250: não aprendi nada com moto, só sofri de tanto pedalar pra fazer pegar

pulei para uma XLX 350 que andava na cidade botei na trilha: Sofri mais ainda com o peso e a falta de partida elétrica e continuei não aprendendo nada.

CRF 250R: nem precis falar o quanto to apanhando pra moto, pinótes loucos, parece um cavalo chucro debaixo de mim...ahuheuhuahue

Mas vamo que vamo, o que conta são as horas de vôo e as horas de chão gorfei::
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por leobalster »

DT200>DT200R>XR200>CRF230>XR200>Tornado>CRF230>CRF250X>CRF250R>KDX220>YZF250.

Acho que to quase disputando com o Gelous. hahaha

Até hoje tenho uma queda pelas dt's 200, acho que pelo fato de ter sido a moto que eu aprendi a andar na trilha. E ao contrário do que dizem, minhas duas dt's nunca me deram problema e era muito raro ferver.

Complementando o que falaram ai por cima, também acho que começar a andar já de especial é queimar etapas. Pra quem não sabe andar de moto é muito mais fácil trilhar de crf230 do que de wr250.

A hora de partir pra uma importada é quando já tiver chegando no limite de uma 230 ou andando tão forte que a moto chegue a ficar perigosa pela limitação de suspensão e freio que todos sabem que existe.


Abraços
Leo
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por Selvagem »

Agrale 16.5 >DT200R>CRF230>GG250.

Iniciei nas trilhas com uma 16.5 em 1997 (na rua andava de RD135 fuçadassa). Não aprendi muita coisa além de mecânica, mas o vírus do off-road me picou e vendi a RD de rua + Agrale + consorcio da Yamaha e tirei uma DT200R zero em 1999. Nossa, me sentia o cara nas trilhas, moto excelente para a época, motor forte, suspa trazeira a gás, freios a disco, leve (uma Agrale era uma bigorna perto dela) enfim só alegria com ela, fiquei com ela por 2 anos (fiz o Gaúcho de Veloterra com ela, trilhas, FIM) e neste período conheci a minha esposa, dei um tempo no off e vendi ela para comprar um RD350R 91 preta impecável (comprei ela em 2001 com 4500KM), mas perdi meu cunhado em um acidente de trânsito em 2003 e vendi ela também. Fiquei afastado do off até 2008, foi quando comprei uma 230 zero. Fui para as trilhas com o pessoal que andava direto neste tempo que fiquei parado, quase desisti (não aguentava a tocada deles). Troquei pela atual (GG250) em 2010 e vou confessar que tive muito respeito, as duke sempre tiveram fama de motos fortes. A GasGas é na mão, nada a ver com as duke de cross. Como o Gelous disse, os videos do Gary Semics são ótimos e ajudam muito. A 230 tem uma ciclistica legal para curvas, o que me desgostou foi a suspa dianteira e altura dos pés ao chão (muito baixa, é fácil de se machucar). Não sofri para ANDAR (tocar forte, como gostaria ée outro papo) de especial, acho que tenho as técnicas básicas enraizadas, agora se me perguntarem se ando mais de especial ou de 230 não sei responder, só sei dizer que de especial é outro esporte, o limite esta em nós, não tem desculpa para dar...
Marcus DT
Super Membro
Mensagens: 1016
Registrado em: 27 Dezembro 2009 à12 13:57

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por Marcus DT »

Ricardo escreveu:O cara apanhou pra uma DR 400 e tu diz pra ele pegar uma 250F? Tá louco... vai apanhar muito mais.
Concordo. A DR400, tirando o peso, é a moto mais fácil de andar depois da CRF230. Parece uma CRF230 bombada, tem microbaixa, torcão e "comportamento de moto de rua" (o motor não dispara como nas motos de MX e derivadas). Se o cara apanhou de DR400, vai chorar de 250F.

Selvagem escreveu:Não sofri para ANDAR (tocar forte, como gostaria ée outro papo) de especial, acho que tenho as técnicas básicas enraizadas, agora se me perguntarem se ando mais de especial ou de 230 não sei responder, só sei dizer que de especial é outro esporte, o limite esta em nós, não tem desculpa para dar...
Exatamente o que eu penso. Passear de importada, pra quem tem um mínimo de experiência, é "fácil". Mas tirar o caldo mesmo to achando quase impossível, raríssimas as vezes que eu consigo andar de acelerador 100% aberto 2, 3 marchas seguidas. Vários morros que eu subia de segunda esgoelada na CRF230 (pq de terceira a moto não sobe), na YZF eu to subindo de terceira mas percebo que a moto subiria até de quarta cheia se eu tivesse braço pra segurar a moto. Dá até uma sensação de impotência, ehehe...

E também sinto isso, dependendo da trilha, tenho as minhas dúvidas se eu não seria mais rápido de 230. Essa sensação de estar sobrando moto é fróids, dá pra perceber nitidamente o quanto eu sou rôia, ahaha! Na CRF230 tinha vezes que eu até achava que andava direitinho...
SPYder
Membro
Mensagens: 244
Registrado em: 19 Novembro 2010 à08 14:26

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por SPYder »

Meu deus. Vou parar de ler esse tópico esse tópico pois se não vou me matar com a minha moto.
synval
Super Membro
Mensagens: 1344
Registrado em: 15 Novembro 2004 à39 21:47

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por synval »

Com o tempo vc. passa a perceber que o que vale é andar de moto, e não a moto que se anda...
Qualquer moto de três ou cinco mil, vai onde outra de trinta vai... O principal é preparar bem as suspensões e se quiser, um tapa também no motor...Mas tem que saber andar né... O resto é tudo igual, e o prazer é o mesmo...
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Base / Escola para pilotar importada

Mensagem por Selvagem »

synval escreveu:Com o tempo vc. passa a perceber que o que vale é andar de moto, e não a moto que se anda...
Qualquer moto de três ou cinco mil, vai onde outra de trinta vai... O principal é preparar bem as suspensões e se quiser, um tapa também no motor...Mas tem que saber andar né... O resto é tudo igual, e o prazer é o mesmo...
Não concordo. Para mim, o prazer de pilotar (ou tentar) esta diretamente relacionado com a moto. Fazer uma trilha numa especial nova não é igual a fazer em uma moto nacional surrada, velinha. Ou vai me dizer que andar de BMW é igual a andar de Fusca?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem