DT 200 :problema no câmbio

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
gersom
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Junho 2009 à48 20:52

DT 200 :problema no câmbio

Mensagem por gersom »

1011894_398605073589165_1808829058_n.jpg
1011894_398605073589165_1808829058_n.jpg (69.66 KiB) Exibido 8092 vezes
pessoal ,antes de abrir o motor quero pedir a opinião dos amigos aqui do fórum , o problema começou á algum tempo , a quarta marcha escapa quando é exigida , ficando como se estivesse em neutro , da uns socos no cãmbio e sai fora , o que pode ser ?
Cesar Fernandes
Membro
Mensagens: 70
Registrado em: 05 Maio 2013 à27 09:13

Re: DT 200 :problema no câmbio

Mensagem por Cesar Fernandes »

Entao amigo pouco que andei mexendo na caixa da minha Cr 125 e tb estou fazendo um motor de DT 200 pode ser varios fatores, so abrindo para ver, a estrela pode esta gasta, o eixo pode esta com folga, os garfinhos algum deles podem ter empenado verificar a 4 provavelmente ja deve esta com sinal de desgaste no seu engrenamento, te aconselho abra o motor e pegue um manual da caixa de marcha da DT 200 vai identificar rapido o problema veja se ela esta encaixando uma na outra totalmente.

Mais comece pelo lado de fora olhando o eixo do pedal e a estrela se estao oks, caso esteja, vai ter que parti para a caixa mesmo.
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: DT 200 :problema no câmbio

Mensagem por Marcel 2T »

Fala cumpanhêro ! muito ajeitada sua déti, curti mesmo !
Problemas com câmbio de DT ja tive bastante hahahah medo::
As causas mais prováveis para seu problema são:
arrow:: garfos seletores gastos ou empenados, fazem escapar a marcha e dar a impressão de estar desengatada como vc disse.
arrow:: engrenagem com dentes avariados, dão ~socos e ~falhas como relatou
Melhor é não andar mais nela desse jeito e desmontar logo pra arrumar, se for dente quebrado, o fragmento pode entrar em outras engrenagens boas e moer elas .
gersom
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Junho 2009 à48 20:52

Re: DT 200 :problema no câmbio

Mensagem por gersom »

valeu pessoal ,vou providenciar o concerto, quanto antes melhor, abraco .
Cesar Fernandes
Membro
Mensagens: 70
Registrado em: 05 Maio 2013 à27 09:13

Re: DT 200 :problema no câmbio

Mensagem por Cesar Fernandes »

Verdade para logo, minha DT 180 quebrou 1 engrenagem na trilha eu tentei continuar acabei com a caixa inteirinha so sobrou os eixos e rolamentos para contar historia, rsrsrsrs
gersom
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Junho 2009 à48 20:52

Re: DT 200 :problema no câmbio

Mensagem por gersom »

pessoal , consegui um tempo e desmontei o motor da moto , aparentemente tudo bem , nenhuma engrenagem quebrada ; mas a minha suspeita esta em um garfo [ n 1 ] e o alojamento dele na engrenagem , que estao bem gastos , vou trocar estas pecas e ver no que dá .
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: DT 200 :problema no câmbio

Mensagem por Marcel 2T »

beleza Gersom !
Nos dois lados dos garfos tem que ter aquele ressalto (que não pode estar arranhado ou marcado). é esse ressalto que fica em contato com a engrenagem girando e não deixa ficar folgado no alojamento dele na engrenagem, por isso não pode estar gasto.
Meu motor ja ta montado e funcionando, se não daria pra medir a espessura pra vc...
Posta umas fotos pra vermos como ta esse motô !
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: DT 200 :problema no câmbio

Mensagem por Rafael Corretor »

É interessante travar as engrenagens. Usa-se uma retifica para isso. Tive uma DT que por ter relação curta e motor fortinho escapava as marchas, aí travei e boa.
gersom
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Junho 2009 à48 20:52

Re: DT 200 :problema no câmbio

Mensagem por gersom »

depois de mais de um mês ajeitando o cambio da moto, terminei a montagem e fui para a pista testar , a caixa aparentemente ficou boa , o problema era realmente o garfo , abraço a todos .
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: DT 200 :problema no câmbio

Mensagem por Marcel 2T »

beleza cumpanhêro ! tâmo aí, abrass
gersom
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Junho 2009 à48 20:52

Re: DT 200 :problema no câmbio

Mensagem por gersom »

blz , a caixa ficou boa , mas pra contrariar queimei a vela , troquei a vela , dai quebrou o pedal de partida ,kkkk , coisas de dt ..
gersom
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Junho 2009 à48 20:52

Re: DT 200 :problema no câmbio

Mensagem por gersom »

já se passou um mês, e eu não postei mas nada aqui no fórum , após eu te achado que tinha resolvido o problema do câmbio, foram varias tentativas de sanar o problema , troca de garfos , trambulador etc , depois de desmontar o motor pela quarta vez finalmente achei a peça desgastada que causava o defeito , dentro da engrenagem movida da 4 marcha tem uns encaixes laterais que arredondaram ,e expulsava a outra engrenagem que devia encaixar dentro dela ,forçando o garfo e desgastando ele , a motoca ficou 10 , hora dessas posto uns videos ,era praticamente o que disse o Cesar Fernandes no inicio do tópico , obrigado a todos .
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: DT 200 :problema no câmbio

Mensagem por Matsui »

eu sei como e ja tive esse problema, mas comigo era a segunda que escapava e caia pra neutro, mas se nao me engano a motora e a quarta mesmo, e se junta com a segunda. a engrenagem da quarta e presa no eixo e a engrenagem da segunda fica livre no eixo...ou acopla se na 4a.
Will xtz
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 21 Julho 2011 à48 12:45

Re: DT 200 :problema no câmbio

Mensagem por Will xtz »

Eu acho muito complicado esse sistema de câmbio das motos.
Marcel 2T
Membro
Mensagens: 708
Registrado em: 19 Junho 2013 à44 23:00

Re: DT 200 :problema no câmbio

Mensagem por Marcel 2T »

Gersom, vc trocou as engrenagens ou 'retificou' elas tirando os cantos arredondados ?
gersom
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 02 Junho 2009 à48 20:52

Re: DT 200 :problema no câmbio

Mensagem por gersom »

Marcel , sim ,foi feito a troca de algumas engrenagens , mas foi escariado os encaixes laterais , de modo que ao inves de escapar uma da outra ,
elas se agarrem
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem