Bobinas Kdx200
Re: Bobinas Kdx200
f.cker infelizmente nao consegui achar o ponto da moto!!Ela nao liga e fica dando coice mesmo movendo a mesa eletrica o maximo na direção da rotação do magneto!!!Me diz aí que magica voce fez???A moto tem centelha,porem nao liga nem a pau!!!
Re: Bobinas Kdx200
Vamos lá, não estou com os números aqui, mas basta pegar eles no manual de servico, Vou usar os valores do modelo KDX200 de 89 a 94.
Não é difícil...
Nesse modelo esta lá no Manual. 21° BTDC @6000r/min (rpm).
Traduzindo isso aí, quer dizer que a ignição deve acontecer 21graus antes do ponto morto superior. (BTDC = before top dead center).
Para acertar esse ponto de ignição devemos fazer da seguinte forma..
A primeira coisa a fazer é encontrar o ponto morto superior, que nada mais é que o ponto onde o pistão esta mais alto, mas próximo da vela. Para isso retiramos a vela e colocamos o relogio comparador no furo da vela. Se vc não tem o relogio comparador com a haste longa, coloque uma vareta no furo e encoste a vareta na haste do relogio comparador.
Com as mão, vá girando o magneto até encontrar o PMS. Feito isso, faça uma marca com uma caneta ou tinta no magneto e na carcaça do motor.. com isso vc encontrou o PMS.
Agora precisamos encontrar o ponto onde a ignição deve acontecer, que no caso é de 21 graus antes do PMS.. MAs como faço isso?
Bom, ao girarmos o magneto, encontramos o PMS (Já marcado com tinta). Temos tambem ponto morto inferior (PMI) que é o momento onde o pistao esta mais baixo. O PMI deve ficar ao lado oposto da marca que fizemos. Portanto ao giro completo do magneto, ora o pistao esta descendo, ora esta subindo. Se dividirmos a volta toda em 360Graus (volta completa), concluímos que o PMS fica em 0Grau e o PMI em 180Graus. Nosso objetivo é achar 21Graus antes do PMS.
Vc pode fazer isso de duas formas. Ou com uma regua transferidor que se acopla no vira (ferramenta dificil de encontrar) ou com a ajuda do relogio comparador. Para usar o relogio vc tera que fazer o seguinte.
ERRATA - atenção, os cálculos corretos estão no post do Juliano logo abaixo
Meça no relogio a variacao entre o PMS e PMI e divida o valor por 180 (quantidade de graus em meia volta do magneto). Agora usando uma regra de 3 vc chega no valor procurado..
Para a KDX 89/94 o curso do pistão é de 58mm, portanto:
58mm = 180Graus
X = 21 Graus
Para esse caso a resposta é de 7mm.
Sabendo disso precisamos fazer uma marca na carcaça do motor nessa posicao.. Coloque o relogio comparador no buraco da vela, gire o magneto e encontre a posicao onde o relogio marca 1,926mm antes do PMS.
Pronto, agora vc tem uma marca no magneto (que coincide com o PMS marcado na carcaça do motor) e duas na carcaça, uma do PMS e outra do valor de 21Graus que encontramos..
Agora ficou fácil... o objetivo é fazer com que a faísca aconteça exatamente na marca que fizemos.. para mudar o ponto é necessário remover o magneto e girar a mesa eletrica. Por experiencia, sei que na KDX é necessário aumentar os furos para que ela possa usar o CDI de mobilete. Para fazer isso prenda a mesa na morsa e com uma furadeira e uma broca vá aumentando o furo de fixacao, rasgando o corte já existente.
Agora coloque a pistola de estrobo no fio da vela. Fixe a mesa eletrica na extensao dos furos, coloque o magneto e pedale o Kick apontando a pistola de estrobo no magneto.. agora as marcas que vc fez vao aparecer.. possivelmente o ponto de ignicao ainda nao vai bater na marca que vc fez na carcaca do motor, mas é só ir virando a mesa, até achar o ponto. Pode fazer isso sem colocar a vela, pois fica mais fácil de pedalar..
Achando o ponto, pode colocar gasolina e pedalar que a moto pega..
Desculpa pelo texto longo, mas se tiver dúvidas, pergunta aí.
Um abraço.
Não é difícil...
Nesse modelo esta lá no Manual. 21° BTDC @6000r/min (rpm).
Traduzindo isso aí, quer dizer que a ignição deve acontecer 21graus antes do ponto morto superior. (BTDC = before top dead center).
Para acertar esse ponto de ignição devemos fazer da seguinte forma..
A primeira coisa a fazer é encontrar o ponto morto superior, que nada mais é que o ponto onde o pistão esta mais alto, mas próximo da vela. Para isso retiramos a vela e colocamos o relogio comparador no furo da vela. Se vc não tem o relogio comparador com a haste longa, coloque uma vareta no furo e encoste a vareta na haste do relogio comparador.
Com as mão, vá girando o magneto até encontrar o PMS. Feito isso, faça uma marca com uma caneta ou tinta no magneto e na carcaça do motor.. com isso vc encontrou o PMS.
Agora precisamos encontrar o ponto onde a ignição deve acontecer, que no caso é de 21 graus antes do PMS.. MAs como faço isso?
Bom, ao girarmos o magneto, encontramos o PMS (Já marcado com tinta). Temos tambem ponto morto inferior (PMI) que é o momento onde o pistao esta mais baixo. O PMI deve ficar ao lado oposto da marca que fizemos. Portanto ao giro completo do magneto, ora o pistao esta descendo, ora esta subindo. Se dividirmos a volta toda em 360Graus (volta completa), concluímos que o PMS fica em 0Grau e o PMI em 180Graus. Nosso objetivo é achar 21Graus antes do PMS.
Vc pode fazer isso de duas formas. Ou com uma regua transferidor que se acopla no vira (ferramenta dificil de encontrar) ou com a ajuda do relogio comparador. Para usar o relogio vc tera que fazer o seguinte.
ERRATA - atenção, os cálculos corretos estão no post do Juliano logo abaixo
Meça no relogio a variacao entre o PMS e PMI e divida o valor por 180 (quantidade de graus em meia volta do magneto). Agora usando uma regra de 3 vc chega no valor procurado..
Para a KDX 89/94 o curso do pistão é de 58mm, portanto:
58mm = 180Graus
X = 21 Graus
Para esse caso a resposta é de 7mm.
Sabendo disso precisamos fazer uma marca na carcaça do motor nessa posicao.. Coloque o relogio comparador no buraco da vela, gire o magneto e encontre a posicao onde o relogio marca 1,926mm antes do PMS.
Pronto, agora vc tem uma marca no magneto (que coincide com o PMS marcado na carcaça do motor) e duas na carcaça, uma do PMS e outra do valor de 21Graus que encontramos..
Agora ficou fácil... o objetivo é fazer com que a faísca aconteça exatamente na marca que fizemos.. para mudar o ponto é necessário remover o magneto e girar a mesa eletrica. Por experiencia, sei que na KDX é necessário aumentar os furos para que ela possa usar o CDI de mobilete. Para fazer isso prenda a mesa na morsa e com uma furadeira e uma broca vá aumentando o furo de fixacao, rasgando o corte já existente.
Agora coloque a pistola de estrobo no fio da vela. Fixe a mesa eletrica na extensao dos furos, coloque o magneto e pedale o Kick apontando a pistola de estrobo no magneto.. agora as marcas que vc fez vao aparecer.. possivelmente o ponto de ignicao ainda nao vai bater na marca que vc fez na carcaca do motor, mas é só ir virando a mesa, até achar o ponto. Pode fazer isso sem colocar a vela, pois fica mais fácil de pedalar..
Achando o ponto, pode colocar gasolina e pedalar que a moto pega..
Desculpa pelo texto longo, mas se tiver dúvidas, pergunta aí.
Um abraço.
Editado pela última vez por f.cker em 27 Agosto 2013 à01 23:55, em um total de 2 vezes.
Re: Bobinas Kdx200
Caso precise de uma lâmpada ponto para a kdx...
Re: Bobinas Kdx200
f.cker valew esclareceu muita coisa,só mais uma pergunta pra vc ou pra quem mais puder ajudar
Se eu mover 10° a mesa por exemplo,o ponto tambem move 10°????
Porque se for vo te que move muita coisa ta dando coisa de uns 60° pra mais Aí acho que fica impossivel!!agora se for assim mecho la uns 2 graus a mesa o ponto move uns 10 aí pode ate ser!!!
Se eu mover 10° a mesa por exemplo,o ponto tambem move 10°????
Porque se for vo te que move muita coisa ta dando coisa de uns 60° pra mais Aí acho que fica impossivel!!agora se for assim mecho la uns 2 graus a mesa o ponto move uns 10 aí pode ate ser!!!
Re: Bobinas Kdx200
É isso mesmo, se a mesa move 10° o ponto se move 10°.
A mesa irá ficar em uma posicao totalmente diferente da que é usada hoje... provavelmente terá que fazer novos furos de fixacao..
Esse vídeo pode esclarecer essas dúvidas..
http://youtu.be/n-IVyfwwJgo" onclick="window.open(this.href);return false;
Veja que o cara abriu os furos e montou a mesa em outra posicao..
A mesa irá ficar em uma posicao totalmente diferente da que é usada hoje... provavelmente terá que fazer novos furos de fixacao..
Esse vídeo pode esclarecer essas dúvidas..
http://youtu.be/n-IVyfwwJgo" onclick="window.open(this.href);return false;
Veja que o cara abriu os furos e montou a mesa em outra posicao..
Re: Bobinas Kdx200
Ahhhhhhhhhhhhhhh!!!!Aí sim!!!!!Vixi vai vira uma gambiarra monstro!!!!Mais beleza vo tenta...Vai te q move a mesa mta coisa!!!As duas kdx deram tanta diferença assim tbm??ou só alargando o rasgo ja resolveu?
Re: Bobinas Kdx200
Mais uma coisa,se ficar dificil mover a mesa posso mover o magneto???fazendo outro rasgo de chaveta nele na eletroerosão....
Re: Bobinas Kdx200
Cara, pode mover sim, ou mesmo montar o magneto sem chaveta, mas eu nao recomendo.. vc vai estar mexendo na parte mais complicada..
Mover a mesa é facinho.. e depois de recolocada não fica gambi nenhuma.. pode ser necessário aumentar o chicote, mas nem isso fiz na minha..
Apenas para te animar.. o aluminio da mesa elétrica é do tipo bem macio.. facil de cortar ele com uma broca.
Já arrumou a pistola de estrobo?
Mover a mesa é facinho.. e depois de recolocada não fica gambi nenhuma.. pode ser necessário aumentar o chicote, mas nem isso fiz na minha..
Apenas para te animar.. o aluminio da mesa elétrica é do tipo bem macio.. facil de cortar ele com uma broca.
Já arrumou a pistola de estrobo?
Re: Bobinas Kdx200
Arrumei sim,mais só testei no almoço!!Porem não deu pra ver direito as marcações pq nao tinha um marcador ou algo parecido!!!Cheguei até a desanimar... vo pega ela no mecanico e leva pra casa pra poder fazer isso precisa de um pouco de tempo e pacienciencia!!!Cheguei a abrir bem os rasgos mais não foi suficiente pela marcação que fiz tava em torno de uns 50° adiantado em relação ao pms e nao tinha mais espaço pra aumentar o rasgo,parece que vou ter q fazer outra furação mesmo!!!Vou tentar denovo e te falo o que deu!!!
Mais nao vou desanimar,se tem centelha e compressão,tem que ter explosão!!!Só falta ser na hora certa!!
Valew mesmo pela ajuda!!
Mais nao vou desanimar,se tem centelha e compressão,tem que ter explosão!!!Só falta ser na hora certa!!
Valew mesmo pela ajuda!!
Re: Bobinas Kdx200
Marca com uma canetinha preta..
Re: Bobinas Kdx200
f.cker, excelente a sua explicação, o FLM estava muito carente de tópicos como esse. Permita-me de fazer apenas uma correção, que vai mudar o ponto da mesa.
Você não pode fazer a regra de três para encontrar o ângulo, pois o deslocamento do pistão é "linear", enquanto o giro da mesa tem um deslocamento "angular".
No caso o deslocamento vertical do pistão é equivalente ao "coseno" do ângulo deslocado.
O coseno de 0 graus = 1, coseno de 90 graus = 0, coseno de 21 graus = 0,93358
O coseno deve ser multiplicado pelo deslocamento do pistão entre o PMS e 90 graus, ou 1/4 de volta.
Vamos lá: [(PMS - PMI)/2]*[1 - cos(21graus)]
Segundo as informações do site http://justkdx.dirtrider.net/200vs220.html, o curso entre PMS e PMI da KDX 200 é de 58mm, portanto PMS - PMI = 58.
[(58)/2]*[1 - 0,93358] = 29 * 0,06642 = 1,926mm de deslocamento do PMS para baixo.
Se você fizer a regra de três, vai descer 6,09mm, o que daria 37,82 graus.
Você não pode fazer a regra de três para encontrar o ângulo, pois o deslocamento do pistão é "linear", enquanto o giro da mesa tem um deslocamento "angular".
No caso o deslocamento vertical do pistão é equivalente ao "coseno" do ângulo deslocado.
O coseno de 0 graus = 1, coseno de 90 graus = 0, coseno de 21 graus = 0,93358
O coseno deve ser multiplicado pelo deslocamento do pistão entre o PMS e 90 graus, ou 1/4 de volta.
Vamos lá: [(PMS - PMI)/2]*[1 - cos(21graus)]
Segundo as informações do site http://justkdx.dirtrider.net/200vs220.html, o curso entre PMS e PMI da KDX 200 é de 58mm, portanto PMS - PMI = 58.
[(58)/2]*[1 - 0,93358] = 29 * 0,06642 = 1,926mm de deslocamento do PMS para baixo.
Se você fizer a regra de três, vai descer 6,09mm, o que daria 37,82 graus.
Re: Bobinas Kdx200
Poxa Juliano, muito obrigado pela correção. Realmente tava muito fácil essa minha conta.. lembro que quando fiz isso na KDX, levei alguns dias buscando informacoes de como fazer o cálculo...no final fiz uma tabelinha com os valores correspondentes para uma variação de 19Graus até 23Graus.. Acabei deixando a minha em 22.
Mas como fiz isso há uns 4 ou 5 anos, a memória não me ajuda mais..
Agora o tópico ficou perfeito. Com esses cálculos e explicações é possível acertar o ponto de qualquer motor.
Vou corrigir meu post para não confundir.
Um abraço.
Mas como fiz isso há uns 4 ou 5 anos, a memória não me ajuda mais..
Agora o tópico ficou perfeito. Com esses cálculos e explicações é possível acertar o ponto de qualquer motor.
Vou corrigir meu post para não confundir.
Um abraço.
Re: Bobinas Kdx200
Parabéns pelas explicações f.cker.
Só um detalhe:
Com uma pistola estroboscopica c/avanço, não é muito mais fácil achar o ponto em Graus? Coloca quantos Graus você quer na pistola e tá feito, certo?
Abraço.
Só um detalhe:
Com uma pistola estroboscopica c/avanço, não é muito mais fácil achar o ponto em Graus? Coloca quantos Graus você quer na pistola e tá feito, certo?
Abraço.
Re: Bobinas Kdx200
Que isso!!Alto nivel,realmente é o que o juliano falou!!Fiz aqui pelo CAD/CAM cimatron pq não sou tao bom em trigonometria!!kkkkkk Da exatamente 1,926!!Assim é mais facil tava pensando em fazer com transferidor...com paquimetro ou relogio comparador vai ser mais tranquilo!!Esta bem util esse Tópico informaçoes precisas,muito interessantes
Re: Bobinas Kdx200
Aeeeeeee....Muito obrigado f.cker e toda a galera do FLM a verdinha funcionou agora só falta os ajustes finos!!!Alem de ter minha moto funcionando denovo economizei 370 reais da compra de um cdi modelo original e ainda aprendi muito sobre ingnição e a moto toda no geral!!Valew pela força galeraaaa!!!!!!Até o FDs posto fotos da motoca em ação e conto como ela fico andando!!!!
Re: Bobinas Kdx200
Depois posta umas fotos da motoca para a gente ver. Eu tenho um album de fotos no Picasa com muitos detalhes das minhas investidas na KDX.
Segue o link. Um abraço.
https://plus.google.com/u/0/photos/1132 ... 1665757505" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Bobinas Kdx200
f.cker , tava olhando as fotos da reforma da KDX e notei a campana de embreagem reforçada..., vc mandou fazer por aqui mesmo ?
Re: Bobinas Kdx200
Pra quem acompanho ou topico,A KDX derreteu o pistão depois da adaptação do cdi!!Ferveu com menos de 2km de distancia da oficina e foi pro espaço!!!!!Sera que tem alguma coisa a ver????
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Re: Bobinas Kdx200
seu fds foi tão trágico quanto o meu mano!
se der posta a foto do cilindro la no topico
se der posta a foto do cilindro la no topico
Re: Bobinas Kdx200
Vo descobri como coloca foto aqui e ponho do pistão!!nao tirei do cilindro
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