Deixar moto parada: o que fazer ?

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Hermano MSR
Membro
Mensagens: 111
Registrado em: 27 Agosto 2013 à16 18:40

Deixar moto parada: o que fazer ?

Mensagem por Hermano MSR »

Então galera, sei que pode parecer duvida besta, mas não sei direito o que fazer. A situação é a seguinte: tive que me mudar pra fazer faculdade, e não tenho como trazer a motoca. Então, tive que deixar ela na casa do meu pai. Pedi ele pra dar uma ligada nela pelo menos uma vez por semana e desligar o polo positivo da bateria, pra não descarregar. Fiz certo, tem mais alguma coisa pra fazer ?
lauroadriano
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Fevereiro 2013 à55 09:00

Re: Deixar moto parada: o que fazer ?

Mensagem por lauroadriano »

Se for ficar muito tempo sem uso, o ideal é dar uma volta rápida a cada mês, para preservar a lubrificação das outras partes do motor, das articulações e rolamentos (graxa parada também deteriora!). Deixar a moto elevada (sem contato com o solo) e com baixa pressão nos pneus também é uma boa.
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Re: Deixar moto parada: o que fazer ?

Mensagem por Stone »

A gasolina vai ficar velha, tire toda a gasolina comum e coloque gasolina podium (caso use a comum), ela dura mais tempo sem oxidar. Deixe ela ligada pelo menos uns 10 minutos uma vez por semana pra carregar a bateria
Hermano MSR
Membro
Mensagens: 111
Registrado em: 27 Agosto 2013 à16 18:40

Re: Deixar moto parada: o que fazer ?

Mensagem por Hermano MSR »

Brigadão galera, vô liga pro véio e pedir ele pra dar baixar pressão dos pneus e arrumar um tronco pra por embaixo pra tirar o contato do chão (não tenho cavalete nem elevador negativo:: ). Aproveitare pedir pra dar umas voltas nela de vez em quando ...
cesar mx#2
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 02 Maio 2014 à44 10:49

Re: Deixar moto parada: o que fazer ?

Mensagem por cesar mx#2 »

vale dar uma pulverizada no quadro motor etc com desengripante (ajuda a não enferrujar) e além de colocar gasolina podium como disseram eu acho certo tbm esvaziar a cuba do carburador pq msm sendo uma gasolina melhor por ficar parada assim como a comum vira uma espécie de gelatina, só ñ da p/ comer aushaushaush rindo3:: rindo3:: rindo3::
lauroadriano
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Fevereiro 2013 à55 09:00

Re: Deixar moto parada: o que fazer ?

Mensagem por lauroadriano »

Hermano MSR,

Essas dicas são as ideais, mas permitem um certa flexibilidade wink . Vai tudo depender do tempo que a moto ficará parada. Um exemplo extremo é se você não tivesse ninguém para dar essa manutenção toda semana e precisasse ficar vários meses sem usá-la. Você precisaria até drenar o óleo do motor e se preparar para trocar alguns itens de borracha que poderiam se deteriorar.

Se for para ligar toda semana, estando com a bateria em boas condições, não precisa desconectar cabo de bateria nem drenar o combustível.

Como você tem alguém para fazer o serviço de ligar toda semana, basta apenas pulverizá-la (vaselina líquida é a minha preferência), renovar, de tempos em tempos (para não deteriorar) a gasolina e dar uma volta de quinze minutos a cada mês (ou mês e meio).
Hermano MSR
Membro
Mensagens: 111
Registrado em: 27 Agosto 2013 à16 18:40

Re: Deixar moto parada: o que fazer ?

Mensagem por Hermano MSR »

Brigado novamente por responder galera. lauroadriano, a moto vai ficar mais ou menos uns 6, 7 meses parada, até eu ir pra lá. Tava com medo porque uma vez deixei minha primeira moto (cg today) parada por 3 meses. Quando fui ligar, a agulha do carbura travou, a ignição não cortou. O afogador não tava funcionando e meu motor foi pro espaço... Por isso, prefiro garantir, e fazer tudo o que for possível pra que isso não se repita.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Deixar moto parada: o que fazer ?

Mensagem por jjacob »

Cara por que não vende a moto?
Hermano MSR
Membro
Mensagens: 111
Registrado em: 27 Agosto 2013 à16 18:40

Re: Deixar moto parada: o que fazer ?

Mensagem por Hermano MSR »

jjacob , eu tava até vendendo ela, mas na minha região, os caras só querem moto a preço de banana. A maioria lá não tem consiência, não viaja pra lugares distantes com a moto, e como a fiscalização lá é fraca, grande parte usa motos "tretadas". Como eles acham tornado de 2.500 a 3.000, e crf 5.000, ninguém quiz pagar mais de 1800 na minha xr. A moto ta inteirinha, super bem cuidada e tal, decidi melhor deixar ela la parada pra andar nas férias, melhor que "dar" pros outros...
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Deixar moto parada: o que fazer ?

Mensagem por Juliano »

Stone escreveu:A gasolina vai ficar velha, tire toda a gasolina comum e coloque gasolina podium (caso use a comum), ela dura mais tempo sem oxidar. Deixe ela ligada pelo menos uns 10 minutos uma vez por semana pra carregar a bateria


A gasolina podium é a mais volátil de todas, ela não aguenta 30 dias, e cria borras no carburador.
CAVAZZA
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 26 Outubro 2012 à07 16:36

Re: Deixar moto parada: o que fazer ?

Mensagem por CAVAZZA »

Hermano MSR escreveu:Brigado novamente por responder galera. lauroadriano, a moto vai ficar mais ou menos uns 6, 7 meses parada, até eu ir pra lá. Tava com medo porque uma vez deixei minha primeira moto (cg today) parada por 3 meses. Quando fui ligar, a agulha do carbura travou, a ignição não cortou. O afogador não tava funcionando e meu motor foi pro espaço... Por isso, prefiro garantir, e fazer tudo o que for possível pra que isso não se repita.
Hermano MSR

Como tenho várias motos paradas aq., talvez possa ajudar (caso ninguen faça a moto funcionar neste período q. Vc citou , Ok !) smile:: :

- Encha o tanque completamente com gasolina comum ( a gasolina VAI se perder, poderá ser usada p/ lavar peças e o restante pode ser "misturado" á um TANQUE CHEIO de um carro p/ ser aproveitada...) caso o tanque seja de lata ( se for de plástico pode ser usado com pouca gasolina MAS deve ser retirado e limpo antes de receber a gasolina nova).
- Encha os pneus com a calibragem mais alta (da moto ) e LEVANTE a moto do chão ( banco,stand, toco etc)
- retire a mangueira do carburador ´jogue óleo spray dentro, faça a moto funcionar até sair fumaça branca no escape e secar o carburador com óleo dentro.
- desconecte um borne da bateria ( deve ser carregada antes de fazer o uso da partida elétrica, quando Vc for voltar a usar...).
- verifique se o óleo está no nível ANTES de parar a moto, se ñ estiver , complete e faça o motor funcionar .
- lave a moto, jogue óleo spray EM TUDO, (claro q. antes de fazer tudo isso acima, tem de secar bem antes de jogar o óleo...)
- Quando for retornar ( se passar muito tempo, use o pedal de partida OU a partida elétrica e faça o motor GIRAR SEM LIGAR para espalhar o óleo...), caso tenha passado muito tempo , é aconselhável trocar o óleo /filtro...
Isso q. citei garante moto parada por mais de ANO, é meio chato de fazer e retornar a moto á vida mas funciona MUITO bem até em motos usadas em casa de praia ( DT 180, XL 250R ...onde reina a CORROSÃO/MARESIA mau:: mau:: ) claro,que, Vc tem de fazer o "retorno" da forma correta... wink

Abrçs... legal::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem