Piloto de Enduro, treino de Motocross. Opiniões!

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
bruno
Membro
Mensagens: 967
Registrado em: 10 Janeiro 2006 à44 16:55

Piloto de Enduro, treino de Motocross. Opiniões!

Mensagem por bruno »

Tudo bem pessoal?
Queria a opinião de vocês sobre algo que ultimamente tenho pensando.

Naturalmente sempre curti enduro, trilhas e coisas afins. Algumas vezes já "brinquei" em pistas de motocross, mas sem muitas intenções. Certa vez fui em uma pista com um colega e dei umas voltas com uma CRF450 dele... dei umas 3 voltas.. peguei um pouco de confiança e acabei passando dos limites e virei para trás em um pequeno salto. Nada grave, nada comigo e nada com a moto. Tombo bobo que acabou me deixando um pouco desanimado com motocross.

Mas apesar dos meus já 32 anos, gostaria de melhorar um pouco o desempenho no enduro. Aprender e aperfeiçoar algumas técnicas como curva e pequenos saltos.

Gostaria de eventualmente, começar a treinar motocross para ao menos ter noção de como saltar, como fazer uma curva, pegar preparo físico e outros detalhes que possam dar mais confiança no enduro.

Minha moto já esta em Campinas e vou busca-la amanha. A KLX, como sabem, não é uma moto com uma ciclísta e peso bom para a prática de motocros, até porque não foi feita para isso. Mas vocês acreditam que eu possa me divertir um pouco com ela no motocross (apenas para treino) e aperfeiçoas um pouco a tocada?

Grande abraço a todos! (não tem nenhuma mamãe aqui no forum, mas feliz dia das mães às suas)
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Piloto de Enduro, treino de Motocross. Opiniões!

Mensagem por Juliano »

Parabéns para a sua também!

Depois eu te passo uma mp, se der tempo amanhã a gente toma um café junto.


Sobre o MX, eu já prometi para mim mesmo que não entro em pista de MX.


Os meus amigos de 30 e poucos anos que se aventuraram se machucaram feio. Todos pilotos de enduro FIM e cross country, um amigo meu vice-campeão da Pakato resolveu treinar no MX para conseguir acompanhar a molecada no FIM, se machucou feio ficou uns anos sem moto.

O problema que eu vejo é a experiência com moto x osso duro pela idade. Resultado: anda forte e cai forte.

Minha dica: procura uma pista de veloterra. Eu estava andando numa pista aqui, não tem o risco dos saltos e tem o prazer das curvas.
Giovani/PR
Membro
Mensagens: 214
Registrado em: 03 Maio 2013 à36 23:30

Re: Piloto de Enduro, treino de Motocross. Opiniões!

Mensagem por Giovani/PR »

Que o risco no MX é maior, isso é inegável mas..

Acredito que seja uma ótima idéia Bruno, além de dar preparo físico, você melhorará e muito sua tocada, posicionamento corporal e afins..! Quanto a moto, sem problema algum, como você não quer emendar nenhum salto, não tem oque temer. Dica: Fora os EPI básicos, entrar na pista com neck brace é lei!!

Abraço! joia:::
Zenha
Ultra Membro
Mensagens: 3947
Registrado em: 17 Setembro 2004 à20 13:04

Re: Piloto de Enduro, treino de Motocross. Opiniões!

Mensagem por Zenha »

Pois é Brunão ai a coisa pega , vou te lembrar que no mx temos variáveis importantes como tipo de pista e solo .

Eu costumava falar antigamente que eu me considerava um excelente trilheiro , um piloto de enduro bom/razoável e um piloto de cross medíocre , com o tempo acho que só piorei nos três quesitos rindo3:: rindo3::

Na boa se você puder ter a sua disposição uma pista de cross que costumam chamar de light , ou seja saltos curtos ate uns 20 mts no máximo , sem duplos e costelas é uma excelente ideia joia::: joia::: , vc vai ganhar velocidade , muito preparo se vc se esforçar (tipo assim , passear vc vai com o seu filho no parque de bicicleta , lá vc esta para treinar tem de ter isto em mente )e o ideal era ter um treinador ao menos para o começo , para vc aprender como fazer um salto , uma curva , como frear , posicionar aprender a técnica , depois é como dizem por aqui é macetar em cima de treino , eu acredito que com treino todo mundo pode ser um pro , qualquer um , só ter tempo , dinheiro e dedicação .

Sobre a moto , cara não vejo nenhum problema em andar de enduro em pista de MX , no youtube vc vera centenas de vídeos com pilotos pro fazendo isto .
Claro e evidente que vc não vai andar como uma moto de cross , mas faz a mesma coisa , encaixa os saltos , faz curva tudo com a mesma técnica tem ate vídeo meu com uma Husaberg TE 450 , cara a Husa talvez seja a moto menos indicada para pista de cross que exista , a ciclística dela é toda voltada para enduro , diziam uns que ela não saia do chão , mas eu andei varias vezes com ela em pistas de cross, mas também andei de Gás gás 2t , de DRZ , de KTM EXC 450 (esta eu andei um ano só em cross com ela, fiz o goiano de MX ) , XR 400 , Husqvarna TE 610 e WR 250 que eu lembre .

Se quiser ver o roía andando ai um dos vídeos da Husaberg
phpBB [video]


Abraço
bruno
Membro
Mensagens: 967
Registrado em: 10 Janeiro 2006 à44 16:55

Re: Piloto de Enduro, treino de Motocross. Opiniões!

Mensagem por bruno »

Juliano escreveu: Depois eu te passo uma mp, se der tempo amanhã a gente toma um café junto.
Legal Juliano, ficou para amanha (terça). Seria um prazer tomar um café contigo!

Então gente... A idéia seria uma pista nível iniciante! Saltos leves e tal...
Mais para pegar um preparo e ter uma idéia legal sobre curvas, frenagem e pequenos saltos.

Zenha, pensei mesmo em alguém para me instruir e tal.. se não achar, vou procurar no youtube algumas coisas legais.

Pelo menos 1x por semana eu gostaria de treinar. Acho que tem uma pista de motocross aqui perto de casa.

joia::: joia:::
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Re: Piloto de Enduro, treino de Motocross. Opiniões!

Mensagem por Gustavo/PR »

É o que o Zenha escreveu...

1. Pista de mx light (sem costela, duplos, triplos ou saltos que jogam muito alto) = diversão e preparo físico.

2. Pista de muito técnica = lesões e perda de preparo físico "no pós operatório". rsrsrs


Porém é indiscutível, treinos no mx aproximam o piloto e moto, e resultado é o aprimoramento da tocada.

E diferente da trilha, na pista (seja mx ou vx), a cada volta você pode tentar fazer melhor aquela curva chata, aquele saltinho logo depois da curva, etc...

Resumindo, ganha preparo e aprende andar rsrsrs

* o zenha sugeriu um trinador, seria muito legal, não falo de vocês, mas muita gente acha que sabe andar e faz tudo errado.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Re: Piloto de Enduro, treino de Motocross. Opiniões!

Mensagem por PERUCH »

Bruno...

Sempre fiz trilhas de final de semana, corro Enduro de Regularidade e arriscava antes nums FIM... Aí quando comprei a DRZ 400, senti necessidade de melhorar meu condicionamento, mas sem academia, tinha q ser com a moto mesmo, melhorar minha posição de pilotagem nela, domar mais ela nas curvas, p q no Enduro eu pudesse andar forte mas confortável com a moto...

Durante praticamente um ano todo, eu e meu amigo procuravamos pistas de motocross aqui por perto p ir la treinar... eu focava nas curvas e conseguir preparo andando forte com a moto (andar devagar, normal, vo anda 3 horas tranquilo, mas andar forte com a mão no talo.. é coisa de pouco tempo, e às vezes o Enduro exige isso... hehehe). Então, eu sempre cortava a parte dos saltos mais altos, as costelas até deixava, p simular terreno com erosão, ou "cucurutas" nas trilhas...

Confesso que foi ali q eu aprendi a domar a DRZ 400.. ter mais conforto pilotando aquela moto grande e pesada (como todos dizem), eu ja tinha a DRZ 400 por uns 2 anos.. mas nunca tocava ela como ela queria, sempre sobravfa MUITO motor.. e depois q andei esse ano na pista.. minha pilotagem no Enduro e minha resistência melhoraram muito...

Mas, eu CORTAVA as rampas, meu amigo era mais encarnado, e fazia as rampas... era comum levar uns sustos, cair, por sorte nunca se machucou...

Acho que Motocross é um esporte muito show, mas vc ja tem q vir desde novo treinando, condicionando o corpo, mixar treino de moto com academia, treinamento funcional.. pq tipo eu q ja to com 34 anos e o corpinho ja meio baleado.. qualquer tombinho besta no MX posso me kebrar feio... hehehehe

Mas, para finalizar, acho bem legal, ajuda SIM na sua pilotagem.

Abraço
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Piloto de Enduro, treino de Motocross. Opiniões!

Mensagem por cascao »

Eu ando de vez em quando, como a turma falou, tem que ser uma pista light. Acho que a moto de enduro sofe muito por causa do fim de curso e para emendar pulos grandes é mais difícil que uma própria para MX.
Procuro andar uns 30-40 minutos sem parar num ritimo 80% da minha capacidade. Cansa bastante.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem