da pra anodizar as mesas originais da crf 250r 2015

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Julio Cesar Peruch
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Março 2016 à08 18:57

da pra anodizar as mesas originais da crf 250r 2015

Mensagem por Julio Cesar Peruch »

existe a possibilidade de se fazer isso?
tem como remover o eixo da mesa inferior?
se não, da pra anodizar o eixo junto?
LJR
Membro
Mensagens: 24
Registrado em: 15 Agosto 2012 à22 17:40

Re: da pra anodizar as mesas originais da crf 250r 2015

Mensagem por LJR »

Amigo,

A anodização é um processo que pode ser feito no alumínio, magnésio, zinco, titânio, e algumas outras ligas metálicas. Ela consiste de aumentar a camarrada de corrosão do metal (que é diferente da oxidação no ferro, formando FeO,Fe3O4, além dos hidróxidos, e assim vai) que é porosa e retém muito bem a tinta durante o processo. Ela aumenta a resistência à corrosão contra sais (presentes na lama e areia, ou seja, o habitate natural de uma moto de trilha), pois a camada química evita que estes entrem em contato com a liga metálica.

As mesas da CRF são feitas de magnésio, se não me engano. Você vai precisar de alguém especializado neste serviço, pois não é tão simples quanto anodizar o alumínio (creio eu). Com o alumínio, você pode anodizar em casa mesmo (procure alguns vídeos no YouTube).

Fique atento para não ser enganado! A anodização é bem diferente de uma simples pintura com tom brilhante. Se o seu objetivo for estético, esta última pode resolver seu problema sendo uma alternativa mais em conta.

Sobre o eixo de direção, eles têm que ser removidos do rolamento cônico usando uma prensa hidráulica. Leve em uma oficina que eles tiram sem problemas.
Julio Cesar Peruch
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Março 2016 à08 18:57

Re: da pra anodizar as mesas originais da crf 250r 2015

Mensagem por Julio Cesar Peruch »

LJR escreveu:Amigo,

A anodização é um processo que pode ser feito no alumínio, magnésio, zinco, titânio, e algumas outras ligas metálicas. Ela consiste de aumentar a camarrada de corrosão do metal (que é diferente da oxidação no ferro, formando FeO,Fe3O4, além dos hidróxidos, e assim vai) que é porosa e retém muito bem a tinta durante o processo. Ela aumenta a resistência à corrosão contra sais (presentes na lama e areia, ou seja, o habitate natural de uma moto de trilha), pois a camada química evita que estes entrem em contato com a liga metálica.

As mesas da CRF são feitas de magnésio, se não me engano. Você vai precisar de alguém especializado neste serviço, pois não é tão simples quanto anodizar o alumínio (creio eu). Com o alumínio, você pode anodizar em casa mesmo (procure alguns vídeos no YouTube).

Fique atento para não ser enganado! A anodização é bem diferente de uma simples pintura com tom brilhante. Se o seu objetivo for estético, esta última pode resolver seu problema sendo uma alternativa mais em conta.

Sobre o eixo de direção, eles têm que ser removidos do rolamento cônico usando uma prensa hidráulica. Leve em uma oficina que eles tiram sem problemas.
É, a anodização seria feita por efeito visual mesmo.
Guilherme 2T
Membro
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Maio 2009 à28 09:40

Re: da pra anodizar as mesas originais da crf 250r 2015

Mensagem por Guilherme 2T »

Peças de alumínio injetadas, (acho que é o caso da mesa) não ficam com um acabamento tão bom na anodização devido a liga utilizada.
A algum tempo atrás mandei várias peças para anodizar, algumas que eram injetadas nem pegaram cor outras ficaram escuras. Não recomendo se esse for o caso.
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: da pra anodizar as mesas originais da crf 250r 2015

Mensagem por jjacob »

Pintura epoxi ou a pó fica show.
Julio Cesar Peruch
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 26 Março 2016 à08 18:57

Re: da pra anodizar as mesas originais da crf 250r 2015

Mensagem por Julio Cesar Peruch »

Guilherme 2T escreveu:Peças de alumínio injetadas, (acho que é o caso da mesa) não ficam com um acabamento tão bom na anodização devido a liga utilizada.
A algum tempo atrás mandei várias peças para anodizar, algumas que eram injetadas nem pegaram cor outras ficaram escuras. Não recomendo se esse for o caso.
Então, eu não sei se é o caso da mesa.
Guilherme 2T
Membro
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Maio 2009 à28 09:40

Re: da pra anodizar as mesas originais da crf 250r 2015

Mensagem por Guilherme 2T »

Julio Cesar Peruch escreveu:
Guilherme 2T escreveu:Peças de alumínio injetadas, (acho que é o caso da mesa) não ficam com um acabamento tão bom na anodização devido a liga utilizada.
A algum tempo atrás mandei várias peças para anodizar, algumas que eram injetadas nem pegaram cor outras ficaram escuras. Não recomendo se esse for o caso.
Então, eu não sei se é o caso da mesa.
Julio, coloca a foto ai que é fácil descobrir!
Tentei achar uma foto, mas não tenho nenhuma e as anodizações eu tinha feito na minha moto que vendi. Queria te mostrar como fica.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: da pra anodizar as mesas originais da crf 250r 2015

Mensagem por Juliano »

No caso da mesa o ideal é comprar uma usinada, nesse caso já compra anodizada inclusive.
Guilherme 2T
Membro
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Maio 2009 à28 09:40

Re: da pra anodizar as mesas originais da crf 250r 2015

Mensagem por Guilherme 2T »

Consegui catar em um vídeo uma foto das partes anodizadas da ex-motoca.
O guidão dourado - OK
A presilha do cilindro de freio (injetado) - Mais ou menos, mas da para ver que é vermelho
A tampa do cilindro (injetado) - Quase nem da para ver o vermelho, ficou bem escura.
Anexos
anodizacao.jpg
anodizacao.jpg (213.31 KiB) Exibido 3606 vezes
Editado pela última vez por Guilherme 2T em 31 Março 2016 à34 13:47, em um total de 1 vez.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: da pra anodizar as mesas originais da crf 250r 2015

Mensagem por Leo Racing »

Agora tem um epoxi verniz fica bem tesão, eu fiz na minha ex ttr.

Imagem

A foto nao retrata bem a cor, mas fica bem brilhosa mais bonita que a anodizada.
Guilherme 2T
Membro
Mensagens: 345
Registrado em: 06 Maio 2009 à28 09:40

Re: da pra anodizar as mesas originais da crf 250r 2015

Mensagem por Guilherme 2T »

Leo Racing escreveu:Agora tem um epoxi verniz fica bem tesão, eu fiz na minha ex ttr.

Imagem

A foto nao retrata bem a cor, mas fica bem brilhosa mais bonita que a anodizada.
joia::: joia::: joia:::
pedrons360
Membro
Mensagens: 10
Registrado em: 25 Janeiro 2015 à25 12:44

Re: da pra anodizar as mesas originais da crf 250r 2015

Mensagem por pedrons360 »

Sim!
Eu anodizei as mesas da minha crf de vermelho,mas elas não ficam com aquele acabamento brilhante,ficam mais foscas,mas eu achei que ficou bem massa mesmo assim!E ficou uns 180 reais se eu não me engano aqui na Anodont em Ribeirão Preto,já os cubos eu pintei com tinta automotiva,até hoje está perfeito,ja faz quase 1 ano!
Anexos
fr_213.jpg
fr_213.jpg (2.71 MiB) Exibido 3325 vezes
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem