Minas Riders 2017, polícia, imprensa e prova cancelada!

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Leandrofc
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 30 Dezembro 2014 à53 23:25

Minas Riders 2017, polícia, imprensa e prova cancelada!

Mensagem por Leandrofc »

Apesar de não ter condições de ir, sempre acompanho as provas de Hard Enduro e com o Red Bull Minas Riders 2017 não foi diferente.

Quem acompanha o fórum, já se leu minha resenha sobre o ezbergrodeo do ano passado aqui: http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... 42#p442442" onclick="window.open(this.href);return false; e sabe como eu defendo a causa dos trilheiros e o espírito desse esporte magnífico.

Assim como no post sobre o Ezberg, que foi inspirado numa conversa do grupo do whatsapp daqui do fórum, esse post também foi baseado numa conversa de lá, por isso, meus agradecimentos especiais ao Fabão, Santi, Igor, Jolz, Touche e outros que colaboraram para enriquecer a discussão. Se você quiser participar do grupo, se inscreva usando esse tópico: http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... 97#p449197" onclick="window.open(this.href);return false;

Acabada a apresentação, vamos aos fatos: o Red Bull Minas Riders 2017 foi uma prova que teve de tudo para ser uma das melhores do calendário mundial do Hard Enduro: Ouro Preto tem uma paisagem urbana pitoresca, as trilhas são técnicas, fora a oportunidade de ver sumidades do esporte como Graham Jarvis, Alfredo Gomez, Webb....mas algo não estava cheirando bem desde o início.

E tudo começou com uma postagem no facebook do Wade Young informando que não iria participar do Red Bull Minas Riders porque a sua moto tinha ficado presa na alfândega brasileira. Aqui cabe um parênteses: como a Receita Federal do Brasil gosta de apreender motos offroad! Acompanhando o leilão dessas motos no próprio site da receita federal do Brasil, pude ver que elas são disputadas à tapa e saem no preço de mercado, praticamente. Um dia vou descobrir o que de fato acontece nesse leilão da Receita Federal, porque não tem sentido alguém arrematar uma motocicleta que foi apreendida à preço de mercado! Mas fácil pegar a moto de uma revenda que é obrigada a dar garantia, fornecer peças, etc, do que na receita federal que não garante nem mesmo se a moto está funcionando! No dia em que eu solucionar esse enigma, prometo que faço um post especifico, mas por enquanto, não vejo nenhuma vantagem nos leilões oferecidos pela Receita Federal de motos offroad.

Voltando ao Wade Young, ele disse que não participaria do Red Bull Minas Riders 2017, por problemas de alfândega (aqui: https://www.facebook.com/wadeyoungracin ... 94/?type=3" onclick="window.open(this.href);return false;) Achei estranho, mas como já disse a Receita Federal tem fome de motos offroad, achei esquisito, mas engoli o desfalque de um dos pilotos favoritos para vencer a prova.

Antes fosse o problema do Wade Young único.

A imprensa no Brasil, simplesmente ignora as provas offroad. A rede globo boicota a Red Bull há anos na F1, eles nunca falam Red Bull Racing, mas sempre RBR ao contrário da Ferrari e outras equipes. Pesquisei no estadão, na folha de São Paulo, no Uol, Terra, nada. Nenhuma menção sequer sobre o Minas Riders. O Brasil é um país com potencial de turismo offroad incomensurável, noticiar um evento assim, não é merchandising, no meu ponto de vista: é um colírio para os olhos, um good news. Merece uma nota de rodapé ao menos. Mas se não pagar a grande imprensa não se interessa, então o Minas Riders e outras competições offroad ficam na obscuridade. Uma verdadeira pena.

Se não bastassem esses golpes no Red Bull Minas Riders, fiquei sabendo através do whatsapp e confirmei a notícia em um portal alternativo de notícias offroad do Adauto (http://www.motoraid.com.br/minas-riders ... cancelada/" onclick="window.open(this.href);return false;) que a prova foi cancelada prematuramente por problemas com fiscalização.

É aqui que começa minha crítica: Nosso esporte precisa ser regularizado! As motos offroad deveriam ter placas. E o governo deveria de cobrar até mesmo uma taxa extra para cobrir com gastos de eventual degradação ambiental. Em contrapartida, há autorização para frequentar trilhas em áreas de proteção ambiental. A contrapartida é simples e é assim que funciona em alguns países.

Os eventos de forma geral também precisam de uma lei básica: hoje em dia, você tem que pedir autorização para a prefeitura, bombeiros, polícia, promotoria, gerente de apa, ibama, enfim, uma infinidade de órgãos que, caso somente um deles seja esquecido, pode barrar seu evento no meio, no momento em que está acontecendo, ao bel prazer de quem tem o poder para fiscalizar. E como então os eventos de grande porte acontecem? Assim como a Copa do Mundo e das Olimpíadas, grandes eventos acontecem na base do "jeitinho" brasileiro: eu conheço fulano que é "superior" a ciclano e vai garantir que tudo ocorra e as autoridades façam fiscalização básica ou nem fiscalizem.

O problema é que a falta de uma lei para eventos dá muita margem para a fiscalização fazer o que quiser, quando bem quiser. Quando a lei é clara, não existe margem pra "dar jeitinho". Ou é ou não é e pronto. Num evento, por exemplo se a organização seguir o que a lei pede, ninguém pode embargar.

Mas aí, meu amigo trilheiro, experimente ir atrás da "lei para eventos"... Entra prefeitura achando que é ela quem manda, entra polícia, bombeiros, promotores, gerente de apa e um monte de nego que tem poderes de mando... Enfim, se um desses personagens achar que não pode ter evento, não haverá. Mesmo que isso aconteça bem no meio do evento - trocando em miúdos, as autoridades não querem uma lei para eventos justamente para que os organizadores fiquem nas mãos delas, ou nas mãos do famoso jeitinho brasileiro, porque elas,as autoridades públicas não querem ceder seu poder de mando para a lei - e queria lembrar que a lei serve para resolver os problemas da sociedade e não criar mais problemas ainda!

Agora, acho muito difícil, depois da copa e olimpíadas que foram feitas na base do jeitinho, sem uma lei de diretrizes básicas para eventos, duvido que agora, surja alguma lei para resolver.

E eu não acho que isso seja motivo de revolta, de panelaço: o Povo brasileiro está trabalhando pra por comida na casa. Essas coisas os políticos são pagos para resolver, mas não resolvem, preferem praia::

Na prática, na falta de um canal para reclamar, sobra pra gente ficar reclamando uns com os outros nas redes sociais na esperança que alguém escute e faça algo para resolver.

E para finalizar: o Red Bull Minas Riders foi cancelado antes da hora, por algum personagem que eu citei acima sem qualquer tipo de significância para eu e para você, mas que quis aparecer para dizer que ele/ela tem poder de mando, que a organização tem que seguir a lei (que lei?) quis ter mídia (que mídia? ninguém da grande imprensa cobre o Minas Riders) , enfim, para provar que não existe uma lei coerente que cubra eventos de grande e de pequeno porte no Brasil.

Nisso tudo, fico indignado não só pelo cancelamento do Minas Riders, mas por faltar o básico: nossa terra precisa de leis que sejam cumpridas tanto por nós meros mortais, mas também pelo próprio Governo e seus personagens, sem jeitinhos, sem propinas, leis claras o suficiente para que pessoas de outros países (e nós também) entendam e as sigam.

E não. Não acredito que haja outro Minas Riders ou outra prova de hard enduro no Brasil tão cedo. Infelizmente. Conada
bahia318
Membro
Mensagens: 140
Registrado em: 25 Abril 2013 à58 17:53

Re: Minas Riders 2017, polícia, imprensa e prova cancelada!

Mensagem por bahia318 »

Falou tudo.
Lamentável e revoltante.
Imagino também que não haverá novamente.
julianorettore
Membro
Mensagens: 324
Registrado em: 19 Setembro 2012 à35 11:41

Re: Minas Riders 2017, polícia, imprensa e prova cancelada!

Mensagem por julianorettore »

O porquê disso é simples: o esporte não tem patrocínio de grandes empresas do esporte como Nike Adidas , não tem patrocínio de grandes cervejarias e dispensam uso dos estádios superfaturados do governo que certamente as emissoras de TV participação nos lucros de bilheteria. Nem queria ver isso na Globo pois iriam colocar o irritante Galvão Bueno pra narrar a competição.
bitarovec
Membro
Mensagens: 36
Registrado em: 04 Outubro 2015 à23 23:13

Re: Minas Riders 2017, polícia, imprensa e prova cancelada!

Mensagem por bitarovec »

Eu fui no prólogo do ano passado ( 2016 ) que aconteceu em nova lima... top demais. Esse ano só não foi porque caiu numa quarta feira, e eu não tinha como faltar a aula de noite, e foi na cidade de ouro preto. Eu ia no epílogo que seria no domingo... na cidade de honorio bicalho no CT FAST BROTHERS, realmente o que eu fiquei sabendo por aqui foi que o pessoal ia passar por uma parte em ouro preto que era reserva ambiental, logo não tinham a licença para passar, dai foi alterado o trajeto para passar por fora dessa parte, mais porem tinha um trecho que teriam que passar pelo asfalto, foi ai que a policia montou uma barreira e apreendeu as motos. Pessoal da categoria gold foi de boa pq eles iam ate o local de carro, já os demais que sairiam andando com as motos do Hotel caíram na blitz.

Como a maioria dos pilotos vieram "andando" com as motos e não teriam condições de continuar com a prova ( pq se pegassem o asfalto as motos seriam apreendidas ) o evento foi cancelado.


No mais oq eu fiquei sabendo foi isso... evento muito top que eu acho que nunca mais vai voltar...

joia:::
Italo00
Membro
Mensagens: 59
Registrado em: 25 Fevereiro 2017 à25 17:00

Re: Minas Riders 2017, polícia, imprensa e prova cancelada!

Mensagem por Italo00 »

Esse país não para de surpreender, se não for do interesse deles, simplesmente atrapalham! negativo::
ótimo assunto tratado no post joia::: palmas::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem