Motor de XR 200 batendo válvulas!

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
freaking.jonas
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Novembro 2017 à08 22:09

Motor de XR 200 batendo válvulas!

Mensagem por freaking.jonas »

Oi pessoal, tudo bom?

Queria tirar uma dúvida que vem tirando meu sono ultimamente. Há uns meses, comprei uma Honda XR 200 2002 que estava parada há um tempão. Obviamente gastei uma grana com ela para trocar algumas peças que tiveram desgaste prematuro por conta da falta de uso.
Um dos problemas que ela apresentou de cara quando fui testá-la foi o barulho de válvulas batendo, e forte. Elas batiam forte independentemente da temperatura do motor. Levei-a no mecânico
e ele disse que o cabeçote precisava ser feito, então eu mandei refazer. Quando fui buscar a moto do mecânico, ele me disse que é normal desse motor bater válvula quando está quente, que as válvulas trabalham com uma folga mínima. Li alguns blogs relacionados à motos e alguns proprietários de CRF 230 dizem exatamente a mesma coisa sobre o barulho das válvulas em temperatura alta. E todos sabem que o motor da CRF é um motor de XR mexido.

Minha dúvida é, isso é normal dela ou tem como não bater válvula mesmo estando quente?

Obrigado!
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Motor de XR 200 batendo válvulas!

Mensagem por Juliano »

Corrigindo... o motor da CRF230 não é um motor de XR mexido, na verdade ambos são motor de Turuna 1979!

Eu já tive CRF230, não bate válvula não, só se estiver com a corrente gasta e/ou mega comandos com 5 metros de levante.
freaking.jonas
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Novembro 2017 à08 22:09

Re: Motor de XR 200 batendo válvulas!

Mensagem por freaking.jonas »

Estranho, já vi outras XR200 batendo um pouco e inclusive uma CRF230. O som não é estridente, é só um barulho a mais das válvulas. Mais de uma pessoa me falou que isso é normal, até o mecânico que mexe na minha moto.

Vou checar a corrente de comando pra ver se não está gasta.
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: Motor de XR 200 batendo válvulas!

Mensagem por Ronaldo p.a »

Que tipo do desgaste tinha o seu cabeçote? Empenamento, desgaste das sedes/válvulas/guias, ou desgaste do comando e balancins?

Se for a última opção, teria que ver o que causou o problema. (Recentemente eu comprei um motor 200 fundido, o comando estava completamente gasto! Quando eu desmontei a bomba de óleo, tinha um pequeno cubo de borracha na saída de óleo da bomba, obstruindo a passagem de óleo para o cabeçote)

Se o barulho estiver anormal, seria bom dar uma revisão na bomba e em todo o circuito de lubrificação do motor.
freaking.jonas
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 15 Novembro 2017 à08 22:09

Re: Motor de XR 200 batendo válvulas!

Mensagem por freaking.jonas »

Então, o cabeçote estava com as válvulas, comando e balancins gastos. O cabeçote está novo agora.
Vou dar uma checada na bomba de óleo e na corrente de comando.
Depois de muita pesquisa e bate papo com donos de XR 200 e CBX Strada - motos que possuem o mesmo motor - vi que não sou o único a ter essa dúvida, nem de longe. Até que um cara me chamou e disse que esses motores têm um defeito crônico, que é corrente de comando folgada, o que ocasiona o barulho dela. Depois que ele trocou a corrente e as juntas, o barulho desapareceu.
caveira
Membro
Mensagens: 97
Registrado em: 08 Fevereiro 2005 à16 10:55

Re: Motor de XR 200 batendo válvulas!

Mensagem por caveira »

lembre de colocar o tensor da corrente de comando com catraca.
se for ainda original troque urgente.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem