DT 200 - Uso urbando (dúvidas, sugestões)

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
GabrielSto
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 27 Agosto 2014 à31 08:56

DT 200 - Uso urbando (dúvidas, sugestões)

Mensagem por GabrielSto »

Olá,
Gostaria de trocar umas idéias sobre a viabilidade de uma Dt 200 pra uso urbano no dias atuais.
Seguinte, tenho uma dtzinha muito querida que era usada em trilhas/sitios, etc, ela está com docto em dia e atualmente está parada na minha casa (motor aberto).

A questão é, estou precisando bastante de uma motocicleta pra uso urbano (tenho um palio, está meio puxado pra alguns correr do dia a dia), não tenho muita grana e cheguei a conclusão que seria mais barato fazer uma reforma da minha querida dtzinha (que ja é uma vontade antiga) do que comprar uma CG por exemplo. Eu moro na região metropolitana de Bh, pego trecho de serra e rodovias as vezes, o que me desanima de uma moto de baixa cc pela questão da segurança.

Tenho muita familiaridade com motores 2t, não me incomodo com cheiro de óleo, mas minha duvida e quanto ao dia a dia com a moto, se alguém usar e puder me dar uma luz. Sei que o consumo não é dos melhores, mas de a pergunta básica é : PRESTA ?

Quero fazer uma moto bem confiável, e me animei com algumas coisas, por exemplo, que a Magnetron faz um chicote elétrico zero km replica do original (o que ja elimina varios problemas), faria ela sem autolub e com tpvs mecânico, sem bateria também. Seria uma moto com mecânica e escapamento original, inclusive.
Estou aberto a sugestões.

A propósito, se algum membro do forúm tiver um painel bacana pra vender.. seila:: é a unica peça fundamental que não tenho (tenho a aranha do farol, setas, paralama traseiro)
emim76
Membro
Mensagens: 376
Registrado em: 31 Agosto 2013 à46 18:39

Re: DT 200 - Uso urbando (dúvidas, sugestões)

Mensagem por emim76 »

Fala amigo !

Tem um conhecido aqui na cidade que tem uma 200R e vai muuito bem!
A moto não quebra e anda que é um absurdo !
E só anda !
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Re: DT 200 - Uso urbando (dúvidas, sugestões)

Mensagem por Stone »

Se você já é familiarizado com a moto já é meio caminho andado, pois já deve saber das manhas das 2T, principalmente com o cuidado com a falta de combustível. É uma boa moto, só não te aconselho a preparar o motor, quanto mais original mais durável.
Só te aconselho a usar bateria, pois vai precisar de pisca, luz de freio, buzina etc. O chicote magnetron não é dos melhores, funciona, mas os fios são muito finos, não se comprara com o original. Caso queira um chicote bom entre em contato com a Centech de Blumenau-SC, mandei fazer um de XL250 com eles, muito top, fio grosso, tudo estanhado, vale muito a pena
GabrielSto
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 27 Agosto 2014 à31 08:56

Re: DT 200 - Uso urbando (dúvidas, sugestões)

Mensagem por GabrielSto »

Obrigado pela ideia, pretendo fazer o motor com biela Txk e pistão kmp comuns mesmo, e um bom rolamento no vira (no mínimo Nsk) mas acredito que com um bom acerto na carburação nao venha a quebrar.
O escape seria o dela original desmiolado com ponteira original, inclusive pra ter uma autonomia relativa (que eu espero algo prox ao 18km/l).
A ideia do chicote era mais preventiva, o original dela está muito bom inclusive e ela nunca deu problemas eletricos, mas fico com medo de começar a dar.. ai pensa isso de madrugada no meio da rua é fróids.. vc se lembra quanto custou esse chicote ? o magnetron foi o unico que eu vi réplica do original.

A bateria eu pensei em eliminar e ligar tudo direto com lâmpadas de Led, ja que eu nao usarei autolub nem o ypvs eletrônico.. é uma questão a se pensar, penso se compensaria colocar a bateria apenas para alimentar setas, buzina e farol (apesar de que a iluminação do farol sem a bateria fica comprometida, dependendo do giro do motor)..
Será que ocasiona problema como queimar a lampada sendo direto ?
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Re: DT 200 - Uso urbando (dúvidas, sugestões)

Mensagem por Stone »

Provavelmente queimaria lâmpadas sim, pois é a bateria que estabiliza o sistema elétrico.
O chicote da XL250 se não me engano paguei R$250, mas se o chicote da sua moto está bom não tem porque trocar, analisa ele bem, vê se precisa de algum reparo, se tem fio descascado, etc.

Quando reformo alguma moto costumo descascar o chicote todo analiso tudo, deixo de molho e lavo tudo com java-jato (principalmente os plugues), faço o que tem que ser feito, passo fita isolante boa nele todo (Gosto da 3M 33+), depois passo WD40 em todos os plugues. Isso deixa o chicote zerado. Faço isso quando o chicote é original e em bom estado, se for daquele que já está todo remendado aí não tem o que fazer, não vale a pena.
GabrielSto
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 27 Agosto 2014 à31 08:56

Re: DT 200 - Uso urbando (dúvidas, sugestões)

Mensagem por GabrielSto »

Pensarei na bateria então apenas para o sistema elétrico, obrigado pela dica. O chicote dela está muito bom na verdade, ela nunca deu problema nenhum, pensei apenas na questão de ser um chicote com seus 23 anos e esta bem ressecado já, os fios estão duros e pela idade seria um troca preventiva.. Como usaria a moto diariamente quero evitar o máximo de problemas, estou mais preocupado com a parte mecânica dela a princípio. talvez nem pinte o chassi dela por agora, nao esta perfeito mas ainda esta boa a pintura original..
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: DT 200 - Uso urbando (dúvidas, sugestões)

Mensagem por João Neres »

Cara se você quer uma moto pra dia a dia pode ter certeza que vai sair mais barato comprar uma cg do que reformar uma dt de trilha.
DT não da pra remendar cara, ou faz BEM feito ou a moto vai quebrar direto, tem consumo alto, peças caras, e sabendo que ela já vem de trilha então... usar DT sem autolube pro dia a dia é uma canseira, vc vai ter que carregar o litro de óleo sempre na bolsa, sujar a mão pra colocar no tanque, não ira fazer o premix corretamente se abastecer no posto pois não vai misturar dentro do tanque...
Usar YPVS mecânico é muito ruim também pois o sistema não funciona direito, usar sem YPVS é pior ainda, aconselho vc colocar o eletrônico novo, vais gastar uns 800,00 na centech mas fica muito bom.
Volta e meia vc terá manutenção usando ela dia a dia.
Falo isso por que tive uma DT 200R por três anos usando dia a dia na rua, a ,moto era impecavel e ainda assim volta e meia a manutenção vem e sempre é cara, e NÃO falo por mal não, eu adoro essa moto e quero comprar outra, mas podes ter certeza, essa não é a moto ideal para o dia a dia, um conselho, restaura ela com paciência e use para passeios nos fins de semana, vais gostar.
dia a dia gastando pouco, com segurança e confiabilidade é Honda CG.
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: DT 200 - Uso urbando (dúvidas, sugestões)

Mensagem por João Neres »

Minha DT de rua...
Anexos
IMG_3966.JPG
IMG_3966.JPG (2.5 MiB) Exibido 4914 vezes
GabrielSto
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 27 Agosto 2014 à31 08:56

Re: DT 200 - Uso urbando (dúvidas, sugestões)

Mensagem por GabrielSto »

Fala Joao !
No momento estou com pouca grana e bastante necessidade, isso que é fróids.. talvez com muito custo compraria uma Honda Biz com uns 15 anos de uso é complicado.. moto véia por moto véia prefiro uma que esteja com a mecânica rigorosamente em dia feita por mim..
Estou fazendo umas estimativas de custo ainda, penso em gastar uma boa grana no motor a fim de evitar problemas, mesmo que nao consiga fazer a estética dela 100%, também pretendo usar mais de imediato e logo mais começar a pagar uma carta de crédito de uma motinha zero km, visto que nao tem os juros absurdos de um financiamento.

Que tipo de problemas vc teve com a moto ? eu sempre tive moto mais velha de trilha e até gosto de mexer, so nao suporto ficar apé na rua, ja fiquei uma vez com uma Xr Tornado com a mulher ainda.. so me faltou por fogo nela ali mesmo !

A questão da Detas é que ela esta com docto em dia e é minha a 8 anos, a motinha nunca estragou (nunca fiquei a pé com ela, a moto rodou anos sem queimar nem uma vela) e neste tempo todo o motor foi aberto apenas 1 vez, sendo a segunda agora (o cilindro dela é 0,75mm original), agradeço os conselhos e gostaria de saber mais sobre sua experiencia com a moto na rua, problemas mais recorrentes e etc.
Eu nao sou iludido com essas motos velhas, a decisão foi de unir o útil ao agradável, juntando a pouca grana que tenho e a Dt parada a 1 anos sem ligar em casa com docto em dia... Não considero vender meu Palio de jeito nenhum.

Como faço pra postar uma foto ? a propósito, nao consegui ver a sua
GabrielSto
Membro
Mensagens: 65
Registrado em: 27 Agosto 2014 à31 08:56

Re: DT 200 - Uso urbando (dúvidas, sugestões)

Mensagem por GabrielSto »

Quanto ao Ypvs eletrônico em concordo com voce, pra rua é bem melhor, mas não encontrei nenhum ainda !
O autolub eu realmente dispenso, pra mim nao incomoda misturar no tanque e da pra fazer certinho, vale lembrar que as motos 2t mais antigas nao contavam com este sistema, acredito que seja mais cômodo e só.. se for pensar, ele é acionado junto ao acelerador também, entao acredito que nao de muita diferença em eficiencia de lubrificação, talvez dê em economia de oleo ne ..
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: DT 200 - Uso urbando (dúvidas, sugestões)

Mensagem por João Neres »

então, não tive muitos problemas que persistissem, tive vários mas na maioria coisas diferentes,
o que me deixava p da vida era vazamento de oleo, por mais que trocasse retentor, com 2 meses tava vazando de novo, pedal de cambio, autolube, ypvs foram os que tive problemas com vazamento.
uma vez só fiquei na estrada, foi vela (vacilo meu mesmo não troquei depois de comprar a moto)
a suspensão traseira nunca ficou boa, sempre dura fiz duas vezes
a dianteira fiz uma vez e ficou muito mole ( acho que foi o tipo de oleo usado)
ypvs parou de funcionar, gastei 800,00 refiz tudo novo, central, servo, cabos, rententores..
o autolube só me incomodou com vazamento uma vez, mas gostei demais funcionava perfeitamente.
roscas espanavam fácil demais
problemas com acerto de carburação, andava dois meses precisava fazer acerto de novo
nunca tive problemas com superaquecimento
coloquei o chicote da magnetron que vc falou e realmente ele é frágil, muito fino, se der mole amassa ou quebra o fio, principalmente os de seta
enfim tive diversos outros problemas que não lembro, mas eu gostava muito da moto, quando estava acertada era demais, forte, leve... muito boa e bonita tenho saudades dela, eu vendi por questão financeira mesmo, não tava conseguindo manter ela como deveria, eu usava pra ir pra faculdade todo dia.
como estava inteira e o preço dessas motos subiram muito, com a grana da venda comprei uma tenere 250 (broxante e pesada, mas confiável econômica e confortável) e sobrou uns trocados ainda...
ainda pego outra DT ! meu pai ainda tem uma 1992 180Z eu tenho revistas de época dela e alguns posters, sou apaixonado por essa moto.

me empolguei mas em resumo, a moto é boa mas demanda uma manutenção periódica de custo médio, ainda mais que vc vai precisar colocar todo o kit pra andar na rua, vou te dizer, se for pra deixar como "tem que ser" peças originais, plásticos novos, e deixar a moto bem original, vc compra uma cg nova fácil, mas vai de cada um as vezes vc só quer por pra rodar mesmo vai de cada um...
no mais boa sorte com a moto e se conseguir manda umas fotos!
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: DT 200 - Uso urbando (dúvidas, sugestões)

Mensagem por João Neres »

a foto vc adiciona em anexo , usando a resposta completa (não a a rápida) abaixo da caixa de texto tem adicionar anexo ai vc coloca a foto la
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem