suspensão invertida. Para que serve?

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
davi.df
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suspensão invertida. Para que serve?

Mensagem por davi.df »

pessoal, eu queria saber qual a diferenca entra a suspensão invertida e a suspensão normal. Se alguem souber e quiser dar uma forca! :wink:
Gargamel
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Mensagem por Gargamel »

Cola do TOPS, agradeça a ele :

a principal diferença é que os garfos invertidos usam o sistema de cartuchos e os nacionais usam o sistema mola-oleo.

No mola-óleo é simples: quando a suspensão se move o óleo é obrigado a passar por orifícios fixos. Quanto mais rápido a roda movimenta verticalmente, mais óleo é obrigado a passar pelos orifícios que são de tamanho FIXO. O problema é este orifício fixo. Este garfo tem muito pouca resistência quando a velocidade vertical da roda é baixa e são excessivamente duros quando a roda se move pra cima/pra baixo rapidamente.

Uma solução muito comum pra quem pega uma nacional e passa a usar no off road é mandar preparar as suspas... o que fazem então é a revalvulação. Nada mais é que alterar os furos, ou instalar óleo de suspensão de viscosidade diferente. Isto aumenta ou diminui a velocidade vertical da roda em todas situações, mas como os furos são de tamanho fixo a moto pode ficar boa para passar pelas irregularidade do terreno, mas piora quando você der uma freada ou acelera no estradão...

Já os garfos de cartucho usam umas molas em formato de arruela que se curvam quando o óleo passa pelo piston. Isto cria resistência à velocidade muito baixa e, quando a roda se move verticalmente muito rápido, as molas se curvam mais e o oleo passa mais rápido, amortecendo as pancadas de maneira mais eficiente.


Agora qto ao fato de alguns garfos especiais serem montados INVERTIDOS eu relamente n sei o porque, pois existem garfos cartuchados montados "certos", como por exemplo os de Dr400 ou kdx.
TopsMan
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Mensagem por TopsMan »

entao... li superficialmente que o fato dos garfos "vips" serem invertidos tem a ver com baixar o centro de gravidade da moto, baixar o centro de gravidade melhora a ciclistica da moto, ela fica melhor pra curvar e saltar.... e na reta ela "cola" mais no chao... por isso até as superbikes tem garfos invertidos.
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

esses garfos invertidos sao melhores para quem pratica MX pq ele absorve mais o impacto das motos quando elas aterrisam dos saltos
TopsMan
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Mensagem por TopsMan »

guibh escreveu:esses garfos invertidos sao melhores para quem pratica MX pq ele absorve mais o impacto das motos quando elas aterrisam dos saltos
é um raciocínio incompleto... pois existem garfos invertidos com mola/oleo tão ruins pra mx qto os garfos "normais" mola/oleo.

absorção de impactos tem a ver com o fato do garfo ser cartuchado ou mola/oleo, podendo ele ser invertio ou não, entende ?

uma " tabela" de "melhores suspensoes" seria assim:


++ Garfo invertido cartuchado = ciclistica+ / absorção +
-+ Garfo normal cartuchado = ciclistica - / absorcao +
+- Garfo invertido mola/oleo = ciclistica+ / absorcao -
-- Garfo normal/mola oleo = ciclistica - / absorcao -

tendeu ?
NESTOR/RS
Moderador
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Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

++ Garfo invertido cartuchado = ciclistica+ / absorção +
-+ Garfo normal cartuchado = ciclistica - / absorcao +
+- Garfo invertido mola/oleo = ciclistica+ / absorcao -
-- Garfo normal/mola oleo = ciclistica - / absorcao -
Eita trem bão sô!!! acho que melhor impossível...simples e prático tops!!!!! =D> =D> =D> =D> =D>
bessa27
Moderador
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Mensagem por bessa27 »

NESTOR/RS escreveu:
++ Garfo invertido cartuchado = ciclistica+ / absorção +
-+ Garfo normal cartuchado = ciclistica - / absorcao +
+- Garfo invertido mola/oleo = ciclistica+ / absorcao -
-- Garfo normal/mola oleo = ciclistica - / absorcao -
Eita trem bão sô!!! acho que melhor impossível...simples e prático tops!!!!! =D> =D> =D> =D> =D>
Muito bom mesmo Tops, ta de Parabens
achira19

Mensagem por achira19 »

Na minha opiniao, para uso em offroad, as unicas diferencas q consegui achar, ficam por conta de uma maior rigidez (os pontos de fixacao na mesa tem maior diametro que a convencional) e de um maior aproveitamento do curso da suspensao (na convencional, a parte onde a mesa fica fixa nao eh aproveitada).
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

Oque viria a ser "cartuchado"? Não tem óleo? nao tem mola? me ixprica!
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

Claro q tem mola e oleo tbem.... mas alem disso tem o "cartucho" q na verdade é uma espécie de valvula... e n é so uma, tem valvulas de retorno e compressão.

o segredo em si não está somente nas valvulas, mas nas laminas que ficam "ao redor" (digamos) das valvulas. As laminas parecem "arroelas" por onde o oleo passa. O "tchan" da coisa é que conforme a pressão que o oleo faz sobre as laminas elas se curvam deixando o oleo passar mais rapido ou mais lento pela valvulas de compressão ou retorno... por isso esse sistema é beeem mais progressivo, a suspensão meio q "se ajusta" a necessidade. As laminas "priorisam" o caminho q o oleo percore e n interferem muito em sua velocidade, pois qdo o oleo vem com força as laminas abrem deixam ele passar com velocidade... qdo ele vem devagar elas se fecham e deixam passar devagar.

Imagem O desenho ai do lado, é uma valvula de compresão de uma suspa. MX invertida da Ohlins. Os nºs 47 - 53 - 55 são as peças principais do baguio, é a valvula "em si" digamos, 43 - 44- 45 - 48 são algumas laminas. A peça inteira montada é o a gente chama de cartucho, sacou ?


no garfo "mola/oleo" existe apenas um "cilindro" com furos de tamanho fixo.... chamam isso de Flauta. Seja qual for a exigida q se dá na suspensão os orificios não alteram seu tamanho e n exite nada pra fazer o oleo passar mais rapido/devagar ou por determinados furos..... depois de se conhecer um garfo cartuchado por dentro, ver um garfo mola/oleo dá vontade de chorar... :?




quem quiser detalhes mais tecnicos:

Dezenas de manuais ohlins pra quem quiser dar uma olhada: http://www.ohlins.com/mc_manuals.shtml

Esse aq já vai direto nos Front Forks pra MX:
http://www.ohlins.com/fg_48mxf.shtml
Editado pela última vez por TopsMan em 23 Novembro 2005 à08 20:20, em um total de 3 vezes.
henriquejensen
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Mensagem por henriquejensen »

por isso q eu digo...comprem akela suspa invertida de CR85cc q eu tenho aki... :mrgreen:
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

hehehehehe...valeu pela aula Topsss
achira19

Mensagem por achira19 »

Mas existe suspa convencional cartuchada tbm, neh.
[]s.

TopsMan escreveu:Claro q tem mola e oleo tbem.... mas alem disso tem o "cartucho" q na verdade é uma espécie de valvula... e n é so uma, tem valvulas de retorno e compressão.

o segredo em si não está somente nas valvulas, mas nas laminas que ficam "ao redor" (digamos) das valvulas. As laminas parecem "arroelas" por onde o oleo passa. O "tchan" da coisa é que conforme a pressão que o oleo faz sobre as laminas elas se curvam deixando o oleo passar mais rapido ou mais lento pela valvulas de compressão ou retorno... por isso esse sistema é beeem mais progressivo, a suspensão meio q "se ajusta" a necessidade. As laminas "priorisam" o caminho q o oleo percore e n interferem muito em sua velocidade, pois qdo o oleo vem com força as laminas abrem deixam ele passar com velocidade... qdo ele vem de vagar elas se fecham e deixam passar de vagar.

desenho ai do lado, é uma valvula de compresão de uma suspa. MX invertida da Ohlins. Os nºs 47 - 53 - 55 são as peças principais do baguio, é a valvula "em si" digamos, 43 - 44- 45 - 48 são algumas laminas. A peça inteira montada é o a gente chama de cartucho, sacou ?


no garfo "mola/oleo" existe apenas um "cilindro" com furos de tamanho fixo.... chamam isso de Flauta. Seja qual for a exigida q se dá na suspensão os orificios não alteram seu tamanho e n exite nada pra fazer o oleo passar mais rapido/devagar ou por determinados furos..... depois de se conhecer um garfo invertido por dentro, ver um garfo mola/oleo dá vontade de chorar... :?




quem quiser detalhes mais tecnicos:

Dezenas de manuais ohlins pra quem quiser dar uma olhada: http://www.ohlins.com/mc_manuals.shtml

Esse aq já vai direto nos Front Forks pra MX:
http://www.ohlins.com/fg_48mxf.shtml
TopsMan
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Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

existe sim ....... exemplo: suspra de DRz, KDX, RMX, KLX, e algumas Gasgas e husqwarnas mais antigas.
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

valeu tops... super aula! inté mais
marcelorux
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Registrado em: 02 Setembro 2005 à14 12:51

Mensagem por marcelorux »

obrigado professor... está nota dez!!! até quem anda so de bike entendeu...
=D>
Fujita
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Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Mensagem por Fujita »

Ola pessoal, vou tentar dar minha visão.
Vamos comparar o garfo/canela com um embolo. O movimento ideal é essencialmente axial, mas no caso da susp dianteira, dificilmente o esforço é puramente axial, existe uma componente axial somada a uma transversal. Esta componente de força transversal tende a dar uma travadinha no movimento axial e prejudica o funcionamento da susp. Esta força transversal é suportada pelos ponos de apoio do embolo, que no caso ficam localizados nas extremidades. Quanto mais afastados estes pontos, menor a tendência desta travadinha e o embolo corre mais livre. Seguindo este raciocínio, o ideal seria se tivéssemos uma susp. com uma canela bem longa, mas neste caso a susp dinteira seria comprida demais e a frente da moto muito alta. Para contornar esta situação, os eng. simplesmente montaram a susp invertida, prendendo pelo equivalente a canela na mesa.
Comparando, numa XR200 a canela tem 400mm de comprimento e ela tem 240mm de curso, então ela tem menos de 160mm de guia no começo de curso. Se ela fosse invertida, mantendo o mesmo comprimento e curso total, a canela poderia ter aproximadamente 600mm de comprimento, oque daria mais de 100% a mais de guia.

desculpem o tamanho do post, mas queria dar minha opinião.

abração a todos
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

hum... interessante isso ! Então, deixando aquela coisa de cartucho / mola-oleo de lado:

o garfo invertido na verdade possue um curso maior e uma base pra fixar na mesa mais grossa.

é isso ?

E bem vindo ao forum Fujita ! Belo começo heim, otima explicação.
Fujita
Membro
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Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Mensagem por Fujita »

Tops,

basicamente, para um mesmo curso, a invertida tem mais guia e com isso ela tem menos tendencia de enroscar durante o movimento. E realmente tem uma base mais grossa na mesa, o Q dá mais rigidez no conjunto.

Tem outras vantagens: eu tive uma XR250R com susp. convencional cujo ajuste de amortecimento ficava na extremidade da canela e esta região sempre sofre algumas raladas no uso e acabava estragando a cabeça do parafuso de ajuste. Se fosse invertida, o parafuso de ajuste ficaria em cima, livre de pancadas...

vlw

abração
Geo
Membro
Mensagens: 746
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à56 18:33

Re: suspensão invertida. Para que serve?

Mensagem por Geo »

A suspensão invertida serve pra diminuir a " Massa não suspendida " ou em inglês " Unsprung mass ".
e também a dirigibilidade é melhor.

Isso foi o que eu vi no artigo sobre Bengalas na Wikipedia, pena que tá tudo em inglês, e não existe artigo específico sobre a suspensão invertida ( UPSIDE DOWN, USD em inglês ).

também não encontrei praticamente nada sobre a tal "massa não suspendida", só sei que é a massa que fica abaixo da dita suspensão, e acima dos pneumáticos, ou seja, no meio da bagaça !!

aqui tem uma foto:
Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Vou traduzir o que consegui achar sobre a tal " Massa não suspendida ".

Wikipedia: Em um veículo terrestre com uma suspensão, o peso não suspendido ( ou, mais propriamente, a massa não suspendida ) é a massa da suspensão, rodas ou esteiras ( dependendo do veículo ), e outros componentes diretamente aplicados a eles, que não estão suportados pela suspensão. ( a massa do corpo e outros componentes suportados pela suspensão é a " massa suportada " ) Peso não suportado inclui a massa dos componentes como eixo, rolamentos das rodas, pneus, e uma porção do peso das molas, amortecedor, e os links de suspensão. se os freios do veículo forem montados por fora (ex, dentro da roda ), o peso deles também são parte da "massa não suspendida ".

O Único ponto negativo que eu consegui achar sobre as Suspas invertidas, foi que se houver um vazamento de óleo, o óleo desce mais rápido devido o reservatorio ficar em cima.
e outro ponto negativo ( somente pra bicicletas ) é que elas sao geralmente maiores que as convencionais, e tem mais peso, não compensando muito nas bikes..


pra galera que quiser entender mais sobre essa tal "massa não suspendida", e entender melhor inglês ou espanhol, tá aí o link:http://en.wikipedia.org/wiki/Unsprung_mass
Editado pela última vez por Geo em 13 Maio 2010 à03 10:48, em um total de 1 vez.
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