Quadriciclo da Peugeot futurista....

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
Camargos
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 26 Março 2004 à49 17:42

Quadriciclo da Peugeot futurista....

Mensagem por Camargos »

Já viram q gosto de pregar fotos feras....

Especificações segundo nosso amigo Ducatiman...

""A Peugeot não deu descanso aos seus designers para a sua montra no Salão de Paris e criou um concept car muito interessante de uma moto 4 que circula através de pilha de combustível.

Depois dos Peugeot Taxi PAC e H2O foi explorada uma nova via que conduziu à miniaturização e à simplificação desta tecnologia, ao mesmo tempo que garante uma confortável autonomia. Para concretizar esta evolução, a Peugeot escolheu como novo demonstrador tecnológico um concept car inédito, o Quark.

O Quark é um veículo de dois lugares e quatro rodas, cuja «mecânica» é parte integrante da estética e na qual cada peça é estilizada de modo a evidenciar a sua própria função.
É este também o caso de todos os elementos que estão em contacto com o corpo, como, por exemplo, as pegas de apoio do passageiro, os apoios de pé e a própria carroçaria.

O chassis do Quark resulta de uma colaboração exemplar entre os estilistas e os engenheiros, a estética e a técnica.

Embora com uma superfície diminuta, a carroçaria permite identificar facilmente a ligação do Quark à Marca. Tal acontece também com o desenho dos faróis duplos de díodos electro-luminescentes, com o nariz que serve de base ao Leão e com a grelha tónica mas sorridente. Tudo concorre para tornar este veículo futurista mas também realista.

Tal como no 307 CC, os farolins traseiros são equipados com díodos electro luminescentes, assemelhando-se a sua cobertura a um pára-brisas que protege os passageiros, os quais dispõem de vários espaços para arrumação de objectos. À frente e atrás, as protecções que fazem as vezes de pára choques recebem as chapas de matrícula, enquanto que, na traseira, o reservatório de hidrogénio é pintado em vermelho, simbolizando este fluído.
Cada uma das quatro rodas é animada por um motor eléctrico e ligada ao chassis por intermédio de triângulos sobrepostos. Estas rodas de 17", verdadeiras patas de aranha, dão amplitude aos seus movimentos. São equipadas com pneus Michelin de secção redonda e uma escultura inédita em escamas, para uma melhor evacuação da água.

O Quark associa materiais nobres como o alumínio e o carbono. O banco é revestido com um material anti-derrapante para um bom apoio lateral dos passageiros.
Para utilizar o Quark, o condutor dispõe de um interface comunicante amovível, que actua como « chave de ignição », e de um painel de instrumentos. Assente no apoio respectivo, o interface informa sobre o funcionamento da cadeia de transmissão e da pilha de combustível, indica a velocidade do veículo, a navegação por satélite, etc...
Protegido por uma pequena tampa transparente e estanque, permite o arranque quando colocado na sua posição e tranca o motor quando o condutor o retira, como se uma chave de ignição se tratasse.

O Quark, veículo totalmente limpo, símbolo de liberdade, pretende ser uma máquina futurista, lúdica, mas também credível pelo seu conteúdo tecnológico.

O «Quark» dispõe de uma garrafa de hidrogénio de 9 litros sob uma pressão de 700 bar, o que permite, utilizando o mesmo espaço de uma garrafa de 350 bar, aumentar a quantidade de hidrogénio disponível e, em consequência, a autonomia do veículo.
Em ciclo urbano, a autonomia é de 100 km, aumentando até 130 km em modo «economia».
Além disso, tal como acontece no Taxi PAC, o «Quark» propõe um sistema de enchimento de hidrogénio simples e rápido, o sistema «plug & drive» que permite trocar facilmente uma garrafa vazia por uma cheia.
O «Quark» é inovador pela sua motorização. A potência eléctrica fornecida pelas baterias e pela pilha de combustível é transmitida não a um motor central, mas a quatro motores eléctricos, cada um deles situado numa das rodas do veículo.
Cada motor oferece um binário máximo de 100 Nm, uma potência contínua de 2,5 kW e uma potência máxima de 7 kW. Graças a estes quatro motores, o « Quark » dispõe de um binário máximo de 400 Nm, de uma potência nominal de 10 kW e de uma potência máxima de 28 kW.

A tecnologia escolhida para estes motores é designada por «de íman permanente».
A corrente eléctrica das baterias é condicionada por um conversor que alimenta os enrolamentos do « stator » do motor e produz um campo magnético rotativo. Este campo rotativo comanda os ímans permanentes fixados ao rotor, o qual se encontra ligado directamente ao cubo da roda, cujo movimento de rotação segue, portanto, o movimento do campo magnético do motor.
Esta tecnologia permite reduzir a dimensão e o peso dos motores e melhorar o seu rendimento energético.
O carter do motor («stator») funciona como eixo da roda. Tendo em conta a presença de quatro motores, o veículo dispõe em permanência de quatro rodas motrizes. Os motores são comandados individualmente através de um módulo electrónico, de modo a fornecer um binário adaptado às solicitações do condutor.
Este módulo, associado aos quatro motores, assegura a função dos diferenciais num veículo clássico. Além da travagem recuperadora, o sistema é aberto a funcionalidades avançadas (não implementadas no demonstrador), como é o caso do ABS, do ESP ou da assistência em curva (a muito baixa velocidade), a qual permite reduzir o raio de viragem provocando um deslizamento das rodas.

O sistema de travagem combina uma travagem eléctrica recuperadora e uma travagem mecânica de comando hidráulico que actua sobre discos. O comando de travagem gera os dois modos de travagem, sendo utilizada prioritariamente a travagem eléctrica (a qual assegura uma desaceleração de aproximadamente 0,3 g) e só depois a travagem hidráulica, com vantagens para o balanço energético."


Fotos...
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

+ uma vez espero q gostem...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem