motores dois tempos

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Predador escreveu:
crosschão escreveu:
AuaTT escreveu:a pressaum de um 2t eh totalmente diferente de um 4t pow...nem c compara...eh pq brasileiro c empolga com td q eh ''novo''
amigoo fato não eh que brasileiro gosta do que eh moderno avançado
infelismente os motres 2 tempos hoje 2006 andam muitomenos que um 4 tempos quem não andou nãosabe o que esta falando .


A tedcnoligia do motr 4 tempos eh infinitamente superiror a um dois tempos .

Eu aprendi a andar de 2 tempos mas hoje não volto para dois tempos nem que me forcem
pois os motres4 tempos são muitomais fortre que os 2 tempos não tem nem conversa ok.


abraço
cross
122
Um motor 4T 250 é mais forte que um 2T 250 ????
duvido....
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

depende da torção da pena do rabo da lagartixa e dos prepétos de sandecatos dos vareura dos vaudepérios.

:mrgreen:
enio
Membro
Mensagens: 437
Registrado em: 22 Maio 2006 à35 22:14

Mensagem por enio »

Fala Mulekada...

Essa coluna é do motorai e achei q tem tudo a ver.

http://www.motoraid.com.br/noticia.asp?c=5235

Sexta-feira, 30 de Junho de 2006



A pergunta que não quer calar: 2 tempos ou 4 tempos.
28/6/2006


Caros colegas, finalmente me rendi às novas tendências e troquei a minha maravilhosa KTM EXC 250 (ano 2001) por uma novíssima WR-450F (ano 2005) e gostaria de dividir com vocês as minhas impressões da minha primeira volta com a máquina.



Vou ser direto e já coloco minha humilde opinião: ao contrário do que todo mundo fala, no geral, eu fico com as 2 tempos !!! Mas deixa-me explicar meus motivos.



A minha impressão sobre a WR-450F foi super positiva, eu já tinha trilhado em uma KTM EXC 450F 2005 e realmente, acho que a Yamaha não deve nada em termos de motor e ciclística, a KTM leva uma ligeira vantagem em termos de suspensões. No geral a posição de pilotagem é soberba, a moto é “finíssima” parece uma 125cc de cross, realmente a evolução é notável, tenho um colega que tem uma WR 98 e com o passar dos anos a moto emagreceu muito mesmo, chega a ser mais fina que minha “ex”, a EXC 250, isso deve-se em grande parte ao reduzido tanque de 8 litros em detrimento ao de 12 litros da KTM.



O mais impressionante na 450F é a potência do motor, realmente estúpido e com MUUUIIIITOOO torque em qualquer regime de rotação. Subi um paredão bem íngreme e longo de segunda com a moto pedindo terceira. E na minha opinião, toda essa “ignorância” de motor aliado ao fato de que as estrelas do motociclismo estão andando de 4 tempos é o que está exercendo todo esse magnetismo sobre o pessoal.



Mas potência não nada sem controle e nesse quesito as suspensões fazem seu papel e mantém a moto no chão o que aliado à boa geometria deixa a moto muito na mão.



Putz, mas até agora só falei bem da moto, então porque que no início disse preferir as dois tempos... É que mesmo andando em um equipamento “de ponta” e de tecnologia muito recente (é idêntica a 2006), infelizmente devo dizer que as 4 tempos ainda não alcançaram as dois tempos em termos de agilidade e leveza (acho que nunca alcançarão). Para meu desespero fiz a trilha junto com o novo dono da minha 250 e depois de um tempo a gente trocou de moto e deu para eu ver nitidamente a diferença. A dois tempos é absolutamente mais leve, sem muito esforço, você coloca ela onde quer, isto aliado a resposta mais imediata do motor 2 tempos deixa a moto muito ágil e mais prazeirosa de pilotar. A quatro tempos tem um pouco mais de inércia e apesar de toda força do motor não tem a mesma retomada que os dois tempos, a filosofia de pilotagem tem que ser diferente, tem que ter uma tocada mais linear e direta, mais “quadrada”. A dois tempos é mais divertida, você brinca mais com a moto, joga para um lado joga para o outro, dá um saltinho, brinca de trial, dá freada e retomada brusca com muito mais facilidade, em resumo você se sente mais piloto, mais no comando. Na quatro tempos você é mais passageiro, deixa o motorzão e a suspensão fazerem o trabalho e pronto, é esquecer, não precisa muita técnica para tocar esses “tratorzões”, a moto te dá muita margem de erro, pode errar marcha escolher o trilho errado que ela vence na “ignorância”. Mas isto definitivamente não significa que você será mais rápido em uma quatro tempos, vejo claramente que o piloto bem sucedido é aquele que consegue tocar uma quatro tempos num estilo dois tempos (tem que ter muito braço).



Por este motivo, vejo que uma dois tempos potencialmente vai se sair bem melhor em trilhas travadas e sufocos, mas na trilha aberta o motor da 450F fala bem mais alto.

Pode soar que estou arrependido em sair das 2 tempos e entrar na “onda” das 4 tempos, mas não é assim, vejo isto como uma oportunidade de me desenvolver e me tornar um piloto melhor se conciliar tudo que aprendi ao longo de 16 anos em cima de motos dois tempos na minha pilotagem em 4 tempos. Adoro desafios e estou ansioso para domar esta fera.



Obs.1: Esqueci de mencionar, a partida elétrica é um imenso diferencial em favor da 4 tempos, simplesmente um luxo...

Obs.2: Desculpem os Tornadeiros e donos de DRZ, mas acho que eu estaria seriamente arrependido se tivesse trocado a minha KTM em uma dessas, pois os 113 kg da WR já me pareceram muito...

Obs.3: Acho que todo mundo deveria passar pela ótima experiência que é tocar uma moto dois tempos, mesmos os “quatrotempistas” mais xiitas tirariam boas lições, mas andem logo que elas estão para acabar...


Abraço a todos,



Gustavo Starling “mineiro”


Estou com ele e não abro...

Vlw.
enio
Membro
Mensagens: 437
Registrado em: 22 Maio 2006 à35 22:14

Mensagem por enio »

Agora q vi q já popstaram este texto...

de qquer maneira tá aí.

Vlw.
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

Que o regulamento das provas internacionais está ajudando a matar as 2T ha isso tá. Se eles quiserem poderiam aumentar um pouco a cilindrada das 2T para equilibrar um pouco mais a disputa. EX: YZ 125 passar para 150cc ou 175cc, aí sim poderia começar a incomodar as 250F. Ou as YZ 250 passarem para 275cc ou 300cc imagina isso com injeção eletronica? (tecnologia disponivel existe) O problema é que o regulamento é feito para matar as 2T, como os fabricantes sabem disso para de investir. Essa regulamentação interessa a fabricantes, autopessas, Governo, etc... Acho que as 2T se limitarão aos Scooters, motonetas e cia..
Guga_Garcez
Membro
Mensagens: 685
Registrado em: 24 Junho 2006 à32 18:29

Mensagem por Guga_Garcez »

sera q esse pilotos tops ai
n recebem algo pra mudar de uma moto pra outra n????
pra acontecer isso!!!!


tipo o cara vai ser um bom piloto tanto em 2t ou em 4t
so q ele prefere 1000 vezes andar em uma 2t
ai vem a fabrica i diz pago lhe o triplo pra vc andar em uma 4t
i dizer q ela e melhor i q é uma evoluçao
??????????

n se eskeça q existe um tal de JABA i markeTING
Felipe 2Stroke
Membro
Mensagens: 286
Registrado em: 07 Fevereiro 2006 à16 23:40

Mensagem por Felipe 2Stroke »

a verdade é que o motor 2t é muito mais potente, e só agora as 4t tao começando a andar junto e se aperfeiçoando afinal o 4t(ainda evoluindo) e uma evoluçao do 2t(ja evoluido), intaum a tendencia é ele ser a bola da vez, mais da bucha em motos 2t sendo da msm categoria ainda hoje e dificil, mas os 2t ja eram msm, logo vao inventar o motor 8 tempos e sempre vai ter nego falando que os 4t eram melhores, evolution motor 8 tempos esse eu quero ver :D
Filetoxico
Super Membro
Mensagens: 1589
Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30

Mensagem por Filetoxico »

E o pessoal do freestyle o que eles vao arrumar? dar pirueta com moto 4 tempos acho que nao vai dar certo, sera?
esau demetrius
Membro
Mensagens: 81
Registrado em: 07 Fevereiro 2005 à51 19:31

Mensagem por esau demetrius »

Menos Peso
As ofertas do modelo de Evinrude 200-horsepower mesmo mais torque do que os motores four-stroke de Yamaha e de Honda 225-horsepower:

40 por cento mais torque na escala baixa do RPM do que Yamaha.
22 por cento mais torque na escala baixa do RPM do que Honda.
É isqueiro de 33 quilogramas (73 libras) do que o Yamaha 225 four-stroke, e isqueiro de 35 quilogramas (76 libras) do que Honda 225 four-stroke, tendo por resultado dramàtica melhora o acceleration, que traduz no desempenho melhor e em um acceleration mais rápido.
Abaixe Emissões Reportable Totais
(como por dados da agência de proteção ambiental unida dos estados [ USEPA ])

Todos os motores externos de Evinrude se encontram com também os padrões atuais da placa de recursos de ar de Califórnia (CARB) - os únicos padrões da emissão mais estritos do que aqueles do USEPA.

O modelo de Evinrude 200-horsepower oferece as emissões reportable totais as mais baixas dos hidrocarbonetos, dos óxidos do nitrogênio e do monóxido de carbono (como por os regulamentos de USEPA), quando comparado a todos os quatro-cursos 200-horsepower do competidor, as.well.as todos os motores externos da injeção direta do competidor de cavalos-força similares.

De acordo com os dados publicados pelo USEPA, o motor externo de Evinrude 200-horsepower produz:

Emissões reportable até 11 por cento mais menos totais do que o curso quatro de Yamaha 225.
Emissões reportable quase 25 por cento mais menos totais do que o modelo de HPDI de Yamaha 225.
O Evinrude é também líquido de limpeza de quase 10 por cento do que o mercúrio OptiMax * 200.

Na categoria V-4:

Os boaters encontrarão Evinrude o motor final para seu barco.

Quando comparados ao Yamaha 100 (que por o ano modelo 2003 era re classificado como 90HP) testes four-stroke mostram ao Evinrude o motor direto da injeção 90-horsepower:

Produz mais cavalos-força e torque durante todo a curva do poder do que o Yamaha, including 22 por cento mais poder do mid-range.
Pesa o isqueiro de 23 quilogramas (50 libras) do que o Yamaha.
Características De Segurança

Todos os motores externos de Evinrude são equipados com as características se operar e de segurança projetadas se encontrar com e exceder as expectativas dos boaters que exigem a tecnologia marinha a mais avançada do motor. Característica externa dos motores de Evinrude:

A tensão dupla, os alternadores 60-amp com reguladores de tensão e a isolação de bateria para fornecer a abundância do poder para onboard acessórios elétricos, uniforme em trolling apressam-se.
Mid-section equipado com a guarniçãoe a inclinação do poder de FasTrak TM, que fornece uma ação rapidamente e mais precisa da guarnição.

Proteção por SystemCheckTM, um sistema exclusivo que níveis de óleo dos monitores, temperatura de água e operações do motor. S.L.O.W Super.TM, que reduz automaticamente e gradualmente a velocidade de motor a um nível seguro se detectar superaquecendo ou a outras circunstâncias operando-se potencial prejudiciais. Os portos nivelando freshwater exteriores permitem que os sistemas refrigerando do motor sejam nivelados com água limpa simplesmente unindo uma mangueira do jardim, e a proteçãode superfície de DeepGuard TM protege superfícies exteriores da corrosão, uniforme nos ambientes os mais ásperos do boating.
esau demetrius
Membro
Mensagens: 81
Registrado em: 07 Fevereiro 2005 à51 19:31

Mensagem por esau demetrius »

a trdução é tosca mais da pra entender :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

legal o texto esau demetrius,
deu pra entender muito bem!!!
esau demetrius
Membro
Mensagens: 81
Registrado em: 07 Fevereiro 2005 à51 19:31

Mensagem por esau demetrius »

ainda para os adimiradores das 2t.
http://www.nautica.com.br/forum/viewtopic.php?t=2118
baseado nesse texto da pra imaginar o que vem no futuro!!! :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

Para mim atualmente tudo está favorecendo as 4T...acredito que se houvesse um investimento do mesmo porte nas 2T como está tendo nas 4T, as 2T estariam anos-luz a frente das 4T.

Se for para pensar direitinho isso é basicamente a forma de modelo econômico implantado, o capitalismo, ou seja, a necessidade de se produzir para se consumir...POR QUÊ? Há anos as motos 2T vinham dominando, sendo o centro das atenções, agora as fábricas colocam nas cabeças dos consumidores que as 4T são melhores e então ''todos'' compram motos 4T, então, puro marketing. Daqui a 15 anos as mesmas fabricas irão dizer que as 4T não prestam apenas apenas para lançar no mercado uma outra inovação.
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

discordo!!!


pois desde do tempo da pedra os motores 4tempos,sempre foram muitomais confiaveis que um dois tempos mecanicamente falando NÃO ESTOU FALANDO DE FORÇA, e sim pensando-se em uma MAQUINA
Ídem.... =D>
Lourenço
Membro
Mensagens: 34
Registrado em: 04 Março 2006 à09 02:43

Mensagem por Lourenço »

Não faz sentido a afirmação de que os motores 4T são mais confiáveis. Essa questão não tem haver com confiança.
O que se pode dizer é que os motores 4T são mais DURÁVEIS que um 2T, lógico, desde que forem usados de forma equivalente.

O que acontece é que um 2T funciona numa faixa de rotação mais elevada do que o de 4T. Assim o desgaste no 2T vai ser maior e consequentemente vai necessitar mais de ajustes. Apenas isso.

Não tem cabimentio dizer que o motor 2T quebra mais.
Se o projeto for bem feito, as peças utilizadas forem de boa qualidade (isto é, dentro das especificações de quem o projetou) e a utilização for para o fim especificado, o motor não vai quebrar. A mesma coisa serve para o 4T. Aliás, serve para qualquer coisa que se construir.

Outra detalhe. Dentro do mesmo nível de desenvolvimento, um 2T atingirá uma potência máxima maior (bem maior) que o equivalente 4T (é só lembrar que no 2T a cada volta do virabrequim corresponde a uma explosão. No 4T é a cada DUAS voltas).

Um outro detalhe ainda. Chegou-se à conclusão (não lembro onde eu li sobre isso) que motores 2T são melhores para baixas cilindradas e os 4T para cilindradas intemediárias (por isso os carros só utilizam 4T).
Leandro TM
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 26 Maio 2006 à01 01:38

Mensagem por Leandro TM »

tai concordei com o cara...

nunca andei numa especial, nem 2t nem 4t, mas sempre fui amarradao em motores 2t, e infelizmente, se a industria nao se animar a injetar tecnologia na parada, to quase crendo na morte dos bixo...
Filetoxico
Super Membro
Mensagens: 1589
Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30

Mensagem por Filetoxico »

So que o negocio é o seguinte, as dois tempos vao ser proibidas de serem produzidas e em alguns paises.

talvez os fabricantes disponibilizariam essas motos para os locais que nao sao proibidos a fabricaçao! tipo a maioria das motos é feita no brasil entao poderia ter uma queda acentuada de preço e essas motos serem finalmente comercializadas no país!
zambapower
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 21 Fevereiro 2006 à13 18:55

Mensagem por zambapower »

AuaTT escreveu:Para mim atualmente tudo está favorecendo as 4T...acredito que se houvesse um investimento do mesmo porte nas 2T como está tendo nas 4T, as 2T estariam anos-luz a frente das 4T.

Se for para pensar direitinho isso é basicamente a forma de modelo econômico implantado, o capitalismo, ou seja, a necessidade de se produzir para se consumir...POR QUÊ? Há anos as motos 2T vinham dominando, sendo o centro das atenções, agora as fábricas colocam nas cabeças dos consumidores que as 4T são melhores e então ''todos'' compram motos 4T, então, puro marketing. Daqui a 15 anos as mesmas fabricas irão dizer que as 4T não prestam apenas apenas para lançar no mercado uma outra inovação.
Cara falasse tudo , 4 tempos e puro marketing , se vcs olharem para a yz 125 2006 ela pesa miseros 84 kilos um absurdo de leveza , comparadas com as 25 4t algumas ate 12 kg mais pesadas, mas as fabricas estao investindo e fazendo com que a bola da vez seja a 4 tempos por que quando quebra meu amigo , vai o motor todinho , um lojista da minha cidade quebrou a biela da kx dele , foi tudo pro pau .
resumindo ele vai gastar em torno de 6 mil reais pra botar o motor pra andar. Quando que vc gasta isso numa 2 Tempos ??????????
esau demetrius
Membro
Mensagens: 81
Registrado em: 07 Fevereiro 2005 à51 19:31

Mensagem por esau demetrius »

o grande problema dos motores dois tempos atuais é a emissão de poluentes!!
mas se a tecnologia dos motores e-tec da evinrude for ultilizada em motos o custo vai baixar muinto.
ai muintos podem afirmar que a moto vai ficar cara com um sistema desses, mas eu volto a dizer e as quatro tempos? vão ficar toda vida só no carburador?? terá que ultilizar o mesmo sistema de injeção eletronica
no futoro(muinto proximo) algumas já o tem, ainda penso que uma dois tempos injetada com cerca de 70% da cilindrada de uma quatro tempos
vai deixa-la poeira pois não haverá mais fumaça :D :D :D
como o crosschao falou motores dois tempos carburados, :twisted: ficarão para o museu. e viva os fdi two stroke!!!!
esau demetrius
Membro
Mensagens: 81
Registrado em: 07 Fevereiro 2005 à51 19:31

Mensagem por esau demetrius »

crosschão escreveu:
Lourenço escreveu:Não faz sentido a afirmação de que os motores 4T são mais confiáveis. Essa questão não tem haver com confiança.
O que se pode dizer é que os motores 4T são mais DURÁVEIS que um 2T, lógico, desde que forem usados de forma equivalente.

O que acontece é que um 2T funciona numa faixa de rotação mais elevada do que o de 4T. Assim o desgaste no 2T vai ser maior e consequentemente vai necessitar mais de ajustes. Apenas isso.

Não tem cabimentio dizer que o motor 2T quebra mais.
Se o projeto for bem feito, as peças utilizadas forem de boa qualidade (isto é, dentro das especificações de quem o projetou) e a utilização for para o fim especificado, o motor não vai quebrar. A mesma coisa serve para o 4T. Aliás, serve para qualquer coisa que se construir.

Outra detalhe. Dentro do mesmo nível de desenvolvimento, um 2T atingirá uma potência máxima maior (bem maior) que o equivalente 4T (é só lembrar que no 2T a cada volta do virabrequim corresponde a uma explosão. No 4T é a cada DUAS voltas).

Um outro detalhe ainda. Chegou-se à conclusão (não lembro onde eu li sobre isso) que motores 2T são melhores para baixas cilindradas e os 4T para cilindradas intemediárias (por isso os carros só utilizam 4T).

discordo completamente do amigo !!!!!!

Primeiro o motor dois tempos DAH MAIS MANUTENÇÃO SIM , consequentenmente quebra mais tambem , soh dah ele jah eh muito menos confiavel que um 4 tempos .


Completando o que oamigo colocou , se vc pegar uma motode 2 tempos OK e uma 4 tempos OK e usar a duas no mesmo regime quando vc for fazer o motor 4 tempos, vc tera feito, pelo menos umas 4 vezes o 2 tempos , por ai dah para se ter uma ideia do quanto dura um motor 4 tempos .MUITO MAIS QUE UM DOIS TEMPOS !!!!!!


Completando tambem o que o amigo disse com relação asvoltasdo motor.
a equivalencia deles se dah pelo fato de uma ser 250 e a outra 450 ou seja pelo fato de os 2 tempos dar o numero de volta citado pelo amigo, para um motor 4tempos andar na mesma categoria , precisamos de o dobro de tamanho de motor , por isso que os 2 tempos são 250 e os 4 tempos 450 .


Desculpe mas o que o amigo disse no final de sua dicertação acho a maior balela, pois os motores 2 tempos não se usa mais em carro pois grava essa aqui .

SÃO MOTORES DE VIDA CURTAE NADA CONFIAVEL!!!!!!!!!.


Não sei sua idade e nem sei se vc conhece, mas aqui no brasil jah foi fabricado carros com moteres dois tempos ,lembra da vemaguete, pois eh quem jah viu uma pode saber o que estou falando alem de muito poluente ela quebrava de esquina em esquina, portanto motres 2 tempos não são usados em carros pelo fato da sua durabilidade e sua confiabilidade soh isso que acho para um bem duravel o fator mais importante, e completando o pensdamento do amigo, motores dois tempos eh bom em regime de giro alto em baixa são um lixo , ai quem domina são as 4 tempos ok.

Do mais motor 4 tempos sempre foi e sempre ser[a mais confiavel, economico, com baixa manutenção e muito melhor para uma vida longa de seu usuario ok.



abraço
cross
122
concordo com vc crosschao, mas em parte,tendo em vista que a comparação em termos de durabilidade é de certa forma favoravel aos motores quatro tempos.
vamos a um exemplo:qual quebraria primeiro? um motor
quatro tempos de 2.0 litros 150 cv girando na pontencia maxima ou um motor tambem quatro tempos de 1.0 litros tambem de 150 cv desenvolvendo a mesma potencia maxima.
sendo os dois construidos com os mesmos materiais.
´dificilmente o motor de menor cilindrada vai durar agual ao de maior cilindrada, por que isso ?? é claro que um motor de menor cilindrada terá obrigatoriamente que girar mais rápido para conseguir o mesmo trabalho de seu irmão maior.
isto posto, levemos em consideração que a area de apoio de um pistão do motor menor(suas saias) será menor que a do seu irmão maior, consequetimente terá mais esforço que seu irmão maior, acarretando em
mais desgaste.
qual motor dura mais um ap2000 ou um ea1000???????
o grande problema dos motores dois tempos no que se refere a lubrificação, é justamente por o oleo ser misturado a gasolina, e dessa forma, a lubrificação não se compara a dos quatro tempos forçada por bomba, mas nos motores evinrude e-tec o oleo é injetado por canais similares aos dos quatro tempos, onde o oleo é injetado nas partes onde realmente é necessario ao invés de joga-lo pelo escapamento.
como os antigos fumantes.

o que eu acho é deveria haver espaço para as duas motorizações
tendo em vista suas caracteristicas bem distintas!!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem