Quanto custa pra refazer uma DT?

Descobriu algo novo? Tá com alguma dúvida? Quer instalar um novo acessório/equipamento na sua moto? Quer alguma sugestão???
Resumindo...tudo o q for sobre o mundo duas rodas q não envolva questões técnicas....deve ser postado aqui...
alex_svp
Membro
Mensagens: 237
Registrado em: 10 Junho 2005 à15 17:53

Quanto custa pra refazer uma DT?

Mensagem por alex_svp »

Galera,

To com uma DT 180 com o motor já mais do que sambado. A caixa de marcha está uma óstra, vaza óleo por tudo quanto é parte e as marchas praticamente não engatam (só sobe, não desce). O motor bate biela que da pra ouvir de longe.

Eu estava querendo mandar refazer tudo, da melhor maneira possível. Usando as melhores peças possíveis e fazendo a reforma pra que dure mais tempo.

Quanto vocês acham que eu ia gastar na brincadeira??

Abraço!
Imigrante
Membro
Mensagens: 773
Registrado em: 15 Setembro 2005 à15 10:04

Mensagem por Imigrante »

Alex,
Eu acho que pra fazer a parte de baixo e a parte de cima do motor com peças originais vc vai gastar aproximadamente uns R$ 550,00 e com peças paralelas uns R$ 400,00.
Quanto aos vazamentos da caixa, se só for trocar retentor e juntas fica baratinho, compre o retentor mais caro que achar! Agora se tiver tb algum problema com as tampas laterais do motor e peças da caixa, daí já é demais. Talvez seja mais aconselhável comprar um novo motor.
Boa sorte nessa empreitada.
Abraços
:arrow:
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

O bom da DT q tudo dela é baratim
cabei de trocar um tanto de rolamento e retentor da minha e nao gastei nem 50 mangos
hehehehehe
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Mensagem por vivanzin »

Com uns 300 reais vc reais vc faz a parte de cima e a de baixo do motor com peças paralelas. Discos de embregem vai mais uns 50. No câmbio vc tem que ver bem quais são as peças que estão ruins... aí vc pode comprar usada, ou nova original que normalmente é caro mas às vezes vale a pena.

Resumindo, acho que vc precisa de pelo menos uns 600 reais pra deixar o motor legal.

E a mão-de-obra, se for possível, faça você mesmo. Economiza uma grana, e aprende bastante coisa. O motorzinho da DT é muito simples, então não tem erro!
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

DIY = melhor solução, ai no maximo voce gasta uns 500 conto pra deixar o todor inteiro zerado, acho que não vale a pena, a não ser que for fazer por Hobbie!!
alex_svp
Membro
Mensagens: 237
Registrado em: 10 Junho 2005 à15 17:53

Mensagem por alex_svp »

Valeu galera pela atenção.

Eu tava pensando em fazer em casa mesmo... mas o lance é que eu moro em apartamento e é uma "M" pra mexer nas coisas aqui... tem gente reclamando já do óleo que ta pingando na garagem, querendo me passar multa :evil:

O óleo do cambio vaza um pouco pelo eixo que dá no pedal de marcha. Será que só trocando retentor resolve?

Vai sair mais caro que eu pensei.... mas pelo menos é garantia de que a moto vai aguentar mais um bom tempo, né?
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Mensagem por vivanzin »

alex_svp escreveu:Valeu galera pela atenção.

Eu tava pensando em fazer em casa mesmo... mas o lance é que eu moro em apartamento e é uma "M" pra mexer nas coisas aqui... tem gente reclamando já do óleo que ta pingando na garagem, querendo me passar multa :evil:

O óleo do cambio vaza um pouco pelo eixo que dá no pedal de marcha. Será que só trocando retentor resolve?

Vai sair mais caro que eu pensei.... mas pelo menos é garantia de que a moto vai aguentar mais um bom tempo, né?
Normalmente quando vaza pelo eixo, é só o retentor. Mas dê uma conferida se a carcaça não tá trincada, que tbm pode acontecer..

Se trocando o retentor não resolver, pode ser que o eixo esteja gasto, aí precisa trocá-lo.
Imigrante
Membro
Mensagens: 773
Registrado em: 15 Setembro 2005 à15 10:04

Mensagem por Imigrante »

alex_svp escreveu:O óleo do cambio vaza um pouco pelo eixo que dá no pedal de marcha. Será que só trocando retentor resolve?
Alex,
Normalmente o vazamento ocorre quando é dada uma pancada no eixo de câmbio, entortado o eixo e estourando o retentor.
Acho mais correto fazer a substituição do eixo e do retentor. Outra coisa... Como eu disse anteriormente, não adianta colocar retentor "barato", pois estes não duram nada e já, já volta a vazar. Compre o mais caro!
Abraços...
:arrow:
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Mensagem por vivanzin »

Normalmente eu uso retentor da Sabó no eixo do cambio, é barato, e dura legal.
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

O eixo paralelo custa 5 reias e o retentor Sabó 6, facinho de trocar, só abrir a tampa lateral direita!!!
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Mensagem por vivanzin »

Tem que ficar esperto com o eixo paralelo, pq ele tem uma ponta mais comprida do q o original. Aí às vezes vc fecha a tampa da embreagem, e ele fica pegando na tampa e fica travando. Aí tem que dar uma esmerilhada na ponta. Se esmerilhar pouco, não adianta; se esmerilhar muito, fica ca com folga e fica escapando... hehehe
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Não é um original mas quebro o galho pra mim, o unico porem é que o pino que aciona o treco que troca as marchas era menor que o original ai fico com uma folga imensa, pra subir marcha tinha que subir muito o pé e pra descer descia tanto que batia no quadro, mas ai foi só colocar um pingo de solda que ficou 10!!
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Mensagem por vivanzin »

EvandroMM escreveu:Não é um original mas quebro o galho pra mim, o unico porem é que o pino que aciona o treco que troca as marchas era menor que o original ai fico com uma folga imensa, pra subir marcha tinha que subir muito o pé e pra descer descia tanto que batia no quadro, mas ai foi só colocar um pingo de solda que ficou 10!!
Cara, tem certeza que vc não esqueceu de colocar a bucha que vai alí?
Mesmo o original, é fino e tem uma bucha pra ficar do tamanho daquele buraco daquilo que vc chama "treco que troca as marchas".... hehehehe (eu tbm não sei o nome)
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Reformar DTzinha é muito massa.
Ajudei um amigo há um tempo atras a reformar a dele.
Desmontamos a moto inteira.
Levamos o quadro num jato de areia, os parafusos todos foram zincados, compramos plasticos novos, tanque tb foi pintado, motor tb foi jateado e pintado, porem fizemos o seguinte: enquanto pintávamos o quadro, e iamos montando a moto levamos o motor prum mecanico fazer, troca de pistão e anéis, etc...
Pintamos as bengalas e balança tb.
Resultado foi q ficou uma motinho muito show e no final das contas é muito divertido desmontar, pintar, e depois montar tudo de novo e olhar o serviço q fica muito 10.
Posta umas fotos ae p/ gente do ANTES e DEPOIS

Abração
vivanzin
Super Membro
Mensagens: 1659
Registrado em: 16 Setembro 2004 à09 22:20

Mensagem por vivanzin »

PERUCH escreveu:Reformar DTzinha é muito massa.
Ajudei um amigo há um tempo atras a reformar a dele.
Desmontamos a moto inteira.
Levamos o quadro num jato de areia, os parafusos todos foram zincados, compramos plasticos novos, tanque tb foi pintado, motor tb foi jateado e pintado, porem fizemos o seguinte: enquanto pintávamos o quadro, e iamos montando a moto levamos o motor prum mecanico fazer, troca de pistão e anéis, etc...
Pintamos as bengalas e balança tb.
Resultado foi q ficou uma motinho muito show e no final das contas é muito divertido desmontar, pintar, e depois montar tudo de novo e olhar o serviço q fica muito 10.
Posta umas fotos ae p/ gente do ANTES e DEPOIS

Abração
Pode crer Peruch! É muito legal a sensação de ver a moto pronta, impecável!
Prisco
Membro
Mensagens: 240
Registrado em: 17 Dezembro 2004 à17 12:51

Mensagem por Prisco »

Eu gastei 800 reais pra fazer um motor quase completo.
Foi biela e discos de embreagem originais. pq paralelo comigo nao deu certo.
Cambio completo de RD 135 que é mais resistente.
Todos os rolamentos e retentores.
So faltou pistao e an~eis pq tinha trocado a pouco tempo.
A moto rodou muito depois disso e so estorou o rolamento da embreagem.
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

vivanzin escreveu:
EvandroMM escreveu:Não é um original mas quebro o galho pra mim, o unico porem é que o pino que aciona o treco que troca as marchas era menor que o original ai fico com uma folga imensa, pra subir marcha tinha que subir muito o pé e pra descer descia tanto que batia no quadro, mas ai foi só colocar um pingo de solda que ficou 10!!
Cara, tem certeza que vc não esqueceu de colocar a bucha que vai alí?
Mesmo o original, é fino e tem uma bucha pra ficar do tamanho daquele buraco daquilo que vc chama "treco que troca as marchas".... hehehehe (eu tbm não sei o nome)
PUTZ, sério? Quando eu comprei nem atentei a este "detalhe", que droga, bom agora já soldei mesmo, fico como se tivesse a bucha ahuuhahua....
alex_svp
Membro
Mensagens: 237
Registrado em: 10 Junho 2005 à15 17:53

Mensagem por alex_svp »

Falae galeraaaa!

Brigadão mesmo pela atenção de geral!

Gostei da idéia de desmontar a moto toda e deixar o motor com o mecânico. To pensando muito em fazer isso. Daí eu aproveito e dou um trato manual no quadro, nas rodas, etc.

Com um motor novo é garantia de que eu vou rodar um bom tempo sem dor de cabeça, né?


Ahhhhhhhh! E outra dúvida...

O Autolub da moto ta desligado, sei la o que o ex-dono fez... mas nem funciona. Daí tava pensnado em reativar, que que vocês acham?
leobalster
Super Membro
Mensagens: 1336
Registrado em: 09 Setembro 2004 à28 16:19

Mensagem por leobalster »

alex_svp escreveu:Falae galeraaaa!

Brigadão mesmo pela atenção de geral!

Gostei da idéia de desmontar a moto toda e deixar o motor com o mecânico. To pensando muito em fazer isso. Daí eu aproveito e dou um trato manual no quadro, nas rodas, etc.

Com um motor novo é garantia de que eu vou rodar um bom tempo sem dor de cabeça, né?


Ahhhhhhhh! E outra dúvida...

O Autolub da moto ta desligado, sei la o que o ex-dono fez... mas nem funciona. Daí tava pensnado em reativar, que que vocês acham?


Se a moto for pra trilha é melhor deixar ele desligado mesmo, é mais seguro misturar o óleo direto no tanque

abracos
Imigrante
Membro
Mensagens: 773
Registrado em: 15 Setembro 2005 à15 10:04

Mensagem por Imigrante »

Esqueça o autolub,
Faz de conta que nunca existiu. Assim vc sempre terá certeza de estar com a quantidade correta de óleo na mistura!!!
Abraços e boa sorte na empreitada.
:arrow:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem