Tecnologia das Botas

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Tecnologia das Botas

Mensagem por bessa27 »

Galera, baixei um video de uns 30 min, e o nome estava escrito "MX techs", logo pensei "k loko deve ser um cara explicando algumas tecnicas de MX"

Beleza, baixei o bagulho (tem 300mb) depois fui ver, vixiiiiiiiiiii, num tem nada a ver com isso, o video é spbre a tecnologia de botas de MX, e tal. É muito legal pois explica a diferença entre uma bota top pra MX e uma simples.

Là eles fizeram varius testes de torção, flexibilidade e etc. Explicaram cada detalhe, desde fecho até sola, muito show mesmo, o unico problema é k é em espanhol.

Depois do video posso afirmar:

A melhor marca de bota de MX é a Sidi e a Gaerne, sem duvida.

Mas intaum, oque eu quero resumir aki é, onde é o local X, ou seja, o ponto "G" de uma bota top. (onde as botas se diferenciam, entre botas boas e botas Tops)

No meu conceito, uma bota top se diferencia pela capacidade de evitar torção, e mesmo assim ser flexivel.

Existem muitas botas tops, no mundo, porem mesmo algumas tops, não são tão boas quantos as outra, vou começar:

SixSixOne (era meu sonho de bota até hoje) Flight

Vcs podem perceber no lugar onde eu desenhei, k exite uma falta de porteção, e é justamente onde da fixação pro tornozelo.

Imagem

Fox FOrma Pro

Essa é minha ota atual. MUito boa e confortavel, mas tem o mesmo problema: ela tem a lateral mole, oque numa queda maior pode ocasionar um belo estrago.

Imagem

Alpinestar TEch8

Mesmo na suposta "bota melhor do mundo" não existe uma proteção fixa, sendo feita com material mole apenas. (percebam como é mole a lateral)

Imagem

Alpinestar Tech10

Mesmo a nova vedete do MX esta com uma falta de porteção antitorção. Eles amenizaram muito, e digo que esta quase boa, mas ainda é mole, e não acho legal gastar R$2300 reais numa bota assim. O lema da alpinestar no meu conceito é: "conforto vem antes da segurança" por mais k seja uma bota absolutamente segura, eu sei eu sei, a bota é fróids, protege pra kct e etal, mas se ela (com a grana k tem) explora-se um pouco mais a segurança, ao inves do conforto, ela poderia se tornar o bam bam bam, pois uma coisa eu digo = uam coisa é qualidade, e outra é marketing.....................vejo um monte de cara falando "alpinestar é fróids e etasl" sem nunca nem ter exprementado uma..............

Imagem


Agora vamo começar a falar das boas (Tops)

TAnto k nos paises europeus (onde eles ja tem tradição em MX, enduro e rally) eles só usam essas marcas, como GAerne e Sidi, no mundial de MX, só da ela, no mundial de Enduro, só da elas............e por assim vai, os melhores usam elas.

Sidi Flex Force


Percebam como seus movimentos são assitidos por uma peça fixa, dando flexibilidade e ao mesmo tempo quase nada de torção. As laterias é de material injetado, pra aguentar porrada (percebam k a lateral toda é assim, ou seja bem rigida). É +- o mesmo funcionamento de uma CTI só k no pé. Essa bota é consifderada a melhor domundo e é a atual campeã mundial (Steven Everts)

Imagem

Gaerne SG-10

Outra top, tbm com a lateral fixa. Essa ai tem muita mobilidade pela sistema k usa (ler mais em www.gaerne.com ). Percebam k na lateral não existe uma parte mole, como nas outras primerias, elas são rigidas, pra priorizar a segurança do pé. Percebam como essa segurança, quase k começa na frente e termina no final da panturrilha, protegendo de qualquer batida em quase 360°.

Imagem


==========================================

É isso ai galera, a unica coisa k eu poso falar, é k na hora de uma compra deuma bota, tente somente focar sua visão no conforto dela, pois se vc pensar "nossa, ela é bem mole, muito gostosa" vc pode ter certeza, k essa "moleza" talvez possa te prejudicar em alguma queda mais forte, e causar danos k dinheiro algum no mundo pode pagar.

NA hora da compra, vise tbm a resistencia das peças, torção, e tbm é claro, conforto, que é bom sempre. MAs conforto nem sempre é essencial, ja segunraça................................


Ops..dá licença...Bessa, eu tomei a liberdade de salvar as fotos no server do FLM para q o link sempre exista...OK? :wink:
Editado pela última vez por bessa27 em 18 Abril 2005 à19 22:31, em um total de 2 vezes.
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

nossa.... estou fazendo trilha de botinas !!! :| :|
lostraider
Membro
Mensagens: 51
Registrado em: 07 Outubro 2004 à59 13:03

Mensagem por lostraider »

E aí Bessa? Blz?
Muito 10 essas informações e com certeza de muita utilidades pra todos nós.
Agora vc. teria como passar o local onde conseguiu o vídeo pra eu poder baixar tbem?
Abração e obrigado.
brunors_mg
Membro
Mensagens: 33
Registrado em: 11 Abril 2005 à14 14:02

Mensagem por brunors_mg »

uAuUAhA.

Eu faço de coturno do exército brasileiro.
Arf, fróids ae.

Ótimo tópico, sempre é bom saber quais as melhores botas, pois estas assim como os capacetes, são de fundamental segurança para o motoqueiro.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Caramba bessa...muito fera esse tópico, uma pena eu não estar vendo as imagens...Veja se consegue arrumar aí...caso contrário, pode me enviar as fotos q eu hospedo...assim não teremos problemas de link futuramente, já q um tópico como esse tem q ser imortalizado... :wink:
Gustavo/PR
Moderador
Mensagens: 8793
Registrado em: 21 Fevereiro 2005 à51 14:57

Mensagem por Gustavo/PR »

pucha vida. Eu achava que tinha a melhor bota do mundo, tech 8. Agora to trixte! ahahahahahaha mas é bom saber que eu estava errado, e aprender um pouco mais! Valeu Bessa!

um abraço
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

o meu nike até agora naum reclamou.....auhuaha
bah rapaiz....tá carinho uma bota hein?
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Mensagem por tornado_tinkerer »

Eu tenho essa Gaerne SG10 e vou dizer uma coisa, não troco por bota nenhuma, melhor dinheiro investido em equipamento de proteção que eu já fiz.
Betioli
Super Membro
Mensagens: 1512
Registrado em: 22 Setembro 2004 à33 10:15

Mensagem por Betioli »

Querer nem sempre é poder. Duro é gastar mil... mil e quinhentos paus em uma bota. Sei que vale o que custa , que nossa integridade física não tem preço e coisa e tal... mas está longe do poder de compra da maioria dos trilheiros do Brasil, infelizmente.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Mensagem por GELOUS »

Betioli escreveu:Querer nem sempre é poder. Duro é gastar mil... mil e quinhentos paus em uma bota. Sei que vale o que custa , que nossa integridade física não tem preço e coisa e tal... mas está longe do poder de compra da maioria dos trilheiros do Brasil, infelizmente.
Realmente! Pagar numa bota o preço de uma moto é pra quem pode mesmo! Já pensou? O cara compra a bota e vai pras trilhas só de bota... sem a moto! :lol: :lol: :lol:
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

U$250 = R$675

Mensagem por bessa27 »

Pronto Galera, agora as fotos não vão mais sumir (hospedei num lugar bom, tipo eu tava hospedando num site de bike onde tava escrito "fotos sem ser de bikes vão ser deletadas" huahuahuahuah)

PS - VAlew FAbricio, mas ja troquei de hopedagem, e tbm ja quiz ver se tava funcionando tudo certinho

mas intaum galera, a triste realidade é que essas botas quando chegam aki custa quase o dobro do preço lá de bfora (mesmo com o preço ja convertido) vou dar alguns exemplos

Preço das botas nos

661 Flight
Preço nos EUA - U$250 = R$675
Preço no Brasil - R$??? (não existe nenhuma bota dessa no basil)

Fox Pro
Preço nos EUA - U$200 = R$540
Preço no Brasil - R$1000 (mais k o dobro)

Alpinestars T8
Preço nos EUA - U$290 = 780
Preço no Brasil - R$1450 (mais k o dobro)

Alpinestars T10
Preço nos EUA - U$410 = R$ 1.100
Preço no Brasil - R$2300 (mais k o dobro)

Gaerne SG10
Preço nos EUA - U$290 = R$780
Preço no Brasil - R$1500 (mais k o dobro)

Sidi Force SRS
Preço nos EUA - U$350 = R$940
Preço no Brasil - R$1750


Percebam k uma bota k aki cutsa R$1000 reais, lá custa R$500

puts SACANAGEM!!!!!!!!!!!!!!
tornado_tinkerer
Membro
Mensagens: 310
Registrado em: 15 Setembro 2004 à00 13:05

Re: U$250 = R$675

Mensagem por tornado_tinkerer »

bessa27 escreveu: Gaerne SG10
Preço nos EUA - U$290 = R$780
Preço no Brasil - R$1500 (mais k o dobro)

Percebam k uma bota k aki cutsa R$1000 reais, lá custa R$500

(palavrões não serão aceitos aqui) SACANAGEM!!!!!!!!!!!!!!
Concordo. E ainda digo que dá para pagar menos.

Comprei minhas botas lá nos isteites. Paguei nas botas, no capacete (KBC) e no par de luvas MSR, U$300...

O problema é taxa de importação. Mas há uma pegadinha. Calçados não pagam taxa de importação, desde que vc venha com eles na mala. Vc pode literalmente encher a mala de botas e desde que não dê excesso de bagagem, vc tá livre de impostos. 5 pares de SG10 e vc quase paga a passagem...
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

Alguem ai vai pra gringa?????????????????/

Top afim de uma SIDI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


hahahuahuahuhuhuaa
cagraziottin
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 20 Abril 2007 à58 23:07

Mensagem por cagraziottin »

cara voce já deu uma olhada na oxtar tcx comp é uma bota com sistema anti torção e sai mas em conta em torno de 900 reais
um abraço
acdurigan_piu
Membro
Mensagens: 129
Registrado em: 30 Junho 2006 à47 11:33

Mensagem por acdurigan_piu »

E a bota interna da Tech 10 que é rigida na lateral?
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

acdurigan_piu escreveu:E a bota interna da Tech 10 que é rigida na lateral?
:?: :?:
Qual é mesmo sua dúvida acdurigan :?:
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

NESTOR/RS escreveu:
acdurigan_piu escreveu:E a bota interna da Tech 10 que é rigida na lateral?
:?: :?:
Qual é mesmo sua dúvida acdurigan :?:
É que o Bessa afirmou que até mesmo a Tech 10 não tinha proteção na parte lateral do pé, acima do tornozelo...

E na verdade, como disse o acdurigan, ela tem uma botinha interna que serve pra proteger justamente esses locais :wink:
acdurigan_piu
Membro
Mensagens: 129
Registrado em: 30 Junho 2006 à47 11:33

Mensagem por acdurigan_piu »

Ricardo Skolaude escreveu:
NESTOR/RS escreveu:
acdurigan_piu escreveu:E a bota interna da Tech 10 que é rigida na lateral?
:?: :?:
Qual é mesmo sua dúvida acdurigan :?:
É que o Bessa afirmou que até mesmo a Tech 10 não tinha proteção na parte lateral do pé, acima do tornozelo...

E na verdade, como disse o acdurigan, ela tem uma botinha interna que serve pra proteger justamente esses locais :wink:

era isso mesmo ja foi feita a colocação
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Mensagem por Gargamel »

O ... tem uma Sid dessas com umas 4 trilhas d uso, e ha umas 4 semans sofreu uma fratura na fibula causada exatamente por torção q é o ponto forte de proteção da bota e tá com 4 pinos....

Usou por anos uma alpini e nunca deu nada....

Será q foi azar ? :?
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

Ricardo Skolaude escreveu:
NESTOR/RS escreveu:
acdurigan_piu escreveu:E a bota interna da Tech 10 que é rigida na lateral?
:?: :?:
Qual é mesmo sua dúvida acdurigan :?:
É que o Bessa afirmou que até mesmo a Tech 10 não tinha proteção na parte lateral do pé, acima do tornozelo...

E na verdade, como disse o acdurigan, ela tem uma botinha interna que serve pra proteger justamente esses locais :wink:
Galera, nao afirmei nada, o texto eh ingles falado por alemao...........fodapra kct de entender.........e nao tinha a T10, soh a T8.......

Mas lembro que ah uns 3 anos atras, tinha um topico no TS dos teste de todas as botas (da epoca). Foram feitos 7 ou 8 testes, tudo na maquina, medindo a quantidade de impacto que a perna/peh iriao receber, a que se saiu melhor foi a Sidi Flex Force, depois a Alpine T8 e depois a Gaerne.........

==========

Mas isso que o gargamel falou eh akelas coisas pra gente discutir no bar, pois essa conversa nunca vai acabar...............meu ponto eh:


Um cara caiu a 140km/h com um ASW e nao aconteceu nada......e o outro caiu a 50km/h com um Shoei e morreu........-> Te garanto, eu ainda vou preferir 1000 shoeis.........

Eh dificl da gente afirmar algo nesse assunto pois nao existe instrumentos de medicoes, da mesma queda, no mesmo local, com as mesmas condicoes..........uma coisa eh certa, se o cara tava de Sidi e fudeu todo o peh, se o cara tivesse de fox ou asw, com certeza ia ser do estado atual pra baixo.......acredito eu que pra baixo...........
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem