Raios bambos

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Raios bambos

Mensagem por Robini »

Rodar com os raios das rodas bambos provoca uma série de problemas. Além de deixar o aro oval, provoca desgaste prematuro do pneu, desalinhamento e compromete a dirigibilidade. Mas como descobrir se os raios estão bambos? É muito fácil. Basta bater levemente nos raios, com uma chave de fenda. O som produzido pelos raios bambos não vai ser afinado e metálico, como os outros.

As motos equipadas com rodas raiadas são a maioria. Normalmente, as motos de menor porte possuem 36 raios e as de maior porte, 40 raios. Eles acabam bambeando, já que recebem todo tipo de tensão, decorrente das irregularidades do piso. O interessante é que os raios bambos de um lado acabam comprometendo os raios equivalentes do outro lado da roda. Assim, não custa nada conferir o aperto regularmente e se livrar de problemas futuros.

(fonte: Caderno de Veículos - Jornal Estado de Minas)
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem