O que fazer se sua moto "beber" água?

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

O que fazer se sua moto "beber" água?

Mensagem por Robini »

Dica do Dimas: O que fazer se sua moto "beber" água?

Saiba que tudo o que o mecânico faz em sua moto tem um porquê. Quanto mais você entender o modo que funciona sua motocicleta, mais você escapa de situações complicadas durante uma prova ou mesmo um passeio. Assim, converse bastante com seu mecânico como se fosse aquelas crianças que querem saber o porquê de tudo.

Uma das coisas mais aterrorizantes para um piloto é um rio. Em edições passadas eu passei algumas dicas de como atravessar esses rios. Nesta eu vou passar uma manha do que fazer se a moto “beber água”.

Começar a xingar o organizador ou sentar e chorar não vai resolver.

É hora de começar a pensar e entender o que aconteceu com a moto.

Vamos imaginar a situação: você entrou no rio e ele era mais fundo do que imaginava ou então, o rio não era tão fundo, mas tinha aquela maldita pedrona bem no meio do caminho que te derrubou e apagou sua parceira.

Tente manter a calma e siga os passos que vou te dar.
A água quando entra se esconde basicamente em três pontos: na caixa de filtro de ar, no carburador e no cilindro. Temos de tirá-la destes três lugares se não, ela não vai ligar.

1° passo: tire a moto do rio, saia da passagem das motos e procure um lugar seco.

2° passo: feche a torneira de gasolina.

3° passo: Retire o filtro de ar e com a tampa aberta deite totalmente a moto do lado do filtro. Porquê? Quando a moto deita, vaza a gasolina da cuba do carburador e neste caso, toda a água que está na cuba vai vazar junto. E também a água da caixa do filtro de ar vai sair. Enquanto você aguarda a água sair do carburador, aperte a espuma do filtro até deixá-la seca. Lembre-se de tirar a luva para não lambuzá-la de óleo!

4° passo: Levante a moto, coloque o filtro e feche a tampa. Agora só falta o cilindro...

5° passo: Neste momento a dica se divide em duas: se a moto for 2 ou 4 tempos.

2 tempos - retire a vela e bata no ckick de partida várias vezes para a água sair. Não precisa virar a moto de ponta cabeça, isso é lenda.

4 tempos - Se a moto tiver descompressor não mexa na vela (é muito complicado) acione o descompressor e (se tiver uma partida elétrica levante a mão para o céu) acione várias vezes o botão (ou o pedal) sempre com o descompressor acionado. Essa ação vai fazer o motor cuspir a água para fora do cilindro.
Se NÃO tiver descompressor, vc vai ter q tirar a vela e ai sim acionar o pedal (ou botão) de partida... para a água sair pelo buraco da vela.


6° passo: abra a torneira de gasolina, coloque seus óculos, suas luvas e boa prova.

O principal deste procedimento é manter a calma, pois assim você seguirá todos os passos sem pular nenhum e sua prova não vai por água abaixo...

Um grande abraço a todos e até a próxima.

Dimas Mattos

Postada em 25/5/2005 às 11:51:03.

Fonte: (Extraído do portal ASW Rally Team)

[EDITADO POR TOPSMAN]
Galera... só pra constar, resolvi editar a Dica do Dimas que o amgio Robini deu pra lembrar que nossas motos nacionais 4t NÃO possuem descompressor, por isso fiz umas observações que estão em itálico no texto original para não dar margem a interpretações e consequentemente ações erradas na hora do sufoco. Abraços...
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: O que fazer se sua moto "beber" água?

Mensagem por João Neres »

Tópico pré histórico, sei .....
mas muito bom e de alta utilidade,
só me restou umas duvidas, fazendo todos estes processos corretamente, após ligar a moto corre risco de estragar alguma coisa no motor? após a prova ou trilha preciso levar a moto pro mecânico abrir o motor e verificar o que aconteceu la dentro?
João Neres
Super Membro
Mensagens: 1371
Registrado em: 09 Maio 2013 à22 13:49

Re: O que fazer se sua moto "beber" água?

Mensagem por João Neres »

[quote="João Neres"]Tópico pré histórico, sei .....
mas muito bom e de alta utilidade,
só me restou umas duvidas, fazendo todos estes processos corretamente, após ligar a moto corre risco de estragar alguma coisa no motor? após a prova ou trilha preciso levar a moto pro mecânico abrir o motor e verificar o que aconteceu la dentro? no caso uma 2T
MateusPH
Membro
Mensagens: 591
Registrado em: 27 Abril 2014 à27 22:25

Re: O que fazer se sua moto "beber" água?

Mensagem por MateusPH »

ta blz, tirar a vela e etc, mas quem que leva uma chave pra tira vela?haha, eu pelo menos, não levo se quer uma alicate junto.
Ronaldo p.a
Membro
Mensagens: 352
Registrado em: 17 Outubro 2014 à35 16:20

Re: O que fazer se sua moto "beber" água?

Mensagem por Ronaldo p.a »

peraí, ta escrito que a água vai ficar no cilindro, mas nas 2T se entrar água, vai molhar a parte de baixo toda, rolamentos, gaiola... não vai virar uma nhaca de óleo 2T com água? será que dá pra só secar assim e continuar?
VitorLimaDT
Membro
Mensagens: 166
Registrado em: 16 Setembro 2015 à18 09:10

Re: O que fazer se sua moto "beber" água?

Mensagem por VitorLimaDT »

Ronaldo p.a escreveu:peraí, ta escrito que a água vai ficar no cilindro, mas nas 2T se entrar água, vai molhar a parte de baixo toda, rolamentos, gaiola... não vai virar uma nhaca de óleo 2T com água? será que dá pra só secar assim e continuar?
Também tenho essa duvida, eu fico me esquivando de trilhas que passem em agua por esse motivo . por que DT qalqer coisa já acontece algo, ainda mais se molhar o motor, ai fudeu msm
emim76
Membro
Mensagens: 376
Registrado em: 31 Agosto 2013 à46 18:39

Re: O que fazer se sua moto "beber" água?

Mensagem por emim76 »

Da pra terminar a trilha sem problemas fazendo esses procedimentos, mas é bom depois abrir o motor e dar uma revisada por dentro, principalmente nas 2 tempos, para limpar o óleo com agua que vai ficar ali no vira e cilindro..
Ja aconteceu comigo umas 3 vezes e sempre deu certo fazer esses procedimentos..
E o engraçado é que nas 3 vezes que isso aconteceu foi a estreia das motos nas trilhas kkkk
Mas so seguirem essas dicas, sao muito boas e funcionam sem problemas, se seguidas passo a passo!
Abs
emim76
Membro
Mensagens: 376
Registrado em: 31 Agosto 2013 à46 18:39

Re: O que fazer se sua moto "beber" água?

Mensagem por emim76 »

Da pra terminar a trilha sem problemas fazendo esses procedimentos, mas é bom depois abrir o motor e dar uma revisada por dentro, principalmente nas 2 tempos, para limpar o óleo com agua que vai ficar ali no vira e cilindro..
Ja aconteceu comigo umas 3 vezes e sempre deu certo fazer esses procedimentos.. sempre tive so 2 tempos..
E o engraçado é que nas 3 vezes que isso aconteceu era qnd eu trocava de moto entao era a estreia da moto nova nas trilhas kkkk
Mas so seguirem essas dicas, sao muito boas e funcionam sem problemas, se seguidas passo a passo!
Abs
VitorLimaDT
Membro
Mensagens: 166
Registrado em: 16 Setembro 2015 à18 09:10

Re: O que fazer se sua moto "beber" água?

Mensagem por VitorLimaDT »

Aconteceu comigo sabado , mais ou menos isso, deu uma chuva mt forte em belo horizonte, e eu deixei a moto fora da garagem , molhou dmais, e como chuveu mt, entrou agua pelo suspiro o tanque ficou cheio d'agua , dai tive que retirar o tanque porque nao tava saindo mais pela torneirinha, dpois de um tempo liguei ficou engasgando mas acelerei bastante e ligou normal : )
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem