TUTORIAL PARA INICIANTES NO MX !

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

junior30
Super Membro
Mensagens: 1148
Registrado em: 19 Março 2007 à07 19:15

Mensagem por junior30 »

Zenha escreveu:
junior30 escreveu:Tem a YZ 125 conheco um cara que tem e so anda no MX, mas ele falou que tem uma baixa absurda se comparar com as outras 125 mais antigas a dele eh 2006 ja com quadro de aluminio, uma coisa eh certa eh bonito ver alguem tocar uma 125 na pista redondo a abelinha grita alto!!!!!!!

Logico que se comparar com uma 4T em questao de tempo perde Feio, mas em se tratando de diversao ai tambem nao tem pra ninguem!!!!

isso se o cara saber tocar a motoca senao tambem o cabloco acho que sofre igual a um condenado.

Se der tudo certo em breve estou com a minha 2T so que na trilha, tava pensando em pegar uma DR mas desisti vo de 2T porque quero aprender a tocar esse bixo, e quero tambem me divertir vamos ver se me adapto e vamos ver se o bixo eh tudo isso mesmo que todo mundo fala!!!!!!

Abraxxx
Junior compra uma husqvarna Wr 125 eu vi umas na trilha e é o bicho para andar...
Ja experimetei esta moto so no asfalto, achei massa a moto, se nao me engano ainda tem zero pra vender aki em Curitiba por R$ 13.500,00 so que as 2006 pra mim que peso 85 kg fica dificil!!!! mas eh uma bela moto, tem um cara que deixa na mesma oficina que eu que tava vendendo a dele por R$ 10.000,00 2006.

To de olho em uma 250 2T mesmo

abraxx
zambapower
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 21 Fevereiro 2006 à13 18:55

Mensagem por zambapower »

Nao e uma questao de modismo X Facilidade X Potencia , mas segundo os defensores das 125 , questao de prazer de pilotagem !

Prazer em pilotar a motinho nao se compara a nada , afinal dependendo do piloto e so curtição entao por que nao fazer algo prazeroso !

Coisa simples de falar e entender !

Meu sonho e uma KTM um dia chego lá !
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Tópico "Fixo"...pelos serviços prestados e que ainda prestará aos usuários FLM...

:wink: =D>
Urbano da Luz
Membro
Mensagens: 20
Registrado em: 18 Março 2009 à46 18:43

Mensagem por Urbano da Luz »

O Zamba ta de parabens pelas dicas, muito boas mesmo!
e acho tambem que quem puder fazer cursos frequentemente com pilotos profissionais ajuda muito porque eles tem muita experiencia!
Eu ja fiz com o Raspa, Leandro Silva e o Chumbinho e te garanto que aprendi bastante com os 3.
Só vou descordar em um ponto, acho que as 2t com certeza ensinam muito, mas a 4t acho muito mais facil e divertido de pilotar!!
mas é isso ai estao de parabens por postarem isso!
Abraços
pedrohrios
Super Membro
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15

Mensagem por pedrohrios »

Otimo topico,ja tinha lido ele no site do yuri. As 125 e uma escola, vc ve cara ai q tem 1 ano q anda em 4t, e q nao consegue usar nem a metade dela, e se por numa 125 numn sai nem do lugar, e uma pilotagem digamos q chata,pois e mtoo cansativa e mto brusca, mas andei numa 4t e a moto parece uma nave espacial,manda tudo com uma facilidade q da raiva. A desvantagem da 125 eq gasta mto, e nao adianta falar, a manutencao de uma 4t dura bem mais, e quem puder anda numa,vai aprender bastante!
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: TUTORIAL PARA INICIANTES NO MX !

Mensagem por cascao »

Seria bem legal (e justo) se as 250 2T pudessem competir contra as 250 4T. Sem a "ajudinha" do regulamento Ai eu queria ver...
maRvAdO
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Janeiro 2010 à08 09:24

Re:

Mensagem por maRvAdO »

eu tenhu uma xr duzentinha e estou muito satisfeito com ela raivinha::
mais ela é pesadinha pra mim ...tenhu 13 anos
maRvAdO
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Janeiro 2010 à08 09:24

Re: TUTORIAL PARA INICIANTES NO MX !

Mensagem por maRvAdO »

o preciso de algumas dikas... quando pulo a rampa na pista onde treino nao sei direito como cair tipo pousar eu to cainuh com a roda da frente alguem tem uma dik aew ?
maRvAdO
Membro
Mensagens: 3
Registrado em: 18 Janeiro 2010 à08 09:24

Re: TUTORIAL PARA INICIANTES NO MX !

Mensagem por maRvAdO »

maRvAdO escreveu:o preciso de algumas dikas... quando pulo a rampa na pista onde treino nao sei direito como cair tipo pousar eu to cainuh com a roda da frente alguem tem uma dik aew ?
ela é duzentinha mais ta com carburação da tornado pistao da tornado ta com o quadro reforssado embaxo pa nao abri todas as artimanhas pra cross mais eu tbm qeria ver se fosse livre pa poder competir 4t vs 2t
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: TUTORIAL PARA INICIANTES NO MX !

Mensagem por Leo Racing »

Muito bom topico ... joia::: palmas::
sallum
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 21 Junho 2011 à24 16:14

Re: TUTORIAL PARA INICIANTES NO MX !

Mensagem por sallum »

Caramba... valeu pelas dicas... so tem fazer kkkkkkkkkkkkkkkk
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: TUTORIAL PARA INICIANTES NO MX !

Mensagem por Rafael Corretor »

Pois é, concordo com todo mundo, mas o tópico é interessante pelas informações extras, a moto cada um tem a sua preferencia.

mas 2T é 2T e vice versa ou verça ou verssa sei lá
dilli
Membro
Mensagens: 112
Registrado em: 27 Junho 2012 à02 19:35

Re: TUTORIAL PARA INICIANTES NO MX !

Mensagem por dilli »

Tópico Show, parabéns... como iniciante, vou leva-lo esse texto em conta!!
Careca
Membro
Mensagens: 346
Registrado em: 16 Janeiro 2013 à43 08:26

Re: TUTORIAL PARA INICIANTES NO MX !

Mensagem por Careca »

Sensacional o tópico. Parabéns! palmas::

Sobre a discussão 2T x 4T, desistam! É como discutir religião, futebol e política. Nunca teremos e nem precisamos ter um consenso, temos fanáticos dos dois lados. E tem espaço de sobra tanto nas trilhas, quanto nas pistas para todos. joia:::

É bacana ver tópicos de anos atrás com a galera palpitando sobre o que poderia acontecer no futuro, que hoje é presente, e comparar com o que de fato ocorreu. Vi em um tópico de 2004, se não me engano, alguém falando que as 2T estavam perdendo mercado e que em pouco tempo estariam extintas tanto dos enduros quanto do MX. Isso não aconteceu, e assim como este assunto tem vários outros, como o tópico da Tokens, no início a galera criticando, falando que não iria pra frente, e esses dias vi um membro experiente aí indicando a moto pra um cara que estava em dúvidas entre ela e a DR400 se não me engano, algo assim.

Enfim, um fórum tão antigo proporciona isso pra gente, além do intercâmbio de informações entre veteranos e novatos, temos este histórico das "modas".
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: TUTORIAL PARA INICIANTES NO MX !

Mensagem por henriquejensen »

Já ví vários vídeos e tutoriais de motocross, mas acho que vou ter que fazer um curso mesmo. Não estou conseguindo evoluir devido ao medo de emendar as mesas + posicionamento viciado que me deixa em 2 voltas na pista com os braços travados.
Taboca
Membro
Mensagens: 91
Registrado em: 13 Setembro 2013 à07 10:44

Re: TUTORIAL PARA INICIANTES NO MX !

Mensagem por Taboca »

Show de bola este tópico... ajudou e muuuito joia:::
Davi 05
Membro
Mensagens: 14
Registrado em: 14 Novembro 2013 à53 10:31

Re:

Mensagem por Davi 05 »

junior30 escreveu:
Zenha escreveu:
junior30 escreveu:Tem a YZ 125 conheco um cara que tem e so anda no MX, mas ele falou que tem uma baixa absurda se comparar com as outras 125 mais antigas a dele eh 2006 ja com quadro de aluminio, uma coisa eh certa eh bonito ver alguem tocar uma 125 na pista redondo a abelinha grita alto!!!!!!!

Logico que se comparar com uma 4T em questao de tempo perde Feio, mas em se tratando de diversao ai tambem nao tem pra ninguem!!!!

isso se o cara saber tocar a motoca senao tambem o cabloco acho que sofre igual a um condenado.

Se der tudo certo em breve estou com a minha 2T so que na trilha, tava pensando em pegar uma DR mas desisti vo de 2T porque quero aprender a tocar esse bixo, e quero tambem me divertir vamos ver se me adapto e vamos ver se o bixo eh tudo isso mesmo que todo mundo fala!!!!!!

Abraxxx
Junior compra uma husqvarna Wr 125 eu vi umas na trilha e é o bicho para andar...
Ja experimetei esta moto so no asfalto, achei massa a moto, se nao me engano ainda tem zero pra vender aki em Curitiba por R$ 13.500,00 so que as 2006 pra mim que peso 85 kg fica dificil!!!! mas eh uma bela moto, tem um cara que deixa na mesma oficina que eu que tava vendendo a dele por R$ 10.000,00 2006.

To de olho em uma 250 2T mesmo

abraxx
Recentemente comprei uma cr 250.. sinceramente, nao é tao dificil de tocar, nao é tao ruim de baixa.. quando abre giro é um canhao mas não é estupida... moto muito boa!!! vale a pena conferir
Yasmine44
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 01 Junho 2019 à17 20:02

Re: TUTORIAL PARA INICIANTES NO MX !

Mensagem por Yasmine44 »

zambapower escreveu:Após presenciar muitos pilotos de mx começarem no esporte e por falta de informação ou orientação adequada acabam desistindo do motocross, resolvemos divulgar algumas dicas básicas de mx.

Muitas das dicas abaixo já foram divulgadas, outras nem tanto. A idéia não é ser o primeiro, mas sim, ajudar aqueles que estão iniciando no motocross, um dos esportes de maior beleza estética (se duvida basta comparar uma foto de mx com uma foto de futebol) e de emoção que existe.
Qual moto comprar? Nos Estados Unidos existe uma escala de evolução com as motos. A medida que se vai evoluindo na técnica, o mesmo acontece com as motos. 60, 80, 125 2t (School Boys), 250f, 450 (alguns ainda preferem 250 2t). Reparem que os meninos da 80cc não vão direto para 250 4 tempos, ele passam a categoria 125 2t que é a "moto escola" do mx, onde se aprende realmente a andar. Lá definiram a School Boys para 125cc. Também existe vários campeonatos com 125 iniciante, 125 intermediária e 125 Pró, para os adultos e veteranos.
No Brasil, muitos não tiveram a oportunidade de começar no esporte cedo, mas devido a "onda" 4t, os iniciantes estao comprando 250f e até mesmo 450, a última moto na escala de evolução do mx.
Pode até ser vantagem no começo adquirir a 250f, mas sua evolução vai ficar restrita as facilidades da tocada de uma 4 tempos e só. Além disto, 4t exige um mecânico competente, que também verifica o desgaste das peças no período correto e uma tocada mais refinada do piloto. Se ficar estourando o giro e pendurando demais na embreagem os prejuízos serão certos. Outro detalhe: ligar uma 4t no tranco, nem pensar!
Com persistência a bordo de uma 125, o piloto iniciante realmente vai aprender a andar no mx e quando passar a 250f, utilizará melhor o que a moto pode oferecer.
Não podemos esquecer do seguinte: moto ajuda, mas o que manda é o piloto. Em várias corridas, temos a oportunidade de ver pilotos de 125 e 250 2t, ficando a frente das 4t na linha de chegada.
Por falar em 250 2t, é a melhor moto custo/benefício na relação manutenção/potência. É uma excelente moto, mas exige preparo físico e técnica.

Comprei a moto.
O que fazer?

1- Verificar o posicionamento dos seguintes itens: guidão (o ideal é um pouco a frente) manetes (devem ficar um pouco abaixo do guidão) pedal de freio (um pouco acima da pedaleira) pedal de marcha (no mesmo nível ou um pouco acima da pedaleira) altura dos garfos na mesa (mais acima melhora em curvas de baixa e piora em alta velocidade, mais baixo piora nas curvas de baixa e melhora em alta velocidade)

2- Acertar suspensões, carburação. Esta parte necessita de um bom mecânico. Montador e lavador de moto tem muitos, mas preparadores são poucos. Exige também um feeling do piloto. Ele deve saber passar para o mecânico o que está acontecendo com a moto. Mas isto vem com o tempo. Vai ajudar procurar entender o funcionamento das suspensões e da carburação pra começar.

3- Relação Verifique qual o número da relação na moto (número de dentes do peão e coroa). Ela pode estar muito reduzida ou muito longa.

Qual combustível usar?
Os mais usados são Pódium, Comum com Pódium, Comum e até de aviação. Seja qual for utilizar, a regulagem na carburação vai ser alterada para cada tipo de combustível.

Onde regulo as suspensões?
Suspensão traseira: o parafuso de compressão e a porca para compressão em alta velocidade, ficam na parte de superior do amortecedor traseiro e o parafuso do retorno na inferior.
Suspensao dianteira: se for Showa, a compressão é em cima e o retorno é em baixo, se for Kayaba o contrário. Em cima também fica o parafuso para retirada do ar, mas deve ser feito com a moto sobre um cavalete.

Como regulo as suspensões?
Esta regulagem varia de acordo com o peso e nível de pilotagem dos pilotos.
Nos parafusos de compressão e retorno feche todos os cliques e vá contando até abrir todos os cliques. Feche tudo de novo e coloque na metade de cada regulagem. Esta é a regulagem padrão e está longe da ideal. É a partir daí, que andando na pista, você vai realizar o ajuste fino das suspensões. Quanto mais fechar os cliques de compressão, mais dura ficará a suspensão e quanto mais abrir, mais macia. Nos cliques de retorno, quanto mais fechar, mais lento ficará o retorno e quanto mais abrir, mais rápido.
Iniciantes tendem a deixar a compressão muito macia e o retorno muito lento. Como não conseguem "emendar" alguns obstáculos, a suspensão nesta regulagem fica mais suave para cair antes da recepção, mas em curvas e em velocidade ficará péssimo.

OBS: Dica do Zambapower do forum : verifique no site da racetech o peso do piloto ideal para as molas originais de sua moto e caso nescessario coloque as molas ideiais para seu peso experiencia propria melhora mais que preparar a suspa com valvulas sem as molas corretas pro seu peso , sem contar que o SAG fica prejudicado ou o trabalho da suspa todo errado !

Lembrem- se: mx foi feito para cair nas recepções dos obstáculos e não antes. A regulagem mais adequada é uma compressão mais dura, pois a medida que o nível do piloto aumenta, a tendência é zerar qualquer tipo de pista e caindo nas recepções, não há necessidade de suspensões macias. Com relação ao retorno, este não pode ser muito lento e nem muito rápido.
Tem que ter paciência para achar o ponto ideal.
Também se deve regular o *SAG de acordo com o seu peso e deverá fazê-lo vestindo todo seu equipamento. Neste item o seu mecânico poderá ajudá-lo. Um excelente preparador de suspensões que sempre indico é Orfeu Trajano da Aftershocks. *SAG (diferença da altura da suspensão traseira toda esticada com altura da suspensão traseira com o piloto sobre a moto).
No caso do parafuso de compressao de alta velocidade, abra o parafuso até o fim e feche variando uma volta e meia a duas voltas e meia. Este também vai ser de acordo com o piloto.
Se for moto zero, lubrifique os links da balança, caixa de direção, troque o óleo de caixa e faça um reaperto geral.

Quais equipamentos devo comprar?
Parece uma pergunta óbvia mas não é. Além de capacete, óculos, colete, calça, camisa, cinta, luvas, botas, queria destacar o seguinte: NÃO EXISTE FAZER MX DE JOELHEIRA! Tem que ser brace E DE QUALIDADE! Se economizar neste item, com certeza irá ter problemas sérios de joelho no primeiro tombo que exigir um brace de qualidade. Outro equipamento que não deve ser desconsiderado é uma bota, entra no mesmo caso do brace: TEM QUE SER DE QUALIDADE! Qualidade não quer dizer mais caro. Na dúvida entre em contato conosco.

Quais equipamentos devo comprar para a moto?
No começo só um equipamento é essencial: um bom guidão. Não caia na "onda" de comprar cano, ponteira, etc. Ande com a moto original e a medida que for sentindo necessidade de um "upgrade" faça no devido tempo.

Cheguei na pista o que fazer?
Antes de colocar o equipamento, alongue todos os músculos do corpo, não só a moto dever ser aquecida mas o corpo também. Após o alongamento, dê uma "namorada" na moto. Confira tudo, água radiador, folgas em rolamentos, raios. Confira se não esta faltando nada ou fora do lugar. Após o aquecimento da moto, quando for entrar na pista, ande umas duas voltas devagar, para reconhecimento e aquecimento do corpo.

Como me preparar fisicamente?
O mx é um esporte ímpar, aliás, não é só um esporte, é um estilo de vida. Não basta treinar somente a técnica com a moto. É preciso melhorar os hábitos alimentares, evitar ou diminuir bebidas alcoólicas, dormir bem. Além disto, a preparação fisica também é específica. Motocross exige resistência física e ao mesmo tempo força muscular para suportar os impactos constantes.
Sendo assim, somente ficar "bombado" não vai resolver e cuidar só da parte aeróbica também não. O treinamento deverá englobar ambos.

Meus braços estão "travando" o que fazer?
Existe uma cirurgia para acabar com travamento de braços, mas esta é um medida para poucos. A maior parte dos pilotos tem os braços travados por posicionamento incorreto na moto, ou seja, estão "pendurados" na moto. Nada mais errado do que expressão "tem que ter braço para fazer mx". O motocross exige pernas, os braços devem ficar soltos, sem fazer força com as mãos no guidão.
Por isto acontece os travamentos. Alivie as mãos do guidão no ar durantes os saltos e seu problema de travamento vai acabar.

Compensa fazer um curso de pilotagem?
Com certeza. Motocross é física. Entenda alguns fundamentos da física e entenderá como o posicionamento é importante. A moto possui um centro de gravidade. O piloto deve ficar sobre o centro de gravidade da moto. Por isto nas curvas se deve fazer força na pedaleira de fora da curva e a perna interna servirá como um pêndulo. A distribuição de peso também é fundamental. Quando se está acelerando o piloto deverá se posicionar para a frente e durante as frenagens para trás.

Freios-
Quem pára a moto é o freio dianteiro!
Outra dica: quando estiver freiando não se deve apertar a embreagem. Deve se utilizar "o motor" para diminuir a velocidade. Se apertar a embreagem a moto ficará solta e sem controle.
No mx, exceto em alguns casos, se não estiver acelerando vai estar freiando. A moto não deverá ficar solta. Se passar em trecho de baixa velocidade volte o acelerador, mas sem cortar totalmente a aceleração. Também não se deve "travar" a roda traseira, exceto em curvas com escoras altas, estilo SX.

Curvas
O piloto só senta pouco antes de fazer a curva e logo após a curva, volta a posição do centro de gravidade com as pernas flexionadas. Exceto quando for pegar tração ou emendar obstáculos próximos as curvas. Neste caso, sentar ajudará. O desafio de pilotar bem é diminuir a lacuna entre as frenagens das curvas e retomada da aceleração. Quando menor a lacuna, mais rápido o piloto será.

Saltos
Mantenha a aceleração constante na aproximação do salto. Olhe sempre para frente. A medida que for subindo no obstáculo, o posicionamento do corpo irá a frente. No ar, o corpo vai se deslocar para trás e quando estiver aterrissando volta para a frente, acelerando novamente ao tocar no solo. Se no ar a moto subir muito a frente, pise no freio para descê-la e se estiver muito baixa, acelere que a frente subirá.
Há várias outras dicas e existem muitos cursos disponíveis. Indicamos o do Geraldo Starling http://www.gstarling.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;, pois explica tudo acima mais detalhadamente e muito mais.

Como devo me comportar em dias de corrida?
Antes de encarar uma corrida, certifique- se que conseguiu um mínimo de dominio sobre a moto ou então poderá se machucar e também machucar outros pilotos.
O Box é um local de confraternização, descanso e concentração. Muitos pilotos passam "a mil" nos boxes, fazendo barulho e jogando poeira em todos.
Estes mesmos "pilotos de box", na pista, são os mais lentos. Alguns pais também começam ensinando os filhos errado. Colocam os meninos de 50 ou 60 para treinar nos boxes.
Durante a corrida, respeite os adversários, faça ultrapassagens limpas e seja consciente, na dúvida se um piloto bem a sua frente irá "emendar o salto" tire a mão. Muitos acidentes acontecem com pilotos caindo em cima de outros pilotos.
Piloto "Kamikase" é muito diferente de piloto agressivo.

Qual categoria devo correr?
Procure provas que separa a categoria Estreante da Intermediária. Provas onde só existem Intermediária ou Amador, o iniciante no motocross não tem a menor chance. A medida que for evoluindo a tocada, suba de categoria, não fique "pegando vaquinha" como muitos pilotos fazem.
Além de desestimular os iniciantes,meilleur taux o piloto "pegador de vaquinha" está se iludindo, correndo só com pilotos de menor nível, o nível dele também seja prejudicado.

Que manutenções devo fazer?
Nunca ande com a moto suja, logo após uma corrida ou treino lave a moto e o filtro de ar (com sabão em pó mesmo) e coloque óleo de filtro retirando o excesso.
Dê um reaperto geral na moto. Se for 4t, a cada 4 horas troque o óleo do motor e a cada 8, o filtro de óleo. Crie uma planilha e anote a data/tempo de uso da moto. Assim fará as manutenções no período especificado pelo manual.

Fonte:Yuri Gonzalez Salomão
obrigado por este tutorial
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem