Manual de serviços alguem segue a risca?

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

felipemaia18
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 23 Junho 2009 à08 19:05

Manual de serviços alguem segue a risca?

Mensagem por felipemaia18 »

Olá pessoal. To querendo compra uma importada para o motocross, alguem tem uma dica pra me dar sobre qual marca devo escolher ou qual é mais barata na manutenção ou aguenta mais tempo. Li alguns manuais e vi que nos da CRF e KXF pedem para subtituir pistão e anel a cada 15 horas. Alguem faz isso? O manual da yamaha fala pra averiguar o pistão a cada 5 corridas ou "1000 km" ?? Bom se alguem que possui essas motos puder me dar alguma luz sobre esse assunto eu agradeço Muito.

Abraçoss
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Manual de serviços alguem segue a risca?

Mensagem por ale primo »

Tem como andar numas pra tu ver o que acha delas????????
Ver qual "casa" contigo?????????

Vou tomar por base as 250cc.

Hondas são a maioria, as mais faceis do cabra viciar na marca.
Depois vem as Yamahas e as Kawas.
Suzukis praticamente desapareceram.
KTM é mais cara.
Na real, em durabilidade, uma acaba tendo um ponto fraco em relação à outra. Uma é valvula, outra biela, corrente de comando, e assim vai.

Voltando a falar de Honda, Yamaha e Kawa, o diferencial é a posição de pilotagem e a forma de entrega de potência delas por causa da diferença de escalonamento de marchas e relação.
Hondas tem posição mais dentro da moto, em relação as outras onde fica-se mais por cima.
Hondas andam mais em alta, as outras em média e a alta é mais curta.
Honda original 13x51, as outras 13x48.

Falo isso por ter uma CRF e já ter tido KXF.
Tive também uma KX, mas era completamente diferente
Nunca tive Yamaha, mas meu irmão e dois amigos de mx são yamahentos convictos e sempre ando nas motos deles.

Quanto ao tempo de uso das peças do manual.
Uma coisa é corrida - 30min de pau-no-gato, mais os treinos e classificatórias na mão de quem tira o sangue.
Outra coisa é treino.
Minha CRF já fez várias verificações e ta indo pra 55hs com o conjunto do motor todo original. Sem fazer fumaça, baixar óleo ou fazer barulho estranho.
Continuando assim, vai chegar a 60hs e só então vou trocar pistão, anéis e corrente de comando e mais por precaução de que por necessidade.

Mas o cuidado com essas motos justifica a durabilidade.
Tem de estar tudo sempre limpo, lubrificado, ajustado e novo (óleo, pneus e relação).
E MX num perdoa coisas fora das especificações. É muita porrada, mas tudo é projetado pra trabalhar bem certinho e amarrado. Tudo é o conjunto funcionado.
Só pra exemplificar:
Um rolamento que entrou água, quando seca, já oxidou e num vai funcionar direito, ai ao invés de dissipar impactos, absorve e retransmite pra todo o resto. O resultado é quebra"S" e fadiga"S".
Pneu velho vai desgastar mais motor e relação.
Relação velha vai dar vibração pro motor.
E por ai vai pra num me alongar mais a resposta.
felipemaia18
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 23 Junho 2009 à08 19:05

Re: Manual de serviços alguem segue a risca?

Mensagem por felipemaia18 »

Primeiro, obrigado por responder!! Bom infelismente nao tenho nenhum parcero q tenha uma moto destas, mais então pelo que eu entendi vc olha o motor quando o oleo abaixa ou vc escuta ruidos diferentes, ai vc abre o motor, caso contrario pode continuar andando sem ficar com medo? Porque me falaram que uma vez o cara nao fez a manutenção no tempo correto e o motor "explodiu" teve que joga fora! meu medo é de isso realmente acontecer!
_ fica muito caro pra abrir o motor pra olhar?
_ Mais ou menos quanto fica pra fazer um motor?

Abraços
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Manual de serviços alguem segue a risca?

Mensagem por ale primo »

"Eu" faço assim.

Primeiro que ta tudo anotado e o horimetro é indispensavel.

Chego do treino e imediantamente passo oleo na corrente.
O mais rapido possivel lavo, senão encarde. Enxugo e lubrifico.
Limpo o filtro de ar, deixo secando um dia, recoloco e ligo a moto. Esquentou 3min, desligo, espero 3min e vejo o nível do óleo e sua qualidade e o nível da agua do radiador.
Óleo sempre novo e de boa qualidade. Na minha tocada duraria umas 10hs, mas com 6 ou 7 já troco.
Sempre limpo o filtro de óleo e confiro se la num tem resíduos.

Apertos são quinzenais e alternados. Divido a moto em dois grupos e sempre confiro eles primeiro soltando e depois voltando a apertar, raios inclusive. Num vou ter nada travado de solto. Menos os parafusos da coroa onde passo cola.
Corrente retirada e lavada com querosene uma vez por mês. Uma vez por mês também confiro a vela, sua coloração, limpo e recoloco(no encaixe dela é facio juntar água).

Pra abrir o motor e conferir vai de 200 a uns 500. Depende de onde e pra que.
Essa parte eu num faço.
Se explodir vai depender do que. Ai, com o perdão da ma palavra, fudeu! Vai sair na casa de uns 2 contos, só de peças.

De tempos em tempos também largo a motoca pra uma geral com um parceiro. Assim coisas que eu num enxergaria num passam batido. Agora mesmo, com uns 4 meses de moto já tudo sempre revisado ela vai ficar com ele pra uma bela geral.

Nunca explodi nada em motor. E já troquei e encontrei coisas no osso várias vezes.

O que quero dizer com tudo isso, que aprendi com outras pessoas anos na minha frente, é que cuidando bem e dando as devidas atenções, os ríscos de quebras ficam bem reduzídos. Mas bem mesmo.
Ai é só pau-no-gato e divrsão.


Uma dica salutar.
Comprou a moto e num sabe ao certo como ela esta, pica inteira antes de andar. Ao menos caburador. rolamentos e todos os fluídos.
felipemaia18
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 23 Junho 2009 à08 19:05

Re: Manual de serviços alguem segue a risca?

Mensagem por felipemaia18 »

Entendi... Valew amigo prometo que são as ultimas perguntas, dai paro de te encher o saco!!

-Vc "tratando" bem a moto e estando sempre atento, vc nao fica abrindo o motor toda hora, abre + ou - com 60 horas? Será que tem diferença alguma diferença ai entre 250 e 450?
-Em relção a marca, então vai do gosto, pq sempre falam mto da honda, vc que ando em todas na sua opiniao qual agrada mais pela força e agilidade?
-As modelos wr, ou crfx aguenta mais horas sem ter que fazer a troca?
-E por ultimo só para eu ter uma ideia quanto vc gasta + ou - por ano ou mes sei lah pra manter a moto?
Obrigado!
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Manual de serviços alguem segue a risca?

Mensagem por ale primo »

ale primo escreveu: Pra cada 7hs de uso to gastando 600ml de óleo sintético motorex(37contos o Litro sai então uns 20tão), 700 ml de óleo mineral da Castrol (12contos o Litro sai 7paus), meio filtro de óleo (valor secreto) uns 25L de Podium e 15 de V-power (120contos mais ou menos), coloca ai o óleo de freio (3contos) óleo de filtro Motorex - agora sem pó lavo a cada 3 ou 4 treinos - deve dar uns 5 contos no max (20ml por aplicação).

Da no geral por volta de R$160,00 de fluídos (sem contar os da suspas).
Some-se a isso o custo mensal de:
Pneu - R$100
Pastilhas -R$18 (usando nissin)
Corrente sem retentor das gold (também comprei no Ramon da Pro tech) - R$20
Relação - R$15 (renthal com coroa de aluminio)
Óleo da suspa - R$50
total R$203,00

É isso ai.
Por baixo, por baixo, pra fazer MX umas 2x por semana gasta-se "com a moto" R$360,00 por mês.

Da por volta de R$4mil por ano.

Só entenda que esse valor "mensal" não é mensal propriamente dito. É o valor das peças e fluidos que gasto num ano dividido por 12.
ale primo
Ultra Membro
Mensagens: 2780
Registrado em: 17 Setembro 2004 à41 19:30

Re: Manual de serviços alguem segue a risca?

Mensagem por ale primo »

Pode colocar ai mais uns 500 por baixo de mecânico por ano.
Sai na casa dos 200 abrir o motor. que pode variar de uma a duas no ano.

Vou dizer que meus gastos são de andar direto. Média de 6x por mês.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Manual de serviços alguem segue a risca?

Mensagem por Juliano »

felipemaia18, crfx e wr aguentam mais tempo porque, além da menor potência, normalmente são utilizadas em trilhas de fds, onde anda um pouco e pára, raramente usa uns 80% da potência máxima. Mesmo assim o ideal é abrir o motor pra dar uma conferida geral a cada 6 meses.

Agora moto de MX é 100% do tempo na posição "pau torá".

Como o Ale Primo postou acima, no MX vai uns 300 por mês, entre gasoroba e manutenção. INDEPENDENTE DE 250 OU 450.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Manual de serviços alguem segue a risca?

Mensagem por Juliano »

Juliano escreveu:felipemaia18, crfx e wr aguentam mais tempo porque, além da menor potência, normalmente são utilizadas em trilhas de fds, onde anda um pouco e pára, raramente usa uns 80% da potência máxima. Mesmo assim o ideal é abrir o motor pra dar uma conferida geral a cada 6 meses.

Agora moto de MX é 100% do tempo na posição "pau torá".

Então se você utilizar uma moto de MX na trilha ou uma de Enduro na Pista as situações se invertem, entendeu? Além do mais, uma moto de enduro é meio "xoxa" pra pista.


Como o Ale Primo postou acima, no MX vai uns 300 por mês, entre gasoroba e manutenção. INDEPENDENTE DE 250 OU 450.
felipemaia18
Membro
Mensagens: 18
Registrado em: 23 Junho 2009 à08 19:05

Re: Manual de serviços alguem segue a risca?

Mensagem por felipemaia18 »

Opa otimo muito obrigado pelas explicações e a dedicação! quem sabe um dia eu posso retribuir pra vcs.
Valew Ale Primo
Valew Juliano

Agora so me falta decidir qual a melhor marca pra andar, pois vi alguns dizerem mto bem das kawasakis, so que falaram q as peças são bens mais caras. Ktm longe do meu bolso infelismente!
Mais valew msm!
Abraçoss!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem