Limpeza de Filtro de Ar

Nosso fórum dispõe do maior número de manuais de peças e serviços de motos off-road/mista da internet. Confira as regras de acesso e boa sorte.

Descobriu algo novo? Gostaria de divulgar?
Espaço destinado aos usuários que tenham boas dicas de montagem, instalação, adaptação, "gatos", etc, em motocicletas off-road e desejem compartilhar com o restante de nós...

PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Limpeza de Filtro de Ar

Mensagem por PERUCH »

Talvez isso já esteja manjado, mas sempre é bom dar uma relembrada



É necessário lubrificar o filtro de ar com óleo para que tenha uma filtração apropriada.
O filtro de ar é praticamente o espelho da vida útil do seu motor.


:arrow: Como usar:
1 - encharque-o com óleo diesel ou querosene.
2 - Esprema-o até sair praticamente todo diesel ou querosene derramado, deixando-o somente umedecido por inteiro.
3 - Encharque-o novamente com óleo de motor (BR, Shell etc.) ou específico de filtro.
4 - Esprema-o novamente para tirar o excesso e estará pronto para o uso.


:arrow: Como limpar:
Podem ser lavados com óleo diesel, querosene e gasolina, porém com o último, o filtro tem uma vida útil reduzida, apesar de grande resistência que possui. Os líquidos deverão ser derramados de dentro pra fora para que as partículas e micro partículas sigam o trajeto contrário.
Podem ser lavados também com água e Omo Líquido, dá mais trabalho e nem sempre pode ser feito na pista. Faça em casa que vale a pena, pois será recompensado na durabilidade do filtro e do seu motor. O líquido deverá ser derramado de dentro para fora, e após limpo deve-se tirar totalmente a água se possível deixar ao sol por 50 minutos.
ederjp
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 19 Janeiro 2007 à29 07:29

Mensagem por ederjp »

e ai pessoal blz, eu limpo meu filtro com Detergente,, eu so coloco oleo 2T!!!!!!
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

ederjp escreveu:e ai pessoal blz, eu limpo meu filtro com Detergente,, eu so coloco oleo 2T!!!!!!

O problema do óleo 2T que ele é muito denso, ele tapa bem até demais os poros da espuma, ou seja, quando pega um pouquinho de poeira fica froids de entrar inclusive ar, acarretando no aumento do consumo da moto, rendendo mesmo ou até as vezes menos do que o normal...

O ideal é óleo para filtro mesmo ou óleo de motor!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Apenas para ilustrar as ótimas dicas do Peruch:
Uma boa opção, tbém, de óleo para a espuma do filtro de ar, para as nacionais Honda que usem esse tipo de elemento filtrante, é o óleo de transmissão SAE90...., como consta nos manuais de serviço....e esse óleo custa bem menos que o específico para filtro e não escorre para a caixa de filtro.... :wink:
Henrique
Membro
Mensagens: 27
Registrado em: 05 Dezembro 2004 à08 18:28

Mensagem por Henrique »

Concordo com o Nestor, no manual da CRF 230 é recomendado usar óleo de transmissão SAE 80 - 90. :D
PEBINHA
Membro
Mensagens: 427
Registrado em: 01 Dezembro 2005 à23 08:22

Mensagem por PEBINHA »

Uso óleo normal 4T 20W 50 e veda bem a entrada de poeira, tbm acho bom.

Abraços !
Ivan
Membro
Mensagens: 261
Registrado em: 08 Março 2006 à06 19:09

Mensagem por Ivan »

bom relembra o pessoal !
e talvez ensinar muitos que não sabem fazer esse tipo de "revisão "
Leonardolobão
Membro
Mensagens: 81
Registrado em: 08 Agosto 2007 à51 20:09

Mensagem por Leonardolobão »

Eu lavo o meu com omo, deixo secar depois umedeço com oleo 20w50 fica muito bom.


KTM 250SX
pedrohrios
Super Membro
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15

Mensagem por pedrohrios »

po cada um fala uma coisa,a um tempo atraz eu perguntei aki se podia usar oleo 2t ou oleo de motor como funcao do oleo de filytro,tood mundo falou q é ruim,e ai oq vcs me falam agora?? pode lambuzar ocm oleo de motor ou 2t?
whoshiley
Membro
Mensagens: 622
Registrado em: 24 Novembro 2004 à37 14:57

Mensagem por whoshiley »

Revivendo o comentário.

lavo o meu com querosene, depois passo detergente, dpois jogo ar comprimido depois uso oleo Frigeri.

comprei o frigeri, 600ml, achei caro bagarai, 29 reais.
ja tem mais de 6 meses que estou usando, agoooooora que está acabando.
então eu digo que vale a pena de maaaaaaaaaais.

no ultimo croscowntry um animal pulo uma mesa e batu a roda no meu numberplate lateral. fiquei sem ele na hora.
isso foi na primeira volta. continuei a corrida com a caixa de ar aberta.
quando fui limpar o filtro, nao tinha nem um pingo de poeira na parte interna do filtro.
nao sei se nao tivesse usando frigeri tbm seguraria a poeira toda, mas nao quero pagar pra ver hehehe
falow
Cachorro
Membro
Mensagens: 100
Registrado em: 20 Maio 2010 à52 20:53

Re: Limpeza de Filtro de Ar

Mensagem por Cachorro »

Buenas, revivendo o tópico pra não abrir outro eheheh

Fui limpar o filtro de ar da motoca semana passada e tinha um pouco de óleo escorrido na parte de baixo da caixa do filtro.

Caso esse óleo não seja excesso que escorreu do filtro (acho que é), do que pode ser?

Abs,
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Limpeza de Filtro de Ar

Mensagem por Matsui »

cachorro e 4t ou 2t?
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Limpeza de Filtro de Ar

Mensagem por apalareti »

Cachorro escreveu:Buenas, revivendo o tópico pra não abrir outro eheheh

Fui limpar o filtro de ar da motoca semana passada e tinha um pouco de óleo escorrido na parte de baixo da caixa do filtro.

Caso esse óleo não seja excesso que escorreu do filtro (acho que é), do que pode ser?

Abs,
Só é do filtro. Relaxa, normal. Vc até vai ver que em muitas motos existe uma mangueirinha para drenar esse óleo.
Cachorro
Membro
Mensagens: 100
Registrado em: 20 Maio 2010 à52 20:53

Re: Limpeza de Filtro de Ar

Mensagem por Cachorro »

Matsui escreveu:cachorro e 4t ou 2t?
4T - XTZ125
apalareti escreveu:Só é do filtro. Relaxa, normal. Vc até vai ver que em muitas motos existe uma mangueirinha para drenar esse óleo.
Beleza, eu já imagina, mas queria confirmar mesmo.

Valeu! joia:::

Abs,
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Limpeza de Filtro de Ar

Mensagem por Matsui »

se fosse 2 t poderia estar voltando mistura mas 4 t isso nao acontece, e so exesso de oleo mesmo...
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Limpeza de Filtro de Ar

Mensagem por apalareti »

Matsui escreveu:se fosse 2 t poderia estar voltando mistura mas 4 t isso nao acontece, e so exesso de oleo mesmo...
Mas a volta de mistura não faz acumular óleo na caixa, para no filtro.
Além disso, a quantidade que volta é pequena.
isaque junior
Membro
Mensagens: 959
Registrado em: 01 Janeiro 2010 à12 22:01

Re: Limpeza de Filtro de Ar

Mensagem por isaque junior »

O certo mesmo é colocar oleo proprio para filtro de ar,oleo de moto depois que voce bota ele escorre todo e naum adianta de nada.Eu uso o R2 ,o filtro fica com todos os esporos tampados e fica todo verde.
isaque junior
Membro
Mensagens: 959
Registrado em: 01 Janeiro 2010 à12 22:01

Re: Limpeza de Filtro de Ar

Mensagem por isaque junior »

isaque junior escreveu:O certo mesmo é colocar oleo proprio para filtro de ar,oleo de motor depois que voce bota ele escorre todo e nao adianta de nada.Eu uso o R2 ,o filtro fica com todos os esporos tampados e fica todo verde.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem