* Entrar   * Registrar

Sua última visita foi em:
Hoje é Qua Set 08, 2010 6:55 pm
Ver mensagens sem resposta
Ver tópicos ativos

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 11 Mensagens ] 
Autor Mensagem
 Assunto do Tópico: Será mesmo?
MensagemEnviado: Seg Jul 26, 2010 1:05 pm 
Tô de olho
Tô de olho

Data de registro: Seg Mar 27, 2006 9:30 am
Pontos de Reputação: 0
Segue abaixo o
relato de uma pessoa conhecida e séria, que passou recentemente em um
concurso público federal e foi trabalhar em Roraima. Trata- se de um
Brasil que a gente não conhece.

As duas semanas em
Manaus foram interessantes para conhecer um Brasil um pouco diferente,
mas chegando em Boa Vista (RR) não pude resistir a fazer um relato das coisas que tenho visto e escutado por aqui.

Conversei com algumas
pessoas nesses três dias, desde engenheiros até pessoas com um mínimo de instrução.

Para começar, o mais
difícil de encontrar por aqui é roraimense. Pra falar a verdade, acho
que a proporção de um roraimense para cada 10 pessoas é bem razoável, tem gaúcho, carioca, cearense, amazonense, piauiense, maranhense e por aí vai. Portanto, falta uma identidade com a terra.

Aqui não existem
muitos meios de sobrevivência, ou a pessoa é funcionária pública, (e aqui quase todo mundo é, pois em Boa Vista se concentram todos os órgãos federais e estaduais de Roraima, além da prefeitura é claro) ou a pessoa trabalha no comércio local ou recebe ajuda de Programas do governo.

Não existe indústria de qualquer tipo. Pouco mais de 70% do território roraimense é demarcado como reserva indígena, portanto restam apenas 30%, descontando-se os rios e as terras improdutivas que são muitas,
para se cultivar a terra ou para a localização das próprias cidades.

Na única rodovia que existe em direção ao Brasil (liga Boa Vista a Manaus, cerca de 800 km )
existe um trecho de aproximadamente 200 km reserva indígena (Waimiri Atroari) por onde você só passa entre 6:00 da manhã e 6:00 da tarde, nas outras 12 horas a rodovia é fechada pelos índios (com autorização da FUNAI e dos americanos) para que os mesmos não sejam incomodados.

Detalhe: Você não passa se for brasileiro, o acesso é livre aos americanos, europeus e japoneses. Desses 70% de território indígena, diria que em 90% dele ninguém entra sem uma grande burocracia e autorização da FUNAI.

Outro detalhe:

americanos entram à hora que quiserem. Se você não tem uma autorização da FUNAI mas tem dos americanos então você pode entrar. A maioria dos índios fala a língua nativa além do inglês ou francês, mas a maioria não sabe falar português. Dizem que é comum na entrada de algumas reservas encontrarem- se hasteadas bandeiras americanas ou inglesas. É comum se encontrar por aqui americano tipo nerd com cara de quem não quer nada, que veio caçar borboleta e joaninha e catalogá-las, mas no final das contas, pasme, se você quiser montar uma empresa para exportar plantas e frutas típicas como cupuaçu, açaí, camu-camu etc., medicinais ou componentes naturais para fabricação de remédios, pode se preparar para pagar 'royalties' para empresas japonesas e americanas que já patentearam a maioria dos produtos típicos da Amazônia...

Por três vezes repeti a seguinte frase após ouvir tais relatos: Os americanos vão acabar tomando a Amazônia. E em todas elas ouvi a mesma resposta em palavras diferentes. Vou reproduzir a resposta de uma senhora simples que vendia suco e água na rodovia próximo de Mucajaí:

'Irão não minha filha,
tu não sabe, mas tudo aqui já é deles, eles comandam tudo, você não entra em lugar nenhum porque eles não deixam. Quando acabar essa guerra aí eles virão pra cá, e vão fazer o que fizeram no Iraque quando determinaram uma faixa para os curdos onde iraquiano não entra, aqui vai ser a mesma coisa'.

A dona é bem informada não? O pior é que segundo a ONU o conceito de nação é um conceito de soberania e as áreas demarcadas têm o nome de nação indígena. O que
pode levar os americanos a alegarem que estarão libertando os povos indígenas. Fiquei sabendo que os americanos já estão construindo uma grande base militar na Colômbia, bem próximo da fronteira com o Brasil numa parceria com o governo colombiano com o pseudo objetivo de combater o narcotráfico. Por falar em narcotráfico, aqui é rota de distribuição, pois essa mãe chamada Brasil mantém suas fronteiras abertas e aqui tem estrada para as Guianas e Venezuela. Nenhuma bagagem de estrangeiro é fiscalizada, principalmente se for americano, europeu ou japonês, (isso pode causar um incidente diplomático). Dizem que tem muito colombiano traficante virando venezuelano, pois na Venezuela é muito fácil comprar a cidadania venezuelana por cerca de 200 dólares.

Pergunto inocentemente às pessoas: porque os americanos querem tanto proteger os índios? A resposta é absolutamente a mesma, porque as terras indígenas além das riquezas animal e vegetal, da abundância de água, são extremamente ricas em ouro - encontram-se pepitas que chegam a ser pesadas em
quilos), diamante, outras pedras preciosas, minério e nas reservas
norte de Roraima e Amazonas, ricas em PETRÓLEO.

Parece que as pessoas contam essas coisas como que num grito de socorro a alguém que é dosul, como se eu pudesse dizer isso ao presidente ou a alguma autoridade do sul que vá fazer alguma coisa.

É, pessoal... saio daqui com a quase certeza de que em breve o Brasil irá diminuir de tamanho.

Será que podemos fazer alguma coisa???

Acho que sim.

Repasse esse e-mail
para que um maior número de brasileiros fique sabendo desses absurdos.

Mara Silvia
Alexandre Costa

Depto de Biologia Cel.
Mol. Bioag.Patog. FMRP - USP

Opinião pessoal:

Gostaria que você que
recebeu este e-mail, o repasse para o maior número possível de pessoas.
Do meu ponto de vista seria interessante que o país inteiro ficasse
sabendo desta situação através dos telejornais antes que isso venha a
acontecer.

Afinal foi num momento de
fraqueza dos Estados Unidos que os europeus lançaram o Euro, assim
poderá se aproveitar esta situação de fraqueza norte-americana (perdas
na guerra do Iraque) para revelar isto ao mundo a fim de antecipar a
próxima guerra.

Conto com sua
participação, no
envio
deste e-mail.

Celso Luiz Borges de Oliveira

Doutorando em Água e Solo
FEAGRI/UNICAMP

Assunto do Tópico: Re: Será mesmo?
MensagemEnviado: Seg Jul 26, 2010 2:22 pm 
Já sou piloto
Já sou piloto

Data de registro: Seg Dez 17, 2007 1:29 pm
Pontos de Reputação: 1
A imprensa denuncia farc com pt e não denunciaria isso?
Então não acredito.

MensagemEnviado: Seg Jul 26, 2010 3:14 pm 
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"

Data de registro: Seg Abr 17, 2006 1:54 pm
ja recebi um email desses, mas nao cheguei a pesquisar a veracidade disso.

MensagemEnviado: Seg Jul 26, 2010 9:57 pm 
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"

Data de registro: Ter Jan 12, 2010 6:33 pm
o que tem demais ? agente vê coisa pior todo dia na televisão !!

Tomar o Brasil ? acho que não hein.. o Brasil tá ****** demais pra até ser tomado !!

explorar sim... rsrsrs , aliás, explorar os pobres né ? que já são mais espremidos do que bagaço de laranja pelos políticos e afins.

MensagemEnviado: Ter Jul 27, 2010 11:19 am 
Já sou piloto
Já sou piloto

Data de registro: Sex Jul 22, 2005 2:46 pm
Cara a um tempo atras eu vi um documentario muito legal, sou graduando de Eng. Mecânica na UFRGS, onde mostrava algumas tendencias para o futuro e uma dela é copiar a natureza, isso mesmo, coisas que parecem bobas sofreram durante anos o processo de seleção natural e apenas as que são perfeitas continuaram existindo. Um exemplo bem simples são os aviões que possuem em sua fuselagem placas formadas por favos que devido a sua geometria são extremamente resistentes e foram copiados das abelhas. Outro exemplo são tecidos que não molham e sua estrutura foi copiada de folhas de algumas plantas, quem nunca viu gotas de orvalio escorregarem numa folha e não a molharem, o principio é o mesmo.

Esse é o futuro, deixar a busca por metodos ineditos em segundo plano e dar prioridade para os que acontecem todos os dias na antureza. Essa é a minha opinião.

MensagemEnviado: Ter Jul 27, 2010 4:35 pm 
Já sou piloto
Já sou piloto

Data de registro: Qua Jun 04, 2008 7:35 pm
Pontos de Reputação: 1
Roraima é um dos 5 estados brasileiros que eu nunca pisei. (Amazonas, Rio Grande do Norte, Acre e Amapá completam a lista).

Eu já ouvi essa história (ou estória) algumas vezes, mas também não sei até que ponto é verdade.

Já ouvi também que os EUA mantém uma base militar próximo à Alcântara, pois é um dos únicos pontos do mundo com janela para lançamento de foguetes.

Agora uma coisa que eu sei que é verdade, está sob os nossos narizes, mas não enxergamos é esse monte de ONGs estrangeiras enfiadas no meios dos índios na Amazônia. Isso eu já vi um monte, e o único objetivo realmente é extrair conhecimentos e recursos locais.

MensagemEnviado: Qua Jul 28, 2010 9:59 am 
Já sou piloto
Já sou piloto

Data de registro: Qui Set 16, 2004 10:20 pm
Eu acredito nisso. Já ouví essa história de várias pessoas que moram em Manaus. E tbm já passei algumas vezes por essa estrada que tem a reserva dos Waimiri Atroari, se vc passa a noite, encontra vários caminhões estacionados à beira da estrada, esperando o dia seguinte pra poder passar pela reserva.

Que índio é pilantra todo mundo sabe. O problema é o governo que deixa os índios fazerem o que quiserem.

Outro exemplo: Manaus tem a pior internet que eu já ví. Pra ter uma idéia, o pessoal lá usa aqueles modem 3G de celular porque é mais rápido do que a internet a cabo. Agora estão trazendo uma linha de fibra ótica que vem acho que da Venezuela, mas está tudo atrasado por causa dos índios. Primeiro porque a tubulação precisa atravessar reservas indígenas, segundo porque os índios querem uma faixa de dados (não lembro quanto) livre para o uso deles.

Esses índios que tanto ouvimos falar, não são aqueles que moram na oca, sem roupas, etc. Eles falam inglês, francês, têm internet, andam de Hilux, têm metralhadoras, e ainda têm o apoio da Funai, dos americanos, etc..

MensagemEnviado: Qui Jul 29, 2010 4:01 pm 
Já sou piloto
Já sou piloto

Data de registro: Qua Set 22, 2004 10:15 am
Não duvido.
O Brasil é o país dos absurdos , dos vendidos e acomodados.
Lamentável.

Betioli

MensagemEnviado: Sex Jul 30, 2010 6:58 pm 
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"

Data de registro: Seg Jul 13, 2009 8:05 pm
Eu não duvido nada,até porque já foi o tempo de indio querer apito,agora são movidos a dolar. Outra coisa são essas ONGS que não prestão conta do dinheiro que arrecadam do Gov federal,dinheiro a fundo perdido como dissem,e os governos sabem bem o que acontece la, e é melhor usufruir os dividendos a comissão da menos trabalho.

MensagemEnviado: Sáb Jul 31, 2010 1:31 am 
Tô de olho
Tô de olho

Data de registro: Sex Ago 19, 2005 12:07 am
Tbém não duvido nada....daqui há algum tempo, grande parte das terras brasileiras (brasileiras?) serão reserva disto, reserva daquilo....com meia dúzia de gavião explorando tudo em parceria... mau:: caveira::

MensagemEnviado: Sex Set 03, 2010 8:37 am 
Tentando a categoria "A"
Tentando a categoria "A"

Data de registro: Ter Jul 13, 2010 1:33 pm
Com licença amigos,
Sou Marcelo Souza, 35a, roraimense filho de roraimenses. Já recebi este e-mail há tempos e posso afirmar que existem muitas verdades e alguns exageros.
Posso afirmar que a presença estrangeira em nosso Estado é comum e frequente. Nossas terras são ricas em minérios e nossos rios fonte de muitos peixes e água da melhor qualidade. Infelizmente a maior parte do nosso país acha q aqui só tem índio, q andamos de barco pra cima e pra baixo e q ao invés de celular usamos sinal de fumaça para nos comunicar.

Qdo viajo q as pessoas perguntam de onde sou logo confundem Roraima com Rondônia. Qdo pergunto se sabem o nome da capital de meu Estado aí o constrangimento aumenta. Resultado: a maior da área de nosso Estado deixou de ser aproveitada para o plantio de arroz e outras culturas e virou reserva indígena.

Mas aqui, além de estrangeiros tem brasileiros de todas as regiões que deixaram seus estados e hj se consideram roraimenses de coração. Já a predominância nordestina cada dia diminui mais.

Roraima é uma terra rica, com muitas oportunidades de trabalho e emprego, habitada por um povo acolhedor, amigo e hospitaleiro, que sabe receber todos que cheguem com respeito e um largo sorriso no rosto.

Isso é Roraima!

Criar novo tópico Responder Tópico  [ 11 Mensagens ]