Injeção eletrônica em motos
Injeção eletrônica em motos
Reavivei meu projeto de injeção eletrônica, inicialmente concebido pra funcionar no Camaro, mas como o carro estava esperando uma peça, e com isso resolvi desmontar o motor inteiro e preparar ele direito, acabei arquivando o projeto, e por enquanto o carro tbm. Bom, pelo menos até cair na minha mão um motor 125 de YBR completo...
Depois de uma certa briga com meu tio/patrão, consegui que ele fizesse um corpo de borboleta com TPS (sensor de posição da borboleta), encaixe pro bico injetor e uma rosca pra colocar o sensor de temperatura de ar da admissão.
Logo após comecei a busca por um escapamento zuado (baratinho de 30 reais) pois o escape que estava comigo era emprestado e estava 95% bom, logo eu tinha dó de fura-lo. Com o escape comprado lá fui eu furar e soldar uma rosca para encaixar a sonda lambda.
A segunda briga foi pra fazer a linha de combustivel, queria uma flauta pra prender o bico e o regulador de pressão, infelizmente eu perdi a briga e acabei usando mangueiras de ar penumático com um divisor tipo 'T'. Claro que na primeira pressurizada uma mangueira escapou e tomei um banho de gasolina, depois de algumas cintas plásticas e areme o sistema pressurizou legal.
A terceira parte foi a mais legal e chata ao mesmo tempo, foi fazer o chicote para ligar os sensores a central que eu fiz, solda pra cá, solda pra lá, conceitos novos de eletrônica embarcada e uma certa dor de cabeça, afinal pensei que a ignição fosse semelhante a de carros e ví que não tem nada a ver, mais uma plaquinha pra casar a ignição da moto como se fosse uma de carro e a injeção "entendesse".
Chegou a hora do vamos ver.
Inicialmente coloquei o carburador pra funcionar na moto, não consegui ligar e tive que limpar aquela desgraça, + 1/2 perdida.
Motor ligado no carbura, marcha lenta oscilante e do jeito que estava mesmo consegui as leituras dos sensores: Temperatura do motor, temperatura do ar da admissão, TPS, lambda e rotação. Na saida do bico coloquei o osciloscópio pra ver se estava pulsando e estava tudo Ok.
Carburador tirado (me impediram de joga ele na parede), corpo com os sensores encaixado, vamos aos testes. Pulso inicial de 15 ms, nada do motor pegar, após desligar a bomba notei um barulho de algo borbulhando, tirei o corpo pra ver se o bico pulsava, pra minha surpresa o bico estava vazando e por isso afogou o motor. Vamos testar com outro bico, legal, não estava vazando! depois de tirar a vela pra fazer o motor secar mais rápido aproveitei pra fazer a leitura, no carburador a mistura estava rica...
Bico ok, sensores ok, coca-cola ok (vicio é fróids), bateria ok, computador ok e vamos que vamos. Conseguimos fazer o motor funcionar, meia boca mais funcionou!!! Vivas!
Chamei meu tio pra ver e antes de dar os parabéns ele falou: a mistura tá mto gorda, puts, eu feliz que o motor estava funcionando 100% na injeção e ele não estava sequer satisfeito.
Diminui o tempo de injeção para 8 ms e ainda estava mto rico, fui diminuindo até chegar a 4 ms na lenta, nisso, com a borboelta toda fechada a rotação estava a 4000 rpms, claro que o corpo não estava 100% fechado, o motor girou com saude até mais de 7 mil RPMS, infelizmente o software não mostra valores acima disso, preciso mudar a escala... Bom, consegui fazer o motor funcionar na injeção eletrônica feita em casa, essa semana devo fazer ajustes finos (tem mais de 30 parametros pra serem ajustados), vou ter que ler trocentos manuais de injeção e aguardar os novos problemas que virão.
Amanhã posto umas fotos e se possivel um video, assim como a listagem do que foi usado (injeção frankstein, cada sensor/peça é de um modelo/marca diferente, sempre dos mais baratos possiveis)! Claro que tudo meio artesanal e protótipo, mas estou super empolgado com a possibilidade de ganhar uns trocados a mais se o projeto for pra frente! Os próximos passos ainda não estão mto definidos, fico entre fazer logo alguma coisa pra XLX 350 ou passar a placa pra SMD e mandar fazer os fotolitos pra fazer pelo menos umas 100 placas...
Depois de uma certa briga com meu tio/patrão, consegui que ele fizesse um corpo de borboleta com TPS (sensor de posição da borboleta), encaixe pro bico injetor e uma rosca pra colocar o sensor de temperatura de ar da admissão.
Logo após comecei a busca por um escapamento zuado (baratinho de 30 reais) pois o escape que estava comigo era emprestado e estava 95% bom, logo eu tinha dó de fura-lo. Com o escape comprado lá fui eu furar e soldar uma rosca para encaixar a sonda lambda.
A segunda briga foi pra fazer a linha de combustivel, queria uma flauta pra prender o bico e o regulador de pressão, infelizmente eu perdi a briga e acabei usando mangueiras de ar penumático com um divisor tipo 'T'. Claro que na primeira pressurizada uma mangueira escapou e tomei um banho de gasolina, depois de algumas cintas plásticas e areme o sistema pressurizou legal.
A terceira parte foi a mais legal e chata ao mesmo tempo, foi fazer o chicote para ligar os sensores a central que eu fiz, solda pra cá, solda pra lá, conceitos novos de eletrônica embarcada e uma certa dor de cabeça, afinal pensei que a ignição fosse semelhante a de carros e ví que não tem nada a ver, mais uma plaquinha pra casar a ignição da moto como se fosse uma de carro e a injeção "entendesse".
Chegou a hora do vamos ver.
Inicialmente coloquei o carburador pra funcionar na moto, não consegui ligar e tive que limpar aquela desgraça, + 1/2 perdida.
Motor ligado no carbura, marcha lenta oscilante e do jeito que estava mesmo consegui as leituras dos sensores: Temperatura do motor, temperatura do ar da admissão, TPS, lambda e rotação. Na saida do bico coloquei o osciloscópio pra ver se estava pulsando e estava tudo Ok.
Carburador tirado (me impediram de joga ele na parede), corpo com os sensores encaixado, vamos aos testes. Pulso inicial de 15 ms, nada do motor pegar, após desligar a bomba notei um barulho de algo borbulhando, tirei o corpo pra ver se o bico pulsava, pra minha surpresa o bico estava vazando e por isso afogou o motor. Vamos testar com outro bico, legal, não estava vazando! depois de tirar a vela pra fazer o motor secar mais rápido aproveitei pra fazer a leitura, no carburador a mistura estava rica...
Bico ok, sensores ok, coca-cola ok (vicio é fróids), bateria ok, computador ok e vamos que vamos. Conseguimos fazer o motor funcionar, meia boca mais funcionou!!! Vivas!
Chamei meu tio pra ver e antes de dar os parabéns ele falou: a mistura tá mto gorda, puts, eu feliz que o motor estava funcionando 100% na injeção e ele não estava sequer satisfeito.
Diminui o tempo de injeção para 8 ms e ainda estava mto rico, fui diminuindo até chegar a 4 ms na lenta, nisso, com a borboelta toda fechada a rotação estava a 4000 rpms, claro que o corpo não estava 100% fechado, o motor girou com saude até mais de 7 mil RPMS, infelizmente o software não mostra valores acima disso, preciso mudar a escala... Bom, consegui fazer o motor funcionar na injeção eletrônica feita em casa, essa semana devo fazer ajustes finos (tem mais de 30 parametros pra serem ajustados), vou ter que ler trocentos manuais de injeção e aguardar os novos problemas que virão.
Amanhã posto umas fotos e se possivel um video, assim como a listagem do que foi usado (injeção frankstein, cada sensor/peça é de um modelo/marca diferente, sempre dos mais baratos possiveis)! Claro que tudo meio artesanal e protótipo, mas estou super empolgado com a possibilidade de ganhar uns trocados a mais se o projeto for pra frente! Os próximos passos ainda não estão mto definidos, fico entre fazer logo alguma coisa pra XLX 350 ou passar a placa pra SMD e mandar fazer os fotolitos pra fazer pelo menos umas 100 placas...
caras... n sei se já comentei mas meu sogro revende Yamaha aq na roça... n é conce$$ionário, é revenda mesmo... e tá rolando um bochicho forte que a yamaha vai lançar uma YBR com IE e ainda por cima totalflex, eu n acreditei muito nao, mas nunca se sabe ne ???
xaxim... q loucura cara, eu queria muito ter esses poderes de desmontar as coisas, modificar e botar pra funfar... show ! parabens...
xaxim... q loucura cara, eu queria muito ter esses poderes de desmontar as coisas, modificar e botar pra funfar... show ! parabens...
Visão geral da bagunça
Chicote e linha de combustivel (regulador de 3 bar, R$40,00)
Sensor da pressão do coletor (MAP) "caseiro"
Corpo de borboleta, TPS (posição da borboleta). Sensor da temperatura de ar e bico injetor. a TPS é da FIAT, não sei qual carro nem o preço, o sensor de temperatura é genérico R$30,00 e o bico é de corsa 1.0 (4 por R$100)
Essa caixinha é o conversor dos pulsos da bobina de moto (-200 volts) para o padrão de carros (0 Volts) para a injeção conseguir ler a rotação.
Detalhe da lambda, não sei o modelo, mas o vendedor disse ser citroen, R$ 70,00
Essa sim foi a gambiarra master, principalmente depois que descobri que os sensores de temperatura são apenas um NTC de 3k a 20º e que custam 2 reias (paguei 30 no de ar)
"Tanque" de combustivel e bomba genérica R$70,00
O video vou deixar pro próximo fds, já que não tenho notebook pra ligar na IE e quem tem é o meu amigo.
Chicote e linha de combustivel (regulador de 3 bar, R$40,00)
Sensor da pressão do coletor (MAP) "caseiro"
Corpo de borboleta, TPS (posição da borboleta). Sensor da temperatura de ar e bico injetor. a TPS é da FIAT, não sei qual carro nem o preço, o sensor de temperatura é genérico R$30,00 e o bico é de corsa 1.0 (4 por R$100)
Essa caixinha é o conversor dos pulsos da bobina de moto (-200 volts) para o padrão de carros (0 Volts) para a injeção conseguir ler a rotação.
Detalhe da lambda, não sei o modelo, mas o vendedor disse ser citroen, R$ 70,00
Essa sim foi a gambiarra master, principalmente depois que descobri que os sensores de temperatura são apenas um NTC de 3k a 20º e que custam 2 reias (paguei 30 no de ar)
"Tanque" de combustivel e bomba genérica R$70,00
O video vou deixar pro próximo fds, já que não tenho notebook pra ligar na IE e quem tem é o meu amigo.
Eu trabalho numa empresa de usinagem de precisão, moldes pra injeção de plásticos, serviços de injeção, projetos e construção de máquinas e consultoria no setor.Pamplona escreveu:sem comentários! mandou muito bem.... caracasssssssss =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
desculpe a pergunta mais você trabalha com o que???
A empresa é do meu tio, estou aqui enquanto estiver fazendo faculdade (preciso de horarios flexiveis, a facul é integral). Mas trabalho sim! faço controles das máquinas novas, elétrica em geral e estou vendo de produzir as ECUs da injeção. Sou técnico eletrônico e estou fendo MPCE (processos de produção de componemtes eletronicos) na FATEC-SP. Tbm sou entusiasta por V8s e agora por motos!
Valeu! vamos ver o que vai rolar daqui pra frente, como a injeção é programavel, posso alimentar de 1 a 12 cilindros (trabalhando com duas bacadas de bicos).Elton escreveu:Nossa cara, to impressionado.
Parabens pela dedicação, e pelo conhecimento.
Se você manter isso em andamento, talvez role um mercado paralelo para conversão para IE... desde que tenha bastante razões positivas, o pessoal pode até gostar.
Ou quem sabe, abra um mercado pra motos de competiçao ou algo assim.
Meu tio tá insistindo pra pegar mercado de baixa cilindrada, eu já gostaria de trabalhar com as médias/altas (a galera de maior pode aquisitivo), só quando for amadurecendo é que vou ver que caminho seguir.
Não é dificil fazer a parte da central ser flexivel, eu teria mais problemas com materias que não iriam ser corroidos pela água o alcool, problemas com bico, bombas e outras coisas que são mto mais caras que as de gasolina, uma bomba genérica nova de gasolina custa 70,00 uma de alcool custa mais de 200,00!TopsMan escreveu:caras... n sei se já comentei mas meu sogro revende Yamaha aq na roça... n é conce$$ionário, é revenda mesmo... e tá rolando um bochicho forte que a yamaha vai lançar uma YBR com IE e ainda por cima totalflex, eu n acreditei muito nao, mas nunca se sabe ne ???
xaxim... q loucura cara, eu queria muito ter esses poderes de desmontar as coisas, modificar e botar pra funfar... show ! parabens...
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- Registrado em: 31 Janeiro 2007 à49 19:13
xaxim...
Muito boa a experiencia!
No caso de qual segmento optar, vai cair no quanto a injeção induz de redução de consumo, e no quanto voce consegue reduzir no custo de produção dela, barateando o prod final.
Para as motos mais potentes (e caras), o camarada vai querer ver aí uma boa melhora no consumo, pra poder valer o investimento.
Para as pequenas, o cabra fica feliz com qquer 3km/l a mais, e com não precisar regular ocarburador sempre que trocar de posto. Mas o sistema tem que ser beeem mais barato pra não custar metade da moto...
Muito boa a experiencia!
No caso de qual segmento optar, vai cair no quanto a injeção induz de redução de consumo, e no quanto voce consegue reduzir no custo de produção dela, barateando o prod final.
Para as motos mais potentes (e caras), o camarada vai querer ver aí uma boa melhora no consumo, pra poder valer o investimento.
Para as pequenas, o cabra fica feliz com qquer 3km/l a mais, e com não precisar regular ocarburador sempre que trocar de posto. Mas o sistema tem que ser beeem mais barato pra não custar metade da moto...
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- Registrado em: 29 Outubro 2006 à53 15:29
Então, esse fds que passou liguei a moto de novo e fiz o chicote da lambda, mas não consegui ter uma leitura boa da sonda, não sei se foi o chicote ou a localização da lambda no escape, vou precisar estudar mais sobre o posicionamento dela. Tbm peguei mais 5 lambdas pra testar, a minha sorte é que acho que a rosca é padrão, pois todas as 6 que estão aqui tem o mesmo encaixe.
Tentei acertar mais alguma coisa sem a lambda, mas é praticamente impossivel.
Ainda estou devendo o video.
Tentei acertar mais alguma coisa sem a lambda, mas é praticamente impossivel.
Ainda estou devendo o video.
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- Ultra Membro
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