Regulando a suspensao em casa!!!

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Regulando a suspensao em casa!!!

Mensagem por guiaracar »

Olá pessoal!
Achei este topico na internet e acho que pode ser muito útil pra muita gente!

Abraço!

Suspensão

Funcionamento; Regulagem; Andando; Terreno; Segurança.


Motos de enduro que são produzidas em larga escala industrial então são projetadas para pessoas comuns, entretanto geralmente essas pessoas acham que são bons pilotos. As suspensões e a geometria do quadro (e todo o resto) são feitos para esses "pilotos" de fim de semana poderem sentir as reações da moto a tempo de tomar uma atitude para impedir a perda de controle (isso acontece muitas vezes por segundo sem que nos demos conta). Esta resposta lenta está de acordo com os reflexos (mente) e atitudes (corpo) da maioria das pessoas e permite que elas extraiam o máximo de proveito da moto.

Por outro lado o sentimento do piloto sobre a moto é um fator subjetivo, portanto os fabricantes de moto fazem estudos com um grande número de pessoas para determinar quais características são desejadas para agradar a maioria das pessoas em cada novo modelo. Por isso é que existe tanta diferença entre as motos européias e japonesas. Cada fabricante procura agradar um tipo de pessoa diferente mas que não seja muuuito diferente, afinal eles esperam vender milhares de unidades.

Os sistemas de suspensão são projetados com o objetivo de basicamente manter as rodas em contato com o solo o maior tempo possível e permitir o melhor controle da moto. Em primeiro lugar as suspensões podem ser macias ou firmes. Suspensões macias significam grandes deflexões das rodas o que indica que a energia será absorvida durante um grande período de tempo. Isto causa um maior conforto do piloto e conseqüentemente permite que ele tenha um maior controle sobre a moto mas, andando em velocidades maiores pode dificultar o domínio do piloto sobre a máquina. Daí retiram uma regra básica sobre suspensões. Alta velocidade, suspensão mais firme, baixa velocidade suspensão mais macia.

Funcionamento

Qual a diferença entre os tipos de suspensão? Por que as motos importadas são melhores?


Você está descendo uma trilha, freia, e a suspensão quase chega no final. Depois, você bate com a roda em uma quina e a moto dá um pulo. Espere ai, a suspensão estava muito mole, depois muito dura?

O problema é o desenho do garfo internamente. Existem dois tipos de garfos, o comum, usado nas motos nacionais que pode ser chamado de mola-óleo e o cartucho que é utilizado na maioria das motos importadas off road.

O mola-óleo é muito simples:
quando a suspensão se move o óleo é obrigado a passar por orifícios fixos. Quanto mais rápido a roda movimenta verticalmente, mais óleo é obrigado a passar pelos orifícios.

Se você passa por um degrau de 10 cm de altura, a roda deve mover-se verticalmente muito rápido, mesmo a uma baixa velocidade. Mas, se este degrau tem uma rampa bem longa, a velocidade vertical da roda será muito menor. Se você dobrar a velocidade da moto, a velocidade da roda verticalmente também dobra.

Se a velocidade vertical da roda é dobrada, a quantidade de óleo fluindo pelos orifícios é dobrada.Uma coisa interessante sobre fluidos fluindo através de orifícios fixos é que a resistência à passagem não é dobrada mas cresce com o quadrado da velocidade.

O problema é este orifício fixo. Este garfo tem muito pouca resistência quando a velocidade vertical da roda é baixa e são excessivamente duros quando a roda se move rapidamente.

Outra limitação é a revalvulação. A revalvulação típica destes garfos é alterar os furos, ou instalar óleo de suspensão de viscosidade diferente. Isto aumenta ou diminui a velocidade vertical da roda em todas situações. A moto pode ficar boa para passar pela quina, mas piora quando você der uma freada.

Uma solução é o garfo de cartucho. Mecanicamente os garfos de cartucho usam umas molas em formato de arruela que se curvam quando o óleo passa pelo piston. Isto cria resistência à velocidade muito baixa e, quando a roda se move verticalmente muito rápido, as molas se curvam mais.


Regulagem

Ajustar a suspensão na garagem pode trazer muitas surpresas. Lembre de soltar o ar da suspensão dianteira, e vá fazendo os ajustes na suspensão à medida que anda. Alguns garfos possuem mecanismos para compensar os efeitos gerados pela temperatura sobre a viscosidade do óleo mas a maioria fica mais macia principalmente durante o funcionamento intenso do amortecedor trazeiro.

1) SAG

O primeiro passo para regular a suspensão é ajustar o SAG. SAG é a deslocamento da roda entre as posições: fora do chão e, depois, apoiada em uma superfície plana, com o piloto vestindo todo o seu equipamento em posição de pilotagem. Estenda a suspensão traseira completamente colocando a roda fora do chão. Meça a distância do eixo traseiro verticalmente até uma marca previamente feita no para lama traseiro. Esta medida será L1.

Ponha a roda no chão e o piloto sentado na moto com todo o seu equipamento e na posição de pilotagem. Uma terceira pessoa deve equilibrar a moto pela frente. Abaixe a suspensão uns 25mm e deixe-a voltar VAGAROSAMENTE. Quando ela parar meça a distância entre o eixo traseiro e a marca. Anote L2.

Levante a suspensão 25mm e deixe-a abaixar VAGAROSAMENTE meça L3.

Se você não tiver atrito nos links L2 = L3. Caso a diferença entre as duas medidas for grande deve-se fazer uma revisão das articulações.

Imagem

O SAG deve ser aproximadamente: 95mm para Supercross, 97mm Motocross e 100mm para Rali. Off road em geral o sag deve estar em torno de 30% do curso da suspensão. O sag na suspensão dianteira é bem menor: de 40 a 60 mm.

Aumentando a pré-carga da mola da suspensão, diminui o SAG. Isto vai levantar a roda traseira colocando mais peso na roda dianteira e reduzindo as saídas de frente. Entretanto, se você apertar a mola muito, pode promover headshake que é um balanço incontrolável do guidon.

Diminuindo a pré-carga da mola vai aumentar o SAG. Isto vai abaixar a roda traseira, pondo menos peso na roda traseira fazendo a moto andar como uma chopper. Isto vai reduzir o headshake, fazendo a moto andar reto e mais seguro em lugares de alta velocidade. Entretanto, se você soltar a mola demais a moto vai perder maneabilidade.

Para um ajuste fino do SAG, tente ir apertando a mola meia volta por vez e mentalmente note como a frente vai entrar na curva e manter a linha. Continue apertando a mola até que a moto comece a balançar e ficar instável. Depois vá soltando a mola meia volta por vez e note como a suspensão traseira abaixa e traciona melhor. Quando você achar o ponto em que a roda dianteira fica excessivamente leve e difícil de pilotar ou você começa a ter problemas para segurar uma curva fechada, a mola está muito solta e você tem muito SAG. Meça e compare estes dois extremos, então ache um compromisso entre eles e balanceie estabilidade x maneabilidade.

Se o seu SAG está próximo dos valores determinados acima, a altura da suspensão dianteira está provavelmente certa.

Elevando os garfos na mesa, vai abaixar a frente da moto fazendo a moto mais maleável, mas reduz a estabilidade a altas velocidades. Similar a diminuir a pré-carga da suspensão traseira. Depois que você estiver estabelecido o melhor SAG e a melhor altura da suspensão dianteira, anote estes valores como base. Para maior estabilidade a altas velocidades, abaixe a frente da moto 3 à 6mm. Para aumentar a maneabilidade abaixe a frente.

2) Ajustando compressão.


Suspensão Traseira. Aumentando a compressão (parafuso perto do reservatório) vai diminuir a velocidade da roda e diminuir as batidas no fundo. Aperte seu parafuso (sentido horário) para diminuir as batidas no fundo. Se a sua suspensão nunca chega no fundo diminua a compressão para aproveitar melhor todo o curso. Se ela chega no final de curso de vez em quando está OK.

Suspensão dianteira. Aumente a compressão (sentido horário) para diminuir a velocidade de compressão e as batidas no fim de curso. Se a sua suspensão nunca chega no fundo diminua a compressão para aproveitar melhor todo o curso.

3) Ajuste do retorno.

Se a suspensão dianteira ou traseira tende a pular mais que a outra depois de aterrisar de um pulo grande, ou se ao passar por um obstáculo a moto pula com a trazeira mais alto que a frente, então esta suspensão precisa de apertar o parafuso de retorno. Se a suspensão traseira pula de lado a lado em alta velocidade aperte o parafuso da compressão 1 click de cada vez e teste o resultado. Se você apertar demais o retorno, a suspensão não terá tempo de retornar para a posição antes do próximo pulo.

4) Nível de óleo.

A quantidade de óleo na suspensão dianteira irá afetar o seu funcionamento somente no final do curso da suspensão. Colocando um pouco a mais de óleo a suspensão endurecerá, mas somente perto do fim de curso.

5) Balanceamento da suspensão.

A suspensão dianteira e traseira devem trabalhar por igual. Com a moto do seu lado, aperte o freio dianteiro e coloque um pé na pedaleira. Pressione o pé para baixo com força e observe se a moto mantém o alinhamento. Isto é, se a parte de trás e a da frente sobem e descem juntas e por igual.

6) Gás nitrogênio

O gás sobre pressão dentro do amortecedor trazeiro não deve ser alterado nunca. Sua função é evitar a cavitação causada pela formação de bolhas com a passagem rápida do óleo pelos pequenos orifícios da válvula. Nenhuma regulagem pode ser feita alterando a pressão do gás.


Andando (Diagnostico)

Frente tende a fechar a curva.

Aumentar a quantidade de óleo do garfo.
Aumentar a compressão.
Aumentar o retorno.
Abaixar os garfos 5mm.
--------------------------------------------------------------------------------------
Frente muito dura.
Frente da moto abrindo a curva.
Frente não responde em pequenas irregularidades do terreno.

Diminuir a compressão.
Diminuir o retorno.
Retirar o ar da suspensão.
Diminuir a quantidade de óleo no garfo.
Usar uma mola mais macia.
Levantar os garfos 5mm.
--------------------------------------------------------------------------------------
Suspensão muito macia (absorve bem pequenos obstáculos).

Pouca progressividade. Aumentar a quantidade de óleo.
--------------------------------------------------------------------------------------
Suspensão muito dura mas absorve bem pequenos obstáculos.

Muito progressivo. Diminuir a quantidade de óleo.
--------------------------------------------------------------------------------------
Frente aspera. Muito dura mas usa todo o curso da suspensão.

Pré carga da mola exessiva ou muita compressão.
Aumentar o núvel de óleo e trocar por uma mola mais macia.
Diminuir a compressão e/ou a pré carga.
--------------------------------------------------------------------------------------
Frente instável em alta velocidade ou durante a aceleração.

Endurecer a mola dianteira.
Abaixar os garfos 5mm.
--------------------------------------------------------------------------------------
Frente instável durante desaceleração.

Aumentar o nível de óleo.
Aumentar a compressão.
Diminuir a pré carga do amortecedor trazeiro.
Trocar as molas por outras mais duras.
--------------------------------------------------------------------------------------
Em uma sequência de costelas, absorve bem a primeira depois fica muito duro.

Diminuir o retorno.
------------------------------------------------------------------------------------
Roda traseira pica durante as freadas.

Aumentar o retorno.
Mola muito macia com pré carga muito grande.
Conferir o SAG.
--------------------------------------------------------------------------------------
Falta de tração.

Amortecedor traseiro muito duro.
Diminuir a pré carga da mola.
Diminuir o ajuste de compressão.
Usar uma mola mais macia (no caso de piloto muito leve).
--------------------------------------------------------------------------------------
Fim de curso nas suspensões dianteira ou traseira em altas velocidades.

Dianteira: Aumentar a quantidade e/ou usar uma mola mas dura.

Traseira: Aumentar a pré carga da mola e/ou aumentar o ajuste de compressão e/ou usar uma mola mais dura.
--------------------------------------------------------------------------------------
Fim de curso na suspensão traseira em baixa velocidade.

Aumentar a pré carga da mola.
-------------------------------------------------------------------------------------
Fim de curso na suspensão traseira em sequência de saltos.

Diminuir o ajuste de retorno.
-------------------------------------------------------------------------------------


Terreno

Terreno duro

Amolecer a compressão. Em alta velocidade amolecer o retorno também para melhorar o grip. ----------------------------------------------------------------------------------
Areia

Aumentar a compressão e diminuir o retorno. Afrouxar a mola do amortecedor para abaixar a traseira da moto. O objetivo é fazer com que a moto "levite" na areia.
-------------------------------------------------------------------------------------
Lama
Aumentar a compressão e o retorno para a suspensão reagir de forma mais lenta. Aumentar a pressão na mola do amortecedor para compensar o peso da lama grudada na moto.
---------------------------------------------------------------------------------------
DICA: O óleo 5W da sua suspensão é muito caro? Experimente o Tutela 22.

DICA: Se a suspensão dianteira esquerda da moto começa a vazar óleo, o freio pode acabar por que o óleo cai no disco. Amarre um pano na canela para segurar o óleo até o fim da trilha.

Informações sobre segurança.

O amortecedor contém nitrogênio sobre alta pressão. Deixar fogo ou calor próximo ao amortecedor pode causar explosão resultando em acidente grave. Tenha certeza de aliviar a pressão do amortecedor e de conhecer a técnica apropriada antes de desmontá-lo. Use somente nitrogênio para pressurizar o amortecedor. O uso de um gás instável (ar) pode provocar incêndio ou explosão com consequências graves. Alivie a pressão do amortecedor antes de se desfazer do amortecedor para evitar um acidente grave caso ele venha a ser aquecido ou perfurado.



Fonte: http://www.enduro.hpg.ig.com.br/mecanic ... ensao.html [/img]
fokaz
Membro
Mensagens: 382
Registrado em: 29 Outubro 2006 à03 19:58

Mensagem por fokaz »

Completissimo!

Você adaptou o texto, ou simplesmente copiou?

=D> =D> =D>
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Mensagem por henriquejensen »

se não me engano isso já foi postado, e é um post das antigas
fokaz
Membro
Mensagens: 382
Registrado em: 29 Outubro 2006 à03 19:58

Mensagem por fokaz »

#-o Se for.. que coisa feia..
:mrgreen:
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Mensagem por guiaracar »

adaptei...

acho um saco e sses caras q falam "ïsso já foi postado" ou "já vi isso"
q saco... fica queto.
pq nao fala: "que legal! post antigo mas sempre bom de ser lembrado! muito util!"
ou entao fica calado!
fokaz
Membro
Mensagens: 382
Registrado em: 29 Outubro 2006 à03 19:58

Mensagem por fokaz »

:shock:
Relaxa rapaz.
Realmente é muito bom, mas também, se for verdade, não é preciso 2 tópicos com o mesmo conteúdo, não acha?
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Se foi postado ou não, boa iniciativa sua guiaracar, bom pra quem tá entrando no FLM agora, e nem sabe que rolou uma Info dessa. Eu mesmo não tinha visto.
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Mensagem por guiaracar »

fokaz escreveu::shock:
Relaxa rapaz.
Realmente é muito bom, mas também, se for verdade, não é preciso 2 tópicos com o mesmo conteúdo, não acha?
aí eu acho que cabe aos moderadores cuidarem disso.
não acha? hehehe
eu to relax!


valeu gui!
fokaz
Membro
Mensagens: 382
Registrado em: 29 Outubro 2006 à03 19:58

Mensagem por fokaz »

hm
okey
:mrgreen:
fico calado.
mas o post realmente ficou bom.
de qualquer forma, parabéns.
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

guiaracar, Fantástico o post, e ninguém é obrigado a conhecer todos os posts desde a abertura do fórum. parabéns.
guiaracar
Super Membro
Mensagens: 1842
Registrado em: 03 Março 2006 à24 17:58

Mensagem por guiaracar »

valeu bolinha!!! :D
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Boa Gui.
Ja tentei regular esse SAG, mas não tava tão bem explicado como esse.

Agora bou tentar.

E os tal click só conversando com meu mecanico p´/ saber como tá a da minha moto;
aheuaheae

Abração
adrianno
Membro
Mensagens: 515
Registrado em: 24 Fevereiro 2006 à42 14:57

Mensagem por adrianno »

Tb vou tentar regular o sag pra ver no que dá... :lol: :lol: troquei o oleo da susp dianteira e usei um de viscosidade maior: resultado lógico= frente mais dura e saindo #-o #-o #-o .. ..heheheheheh... vou retirar um pouco de óleo...
ricardo xt600
Membro
Mensagens: 138
Registrado em: 01 Maio 2006 à41 22:14

Mensagem por ricardo xt600 »

=D> =D> =D> =D> =D> parabens pelo topico é de grande valia para muitos
ruan.zanella
Super Membro
Mensagens: 1056
Registrado em: 15 Outubro 2006 à52 11:48

Mensagem por ruan.zanella »

seá que vale a pena eu me aventurar? :?: :?: :?:
borjaum
Membro
Mensagens: 4
Registrado em: 13 Maio 2006 à49 19:38

Mensagem por borjaum »

Muito legal o tópico, se vocês quiserem ver todo esse passo-a-passo em video tem um dvd do juca bala (não é jaba hein pessoal) sobre regulagem de suspensão que ensina tudinho...

abraço,

Bruno Borges
xhelinho
Membro
Mensagens: 506
Registrado em: 29 Agosto 2006 à18 16:18

Mensagem por xhelinho »

acho que as chances de dar errado, e piorar sao grandes no meu caso
aihaiuhauihaiah
klauber.santilli
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 22 Março 2007 à29 08:33

Mensagem por klauber.santilli »

muito bom esse tópico...
guips
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 22 Setembro 2009 à15 16:21

Re: Regulando a suspensao em casa!!!

Mensagem por guips »

Bom dimais!! Agora eu mesmo regulo o SAG da minha YZ

Parabéns !
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Regulando a suspensao em casa!!!

Mensagem por joaogabriel »

muito bom! esse é o tipo de tópico que vale apena desenterrar.. rsrs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem