Guia Freio hidráulico - Sangrar e resolver o freio murcho!

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Já q estamos falando em freios...

O freio da minha Falcon traseiro é uma B***!

Ja meti fluido Dot 5, já usei pastilhas paralelas e originais, sinterizada e nao sei mais o q e nao adianta, eita ferio ruim...

Qual seria uma solução boa?
Botar aeroquip e um disco maior.. ??
Luigi
Membro
Mensagens: 907
Registrado em: 26 Setembro 2006 à08 07:43

Mensagem por Luigi »

Elton, o traseiro da falcon é uma óstra mesmo, imagina o meu então com o pneuzao haha, não para nunca

PERUCH, eu tentaria colocar aeroquips (meu proximo passo) se não melhorar o suficiente (melhorar vai) colocar um disco maior
tava pensando em adaptar o dianteiro na traseira e colocar um over na dianteira :twisted:
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Invisto uma grana preta na DR, mas na Falcon eu não mexo, apenas acertei a carburação dela, uso somente podium e nas suspas... Só dou um passeio com ela as vezes pela serra do Rio do Rastro ou do Corvo Branco... mas no freio traseiro já fiz de tudo... então acho q vou encomendar flexivel aeroquip e um disco pouco maior p/ ver o resultado... dae ja meto um disco wave na frente.. hehehe

Valeu ae Elton e Luigi

Abraços
TRUCKsp
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 31 Outubro 2006 à40 09:41

Mensagem por TRUCKsp »

Elton,

exelente tópico e esclarecedor, muitas dúvidas
que eu tinha foram esclarecidas. Valeu.

abraços
TRUCKsp
Membro
Mensagens: 19
Registrado em: 31 Outubro 2006 à40 09:41

Mensagem por TRUCKsp »

Vasleu Elton pela atenção, já foi postado, verifica o link
enviei por pvt

Abraços
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

Uns dizem que nao é bom trocar o fluido do freio em dia chuvoso, justamente pata o fluido não absorver humidade.. :roll:

Pelo sim, pelo nao é melhor esperar a chuva passar.. :lol:
gugafsa
Membro
Mensagens: 28
Registrado em: 18 Abril 2006 à38 11:01

Mensagem por gugafsa »

Aquele 1 potinho com duas entradas vc comprou aonde?
Junior_Troy
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 22 Outubro 2007 à25 12:47

Mensagem por Junior_Troy »

segui estas dicas e junto com elas fiz o seguinte na minha YS250 FAZER: troquei a mangueira original por uma aeroquip, substitui o fluido de freio original por DOT4 e as pastilhas que ja estavam gastas coloquei novas. de inicio achei que ele estivesse borrachudo mas foi so comecar a andar que senti muita diferenca. se vacilar ele trava na maior e nao ta sendo necessario muita pressao no manete. excelente dica mesmo. abracos a todos.
zambapower
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 21 Fevereiro 2006 à13 18:55

Mensagem por zambapower »

Ow elton acho que vc precisa ir la em casa fazer este topico na minha tornado e na minha RM , o que achas rapaz !!!!
pueraone
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Agosto 2008 à02 14:11

Mensagem por pueraone »

gostaria de saber se alguem pode me ajudar....ja sangrei dsmontei o freio todo mas nada adiantou.....eu aciono o freio traseiro e de imediato ele freia mas logo falha.....um exemplo quando eu o aciono ants de uma curva se eu precisar usalo novamente logo ele falha, como se tivece entrado ar....ajudeeeeeeeeeem
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Mensagem por joaogabriel »

O reparo deve estar detonado!! O freio dianteiro da minha CR estava assim tbm, aí desmontei o burrinho e vi que tinha um furinho na borrachinha do pistonete.. aí comprei o reparo de freio de uma xr200 e coloquei essa borachinha no meu, o freio ficou zerado
pueraone
Membro
Mensagens: 8
Registrado em: 27 Agosto 2008 à02 14:11

Mensagem por pueraone »

joaogabriel escreveu:O reparo deve estar detonado!! O freio dianteiro da minha CR estava assim tbm, aí desmontei o burrinho e vi que tinha um furinho na borrachinha do pistonete.. aí comprei o reparo de freio de uma xr200 e coloquei essa borachinha no meu, o freio ficou zerado
ba brother era isso mesmo mas como eu faço para tirar o pistonete??
abraços e vlw pela dica :D
Pedroizabel
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 13 Abril 2009 à01 15:16

Mensagem por Pedroizabel »

parabens muito bom!!! =D> =D>
guips
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 22 Setembro 2009 à15 16:21

Re: Guia Freio hidráulico - Sangrar e resolver o freio murcho!

Mensagem por guips »

O freio dianteiro da minha yz sempre foi fraco,nao é borrachudo mas nao freia bem, sei la porque ,ja coloquei varias marcas de pastilhas e nao funciona...
Fluido dot 5 da motul faz a bomba travar , dot 4 fica perfeito mas a moto nao freia bem....
hoje comprei um flexivel novo e vou colocar mas acho q a pinça q tem problema...

Estava olhando e percebi que os pistoes nao estao trabalhando por igual, como faço pra arrumar isso???
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re:

Mensagem por apalareti »

pueraone escreveu:gostaria de saber se alguem pode me ajudar....ja sangrei dsmontei o freio todo mas nada adiantou.....eu aciono o freio traseiro e de imediato ele freia mas logo falha.....um exemplo quando eu o aciono ants de uma curva se eu precisar usalo novamente logo ele falha, como se tivece entrado ar....ajudeeeeeeeeeem
Concordo com o Joaogabriel, o reparo está detonado. Provavelmente ele está com as borrachas rasgadas e está emperrando, com isso ele demora a voltar a posição original, e por isso quando se aciona em seguida ele está baixo e ineficiente. Fora que deve estar entrando ar também.
Aproveite e verifique os retentores das pinças, se o reparo do cilindro mestre está ruim, pode ter chegado a hora também de trocar os retentores (são baratos mesmo na concessionária) das pinças, fica lá em baixo no caliper.

Acabei de trocar o meu reparo por esse motivo, porém usando um paralelo o resultado não foi dos melhores. Estou agora esperando chegar um reparo original da yz.

Elton, parabéns pelo tópico.


Aproveitando, eu também uso a técnica já descrita de colocar uma mangueirinha comprida correndo para cima da bengal. São várias sangradas até encher a magueirinha, ai esvazio em um recipiente. O bom é que vc pode acompanhar quanto sai de ar, além de não correr o risco de cair óleo no chão.
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Guia Freio hidráulico - Sangrar e resolver o freio murch

Mensagem por Leo Racing »

Vams resgatar o tópico porque é muito bom ..


Elton se eu mandar fluido de baixo pra cima , o ar que fica na curva do flexivel sai ?

abraço
henriquejensen
Ultra Membro
Mensagens: 3818
Registrado em: 29 Dezembro 2004 à29 16:44

Re: Guia Freio hidráulico - Sangrar e resolver o freio murch

Mensagem por henriquejensen »

leov8 escreveu:Vams resgatar o tópico porque é muito bom ..


Elton se eu mandar fluido de baixo pra cima , o ar que fica na curva do flexivel sai ?

abraço
Tem mecânico que coloca um alicate de pressão nessa parte pra não acumular bolhas de ar ali, com um paninho em volta pra não esfolar o flexível.

Uma coisa que eu sempre fiz e nunca ví outras pessoas fazerem é sangrar o sistema com uma mangueira conectada no sangrador e a outra ponta fica mergulhada dentro do cilindro mestre, aí vc vai bombando e o fluído circula saindo ar por cima e nunca dá falta no sistema (método usado quando sistema tá limpo).
Gato a Jato #53
Membro
Mensagens: 860
Registrado em: 18 Novembro 2011 à28 13:05

Re: Guia Freio hidráulico - Sangrar e resolver o freio murch

Mensagem por Gato a Jato #53 »

é o seguinte comprei há uns dias uma frente de xr 200 com o sist de freio completo (JÁ VEIO MONTADO COM FLUIDO DE FREIO, RESERVATORIO CHEIO) , montei a frente na moto e o sistema de freio, coloquei pastilhas e um disco scud ambos novos 0km. tá funcionando, não tô achando o freio murcho, acho que o antigo dono deve ter feito a sangria direito já que era mecanico, tá legal, só que a roda tá pesada, (não, o eixo não está muito apertado) faz o barulho mesmo das pastilhas na pinça, e a roda pesada, isso é normal quando se coloca pastilhas e disco novos, ou tem algo errado? tou com medo de rodar com a moto e o disco novo ir pro saco. o que faço?
Gato a Jato #53
Membro
Mensagens: 860
Registrado em: 18 Novembro 2011 à28 13:05

Re: Guia Freio hidráulico - Sangrar e resolver o freio murch

Mensagem por Gato a Jato #53 »

e ai alguém já passou por isso?
Gato a Jato #53
Membro
Mensagens: 860
Registrado em: 18 Novembro 2011 à28 13:05

Re: Guia Freio hidráulico - Sangrar e resolver o freio murch

Mensagem por Gato a Jato #53 »

tá resolvido já elton, e esqueci de posta aqui, era o pistão muito sujo e trancado na pinça mesmo, deu maior trabalho pra tirar ele, mais ficou show.

só por curiosidade, quando se aciona o freio a pinça se fecha, o que faz ela voltar? não vi nenhum tipo de mola doeu::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem