Troca de Guidão - Dicas - Faça vc mesmo

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
fumaça?
Membro
Mensagens: 323
Registrado em: 08 Novembro 2006 à33 15:49

Troca de Guidão - Dicas - Faça vc mesmo

Mensagem por fumaça? »

Segue abaixo sugestão de tutorial para orientar e evitar frustrações de quem for fazer a troca de guidão em casa:

------------------------------------------------------------------------------------


Após contatar que meu guidão original tava torto, velho, feio e fudido, resolvi atender meu ego e comprei um guidão de alumínio.

Diferença para o original (meio “vesgo” no lado esquerdo):
Imagem
Imagem


Antes de realizar a instalação, certifique-se que possui todas ferramentas necessárias:

Básico:
Chave de boca de 8mm (para soltar a manete de freio);
Chave de boca de 12mm (para retirar o guidão da mesa);
Chaves de Fenda e Philips (para desmontar os controles de farol/seta e "start";
Alicate.

"Extra" (caso possua protetor de mão e afins):
Chave Allen de 5 e 6mm.

Cobaias:
- Honda XR 250 Tornado
- Guidão WIRTZ de alumínio
- Protetor de Mão ACERBIS Rally

1 ª PARTE - Desmontagem:

1º Com as chaves Allen, desmonte os protetores de mão (se tiver);

2º Retire as presilhas que prendem os fios no guidão;

3º Desconecte os dois sensores que ficam ligados na manete de embreagem (lado esquerdo);

4º Com ajuda das chaves de fenda/philips retire os parafusos que prendem os controladores de farol e do start (Obs.: Deixe-os pendurados enquanto segue com os serviços);

Imagem

5º Com a ajuda de um chave de fenda, force a beirada da manopla esquerda para cima e jogue um pouco de água lá dentro. Posteriormente, girando a manopla e puxando para fora ela soltará do guidão sem dificuldades;

6º Com a chave de boca de 8mm, afrouxe e retire os parafusos da manete de freio e deixe-a pendurada;

7º Com as chaves de fenda/philips, afrouxe a manete de embreagem e o acelerador. ATENÇÃO - DICA IMPORTANTE! NÃO desparafuse muito os parafusos do acelerador, pois vai dar um trabalhão remonta-lo de forma correta novamente. Apenas afrouxe toso parafusos e deixe os itens ainda no guidão;

8º Com a chave de boca de 12mm, desparafuse por completo os parafusos que seguram o guidão na mesa da moto.

9º Com o guidão desconectado da moto termine de retirar a manete de embreagem e o acelerador.

Pronto, a desmontagem foi feita da forma menos trabalhosa. A primeira vez q desmontei, eu inventei de abrir o acelerador para retirá-lo como havia feito com as outras peças... foram 5 tentativas, 1 hora perdida, frustração e muitos ralados na mão até eu conseguir remonta-lo na forma correta, ehehe


2ª PARTE - Instalação do novo guidão:

1º Caso use protetor de mão, instale as fixações que ficam no meio do guidão antes de iniciar a montagem na moto. Caso esta fixação seja parecida com a do ACERBIS, vc terá que soltar a barra central que possui no guidão, inserir as fixações e apertar a barra novamente;
Obs.: Caso não possua protetor de mão, vá direto para o 2º passo.
Imagem


NÃO se esuqeça desta peça, pois se lembrar so no final, terá que refazer tudo novamente!

2º Com o novo guidão na mão, instale o acelerador e a manete de embreagem. NÃO aperte os parafusos neste momento;

3º Instale o guidão na mesa da moto e aperte os parafusos com a chave de boca 12mm. Não aperte muito, depois vc fará o "ajuste fino". Só fixe o guidão na moto para instalar o resto das peças;

4º Instale a manopla esquerda no guidão. Se tiver dificuldades, molhe ela por dentro um pouco. Depois a água secará e a manopla ficará "grudada" no guidão;

5º Instalação dos controladores de seta e "start". O guidão original possui "furos" para acomodação destas peças (que possuem um "pino" de plástico. Porém nenhum outro guidão possui tais furos.

Imagem

Para êxito na instalação dos controladores, será necessário a retirada dos pinos. Isso não interfere em NADA o funcionamento dos controladores. Para retirar os pinos, basta "torcer" com um alicate;

Imagem

Com as chaves de fenda/philips, aparafuse os controladores no guidão, mas não aperte muito. Lembre-se que depois vc poderá fazer os ajustes a seu gosto.

DICA: Para melhorar a fixação no novo guidão, corte um pedaço de borracha(câmara de ar) e coloque entre o guidão e o controlador.
FOTO:
Imagem


6º PROTETOR DE MÃO - Insira as buchas internas dentro do guidão, acople o protetor na buxa/parafuso e também no ponto de fixação inserido no "meio" do guidão (mencionado no 1º passo acima). Aperte os parafusos;

7º Com a chave de boca 12mm afrouxe os parafusos da mesa, sente na moto e regule os "ângulos" do guidão conforme seu gosto e dê o aperto final (não exagere). IMPORTANTE: Lembre-se de deixar o guidão CENTRALIZADO;
Imagem

8º Regule a altura e distância das manetes de freio e embreagem conforme seu gosto e dê o aperto final. Aproveite e conecte os sensores da manete de embreagem;

Imagem
Imagem

9º Aperte os parafusos de fixação do acelerador;

10º Regule os controladores de seta e de "start" conforme seu gosto e dê o aperto final;

11º dê o "ajuste fino" no protetor de mão para que não pegue na ponta das manetes e fique da melhor forma que encontrar;

12º Ligue a moto e dê uma volta no quarteirão para ver como ficou. Caso necessite, faça outros ajustes dos ângulos do guidão, manetes e protetor de mão.

13º Acelere com cuidado pq a mudança da forma de pilotar é da água para o vinho!!
:P :P :P

RESULTADO:
Imagem
Editado pela última vez por fumaça? em 15 Setembro 2007 à32 20:30, em um total de 1 vez.
Gustavo.M
Membro
Mensagens: 462
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à24 07:05

Mensagem por Gustavo.M »

=D> =D> =D> =D> =D>
CrF230fff
Membro
Mensagens: 25
Registrado em: 16 Agosto 2007 à45 17:50

Mensagem por CrF230fff »

Puts cara essse tópico caiu como uma luva pra mim
+ tem um problema eu tenho uma crf230 e quando eu vo por o acelerador e eu acelero soh pra tetsa ele trava oq pode ser isso??
pedrohrios
Super Membro
Mensagens: 1215
Registrado em: 03 Janeiro 2007 à57 16:15

Mensagem por pedrohrios »

o seu cabo deve estar agarrando no quadro,,vai acompanhando ele pra ver onde ele ta agarrando,ou intao arreda ele mais pra dentro do guidon
fumaça?
Membro
Mensagens: 323
Registrado em: 08 Novembro 2006 à33 15:49

Mensagem por fumaça? »

Outra dica é para quem, assim como eu, deixa a moto na rua as vezes.

Na tentativa não impedir, mas evitar/tornar mais dificil o roubo do batente/espuma central, aconselho o uso de 2 "zip-ties" (enforca gato).

Imagem
Imagem
TiagoGarcia
Membro
Mensagens: 233
Registrado em: 07 Dezembro 2006 à51 23:42

Mensagem por TiagoGarcia »

Pow,fico chic o tutorial hein,fumaça? !!
parabens =D>
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Ficou bom o tutorial, mas o guidão ficou torto :roll:
fumaça?
Membro
Mensagens: 323
Registrado em: 08 Novembro 2006 à33 15:49

Mensagem por fumaça? »

como assim torto???
leo#299
Membro
Mensagens: 934
Registrado em: 25 Maio 2007 à21 08:30

Mensagem por leo#299 »

show de bola o tuto.. vo precisa dele + pra frente!!!
valeu =D> =D>
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

O lado esquerdo do guidão dá a impressão de estar mais pra frente que o lado direito... tipo torto pra frente!
fumaça?
Membro
Mensagens: 323
Registrado em: 08 Novembro 2006 à33 15:49

Mensagem por fumaça? »

ué cara, será?? Não percebi isso ainda.... hj verei novamente.

As marcas/ ranhuras do guidão estão ambas na mesma distância para cada lado.

Será que minha mesa esta torta?
:cry: :x :shock:
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Sei não, pode se que eu to meio vesgo, mas parece :? :?
aag
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 27 Fevereiro 2007 à13 15:27

Mensagem por aag »

Se o guidão é novo ou ele veio torto ou a mesa está empenada, mas ñ dá pra vc colocar um lado do guidão + pra frente que o outro (pelo menos nas motos que já tive), pode ser ilusão de ótica da foto.
Mas a barra sim essa pode estar mas a frente de um lado, oq poe estar dando essa impressão.

Ah, Parabens pelo Tutorial!
Tem dicas que valem ouro, tipo a do aceletador....
MARCELO PIXOTE
Membro
Mensagens: 183
Registrado em: 15 Abril 2006 à44 12:19

Mensagem por MARCELO PIXOTE »

legal o tutorial... quanto custou esse GUIDÃO.??to pensando em colocar um desses na XRZINHA...
Uso um original com um alongador ANKER...será que com esse guidão poderei aproveitar o meu alongador?
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Serve com o adaptador original sim Marcelo, esse guidão tá na faixa dos 100 - 120 reais... tem o Tag X5 na mesma faixa de preço que é ótimo!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Blz de contribuição!!! :wink: =D>
fumaça?
Membro
Mensagens: 323
Registrado em: 08 Novembro 2006 à33 15:49

Mensagem por fumaça? »

É isso ai, paguei R$ 115 neste meu guidão e to feliz.. Dividi em 4 vezes no cartão, ehehehe

Sobre ele estar ou não torto, ainda não lembrei de conferir.

:/

É Comum a MESA empenar?
aag
Membro
Mensagens: 171
Registrado em: 27 Fevereiro 2007 à13 15:27

Mensagem por aag »

É Comum a MESA empenar?
Eu acho que não...
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

As canelas podem estar desalinhada em relacao a mesa, basta soltar os parafusos da mesa, colocar a roda dianteira encostada na parede ou entre as pernas e girar o guidao para alinha-la novamente...igual se faz nas bicicletas... :roll:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem