Construindo Hallmeter para motos

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Construindo Hallmeter para motos

Mensagem por guilokao »

Como alguns membros do clube sabem, tenho encontrado dificuldades em relação ao acerto do carburador de minha DT 200. E tbm, ja estou enjoado de sair para conferir cor da vela. Depois de algumas idéias, lembrei de um amigo meu, que há algum tempo atras me mostrou um hallmeter "portatil" que permite ser colocado em qualquer moto, ou até mesmo carro. Depois de várias dicas, resolvi começar o projeto.
Segue abaixo a lista de materiais e a construção do equipamento;

Material utilizado:

1 Sonda lambda( o modelo da sonda fica a critério de cada um, preferi usar a de 4 fios para que se possa ter respostas rapidas na leitura);
1 Multimetro do amarelinho(Sim, aqueles de 15 reais mesmo);
2 Garras do tipo "jacaré" pretas;
1 Garra do tipo "jacaré" vermelha;
1 Pino "banana" vermelho para multimetro ;
1 Pino "banana" preto para multimetro;
1 Porca com a rosca compativel com a sonda;
1 Tubo de +/- 100mm( Diametro próximo ou igual a saida do escape da moto);
1 Conexão curva/ponteira para a junção da sonda com o escape;
2 Abraçadeiras para a fixação da sonda.

Material utilizado
Imagem

Posicionamento da porca no tubo para inicio de desbaste
Imagem

Aqui, foi o início do desbaste, por sorte encontrei um rebolo para a furadeira do mesmo diametro do tubo usado na sonda.
Imagem

Depois do desbaste, a porca ja estava pronta para ser soldada.
Imagem

Porca soldada( dispenso comentarios do tipo: pô! que cagado de pombo hein?)rs. Acabaram meus eletrodos finos, e naum sou muito bom na solda, oque importa é que após a solda, naum houve vazamentos.
Imagem

Pintura vai bem(de preferencia 600º).
Imagem

Sonda pronta:
Imagem

Tenho um video do teste tbm, porem naum estou conseguindo postar. Minha opnião, é que o equipamento é legal, funciona bem porém existe um pouco de oscilação, mas preciso tirar algumas duvidas com meu amigo, pois achei que este tubo esta um pouco curto, e na marcha lenta a pressão atmosferica acaba interferindo na leitura(400mV). Nas outras faixas de rotação, fica legal, e o valor fica na faixa de 800/900mV.
Se alguem tiver alguma dica, ou correção, agradeço.
Abraço pessoal, até +.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Puts Gui...q fera... =D>

Vá aperfeiçoando o aparelho ai..Tenho certeza q esse tópico será de muita valia.... :wink:
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

acho que o mais certo seria colocar mais proximo possivel do motor!?
acredito que daria mais precisao!
a oscilacao eh normal, eh assim mesmo. uma maneira de pegar melhor essa oscilacao eh usar um hallmeter de barra de leds, o multimetro eh um pouco lento, porem da mais precisao na leitura.

eu uso multimetro mesmo!
guilokao
Super Membro
Mensagens: 1109
Registrado em: 08 Novembro 2005 à21 21:53

Mensagem por guilokao »

andre pasi Guelfi escreveu:acho que o mais certo seria colocar mais proximo possivel do motor!?
acredito que daria mais precisao!
a oscilacao eh normal, eh assim mesmo. uma maneira de pegar melhor essa oscilacao eh usar um hallmeter de barra de leds, o multimetro eh um pouco lento, porem da mais precisao na leitura.

eu uso multimetro mesmo!
Então andre, quanto mais próximo do motor melhor mesmo... Porém, eu precisava de algo que pudesse passar de uma moto para outra, então a solução foi construir um hallmeter que trabalhasse na saida do escape mesmo.
guilherme_sbc
Mega Membro
Mensagens: 5213
Registrado em: 30 Agosto 2005 à46 15:43

Mensagem por guilherme_sbc »

Caramba GUi, não é que vc manja mesmo.

Ficou muito show a parada, imagine se juntar vc com o Fernardo PF o que não vai sair...hehehe
Vidigal
Super Membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 16 Dezembro 2006 à19 20:51

Mensagem por Vidigal »

Wow, show de bola demais! =D>
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Pow ja tenho sonda na minha moto a mais de um ano e falo, eta coisa boa viu, nada de ficar vendo cor de vela, pra mim isso coisa da pre historia hehehe, liga o aparelho, da um role pra fazer a leitura e pronto, ja sab o que tem que fazer no bura hehehehhe.

So que a sonda que uso fica na curva do escape :wink:

Imagem
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

andre pasi Guelfi escreveu:acho que o mais certo seria colocar mais proximo possivel do motor!?
acredito que daria mais precisao!
a oscilacao eh normal, eh assim mesmo. uma maneira de pegar melhor essa oscilacao eh usar um hallmeter de barra de leds, o multimetro eh um pouco lento, porem da mais precisao na leitura.

eu uso multimetro mesmo!
O "certo" é colocar no ponto de maior calor, pra achar esse ponto é só pegar giz de cera, passar na região em que vc acredita ser mais quente, ligar o motor e ver aonde a cera começa a derreter primeiro.

Mas isso é complicado, fiz isso no escape da Ybr e não estou conseguindo ter uma boa leitura, vou colocar uma outra sonda mais para trás e ver os resultados.
Elton escreveu:Po, massa!

e aí, como funciona? tantos mv significa mistura pobre, e outros mv significa mistura rica?

e quando babar de óleo, só limpa?
Em geral em carros de rua se anda na casa dos 600-650 mV pra carros turbo é normal algo em torno de 780-850 mV. Mas varia de acordo com o uso do carro.
Paulo
Membro
Mensagens: 169
Registrado em: 17 Setembro 2004 à47 12:55

Mensagem por Paulo »

Gui
Parabéns pelo projeto.
Como vc define os parametros de misturas? Foi preciso calibrar em uma moto conhecidamente acertada ou a spec da sonda trás uma tabela de parametros?


Abraços
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Mensagem por jjacob »

Olha a distãncia do cilindro acho que depende do modelo da sonda lambda que esta sendo usado, pois ela só trabalha bem quente, e tem algumas que usam o proprio calor do motor( 2 fios) e outras tem uma resistencia interna para aquecer( 4 fios).

Essa oscilação tu consegue ver bem com um multimetro analogico( com ponteiro no lugar do display).


Mas será que o oleo 2T não vai afetar a leitura?
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

As sondas vão de 1 (corsa) a até 6 fios (wideband, rápidas, precisas porém mto caras) As de 4 fios são as mais usadas, mas existe de 1, 2, 3, 4... fios.
Giordano
Super Membro
Mensagens: 1007
Registrado em: 17 Junho 2005 à32 18:10

Mensagem por Giordano »

Gui, parabéns pelo projeto!

Eu tenho parado em casa um hallmeter da Beast Racing igual a dessa foto:

Imagem

Ele é bem legal porque permite a programação da escala e já te mostra em tempo real se a mistura está rica, pobre ou ideal.

Mais infos em http://www.beastracing.com.br/html/airfuelpro.html .

Se vc tiver interesse, podemos fazer um negócio. É só me mandar uma MP, ok? :wink:
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

jjacob_xt225 escreveu:Olha a distãncia do cilindro acho que depende do modelo da sonda lambda que esta sendo usado, pois ela só trabalha bem quente, e tem algumas que usam o proprio calor do motor( 2 fios) e outras tem uma resistencia interna para aquecer( 4 fios).

Essa oscilação tu consegue ver bem com um multimetro analogico( com ponteiro no lugar do display).


Mas será que o oleo 2T não vai afetar a leitura?

o problema do anologico e que com a vibracao da moto andando, vai alterar a leitura, alem do que no analogiuco a leitura ja eh mais dificil!
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Giordano escreveu:Gui, parabéns pelo projeto!

Eu tenho parado em casa um hallmeter da Beast Racing igual a dessa foto:

Imagem

Ele é bem legal porque permite a programação da escala e já te mostra em tempo real se a mistura está rica, pobre ou ideal.

Mais infos em http://www.beastracing.com.br/html/airfuelpro.html .

Se vc tiver interesse, podemos fazer um negócio. É só me mandar uma MP, ok? :wink:

o problema desse hall eh que ele nao eh tao preciso quanto o multimetro! por ex. o multimetro indica 880mV ou 940mV, que ja faz diferenca, ja o hall pode cair na mesma escala essas duas medidas!
Giordano
Super Membro
Mensagens: 1007
Registrado em: 17 Junho 2005 à32 18:10

Mensagem por Giordano »

É verdade, André. Mas em compesação a leitura é muito mais fácil. É só bater o olho no aparelho e conferir a mistura.
klauber.santilli
Membro
Mensagens: 135
Registrado em: 22 Março 2007 à29 08:33

Mensagem por klauber.santilli »

Tópico de utilidade pública esse...muito bom...
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

Giordano escreveu:É verdade, André. Mas em compesação a leitura é muito mais fácil. É só bater o olho no aparelho e conferir a mistura.

ressucitando....


conclusao: multimetro pra acertar/regular, e hallmeter pra usar no dia a dia por precaussao, pois a leitura eh mais facil, e mais instantanea, jah que o multimetro eh meio lerdo!!!
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Mensagem por Stone »

up!
Tenho uma DT 200r, se eu construir um desses, qual seria a voltagem certa?
600mV? 650?
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

humm... sei nao... nesse valor acho q vai eh furar pistao! :| no minimo 750mV, mas acho q seria legal uns 820/850mV!

dah mais uma pesquisada, pois tem mais um topico falando bastante sobre os valores de leitura ideal! :wink:
Valentin
Super Membro
Mensagens: 2108
Registrado em: 15 Janeiro 2006 à35 21:25

Mensagem por Valentin »

Como fnciona? e so botar na saida do escape? ou os gases tem q passar por compelto? se fosse o caso eu colocaria a sonda mais proxima ao motor ( minha moto é uma DT180)...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem