Construindo Hallmeter para motos

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

o ideal msm seria mais proximo do motor!
Stone
Membro
Mensagens: 311
Registrado em: 03 Agosto 2008 à39 18:26

Mensagem por Stone »

já vi por aí uma curva de escape dimensionado pra DT 200 já com o furo para instalar a sonda
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Hoje terminei de montar o Hallmeter na XLX 350, Assim que possivel postarei algumas fotos com o celular. (hehe, precisei de grana e vendi a camera)

Basicamente soldei uma rosca na junção dos coletores e puxei os fios, colocando um interruptor H-H.

A única canseira foi descobrir que o magneto estava gerando interferência no meter, passando os fios por outro caminho resolveu. Também precisei dar um jeito na alimentação do meter, já que percebi que a elétrica da xlx gera uma DC pulsante :shock:

Em lenta está bem rica e acelerando melhora, mas ainda está rica, quando tira a mão com a rotação mais alta empobrece bem, tal como deve ser :P

Agora é partir pro acerto fino do bura, procurar uns giclês e ver no que vai dar, fazer 19-20 km/L mesmo com a relação alongada tá osso.
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Pessoal estou na duvida de qual sonda comprar vou mandar o link para voces me ajudarem a analizar.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... r-5500-_JM
Com as sondas de 1 ou 2 fios qual seria a maior dificuldade ?? somente leitura mais lenta ??
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

a sonda 4 fios tem aquecimento! dah uma leitura mais rapida!

nao sei nao, mas em motos pequenas acho q sonda de 1 fio nao vai gerar calor suficiente pra aquecer a sonda ( minimo de 300º), pelo menos na lenta! provavelmente em alta rotacao dah certo!

prefira as sondas 4 fios... a diferenca de preco nao eh grande!

se quiser eu tenho tres sondas usadas ( mas funcionando perfeito) aki paradas... 2 delas sao iguais essas do anuncio! te faco por 50 reais + frete, cada uma 8)
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

50 conto tá cara, ainda mais que sonda é algo que vai se "consumindo" ao passar do tempo. Uns 30 estaria mto bem pago, se bem que prederia por mais 30 e ficar com uma nova.

Eu tenho umas 6 aqui paradas, ainda para testar, mas a diferença da nova que peguei numa oportunidade é grande.

Pra moto é praticamente obrigatório ter 3 ou 4 fios, o coletor de escape perde muito calor (o que é bom, menos pra sonda) com relação ao do carro.
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

A sonda que eu uso ela tem 2 fios, quando ultilizo o multimetro uso os 2, qnd. ultilizo o hallmeter uso so 1 fio. Ela esquenta mt rapido, menos de 1 min. ja esquentou :wink: :wink: :wink:
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

xaxim escreveu:50 conto tá cara, ainda mais que sonda é algo que vai se "consumindo" ao passar do tempo. Uns 30 estaria mto bem pago, se bem que prederia por mais 30 e ficar com uma nova.

Eu tenho umas 6 aqui paradas, ainda para testar, mas a diferença da nova que peguei numa oportunidade é grande.

Pra moto é praticamente obrigatório ter 3 ou 4 fios, o coletor de escape perde muito calor (o que é bom, menos pra sonda) com relação ao do carro.
nao acho q esta caro nao XAXIM... uma nova esta mais de 90!
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Achei aqui na loja uma sonda de 4 fios, mas disconfio que esteja ruim, senao nao estaria perdida aqui :lol:
Como faço pra ver se ela esta boa, nao tenho a minima ideia de como se usa isso com todos esses fios :oops:
APGUELFI, final de ano é f... to meio enrolado, mas me interesso na sonda sim. pelo que eu andei vendo se comprar uma nova vou pagar bem mais caro mesmo.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

pra testar eu acho ( apenas acho) q eh soh colocando no lugar e ver como ela reage!
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

É isso aí, precisa ter uma sonda boa (nova) pra poder comparar com as usadas a serem testadas.

Liga direto no hallmeter, espera aquecer (com resistência é rápida) e compara os resultados.

O problema das sondas usadas é que geralmente os mecânicos trocam por achar que o problema é ela, pode estar travada num valor ou numa faixa. Aí fica na dúvida se a sonda está boa ou não, além, de como já disse, a sonda tem um uma vida útil que não é muito longa. Pode pegar uma que dure 2 anos e outra que não dure um mês.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

cara, tava lendo um artigo a respeito de sonda esses dias... lah dizia q as sondas 1 ou 2 fios tem vida util de ate 160000 kms, e q as 4 fios vao ate 240000kms... acho q era isso! e nesse artigo tb falava a maioria das vezes os mecanicos trocam achondo q o problema eh na sonda, e q nao verdade na maioria dos casos nao eh esse o problema!

tenho um amigo q eh mecanico de carros, peguei 6 sondas com ele, a maioria era de VW, das 6 apenas uma estava com problema, pois estava travada em 400 mV... as outras ele trocou sem precisar! :mrgreen:
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

A sonda que tenho aqui em maos tem 4 fios 2 pretos, um azul e um branco, nao consegui descobrir pra serve cada um deles.
Em qual das opçoes eu deixo botao do multimetro??
Posso saber se a sonda é boa testando sem colocar na moto ?? tenho aqui uma curva de um escape esportivo que nao uso mais e iria furar ela mas vai que a sonda nao esta boa...
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

A vida útil das velas tbm é de cerca de 200 mil km segundo o fabricante, porém as fábricas, motos ou carros, costumam recomendar a troca de 15 a 30 mil km. Além das váriações normais de trabalho, ainda temos problemas com combustivel adulterado e falta de manutenção correta, o que acaba por diminuir incrivelmente a vida útil das peças. E tanto as velas como a sonda e outros sensores estão bem no caminho desses problemas.
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

rodrigojti escreveu:A sonda que tenho aqui em maos tem 4 fios 2 pretos, um azul e um branco, nao consegui descobrir pra serve cada um deles.
Em qual das opçoes eu deixo botao do multimetro??
Posso saber se a sonda é boa testando sem colocar na moto ?? tenho aqui uma curva de um escape esportivo que nao uso mais e iria furar ela mas vai que a sonda nao esta boa...
Dando uma olhada no google achei isso

http://www.ecanfix.com/~mdhamilton/o2sensor.html

Espero que seja útil.

o multímetro tem que ficar na escala DCV em 2000 mV ou 2 volts para melhor precisão.

Não vejo como testar sem instalar, coloque num carro que e veja com o multimetro.
rodrigojti
Membro
Mensagens: 252
Registrado em: 30 Dezembro 2007 à03 22:57

Mensagem por rodrigojti »

Valeu galera!
Todas as sondas sao do mesmo diametro e mesma rosca ?
Vou furar o cano que nao uso mais, mas to na duvida vai que eu furo e essa sonda nao esta boa e eu tenho q comprar outra diferente....
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Das que eu tenho aqui todas são da mesma rosca, não pergunte qual é, só levei a sonda na casa de parafusos e o cara pegou a porca certa.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

xiiii... nao sei que das cores dessa sonda! sei q nas 4 fios, 2 sao brancos, e esses sao a resistencia... umeh preto q eh o negativo (terra) e o outro eh o sinal! faz tempo q instalei... nao me lembro direito!!! :lol: :lol:
xaxim
Membro
Mensagens: 677
Registrado em: 09 Fevereiro 2007 à21 13:20

Mensagem por xaxim »

Nas de 4 fios, onde 2 são brancos, um preto e um cinza, os brancos são a resistencia, o cinza é o terra e o preto é o sinal.
APGUELFI
Super Membro
Mensagens: 1509
Registrado em: 31 Maio 2007 à40 22:56

Mensagem por APGUELFI »

xaxim, nao seria o preto terra e o cinza sinal???
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem