Fazendo a lubrificação de todos os rolamentos

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...

Moderador: Elton

Fazendo a lubrificação de todos os rolamentos

Mensagempor Elton » 16 Junho 2008 à37 11:15


Galera, aqui eu fiz uma revisão geral na minha moto, relubrifiquei rolamentos, buchas, pinos. Troquei uns rolamentos estragados.
Itens lubrificados
- Caixa de direção
- pinos de curso das pinças de freio
- Eixo dos manetes
- Cabo de embreagem e acelerador
- Eixo do pedal de freio
- rolamentos da balança e link
- rolamentos do do amortecedor trazeiro

Comprei para fazer isso:
Óleo diesel pra remover graxa velha
Gasolina azul de aviao pra limpeza de rolamentos
Graxa naval anti-corrosiva pra lubrificar

Vamos às fotos
Começando o desmanche, banco, tanque, laterais
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continuando, subframe. Tirar parafusos do subframe e carburador e ponteira.
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Tirando amortecedor, e roda trazeira. Pra tirar o eixo do pedal de freio tem que tirar a trava da foto do meio.
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Tirando guidão, mesa superior e consequentemente mesa inferior com bengalas. Tirar os controles do guidão.
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Cuidado pra nao perder as arruelas e porcas da mesa. Observem o estado de ferrugem dos rolamentos da caixa de direção. Tive que troca-los os dois. Foram os unicos dois trocados na manutenção, o resto estava bom. Para remover as pistas que ficam no cassis tive que soldar uma peçinha para sacar, na parte inferior da pista fiz um ponto de solda pra bater pra fora, pois nao tinha ponto de batida.
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Aqui a moto desmontada, mas ainda nao desmontei a balança e os links.
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Meu guidão que tive que trocar
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Rolamentos da mesa, amortecedor trazeiro e link da balança. Alguns sujos, depois limpos com diesel e depois gasolina de aviao.
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Olha onde esse maldito parafuso foi cair, Tive que tirar a piramide toda!
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Aqui a moto já bem desmontada e as peças todas.
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Pedal de freio e seu eixo e pinça desmontada do pino de curso.
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Agora lubrificando tudo. Cuidado pra nao perder as agulhas pois se perder uma, fica com folga nas outras e começa a trabalhar tudo atravessado e diagonal.
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Coisa linda né!
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Lubrificando a mesa. Na hora de prensar o rolamento infeiror na mesa, nao façam como eu de esquecer a vedação inferior hehehe, deixei sem a vedação e coloco outro dia. Ah, na segunda foto, "quando a cabeça pensa o corpo não paga"
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Limpeza e lubrificação de manetes.
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E assim se procedeu a montagem, mas esqueci de tirar uma foto dela montada então vai uma foto da minha moto, ela é assim.
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Abraço aproveitem, e vejam se façam essa manutenção porque eu achei coisa do cão nessa manutenção, ainda bem que fiz! tinha rolamento seco, enferrujado, etc...
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Mensagempor chitola » 16 Junho 2008 à49 11:43


aquele pinhão já tá com os dentes deitadinhos neh...

cara esse carbura é coisa linda de ver...

parabens elton, a motoca é show.
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Mensagempor GELOUS » 16 Junho 2008 à03 11:54


Magavilha! =D> =D> =D> =D> =D>

"Queria ter um filho assim"! rsrsrsrsrs
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Mensagempor Elton » 16 Junho 2008 à38 12:24


chitola escreveu:aquele pinhão já tá com os dentes deitadinhos neh...

cara esse carbura é coisa linda de ver...

parabens elton, a motoca é show.

Pois é esse pinhao troquei na manutençao

47 reais o maledento, e nao achava em lugar nenhum até que descobri que é o da yz 250f
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Mensagempor furia SM » 16 Junho 2008 à28 14:13


Show de bola, eu so nao tenho mt saco para fazer uma manutencao dessa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
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http://www.youtube.com/watch?v=16k8fV3puEs&eurl=

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Mensagempor Rodolfo sales » 16 Junho 2008 à53 14:40


Cara parabéns pelo trabalho ai
e pelas fotos tb
muito show sua motoca

um dia ainda vou ter uma dessa :D

:wink:
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Mensagempor Elton » 17 Junho 2008 à41 15:00


Rodolfo sales escreveu:Cara parabéns pelo trabalho ai
e pelas fotos tb
muito show sua motoca

um dia ainda vou ter uma dessa :D

:wink:

Valeu Rodolfo
isso aí cara ,aos poucos vai-se evoluindo!
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Mensagempor Lance » 19 Junho 2008 à26 08:31


Elton, porque tu não instala um bico de graxeira na caixa de direção pra não acontecer mais isso? Acho que facilitaria a manutenção e seus rolamentos durariam mais.

Eu sei que isso era bem mais fácil de fazer com o quadro desmontado, e agora pelo visto ja montou tudo, mas ainda tem jeito!! hehehe
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Mensagempor André Thander » 19 Junho 2008 à44 09:28


Putz... Parabéns
Pelo trabalho e disposição de ir registrando tudo.
Só quem coloca a mão na massa sabe como é.
Com as mãos sujas, ter que parar - tirar fotos etc.
Salvo se tiver alguém ajudando, o que não tira o mérito.
Abraços
........................................
...você já sabe o que quer???...
...EU QUERO É DEUS...
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Mensagempor Elton » 19 Junho 2008 à58 09:49


Lance, é mesmo, eu até pensei em instalar as engraxadeiras... Mas tive pensando, se eu instalar isso, eu nunca mais vou abrir pra ver como tá hehehe
Cara já abre isso 1 vez por 2 anos, imagina se tiver engraxadeira? 8)

André Thander, Valeu aí cara.. realmente é fróids, mas vale a pena.

Eu acho que todos deveriam fazer isso pra ver a situação das coisas. Vocês vão ver a situação exata de cada peça, e ainda ver como que funciona tudo

Por exemplo, eu nunca mais vo tocar o lava jato em cima de peças que eu saei que tem um rolamento atráz de um retentor, e ser entrar sujeira vai ficar ali sovando e não vai sair mais...
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Mensagempor Lance » 19 Junho 2008 à07 13:09


Hehehe pode crer, preciso fazer esse trampo nos links da minha XLX, porem como ela ja vem com os bicos de fábrica, a preguiça sempre acaba falando mais alto, eu entupo de graxa e deixo como tá.

A minha caixa de direção deve tar só o pó tambem, pois outro dia ergui a frente da moto pra tirar o pneu que tava furado (cara, o borracheiro sofreu pra montar o pneu de volta viu, hehehehe, depois comento isso la no topico que voce abriu sobre isso), e ela ta super dura pra virar, montado não percebe, mas no ar.... :roll: :roll:
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Mensagempor Elton » 19 Junho 2008 à23 16:15


í, entao....
Deve ta tudo podre!
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Mensagempor lgp276 » 19 Junho 2008 à58 20:23


eu vi isso ao vivo, a moto ficou perfeita!!!! ta de parabéns pela empreitada elton
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Mensagempor Elton » 19 Junho 2008 à01 21:43


valeu primo!
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Mensagempor PERUCH » 19 Junho 2008 à50 22:55


Show de bola Elton.
Minha DR ta na hora de fazer outra dessas..
A ultima foi ano passado qdo desmontei ela p; pintar e cromar algumas peças.
Realmente o cara encontra barro e ferrugem em lugares q nem imagina.

Parabéns ae pelo capricho.

Show de bola
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Mensagempor Elton » 20 Junho 2008 à02 07:59


Brigado PERUCH.. o cara tem que cuidar da magrela porque ela leva e traz nós de cada lugar... Se não tiver em dia tem que ficar levando pochete de ferramenta, aí é pra caba
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Mensagempor pedrohrios » 01 Agosto 2008 à56 13:10


=D> Vc tem a manha na mecanica !
Vou tirar umas duvidas:
è necessario por aquela graxa branca ou pode ser a preta mesmo?
Posso ir desontando, limpando e ja colocando no mesmo lugar pra nao perder o rumo e nao sobrar nada?? #-o
Qto voce acha que um mecanico cobra rpa fazer um "servicinho" desses??
vlwww!
BRAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAP!
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Mensagempor chitola » 01 Agosto 2008 à45 13:48


pedrohrios escreveu:=D> Vc tem a manha na mecanica !
Vou tirar umas duvidas:
è necessario por aquela graxa branca ou pode ser a preta mesmo?
Posso ir desontando, limpando e ja colocando no mesmo lugar pra nao perder o rumo e nao sobrar nada?? #-o
Qto voce acha que um mecanico cobra rpa fazer um "servicinho" desses??
vlwww!


é dificílimo tu achar um mecânico que faça esse trampo todo aí, a maioria diz que não precisa, que não tem por que fazer, ou então faz alguns e os outros só diz que fez.

mas se for pra fazer tudo isso mesmo, acho que só de mão-de-obra dá pra pedir uns 150 conto.
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Mensagempor Elton » 01 Agosto 2008 à28 16:05


Olha ... tem um mecanico aqui perto que tem valores tabelados. Tipo... lubrificação de link 80 conto, lubrificação de pinças de freio 30, e por aí vai. Acho que pra fazer tudo vai uns 150 a 300, varia de mecanico bom pra ruim (caro pra barato).
Mas o negócio é fazer se voce gosta e se tem as ferramentas. Eu gosto de fazer. Mas da trabalho pra kct hehe

E o mecanico nao faz como voce faz não...

abraço
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Mensagempor Fauze Said » 13 Fevereiro 2009 à52 22:05


Amigo,

quando você quiser vender essa moto vai ter até fila.
Nota 10 no capricho da manutenção.
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