Limpeza dos retentores da suspensão

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Limpeza dos retentores da suspensão

Mensagem por apalareti »

Galera, vou tentar demonstrar como se faz a limpeza dos retentores das suspensões dianteiras. Server para qualquer tipo de suspensão.

Muitas vezes trocamos o retentor sem que ele esteja estragado, pois um simples grão de terra é capaz de fazê-lo vazar. Com essa limpeza, normalmente o vazamento cessa, o que prolonga muito a vida do retentor, e ainda por cima evita um desgaste acentuado do cromo.

Essa limpeza pode ser feita sem remover as bengalas da moto, e para não ficar em uma posição muito incômoda, faça com a moto sobre a carretinha, ou alguma plataforma.
Imagem

1 - Primeiro remova o guarda pó, para isso comece com uma chave bem fininha até descolcar, depois use uma chave mais grossa para ir fazendo uma alavanca.
Imagem

Imagem


2 - Use a chave com um pano para limpar toda a sujeira. Para ajudar use um micro óleo em spray.

Imagem

3 - Recorte um quadrado de filme fotográfico, ou de um raio-x, não esqueça de arredondar a ponta para que ela não espete o retentor caso não fique bem colada ao cromo.

Imagem


4 - Faça o filme entrar por um ponto, e sair por outro, como uma gangorra. Use spray de micro óleo para facilitar o deslizamento e a remoção de ciscos. Vá testando flexionando a suspensão até que não suba, ou desça mais óleo. Isso pode ser na primeira passada, ou pode demorar um pouco. Isso depende da sujidade.

Imagem

5 - Depois de tudo limpo basta colocar o guarda pó de volta. Pode-se usar o cabo da chave de fenda para se pressionar até encaixar bem rente em toda a volta.

Imagem


Obs. Eu gosto de usar graxa branca para vedar e proteger as peças da corrosão. Como visto na foto, essa suspensão sofreu muita corrosão pois o guarda pó segura água em seu interior.
Dependendo do piso de onde se anda a graxa branca pode prejudicar mais do que ajudar, pois ela também retem sujeira. Este é um ponto de grande discussão. Faça um teste, use ao menos uma vez e veja o que é melhor.

Imagem



Ao flexionar algumas vezes a suspensão, algumas marcas de graxa aparecerão, porém se o guarda-pó estiver em bom estado, em poucas flexões não vazará mais nada.

Imagem

Neste processo, mesmo que esteja de cabeça pra baixo, não vazará óleo, ao menos nada significativo, ou seja, pode e deve ser feito periodicamente entre as trocas de óleo.

Com essa manutenção eu costumo ficar anos sem ter que trocar um retentor, claro que depende do piso onde se anda, pois em trilhas encharcadas creio que deva durar menos.

É isso, simples assim, espero que tenha ajudado.
Editado pela última vez por apalareti em 15 Julho 2011 à55 18:30, em um total de 1 vez.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Re: Limpeza dos retentores da suspensão

Mensagem por Predador »

Coisa que eu não consigo fazer é colocar o guarda pó no lugar novamente, o fia de uma égua não fica ...
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Limpeza dos retentores da suspensão

Mensagem por GELOUS »

Quando cheguei da Canastra, na casa da minha mãe lá em São José do Rio Preto vi que a bengala direita da minha moto estava vazando óleo. Vazando legal mesmo, de ficar escorrendo com ela parada. Aí lavei a moto, enxuguei, com uma camiseta velha a canela da moto e deixei lá parada do mesmo jeito. Não vazou mais.

Quando cheguei em Brasília, vi que tinha vazado mais, mas MUITO menos do que na outra vez. Dessa vez, em 8h de viagem com esticadores puxados, tinha vazado coisa pouca.

Mas, mesmo assim levei a moto pro cara que mexe com suspensão dar uma olhada. Teve que trocar o retentor, segundo ele, embora eu tivesse bem desconfiado que era só sujeira, porque na Canastra tinha MUITA poeira e às vezes a gente passava num riozinho, então a poeira ia grudando ali.

É a segunda vez que troco retentores dessa moto (um de cada bengala). Nas próximas vezes farei essa limpeza!

E acho que está na hora de termos um tópico fixo sobre suspensão, com as dicas do pala, pois acho que estão ficando espalhadas pelo fórum afora, tem MUITA informação do pala e isso vai acabar se perdendo.

Podíamos abrir um "Consultório Técnico do Apalareti - Suspensões". Aí concentramos tudo lá, fica fácil de achar. Isso, claro, sem obrigação do pala ter que ficar respondendo tudo, apenas quando ele tiver afim.
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Limpeza dos retentores da suspensão

Mensagem por GELOUS »

Ah, esqueci: Pala, vc é o cara!
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Limpeza dos retentores da suspensão

Mensagem por apalareti »

Valeu Gelous,
Hehehe, seria mais prático mesmo, já respondi muita coisa por MP também. hehehehe...
Mas não ligo não, adoro falar sobre isso, tendo tempo eu escrevo.
Estas fotos já estavam guardadas comigo a muito tempo, fiz para montar o tutorial, mas acabei esquecendo, foi o Elton que me lembrou.

Pô Gelous, a tornado andou na terra por 4 anos, só troquei o retentor 1 vez para aproveitar a MO da preparação do Sebila.
A YZ 250 ficou comigo uns 3 anos, nunca troquei o retentor.
A YZF está comigo a quase 1 ano, quando comprei as peças da Race Tech acabei pegando um par só para aproveitar o frete e não correr o risco de ficar sem andar. Mas o que tirei guardei e estava bom.
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Limpeza dos retentores da suspensão

Mensagem por apalareti »

Ainda falando em retentor, tem uma dica muito importante que muita oficina não faz.
Vocês já devem ter ouvido histórias de caras que trocam o retentor e na primeira andada vaza....

Tem que passar uma fita na canela e lubrificar antes de instalar o retentor, caso contrário os cantos afiacos do cromo já riscam o retentor, ai já era.
GustavoT
Super Membro
Mensagens: 1167
Registrado em: 09 Setembro 2009 à17 18:38

Re: Limpeza dos retentores da suspensão

Mensagem por GustavoT »

belas dicas !!!
\o/
Andre #22
Membro
Mensagens: 974
Registrado em: 06 Fevereiro 2007 à39 10:32

Re: Limpeza dos retentores da suspensão

Mensagem por Andre #22 »

Eu depois que troquei os retentores da minha instalei os chamados "seal savers" espero que aumentem a vida útil do retentor
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Limpeza dos retentores da suspensão

Mensagem por Rafael Corretor »

apalareti escreveu:Ainda falando em retentor, tem uma dica muito importante que muita oficina não faz.
Vocês já devem ter ouvido histórias de caras que trocam o retentor e na primeira andada vaza....

Tem que passar uma fita na canela e lubrificar antes de instalar o retentor, caso contrário os cantos afiacos do cromo já riscam o retentor, ai já era.
Como assim passar uma fita Apala, não saquei essa parte??????

Outra pergunta idiota, só se faz isso se estiver vazando ou se faz de forma preventiva
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Limpeza dos retentores da suspensão

Mensagem por apalareti »

Rafael Corretor escreveu:
apalareti escreveu:Ainda falando em retentor, tem uma dica muito importante que muita oficina não faz.
Vocês já devem ter ouvido histórias de caras que trocam o retentor e na primeira andada vaza....

Tem que passar uma fita na canela e lubrificar antes de instalar o retentor, caso contrário os cantos afiacos do cromo já riscam o retentor, ai já era.
Como assim passar uma fita Apala, não saquei essa parte??????

Outra pergunta idiota, só se faz isso se estiver vazando ou se faz de forma preventiva
Reveste a canela com uma fita tipo durex, pois onde vão os casquilhos tem rebarbas bem afiadas. Só dá pra ver desmontada.

Eu recomendo preventivamente, mas sinceramente só faço quando vaza.
murilo_cb
Ultra Membro
Mensagens: 3417
Registrado em: 26 Agosto 2005 à11 00:29

Re: Limpeza dos retentores da suspensão

Mensagem por murilo_cb »

Muitas vezes nem precisa tirar o guarda pó.
A minha quando vasa por causa de sujeira, pego aqueles filmes de fotografia antigos e meto dentro da bengala para tirar a sujeira, me disseram isso faz tempo nao lembro onde, é muito facil e útil.
Rafael Corretor
Ultra Membro
Mensagens: 3301
Registrado em: 07 Junho 2011 à41 11:53

Re: Limpeza dos retentores da suspensão

Mensagem por Rafael Corretor »

Entendi agora.

Obrigado
guilaledo
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à33 08:26

Re: Limpeza dos retentores da suspensão

Mensagem por guilaledo »

funcionou valeu pela dica
Leo Racing
Ultra Membro
Mensagens: 3082
Registrado em: 02 Agosto 2010 à21 22:16

Re: Limpeza dos retentores da suspensão

Mensagem por Leo Racing »

Realmente é muito dificil estragar um retentor, na maioria das vezes é só sujeira. joia::: aplauso::
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem