Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Mensagem por joaogabriel »

Devido ao tic tic do meu motor e por precaução, pra poder rodar tranquilo, resolvi tirar o feriado pra conferir a folga das válvulas da minha kxf; pedi umas informações pra um amigo e algumas ferramentas emprestadas e meti a cara! nunca tinha mexido numa especial, fiquei com bastante receio de fazer o serviço, mas depois de iniciado, não tinha mais volta...

1 - Primeiro passo é tirar todas as peças da moto pra deixar o cabeçote acessível; no meu caso, foi só o tanque e o banco

Imagem

2 - Vai na lateral esquerda do motor e tira as 2 tampinhas; na de baixo, tem que colocar uma chave 14 pra poder girar o motor, e na tampa de cima, tem que olhar o ponto do motor que está gravado no volante; na foto da pra ver a marcação, são dois riscos, tem que deixar o da direita alinhado com a marca na lateral do motor, o pistão tem que ficar no ponto morto superior (lá em cima, quanto tá comprimindo)

Imagem

3 - Tira a porca que tem no meio do tensor, puxa pra fora a mola que tem dentro, e depois tira as duas porquinhas 8; aí é só sacar o tensor, no meu caso, tive que frouxar a abraçadeira e empurrar o carbura pra trás

Imagem

4 - Tira a tampa do cabeçote (dois parafusos cabeça alen), e confere a marcação dos comando junto com a superfície do cabeçote (um ponto em cada ponta da engrenagem do comando)

Imagem

5 - A especificações das folgas das válvulas pra kxf é entre 10 - 15 pra admissão , e pra escape é entre 17 - 22; passe as lâminas e anote a folga de cada válvula, se estiver fora, tira os cavaletes do comando e o comando (é só tirar os oito parafusos cabeça 8, e puxar os cavaletes/comandos)

Imagem

6 - Depois de tirar os comandos, tem que amarrar a corrente de comando e deixar ela bem esticada; se escapar da engrenagem lá em baixo, fó deo

Imagem

7 - Muito cuidado ao separar as peças, não pode misturar os copinhos e as pastinhas, cada um na sua válvula, se não o cara se perde nos acertos

Imagem

8 - Ta na hora de trocar as pastilhas! tem que ver a medida das pastilhas que estavam na moto juntamente com as respectivas folgas, e tirar a diferença da folga errada pra folga correta; se a válvula estiver enforcada, a nova pastilha deve ser menor, e se estiver com muita folga, a nova pastilha deve ser maior; aí é só fazer a matemática e escolher a pastilha correta

Imagem

9 - Jamais confie nos números gravados nas pastilhas! eles me deram um baita susto hoje, achei que meu cabeçote tava bixado! heheh tem que conferir as pastilhas com uma ferramenta de precisão

Imagem

10 - Depois de selecionar as novas pastilhas, bota elas no lugar, monta o copinho, o comando, e o cavalete ( não esquecer de verificar a marcação dos comandos com o ponto lá em baixo), e depois é só passar as lâminas novamente pra ver se a folga ficou dentro das especificações - se não ficar correto ainda, anota todas as medidas das novas folgas, desmonta tudo, faz os calculos novamente, monta tudo outra vez, e confere de novo até ficar ok

Imagem

Imagem

obs.: Cuidado com seus mecânicos! a minha moto, na admissão, estava com 12 e 18 de folga, e as de escape, estavam com 25 e 29!

11 - Regulada as válvulas, monta o tensor e aperta a abraçadeira do carbura; depois, gira umas 3 vezes a chave 14 lá em baixo pra ver se o sistema ta trabalhando certinho, e pra garantir que ficou no ponto correto; se não deu nenhum barulho estranho e se ficou no ponto certo (marcas do comando com a marcação lá em baixo), é só montar a tampa do cabeçote e dar um confere geral pra ver se não tem nada fora do lugar

Imagem

Imagem

Imagem

12 - Pronto! Agora é só rezar um pai nosso, uma ave maria, um creio em deus pai, pedalar a moto, e torcer pra não explodir tudo!

-

Fiquei muito satisfeito com o resultado, as folgas estavam completamente fora, agora deixei tudo dentro das especificações e o motor ficou extremamente silencioso danca:: Agora é só enrolar o cabo, braaaaap!
Editado pela última vez por joaogabriel em 13 Outubro 2011 à17 08:19, em um total de 1 vez.
bieel120
Super Membro
Mensagens: 1111
Registrado em: 08 Março 2011 à08 18:44

Re: Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Mensagem por bieel120 »

Parabéns pelo tópico João, o complicado e ter as ferramentas. As lâminas pra medir e etc. Só pegar emprestado com o mecânico e dar o confere. aehiaehio
mgarcia
Super Membro
Mensagens: 1066
Registrado em: 12 Janeiro 2010 à55 10:22

Re: Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Mensagem por mgarcia »

Piloto e Preparador????putz agora ninguem mais segura o Fireball!!!hehehehe, como eu queria ter coragem de mexer eu mesmo dentro do motor, só mearrisco por fora(susp, trans, rodas) mestre:: mestre:: mestre:: joia::: joia::: joia:::
bieel120
Super Membro
Mensagens: 1111
Registrado em: 08 Março 2011 à08 18:44

Re: Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Mensagem por bieel120 »

O problema não é ter medo, é ter coragem, e cuidar pra não por fora o que presta. Se der errado liga pro mecânico. aehioahioee
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Mensagem por Matsui »

joao legal demais isso meu sonho e aprender fucar esses motores 4 t acho que por isso tenho um preconceitozinho com els, hehehe

ps da uma editada na parte 5 do DIY que ta tudo admissao la

parabens pela iniciativa ! aplauso:: aplauso:: aplauso:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre::
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Mensagem por Juliano »

Show de bola!!!

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem




Matsui, se você já conhece o restante do motor, é sussa! só falta conhecer o cabeçote, não é um bicho de 70 cabeças!
GELOUS
Hyper Membro
Mensagens: 14344
Registrado em: 04 Dezembro 2004 à04 20:14

Re: Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Mensagem por GELOUS »

mestre:: mestre:: mestre:: mestre:: mestre::

E o que eu te falei: aqui em Brasília dá tristeza! Não tem um mecânico que preste! Frio::
Vidigal
Super Membro
Mensagens: 2293
Registrado em: 16 Dezembro 2006 à19 20:51

Re: Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Mensagem por Vidigal »

parabens pelo topico joao
muito bom, bem detalhado e tal
mais e ai, sobrou alguma peça? rindo3::
legal demais!! eu gosto de mecher demais nas minhas motos... quando eu era pequeno, meu walk machine era desmontado completamente pelo menos 2 vezes por semana rindo3:: rindo3::
bieel120 escreveu:o complicado e ter as ferramentas
né nada rapaz, isso é facil, compra comigo! rindo2:: rindo2:: rindo2::
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Mensagem por joaogabriel »

heheh valeu aí pessoal legal::

negócio é que não consigo confiar em mecânicos, infelizmente esse é um sério problema meu negativo::
tem muitos mecânicos ótimos por aí, mas penso que nenhum faria cuidando tanto nos detalhes da moto, no acerto preciso das válvulas (desmontei 3 veses o comando até conseguir a folga perfeita), ou até mesmo na simples montagem tanque/banco/etc.. poucas vezes que precisei levar outras motos no mecânico, sempre vinha com um malho em alguma peça, fiação passando por lugar errado, parafuso frouxo, etc... vou fugir deles até onde puder! tem muita informação pra quem procura, muita coisa da pra fazer em casa mesmo, e o bom é que tu passa a conhecer todos os detalhes da moto; na hora que der errado, aí eu levo lá pra eles resolverem pra mim rsrs
Gargamel
Hyper Membro
Mensagens: 7372
Registrado em: 22 Janeiro 2005 à27 22:00

Re: Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Mensagem por Gargamel »

Uma dica:

Na próxima vez chama o Gelous pra dar aperto nos parafusos do kbçote.... doeu::
apalareti
Ultra Membro
Mensagens: 3141
Registrado em: 01 Agosto 2005 à32 09:58

Re: Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Mensagem por apalareti »

Valeu João, já ensaiei mecher nas válvulas, mas acabei levando para um mecânico a 120km daqui.

O problema dos mecânicos é exatamente esse, pouco capricho, pouca atenção, e depois dá na mão dos ajudantes para malharem a fiação, parafusos e etc...


Só uma dica: Limpa toda a terra das peças antes de fazer isso. hahahahaha
guilhermeDF
Super Membro
Mensagens: 1949
Registrado em: 30 Outubro 2010 à16 20:17

Re: Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Mensagem por guilhermeDF »

tirando uma poera zinha
muito bom cara aprendi mais um pokim to quase fazendo isso na tony falta mesmo é as pastilhas
se nao mandar fazer nao acha lugar pra comprar...tem que tirar a folga e levar pro torneiro fazer...

se nao fosse isso ja tava doido mexendo so muito curioso tbm...
guips
Super Membro
Mensagens: 1050
Registrado em: 22 Setembro 2009 à15 16:21

Re: Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Mensagem por guips »

Parabens João , muito legal a iniciativa , sabado passado eu estava com a minha crf toda presa , e acabei desmontando tudo no bura , achei alguns problemas , resolvi e cara , esta outra moto .... Melhor fazer sozinho com muito capricho , pois havia levado em dois mecanicos para resolver o problema do bura e nada mudou
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Mensagem por joaogabriel »

Valeu!

É por aí mesmo Guips, legal que tu mesmo quem resolveu o carbura, se tiver uma certa noção do assunto é melhor a gente mesmo fazer, acho que mecânico algum vai ter o mesmo cuidado e capricho nos pequenos detalhes, e que no fim, fazem a grande diferença
Rushdb
Membro
Mensagens: 598
Registrado em: 24 Janeiro 2011 à38 10:18

Re: Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Mensagem por Rushdb »

João, deixa eu tirar uma duvida com vc:

Pra colocar de volta o esticador da corrente de comando, tem mistério, alias, ajuste?
Digo pelo seguinte: quem dá a tensão na corrente é a mola do parafuso ou o aperto do parafuso?

Vc tem alguma dica pra avaliar o estado da corrente de comando?

Quase 1 ano depois, já abriu de novo pra ver como tá? As folgas mudaram absurdamente muito nesse tempo?
joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Mensagem por joaogabriel »

Rushdb escreveu:João, deixa eu tirar uma duvida com vc:

Pra colocar de volta o esticador da corrente de comando, tem mistério, alias, ajuste? Não tem mistério não, pra montar, é só apertar as duas porcas cabeça oito que tem nos lados da base do tensor/esticador, colocar a mola, e depois apertar a porca central que vai em cima da mola

Digo pelo seguinte: quem dá a tensão na corrente é a mola do parafuso ou o aperto do parafuso? Quem da tensão na corrente é a mola, o parafuso tu aperta até um certo ponto e fim, não passa daquilo, a mola é que fica na pressão cuidando pra corrente ficar esticada

Vc tem alguma dica pra avaliar o estado da corrente de comando? Analisando cuidadosamente cada elo da corrente, comparando o comprimento dela com uma nova, ou torcendo ela tipo um oito (ela não pode torcer muito, não pode ter fadiga lateral)

Quase 1 ano depois, já abriu de novo pra ver como tá? As folgas mudaram absurdamente muito nesse tempo?Já vendi a moto, mas antes de entregar ela eu conferi e estava tudo ok nas mesmas medidas de antes, se cuidar do filtro, garanto que roda um ano inteiro direto sem ter qualquer alteração significativa, é dificil a válvula gastar, o que "come" ela é simplesmente a sujeira/poeira que passa pelo filtro joia:::
rodrigomarques030
Membro
Mensagens: 2
Registrado em: 06 Maio 2016 à06 18:18

Re: Como Regular as Válvulas da KXF 250 - e outras 4t

Mensagem por rodrigomarques030 »

Ola tenho uma duvida, voltei a praticar motocros depois de uns 10 anos, pegue uma 230, passei pra uma yz 125 e agora peguei uma kxf 250 ano 2006.
andei o primeiro fim de semana a moto boa havia sido feito todo a parte de cima do motor.
no fim da tarde a moto deu uma falhadinha em alta achei que poderia ser gasolina, como estava no fim da tarde nem olhei carreguei a moto e voltei pra casa, no outro dia desmontei ela para limpar i filtro da ar era bem velho e havia um furo na caixa do ar.
Arrumei o furo troquei o filtro mandei limpar o bura, mas ai a moto não queria mais pegar no pedal
só empurrando e ai ficava falhando
foi revisado de tudo e não tinha jeito então o meu mecanico abriu o cabeçote e segundo análise ela parecia estar um pouco fora de ponto pois as marcações das engrenagens não estavam como deveria e os comando enquanto um ficava alinhado com a tampa do cabeçote o da admissão ficava em diagonal. mesmo assim ele fechou e não sei como a moto pegou e saiu as falhas.
Deixa estar que para a minha surpresa levei a moto pra casa e qdo fui fazer pegar ontem ja não pegou no pedal, empurrando ela a falhação aumentos o que pode ser, o ponto que esta fora mesmo ou regulagem do bura que não acertaram?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem