Construindo uma Lâmpada Ponto

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Construindo uma Lâmpada Ponto

Mensagem por jjacob »

Basicamente uma Lâmpada ponto ou Pistola de ponto é um ferramenta que emite uma flash de luz cada vez que ocorre uma faisca na vela e é utilizada para acompanhar em tempo real a posição angular do disparo da faisca. Eu construi uma utilizando uma lâmpada de xenon do flash de uma câmera fotografica velha, um diodo, um resistor e 2 capacitores. Esses ultimos 4 componentes não lembro quanto custaram mas deve ter sido menos de 3 Reais.

joaogabriel
Ultra Membro
Mensagens: 3319
Registrado em: 12 Julho 2006 à04 13:51

Re: Construindo uma Lâmpada Ponto

Mensagem por joaogabriel »

que top jjacob, vou montar um desse pra mim! achou o defeito, na hora que tu acertar o ponto dela, a motinha vai ficar um canhão
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Construindo uma Lâmpada Ponto

Mensagem por jjacob »

Essa é a fonte onde encontrei o circuito, tem outros tambem e uma versão para 110Vca

http://www.feiradeciencias.com.br/sala16/16_LP_02.asp
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Construindo uma Lâmpada Ponto

Mensagem por cascao »

aplauso::
leolima
Membro
Mensagens: 318
Registrado em: 17 Janeiro 2011 à24 14:50

Re: Construindo uma Lâmpada Ponto

Mensagem por leolima »

essa marca do PMS ja tem ali ou tem que fazer?
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Construindo uma Lâmpada Ponto

Mensagem por cascao »

como achar o PMS para motos que a vela fica bem em cima do pistão perpendicular à ele.

Jeito certo.
Adapta o relógio comparador na rosca da vela e olha a indicação do máximo no ponteiro. Algumas motos indicam o ponto em mm antes do PMS. Então com o relógio também dá para achar o ponto.

Jeitos errados :)
com um palitinho, chave de fenda ou algo do tipo, tenta-se ver onde é o local que o piston está mais em cima.

Enrosca-se um parafuso com a mesma rosca da vela do lugar da vela. O piston quando subir vai bater nele. Faz uma marca no magneto. Roda-se o magneto no sentido contrário e o piston vai bater de novo. Faz outra marca no magneto. O PMS está exatamente entre as duas marcas.

Achar o ponto desses modos tem uma desvantagem: Folga nos rolamentos da biela ou do virabrequim atrapalham a medição. Se o motor estiver ruim não fica bom.
Mas tem uma grande Vantagem: A marcação na carcaça e do magneto sempre tem algum erro devido às tolerâncias de fabricação e na fábrica ninguém confere isso pois não dá tempo. Há erros no ponto também devido à posição da bobina de pulso e usinagem da mesa. Por isso o ideal é acertar as marcações e depois checar com a lampada de ponto o ponto.

PMS é a marca T em algumas motos.
Ponto é a marca F em algumas motos.

Ponto um pouco adiantado perde na alta mas tem uma resposta mais esperta do motor.
Ponto atrasado evita batida de pino, motor gira mais e esquenta menos.
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Construindo uma Lâmpada Ponto

Mensagem por cascao »

Imagem

Estou à testar algumas coisinhas caveira:: ....breve novidades
Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Construindo uma Lâmpada Ponto

Mensagem por Selvagem »

cascao escreveu:Imagem

Estou à testar algumas coisinhas caveira:: ....breve novidades
Conta aí, fiquei curioso. ::medo:: ::medo:: ::medo::
Matsui
Ultra Membro
Mensagens: 3861
Registrado em: 08 Agosto 2009 à57 02:53

Re: Construindo uma Lâmpada Ponto

Mensagem por Matsui »

eu tambem pois tenho a leve impressao que minha GG esta com o ponto atrasado ,,,

ela nao da nada de contra pedal nunca nenhum , e isso me parece estranho,...

e assim mesmo?
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Construindo uma Lâmpada Ponto

Mensagem por cascao »

Selvagem
Super Membro
Mensagens: 1198
Registrado em: 02 Dezembro 2008 à07 16:54

Re: Construindo uma Lâmpada Ponto

Mensagem por Selvagem »

Cascão, cada vez mais viro teu fã cara! mestre:: mestre:: mestre::

Pela 1ª vez acredito nesta história dos 2 mapas, pois a diferença entre eles é muito difícil de ser percebida.

Valeu mesmo!!!
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Construindo uma Lâmpada Ponto

Mensagem por cascao »

muita moto anda mal mas 99% dos mecânicos que tem por ai ficam trocando peça e fuçando no carburador sem saber o que está acontecendo....às vezes é o CDI que não está avançando o ponto corretamente ou as marcações do ponto da moto que estão erradas.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem