INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
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INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX

Mensagempor MAGGION » 13 Abril 2012 à51 15:13


Galera é o seguinte, como tem sempre alguém que tem essa dúvida (eu mesmo já passei por isso de procurar e não achar nada..) segue abaixo um "tutorial" de como fazer a colocação do sistema de freio COMPLETO da NX4 FALCON nas XL 250 R / XLX 250 / 350

Ponha a XLX em um cavalete mais não aquele triangular, pois senão você terá problemas...

Use um cavalete daqueles que tem uma base mais larga quadrada ou ate mesmo um banquinho de madeira, mais já te adianto que o melhor mesmo e o cavalete.

Pois você terá de se deitar embaixo da moto e em alguns momentos forçar um pouco, então quanto mais firme melhor. Eu tenho um e foi excelente. A motoca não balançava nada..

NA SUA MOTO.
Comece retirando:
1) Laterais
2) Banco
3) Tanque
4) Rabeta
5) Lanterna Traseira
6) Ponteira de Escape

Depois de ter retirado e guardado essas peças mais frágeis.

Retire:

1) Roda Traseira (completa)
2) Corrente
3) Balança
4) Link
5) Amortecedor

Guarde também essas peças pois você não vai usar elas agora..

Imagem

NO CONJUNTO DA BALANÇA DA FALCON (tente achar um assim)...

Imagem

Desmonte o sistema completo pois assim ficará mais fácil você manusear a balança.
Guarde:
1) Amortecedor
2) Pinça de Freio
3) Pedal de Freio
4) Burrinho
5) Esticadores
6) Flexível

Agora começa a adaptação em si.

Olhando o quadro da XLX por dentro você verá duas arruelas espaçadoras que são soldadas no quadro.

Pegue uma lixadeira manual pequena, e com um disco de desbaste vá desgastando essas arruelas, elas ficam localizadas no furo do quadro onde passa o eixo, justamente onde ficam duas "tampas" na balança da XLX.

No caso da minha moto eu fiz da seguinte maneira:
Limpei o local com gasolina, pintei com um pincel atômico, e depois com tinta de traçagem, e fui desbastando por igual e fazendo testes p ver quando a balança vai entrar no quadro sem folga mais que ela fique livre (ou seja, você levanta ela e por gravidade ela desce sem esforço).

No MEU CASO isso só aconteceu quando eu esmerilhei as arruelas completamente, ou seja tirei elas todinhas .

Depois disto feito e hora de você fazer um pequeno ajuste no quadro.

Acontece que o eixo da balança da FALCON é 1 ou 2 mm maior (no diâmetro) em relação ao eixo original da XLX, então e necessário repassar a furação do eixo da balança.

Porém ele também é alguns mm mais curto (cerca de uns 5mm). E no meu caso eu desbastei a cabeça do eixo da FALCON.

Depois desses dois ajustes feitos você pode ficar contente pois a parte fácil já foi..KKKK

Brincadeiras a parte, agora com a moto ainda no cavalete você deve definir a altura que você vai querer que ela fique.

Eu fiz isso usando um esticador de catraca que eu tenho e com ele preso ao quadro eu defini qual seria.

Você deve estar se perguntando o porque de eu dizer isso, e eu lhe digo já, o sistema de link da FALCON é por baixo da balança, e o da XLX é por cima.

Agora é a hora que chega a "dar dó". Pegue a sua balança velha (XLX) e recorte o encaixe do link dela!!!

E depois posicione ele em cima da balança nova (FALCON)

Agora p montar e um mix dos dois sistemas.

Você vai usar o link completo da XLX na balança da FALCON, se quiser pode por também o amortecedor da FALCON pois é o mesmo da XLX.

Bom agora é o seguinte.

Monta todo o link da XLX e instala ele na moto e no amortecedor (seja XLX ou FALCON), e apóia todo esse conjunto sobre a balança, põe a roda velha no lugar para você ter idéia se a sua previsão de altura estava correta, e põe a moto em pé.

Tentei de "N" formas e a que ficou perfeita foi assim...

Imagem

Já vi motos que o pessoal soldou a peça sobre a balança de outra forma mais na minha o melhor foi assim mesmo

Se seus cálculos estiverem certos, dê uns dois pontos de solda no link sobre a balança (um de cada lado), ou somente um ponto no centro da peça..

Desmonte tudo, pegue o amortecedor e desmonte ele.

Pra que??

Simples para poder testar a posição do link e ver se quando forem atingidos o curso máximo (quando saltar por exemplo) e o curso mínino (na recepção do salto) não vai bater em nada, pois sem a mola você até consegue levar o amortecedor ate o máximo do seu curso com a mão.

Se não bateu em nada, maravilha, pode remontar o seu amortecedor, (se for o caso já aproveita e pinta a mola dele).

Pode fazer um bom "cordão" de solda em volta do encaixe do link.

Depois de tudo soldado no lugar, você deve decidir uma coisa..

O aro original da XLX e da FALCON e 17”, porém p trilha o melhor aro e o 18”, pois melhora a distribuição do impacto. Já para motocross o aro ideal é o 19”..

Então se você for manter o aro 17" só troque o pneu e a câmera de roda e pronto., senão leve a roda completa da FALCON e a nova folha de roda p alguém que trabalhe com raiação de rodas p que ele possa pegar o “centro” da roda da FALCON, e assim enraiar a nova folha de roda no mesmo alinhamento.

Depois da roda pronta, ( seja 17", 18", ou 19" ), chegou a hora de fazer uma chapinha p fixar o burrinho, e também outra para o reservatório de óleo de freio.

Isso e bem simples, fiz uma chapa presa ao suporte de pedaleira traseiro, o que protege o burrinho de qualquer pancada.

Já o reservatório de óleo de freio eu instalei com uma pequena chapinha no parafuso de fixação da chapa que prende a bateria.

O pedal de freio também precisa ser mexido.

Duas opções são possíveis:

1) Modificar o eixo do pedal de freio da FALCON (pois o seu eixo e mais fino)
2) Modificar o acionamento do pedal de freio da XLX.

Eu preferi a segunda opção pois meu pedal era retrátil.

Depois de definir e ajustar bem o pedal de freio, e só desmontar tudo, pintar a balança (principalmente por causa da solda) e depois curtir bastante!!!.

Espero que ajude a quem pensa em fazer essa adaptação.
Deu bastante trabalho mais o resultado ficou excepcional..

E o melhor quando alguém perguntava quanto eu paguei para mandar por a balança da FALCON na XLX350, eu respondia...

EU QUE FIZ!!! Rsrsrs..

Agora uma foto do "ANTES"

Imagem

e as fotos do "DEPOIS"...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


galera as fotos nao foram..

para quem tem acesso ao CDM tem o topico que criei la tbm.
http://www.clubedasmotocas.com/portal/f ... html#97221
Editado pela última vez por MAGGION em 16 Abril 2012 à59 09:05, em um total de 1 vez.
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Re: INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX

Mensagempor NESTOR/RS » 14 Abril 2012 à30 02:47


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Re: INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX

Mensagempor guilhermeDF » 14 Abril 2012 à34 10:30


cara muito bom seu topico mas ta faltando as fotos
depois delas eu dou minha opiniao pois fis o mesmo serviço só que na tronado e nao precisei trocar a balança.... só fiz o suporte para o burrinho e o reservatorio foi preso no mesmo lugar onde fica presa a tampa lateral...
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Re: INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX

Mensagempor MAGGION » 16 Abril 2012 à44 08:56


gui. eu te respondi mai por burrice acabei mandando mp ao inves de postar aqui no topico.

seguinte, no seu caso a sua balanca ja e "igual" a da falcon, o que propicia uma facilidade muito mairo na hora da adaptaçao.

mais a balança da xlx e coisa de uns 50 a 60mm mais curta que a da falcon, entao optei por por esta mesmo que me desse muito mais trabalho..
rsrsrs
vou ver se ponho as fotos agora..
abraço!!
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Re: INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX

Mensagempor guilhermeDF » 16 Abril 2012 à25 12:55


pow cara gostei bastante ficou muito bem feito o serviço

e a balança da falcon ficou boa na xlx parece mais confiavel né hehehe

parabens pelo tuto
vou ver se faço um para a tornado vou tirar as fotos quando desmontar pra lubrificar...
com certeza é bem mais simples
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Re: INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX

Mensagempor MAGGION » 16 Abril 2012 à03 13:14


valeu gui..

entao o sistema da tornado e o mesmo das xlx (o link fixa em cima) e a sua balanca e particamente idenica a da falcon entao e so vc recortar com a lixadeira o suporte da pinca da falcon e por na sua balança no lugar do encaixe do espelho de freio.

um colega fez isso na dele e depois p ajustar o alinhamento da corrente ele refez as buchas espacadoras da roda..
(ele tem um torno pequeno, entao foi facil..)

abraço e posta fotos p nos..
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Re: INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX

Mensagempor Nicinho » 20 Abril 2015 à33 11:59


MAGGION escreveu:gui. eu te respondi mai por burrice acabei mandando mp ao inves de postar aqui no topico.

seguinte, no seu caso a sua balanca ja e "igual" a da falcon, o que propicia uma facilidade muito mairo na hora da adaptaçao.

mais a balança da xlx e coisa de uns 50 a 60mm mais curta que a da falcon, entao optei por por esta mesmo que me desse muito mais trabalho..
rsrsrs
vou ver se ponho as fotos agora..
abraço!!


Eae cara, tranquilo?

E pra instalar o sistema de freio traseiro da Falcon na balança da Xr 200, voce saberia me informa o que é preciso?

O espaço onde encaixa a o cubo na balança da Xr é uns mm menor que a da Falcon, mas eu creio que isso nao seja problema, da pra esmerilhar como voce fez na sua.

Vlw!
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Re: INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX

Mensagempor MAGGION » 20 Abril 2015 à45 12:58


fala nicinho.
provavelmente sim.

na XLX eu tirei AS DUAS arruelas de encosto que sao soldadas no quadro...

na xr200 creio que seja necessário tirar um pouco menos de material

ai o ideal e tirar a sua balanca fora, e medir a largura dela.

ai depois vc mede a balança da falcon, (em ambas meça com as tampinhas.)

ai vc pode estimar qto vai precisar tirar.

qdo for fazendo o desbaste faca por igual ou seja tira um pouco de cada lado.

p balança nao ficar deslocada..

ai vai desbastando um pouco e testando o encaixe dela no quadro

a balança deve subir leve e descer por gravidade sem forçar ou enroscar.
qqer duvida e so falar.
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Re: INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX

Mensagempor Nicinho » 20 Abril 2015 à55 15:20


MAGGION escreveu:fala nicinho.
provavelmente sim.

na XLX eu tirei AS DUAS arruelas de encosto que sao soldadas no quadro...

na xr200 creio que seja necessário tirar um pouco menos de material

ai o ideal e tirar a sua balanca fora, e medir a largura dela.

ai depois vc mede a balança da falcon, (em ambas meça com as tampinhas.)

ai vc pode estimar qto vai precisar tirar.

qdo for fazendo o desbaste faca por igual ou seja tira um pouco de cada lado.

p balança nao ficar deslocada..

ai vai desbastando um pouco e testando o encaixe dela no quadro

a balança deve subir leve e descer por gravidade sem forçar ou enroscar.
qqer duvida e so falar.



Mas na verdade eu estava pensando em adaptar o sistema de freio traseiro da Falcon na propria balança da Xr, seria necessario pouca adaptaçao, so seria necessario fazer e soldar a flange onde é fixado o suporte da pinça e o suporte do burrinho. Creio que o cubo com o sistema de freio encaixa normal na balança da Xr, tem poucos mm de diferença.
Pretendia fazer isso com o sistema de freio da Xre, mas creio que nao encaixa da balança da Xr, a difrença é grande uns 2cm, fica mais dificil que o da Falcon.
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Re: INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX

Mensagempor MAGGION » 20 Abril 2015 à38 15:26


sim pode ser desse jeito sim.

a sua balança e de ferro tbm.
entao corta fora o suporte da pinça (claro que deve medir TUDO p poder pegar referencia do posicionamento correto dessa peça..

depois solda ela na sua balança..

o unico "inconveniente e que se for vender a moto nao da p voltar atras.
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Re: INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX

Mensagempor EDER MOURA » 21 Abril 2015 à16 13:42


Dawe, em amigo to querendo fazer o mesmo na minha nx sahara 350, mas acredito que não preciso trocar a balança apenas cubo da roda , ai so tenho duvida no eixo de roda se vai da certo o da sahara mas se pha coloca o da falcon tbm, que vc acha em relação a sahara?
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Re: INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX

Mensagempor MAGGION » 22 Abril 2015 à51 08:12


EDER MOURA escreveu:Dawe, em amigo to querendo fazer o mesmo na minha nx sahara 350, mas acredito que não preciso trocar a balança apenas cubo da roda , ai so tenho duvida no eixo de roda se vai da certo o da sahara mas se pha coloca o da falcon tbm, que vc acha em relação a sahara?


se ela for p trilha eu sugiro trocar a balança tbm. pois a balança da falcon e uns 50mm mais longa e isso ajuda nos morros mais acentuados..

p rua eu tbm trocaria pois a moto fica mais "longa" e a aparência dela fica mais bonita. (ao meu ver)..

mais voltando ao eixo de roda, acho que vc pode manter o eixo da XLX, porem como ja faz bastante tempo que fiz essa adaptação não em lembro se o eixo da XLX cabia certinho..
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Re: INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX

Mensagempor Nicinho » 11 Maio 2015 à33 00:10


MAGGION escreveu:
EDER MOURA escreveu:Dawe, em amigo to querendo fazer o mesmo na minha nx sahara 350, mas acredito que não preciso trocar a balança apenas cubo da roda , ai so tenho duvida no eixo de roda se vai da certo o da sahara mas se pha coloca o da falcon tbm, que vc acha em relação a sahara?


se ela for p trilha eu sugiro trocar a balança tbm. pois a balança da falcon e uns 50mm mais longa e isso ajuda nos morros mais acentuados..

p rua eu tbm trocaria pois a moto fica mais "longa" e a aparência dela fica mais bonita. (ao meu ver)..

mais voltando ao eixo de roda, acho que vc pode manter o eixo da XLX, porem como ja faz bastante tempo que fiz essa adaptação não em lembro se o eixo da XLX cabia certinho..



No caso da minha moto, seria necessario trocar o eixo pelo da Falcon

Saberia me informar a medida do eixo da roda traseira da Falcon
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Re: INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX

Mensagempor MAGGION » 11 Maio 2015 à33 08:36


o eixo de roda da falcon e de 17mm, com rosca M16..

o comprimento dele nao me lembro, pois fazem muitos anos que nao mexo em falcon..

mais faça assim.

meca a largura total da balança. o eixo deve ser mais longo uma "porca +10mm",, o que dever das uns 25 a 30mm
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Re: INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX

Mensagempor Nicinho » 13 Maio 2015 à13 10:13


MAGGION escreveu:o eixo de roda da falcon e de 17mm, com rosca M16..

o comprimento dele nao me lembro, pois fazem muitos anos que nao mexo em falcon..

mais faça assim.

meca a largura total da balança. o eixo deve ser mais longo uma "porca +10mm",, o que dever das uns 25 a 30mm



Mas sera que eu poderia usar o proprio eixa da Xr?
Vou medir ele e depois passo as informacoes.
Obrigado.
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Re: INSTALAÇÃO SIST. DE FREIO TRASEIRO FALCON NAS XLX

Mensagempor MAGGION » 13 Maio 2015 à19 10:15


se não me engano o eixo da XLX ficava "meio curto"... mais os diametros deles sao os mesmos.
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