Reforma da Samanta (XR200)

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
graccula
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Dezembro 2013 à45 10:41

Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por graccula »

Pessoal,

Boa tarde! Conheci o fórum navegando na net, pesquisando sobre preparação de suspa da XR200. Tem muito material legal nesse fórum!

Achei até um tópico contendo os melhores tópicos do fórum!
http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... 200#p23826" onclick="window.open(this.href);return false;

Achei muito legal mesmo! Então acabei achando esse tópico sobre DIY e gostaria de compartilhar com vcs a reforma da minha Samanta, uma NX200 que converti para XR200, trocando as bengalas, mesa e amortecedor traseiro.

Abaixo, posto fotos das montagens que fiz e pretendo terminar a reforma da moto, transformando ela em uma CRF230, postando claro aqui os andamentos.

A suspensão da XR200 é melhor que da NX200. O problema é que estou com uma suspensão traseira preparada pelo Zenith, de Itu e a da frente, preparada pelo homem do saco! Mas vamos chegar lá...

O que eu tinha?
Foto quando a Samanta ainda era do Alemão, antes dele me vender ela.
Foto quando a Samanta ainda era do Alemão, antes dele me vender ela.
DSC00948.JPG (1.67 MiB) Exibido 10167 vezes
Foto da Samanta antes da reforma que estou fazendo
Foto da Samanta antes da reforma que estou fazendo
DSC04304.JPG (1.21 MiB) Exibido 10167 vezes

O que eu fiz:

[*]Desmontando total!
Na verdade eu não fiz tudo sozinho, tive ajuda do meu fiel escudeiro!
Na verdade eu não fiz tudo sozinho, tive ajuda do meu fiel escudeiro!
DSC04354.JPG (1.24 MiB) Exibido 10167 vezes
Depois de tirar o básico: tanque, banco e laterais, comecei separando o motor da moto, desconectei todos os cabos, inclusive da vela
Depois de tirar o básico: tanque, banco e laterais, comecei separando o motor da moto, desconectei todos os cabos, inclusive da vela
DSC04355.JPG (1.36 MiB) Exibido 10167 vezes
Tirando o filtro de ar, carburador, coletor de admissão e escapamento do caminho.
Tirando o filtro de ar, carburador, coletor de admissão e escapamento do caminho.
DSC04420.JPG (1.39 MiB) Exibido 10167 vezes
Já sem o escapamento da pra ter uma ideia de como a moto estava fumando!
Já sem o escapamento da pra ter uma ideia de como a moto estava fumando!
DSC04426.JPG (1.2 MiB) Exibido 10167 vezes
Pronto! Motor separado da moto em cima da bancada!
Pronto! Motor separado da moto em cima da bancada!
GOPR0249.JPG (1.84 MiB) Exibido 10166 vezes
Retirei a roda com balança e suspensão do chassi
Retirei a roda com balança e suspensão do chassi
GOPR0294.JPG (1.99 MiB) Exibido 10166 vezes
Agora falta pouco, faltou só tirar a suspensão dianteira
Agora falta pouco, faltou só tirar a suspensão dianteira
GOPR0296.JPG (2.21 MiB) Exibido 10166 vezes
Acho que o Bob não gostou de ver Samanta daquele jeito!
Acho que o Bob não gostou de ver Samanta daquele jeito!
GOPR0306.JPG (2.16 MiB) Exibido 10165 vezes
[*]Pintura do quadro
Pintei o quadro igual minha cara! Usei colorgin preto e pintei por cima da tinta antiga. Sei que vou ter que refazer, pois o quadro da CRF230 é prata.
Pintei o quadro igual minha cara! Usei colorgin preto e pintei por cima da tinta antiga. Sei que vou ter que refazer, pois o quadro da CRF230 é prata.
GOPR0309.JPG (2.02 MiB) Exibido 10164 vezes
Mas até que ficou bonito!
Mas até que ficou bonito!
GOPR0317.JPG (2.23 MiB) Exibido 10164 vezes
[*]Reforma do Motor (estava fumando mais que dona de bordel)
Antes de mais nada, separei a ferramenta principal de ajuste de motor: A Belota! O Bob está tranquilo assim pq ele não sabe o perigo que está correndo!
Antes de mais nada, separei a ferramenta principal de ajuste de motor: A Belota! O Bob está tranquilo assim pq ele não sabe o perigo que está correndo!
GOPR0253.JPG (2.07 MiB) Exibido 10163 vezes
Tirei todas as tampas, comando de válvulas e a corrente do comando. Cuidado com as guias para não quebrar dentro do motor! É um saco montar essa parte de volta. Colocar o motor no ponto é fácil, difícil é fazer a bendita corrente de comando se manter presa ao eixo do virabrequim enquanto vc monta a parte de cima! Dá muito trabalho! Quando tudo encaixa, o motor sai do ponto! Hehehe
Tirei todas as tampas, comando de válvulas e a corrente do comando. Cuidado com as guias para não quebrar dentro do motor! É um saco montar essa parte de volta. Colocar o motor no ponto é fácil, difícil é fazer a bendita corrente de comando se manter presa ao eixo do virabrequim enquanto vc monta a parte de cima! Dá muito trabalho! Quando tudo encaixa, o motor sai do ponto! Hehehe
GOPR0257.JPG (2 MiB) Exibido 10163 vezes
Pronto, era essa peça que eu precisava para levar na retifica. O cabeçote precisa ter suas válvulas reassentadas.
Pronto, era essa peça que eu precisava para levar na retifica. O cabeçote precisa ter suas válvulas reassentadas.
GOPR0261.JPG (2.27 MiB) Exibido 10163 vezes
Levei o cabeçote na retífica paulista para reassentar as valvulas. Ficou em R$ 168,00 e levou uns 3 dias! Mas o comando de válvulas e o Kit Camisa-Aneis-Pistao da MetalLeve eu achei mais barato na retifica thiago, ficando em R$ 190,00 nessa última parte.
Levei o cabeçote na retífica paulista para reassentar as valvulas. Ficou em R$ 168,00 e levou uns 3 dias! Mas o comando de válvulas e o Kit Camisa-Aneis-Pistao da MetalLeve eu achei mais barato na retifica thiago, ficando em R$ 190,00 nessa última parte.
GOPR0291.JPG (1.97 MiB) Exibido 10163 vezes
O Kit Cilindro-Aneis-Pistao da metal leve tem uma caixa muito bonita e uma embalagem impecável. Tem manual de instalação dos anéis e é super tranquilo. Eu nunca tinha montado um kit desses e é bem tranquilo mesmo!
O Kit Cilindro-Aneis-Pistao da metal leve tem uma caixa muito bonita e uma embalagem impecável. Tem manual de instalação dos anéis e é super tranquilo. Eu nunca tinha montado um kit desses e é bem tranquilo mesmo!
GOPR0278.JPG (1.91 MiB) Exibido 10162 vezes
Algumas fotos do kit.
Algumas fotos do kit.
GOPR0280.JPG (1.96 MiB) Exibido 10162 vezes
Unboxing 1 - Manual de instalação dos anéis. Identificação e ordem de montagem!
Unboxing 1 - Manual de instalação dos anéis. Identificação e ordem de montagem!
GOPR0282.JPG (1.93 MiB) Exibido 10162 vezes
Unboxing 2 - Eixo da biela
Unboxing 2 - Eixo da biela
GOPR0284.JPG (2.02 MiB) Exibido 10162 vezes
continua próximo post...

Valeu pessoal e feliz 2014!
Abraços,
Renato
graccula
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Dezembro 2013 à45 10:41

Re: Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por graccula »

Continuando post... Não consegui postar todas as fotos no primeiro post.

[*]Reforma do motor (cont.)
Unboxing 3 - Travas do eixo da biela
Unboxing 3 - Travas do eixo da biela
GOPR0285.JPG (2.01 MiB) Exibido 10160 vezes
Unboxing 4 - Muito bonito! Já testei e funciona muito bem! É o modelo original da XR200, mesmo. Não fiz nenhum upgrade. Mesmo pq não sei como que está a parte de baixo do motor. Não tenho dinheiro pra saber agora! Hehehe
Unboxing 4 - Muito bonito! Já testei e funciona muito bem! É o modelo original da XR200, mesmo. Não fiz nenhum upgrade. Mesmo pq não sei como que está a parte de baixo do motor. Não tenho dinheiro pra saber agora! Hehehe
GOPR0288.JPG (1.97 MiB) Exibido 10159 vezes
E finalmente o Comando de Válvulas, que comprei na Retífica Thiago por R$ 50,00
E finalmente o Comando de Válvulas, que comprei na Retífica Thiago por R$ 50,00
GOPR0277.JPG (2.14 MiB) Exibido 10159 vezes
[*]Freio a disco traseiro
Quanto ao disco de freio, comprei (ainda não paguei, mas já é meu! hehehe) de um amigo meu, uma balança completa de falcon: com freio a disco, balança de alumínio da tornado, roda, coroa e pneu. O problema é que a balança não seviu. Então decidi usar a balança da NX200 mesmo!
Quanto ao disco de freio, comprei (ainda não paguei, mas já é meu! hehehe) de um amigo meu, uma balança completa de falcon: com freio a disco, balança de alumínio da tornado, roda, coroa e pneu. O problema é que a balança não seviu. Então decidi usar a balança da NX200 mesmo!
GOPR0504.JPG (2.06 MiB) Exibido 10159 vezes
O acionador do burrinho de freio precisa de uma solda no pezinho da XR200, como se fosse uma extensão.
O acionador do burrinho de freio precisa de uma solda no pezinho da XR200, como se fosse uma extensão.
GOPR0507.JPG (1.98 MiB) Exibido 10159 vezes
Na balança, pedi para um mecânico soldar um calço para a pinça do freio, na balança. (ainda vou comprar minha máquina de solda! não gostei do serviço do mecânico!)
Na balança, pedi para um mecânico soldar um calço para a pinça do freio, na balança. (ainda vou comprar minha máquina de solda! não gostei do serviço do mecânico!)
GOPR0509.JPG (2.15 MiB) Exibido 10159 vezes
PS: Vou adicionar mais fotos depois, pq eu já montei o sistema de freio traseiro inteiro! Já mandei fazer as soldas e vou tirar fotos pra postar como ficou!

Editado: 30/12/2013

Como ficou o freio traseiro:
O burrinho traseiro acabou ficando no suporte da lateral de plastico. Ou seja, não posso mais montar a lateral. Foi principalmente essa parte que me desanimou, isso já está pronto há mais de 2 meses. Agora q estou pegando gosto de novo e vou vender umas peças para terminar a moto. Afinal de contas, além de tudo ainda sou pobre! hehehe
O burrinho traseiro acabou ficando no suporte da lateral de plastico. Ou seja, não posso mais montar a lateral. Foi principalmente essa parte que me desanimou, isso já está pronto há mais de 2 meses. Agora q estou pegando gosto de novo e vou vender umas peças para terminar a moto. Afinal de contas, além de tudo ainda sou pobre! hehehe
DSC04576.JPG (1.35 MiB) Exibido 10107 vezes
Solda #1 do burrinho de freio traseiro. O mecanico teve que refazer essa solda, pois quebrou! Estou com medo de ficar sem freio na trilha...
Solda #1 do burrinho de freio traseiro. O mecanico teve que refazer essa solda, pois quebrou! Estou com medo de ficar sem freio na trilha...
DSC04577.JPG (1.28 MiB) Exibido 10107 vezes
Solda #2 do burrinho de freio traseiro. Ou foi essa que ele refez?
Solda #2 do burrinho de freio traseiro. Ou foi essa que ele refez?
DSC04578.JPG (1.4 MiB) Exibido 10107 vezes
Solda do pezinho de freio. Esse eu gostei muito! Ficou muito bem acabado e bem firme! Deu muita segurança na frenagem.
Solda do pezinho de freio. Esse eu gostei muito! Ficou muito bem acabado e bem firme! Deu muita segurança na frenagem.
DSC04579.JPG (1.26 MiB) Exibido 10107 vezes
Como ficou o sistema completo, inclusive já com o pneu certo montado na roda. Tudo pronto e funcionando. Até aquelas soldas quebrarem... Não fiz nenhuma trilha até agora. Só caí dentro do rio quando fui testar a moto. Mas o freio traseiro estava bom. Vou mexer agora na suspensão.
Como ficou o sistema completo, inclusive já com o pneu certo montado na roda. Tudo pronto e funcionando. Até aquelas soldas quebrarem... Não fiz nenhuma trilha até agora. Só caí dentro do rio quando fui testar a moto. Mas o freio traseiro estava bom. Vou mexer agora na suspensão.
DSC04580.JPG (1.31 MiB) Exibido 10107 vezes
O que eu tenho:

[*]Kit de plásticos da CRF230 (um amigo me deu)
Kit plasticos da CRF que ganhei de um amigo que trocou o kit dele por um novo.
Kit plasticos da CRF que ganhei de um amigo que trocou o kit dele por um novo.
DSC04584.JPG (1.35 MiB) Exibido 10107 vezes
[*]Banco que o meu cachorro comeu
Banco original da XR200 comido pelo cachorro. Vou colocar a venda assim mesmo. A estrutura está boa.
Banco original da XR200 comido pelo cachorro. Vou colocar a venda assim mesmo. A estrutura está boa.
DSC04589.JPG (1.38 MiB) Exibido 10107 vezes
[*]Tanque de plastico da Gili (aquele enorme de 11 litros) (literalmente um pé no saco, na trilha!)
Tanque Gili de 11 litros. Ótimo para enduro! Mas para trilha fechada é um porre! Vou vender tbém ele. Está com a torneirinha nova nele.
Tanque Gili de 11 litros. Ótimo para enduro! Mas para trilha fechada é um porre! Vou vender tbém ele. Está com a torneirinha nova nele.
DSC04590.JPG (1.34 MiB) Exibido 10107 vezes
[*]Duas bengalas mal acabadas, com um toco de metal prensando as molas. Troquei o óleo, mas ainda está tão ruim que caí dentro do Rio Pequeno. Foi vergonhoso, ainda bem que eu estava sozinho. Fraturei uma costela e o ego!

O que quero fazer:

[*]Comprar um Banco para CRF230.
[*]Comprar tanque de plástico da CRF230.
[*]O kit de plastico da CRF230 eu já tenho.
[*]Quero comprar tbém as válvulas e óleos especiais e preparar eu mesmo a suspensão da minha moto. Aí vou colocando as fotos aqui.

Espero que vcs possam me ajudar. Vou fazer tudo eu mesmo e vou postar aqui minhas experiências.

Abraços,
Renato
Editado pela última vez por graccula em 30 Dezembro 2013 à49 14:22, em um total de 2 vezes.
graccula
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Dezembro 2013 à45 10:41

Re: Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por graccula »

Pessoal,

Ainda vou terminar de alimentar o post, mas estou aceitando opiniões e sugestões para transformar essa XR200 em uma CRF230 "braba"!

Valeu!
graccs
graccula
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Dezembro 2013 à45 10:41

Re: Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por graccula »

Material para referencia:
http://filhosdatrilha.wordpress.com/sup ... mment-1480" onclick="window.open(this.href);return false;
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por Juliano »

Seja bem vindo! Muito legal mexer na motoca!
paulo123
Membro
Mensagens: 71
Registrado em: 22 Julho 2013 à19 21:17

Re: Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por paulo123 »

cara ainda nem sei mexer com mecanica mas curto muito esses posts de reforma,parabéns e continua postando ai que eu vo acompanhar esse post ....
graccula
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Dezembro 2013 à45 10:41

Re: Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por graccula »

Valeu pessoal! Obrigado pela recepção! Depois vou postar um tópico no fórum de apresentações, pra conhecer a galera!

Abraços,
Renato
bieel120
Super Membro
Mensagens: 1111
Registrado em: 08 Março 2011 à08 18:44

Re: Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por bieel120 »

Muito dahora tu meter a cara pra fazer, assim é bem mais prazeroso. joia:::
progerjkd
Membro
Mensagens: 29
Registrado em: 04 Junho 2013 à33 16:22

Re: Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por progerjkd »

Mt show! Reformei minha XR-200 mês passado. Tb vou fazer um tópico mostrando a reforma!
Sucesso com a motoca!
Abraço!
lauroadriano
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Fevereiro 2013 à55 09:00

Re: Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por lauroadriano »

Samanta... É isso mesmo, maluco? Deixe disso, doido!!! Na boa... compre uma boneca inflável. Imagino que deve ser complicado chegar ao hospital "preso" ao escapamento. O processo de "desengate" não deve ser muito prazeroso, não... blink:: oloko:: smile::
graccula
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Dezembro 2013 à45 10:41

Re: Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por graccula »

Valeu pessoal!

Estou fazendo enquanto estou documentando. Ela estava meio parada. Estou retomando agora. Mas agora vai! Estou só fazendo uma limpeza de carburador que tbém estou fotografando a desmontagem para publicar aqui; e tbém preciso resolver a suspensão dianteira. Descobri que comprei gato por lebre.
lauroadriano escreveu:Samanta... É isso mesmo, maluco? Deixe disso, doido!!! Na boa... compre uma boneca inflável. Imagino que deve ser complicado chegar ao hospital "preso" ao escapamento. O processo de "desengate" não deve ser muito prazeroso, não... blink:: oloko:: smile::
Pô, lauroadriano, foi um custo convencer minha mulher a não ter ciúmes da Samanta! Hehehehe

Uma música pra entender a minha situação:
phpBB [video]


Abraços,
Graccs
graccula
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Dezembro 2013 à45 10:41

Re: Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por graccula »

Tópicos com informações sobre a suspensão da XR200:

http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... =2&t=31961" onclick="window.open(this.href);return false;

http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... =2&t=29809" onclick="window.open(this.href);return false;
lauroadriano
Membro
Mensagens: 198
Registrado em: 06 Fevereiro 2013 à55 09:00

Re: Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por lauroadriano »

Brincadeiras à parte... Entendo muito bem o que é a paixão por essas máquinas de duas rodas. Dou muito valor a quem curte motos a ponto de meter a cara para fazer isso que você está fazendo com a sua. Parabéns pela sua determinação e boa sorte com a Samanta.
Juliano
Moderador
Mensagens: 5048
Registrado em: 04 Junho 2008 à47 19:35

Re: Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por Juliano »

Acho que quem bota nome em moto é estradeiro. Acho muito metrossexual kkkkkk


Eu já conhecia esse vídeo, umas coisas meio idiotas, o caminhão puxa com a roda da frente, e no para-choque está escrito "Road Rain" ao invés de "Road Train", que são os caminhões de transporte de gado que rodam na Austrália. Sei que não tem nada com o tópico, mas acho que o cara que fez o clipe não manja nada de caminhão!!!
graccula
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Dezembro 2013 à45 10:41

Re: Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por graccula »

É isso ae pessoal! Quando a gente mexe na moto desse jeito, desmontando, limpando, trocando reparos... fica bem íntimo! love:: love:: love::

Nessa semana, consegui desmontar o carburador, as duas bengalas e comprei as peças e reparos para montar ambos de volta.
  • Desmontagem do Carburador
Primeiro tive que posicionar o carburador de lado e sair com a cuba primeiro. Desmontei o suporte do afogador para liberar o outro lado.
Primeiro tive que posicionar o carburador de lado e sair com a cuba primeiro. Desmontei o suporte do afogador para liberar o outro lado.
DSC04651.JPG (1.26 MiB) Exibido 10002 vezes
Tive que tirar também um dos parafusos da valvula para passar. A cabeça do parafuso estava batendo no chassi. Só tirar esse parafuso e passou milimetricamente.
Tive que tirar também um dos parafusos da valvula para passar. A cabeça do parafuso estava batendo no chassi. Só tirar esse parafuso e passou milimetricamente.
DSC04652.JPG (1.18 MiB) Exibido 10002 vezes
Tá na mão!
Tá na mão!
DSC04653.JPG (1.25 MiB) Exibido 10002 vezes
Comprei uma bandeja na loja de 1,99 pra organizar as peças. Eu sei que ficou meio gay, mas não tinha de macho! hehehe
Comprei uma bandeja na loja de 1,99 pra organizar as peças. Eu sei que ficou meio gay, mas não tinha de macho! hehehe
DSC04655.JPG (1.38 MiB) Exibido 10002 vezes
carburador na bancada
carburador na bancada
DSC04656.JPG (1.26 MiB) Exibido 10002 vezes
desmontando tampa do pistonete
desmontando tampa do pistonete
DSC04658.JPG (1.2 MiB) Exibido 10002 vezes
dessa vez eu fui mais esperto e utilizei um balde para abrir a cuba. Mesmo depois de vazar ela, sempre sobra gasolina.
dessa vez eu fui mais esperto e utilizei um balde para abrir a cuba. Mesmo depois de vazar ela, sempre sobra gasolina.
DSC04662.JPG (1.34 MiB) Exibido 10002 vezes
é, vai precisar de muita limpeza!
é, vai precisar de muita limpeza!
DSC04664.JPG (1.3 MiB) Exibido 10002 vezes
valvula cuspideira. muito suja também.
valvula cuspideira. muito suja também.
DSC04667.JPG (1.32 MiB) Exibido 10002 vezes
falta um guarda pó nessa valvula
falta um guarda pó nessa valvula
DSC04670.JPG (1.4 MiB) Exibido 10002 vezes
a outra valvula está suja tbém. O certo é trocar essas válvulas e suas tampas, que fazem parte do sistema da valvula. a honda vende em forma de kit essas válvulas. vou verificar os preços.
a outra valvula está suja tbém. O certo é trocar essas válvulas e suas tampas, que fazem parte do sistema da valvula. a honda vende em forma de kit essas válvulas. vou verificar os preços.
DSC04686.JPG (1.35 MiB) Exibido 10002 vezes
olha aí a bandeja! ajuda pacas!
olha aí a bandeja! ajuda pacas!
DSC04696.JPG (1.25 MiB) Exibido 10002 vezes
retirando a sede da agulha principal
retirando a sede da agulha principal
DSC04698.JPG (1.23 MiB) Exibido 10002 vezes
saiu tranquilo. Essa não é problema. Bucha mesmo é a sede da agulha da bóia! eu publiquei um post neste fórum DIY sobre como tirar a sede da agulha da boia.
saiu tranquilo. Essa não é problema. Bucha mesmo é a sede da agulha da bóia! eu publiquei um post neste fórum DIY sobre como tirar a sede da agulha da boia.
DSC04702.JPG (1.21 MiB) Exibido 10002 vezes

Truque para tirar a sede da boia do carburador:
http://lidermotos.com.br/forum/viewtopi ... 14&t=31981" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraços,
Renato
graccula
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Dezembro 2013 à45 10:41

Re: Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por graccula »

  • Desmontando suspensão dianteira
primeiro eu folguei um pouco o parafuso da flauta. muito difícil de tirar!
primeiro eu folguei um pouco o parafuso da flauta. muito difícil de tirar!
DSC04759.JPG (1.14 MiB) Exibido 10001 vezes
só então tirei a tampa da bengala.
só então tirei a tampa da bengala.
DSC04760.JPG (1.14 MiB) Exibido 10001 vezes
só que ao invés de tirar uma ou mais molas de dentro da bengala, tirei, um cilindro de metal. não está certo!
só que ao invés de tirar uma ou mais molas de dentro da bengala, tirei, um cilindro de metal. não está certo!
DSC04763.JPG (1.11 MiB) Exibido 10001 vezes
só então tive acesso a mola. pra mim, isso é serviço de mecânico que perdeu as molas menores e quando foi montar, pegou uns tocos de metal e colocou no lugar.
só então tive acesso a mola. pra mim, isso é serviço de mecânico que perdeu as molas menores e quando foi montar, pegou uns tocos de metal e colocou no lugar.
DSC04764.JPG (1.18 MiB) Exibido 10001 vezes
Como podemos ver no manual de serviços, essas molas tem limites de uso! e está faltando as molas A!
Como podemos ver no manual de serviços, essas molas tem limites de uso! e está faltando as molas A!
Captura de tela 2014-01-03 às 19.09.00.png (54.61 KiB) Exibido 10001 vezes
Essas são as molas que estavam nas bengalas. Segundo a tabela acima, o limite da mola B é 496,4mm, as minhas estão com 478mm e a outra com 486mm. Ou seja, COMPLETAMENTE fora de especificação...
Essas são as molas que estavam nas bengalas. Segundo a tabela acima, o limite da mola B é 496,4mm, as minhas estão com 478mm e a outra com 486mm. Ou seja, COMPLETAMENTE fora de especificação...
DSC04802.JPG (1.3 MiB) Exibido 10001 vezes
no detalhe da pra ver melhor a diferença entre as molas. Não é a toa que a suspensão da minha moto está muito ruim!
no detalhe da pra ver melhor a diferença entre as molas. Não é a toa que a suspensão da minha moto está muito ruim!
DSC04803.JPG (1.37 MiB) Exibido 10001 vezes
Abraços,
Graccs
graccula
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Dezembro 2013 à45 10:41

Compra das peças do Carburador e Suspa Dianteira

Mensagem por graccula »

Pessoal,

Comprei as peças pra montar o carburador e a suspensão dianteira. Seguem fotos:
Molas da XR200 na Matsuo - Preço R$77,34
Molas da XR200 na Matsuo - Preço R$77,34
DSC04791.JPG (1.21 MiB) Exibido 9978 vezes
Valvulas emuladoras, na America Sports por R$150,00
Valvulas emuladoras, na America Sports por R$150,00
DSC04792.JPG (1.25 MiB) Exibido 9978 vezes
Óleo para suspensão Motul Expert 5W - no Mercadão por R$56,00
Óleo para suspensão Motul Expert 5W - no Mercadão por R$56,00
DSC04797.JPG (1.21 MiB) Exibido 9978 vezes
Kit reparo para carburador da Silverst e Retentor das bengalas. Esse último comprei errado. Tudo por R$38,00 (na Matsuo, o retentor original custa R$56,00 cada!)
Kit reparo para carburador da Silverst e Retentor das bengalas. Esse último comprei errado. Tudo por R$38,00 (na Matsuo, o retentor original custa R$56,00 cada!)
DSC04800.JPG (1.3 MiB) Exibido 9978 vezes
graccula
Membro
Mensagens: 37
Registrado em: 29 Dezembro 2013 à45 10:41

Como ficou o carburador!

Mensagem por graccula »

Pessoal,

Terminei a montagem e substituição do kit de reparo. Segue algumas fotos de como ficou o carburador. Eu troquei a sede e a agulha da boia, limpei a flauta da marcha lenta e a flauta principal. Troquei também a sede e a agulha principal; e o giclê principal tbém. Tinha anotado nele 125 ou 1.25, não consegui ler direito. E finalmente o parafuso de regulagem de ar.
Sede da agulha da boia, flauta da marcha lenta e conjunto do gicle principal também montado. Foi complicado colocar a sede da agulha da boia. utilizei a técnica de ferver o carburador, mas não resolveu muito para colocar de volta. Foi batendo com o cabo de uma chave de fenda mesmo, delicadamente.
Sede da agulha da boia, flauta da marcha lenta e conjunto do gicle principal também montado. Foi complicado colocar a sede da agulha da boia. utilizei a técnica de ferver o carburador, mas não resolveu muito para colocar de volta. Foi batendo com o cabo de uma chave de fenda mesmo, delicadamente.
Foto0160.jpg (73.82 KiB) Exibido 9976 vezes
uma foto de cima
uma foto de cima
Foto0161.jpg (73.46 KiB) Exibido 9976 vezes
já com a boia e agulha da boia montados.
já com a boia e agulha da boia montados.
Foto0163.jpg (75.22 KiB) Exibido 9976 vezes
foto de como ficou a limpeza da cuba. já com as juntas de borracha instaladas.
foto de como ficou a limpeza da cuba. já com as juntas de borracha instaladas.
Foto0165.jpg (72.08 KiB) Exibido 9976 vezes
agulha nova com acessórios, da regulagem de ar
agulha nova com acessórios, da regulagem de ar
Foto0167.jpg (70.88 KiB) Exibido 9976 vezes
está pronto para voltar para a moto!
está pronto para voltar para a moto!
Foto0170.jpg (81.9 KiB) Exibido 9976 vezes
pedro91
Membro
Mensagens: 35
Registrado em: 23 Dezembro 2013 à57 21:23

Re: Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por pedro91 »

muito bom.. parabens pela atitude.. c certz a moto vai ficar show..
falemao
Membro
Mensagens: 88
Registrado em: 11 Abril 2006 à27 21:30

Re: Reforma da Samanta (XR200)

Mensagem por falemao »

Biba, primeira coisa:
Como essa moto tava andando com esse bura imundo? dava pra plantar uma samambaia dentro dele kkkkkkk

segunda coisa: tá me enrolando kkkkkkk, já ví toda essa reforma faz tempo (menos a limpeza do bura e a aditivada na suspa).

Na minha suspa dianteira fiz quase a mesma coisa, coloquei esse mesmo óleo, troquei as molas, coloquei essas válvulas, troquei os retentores e mudei os furos da flauta pra 6mm, ficou ótima...

De resto, beijo na Kaka, beijo no Bob e chute em vc!!!

Bjunda
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem