Lubrificação de cabos

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
RZEFERINO
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Agosto 2005 à31 11:40

Lubrificação de cabos

Mensagem por RZEFERINO »

Fala galera do LM!!!

Já penei bastante tentando lubrificar cabos gotejando óleo e rezando para ele descer entre o cabo e o conduíte, e sempre funcionava maaaiss ou meenos.... rsrsrs E todos sabemos que com os comandos da motoca funcionando bem é muito melhor!!!

Descobrí a ferramenta para lubrificar cabos e comprei uma, no caso, comprei da DRC na Jarva, na faixa de 40 reais, mas tem outras, da Motion Pro já ví em BH para vender, e na amazon ou ebay tem mais variedade ainda.

A ferramenta funciona muito bem! O investimento se paga tranquilamente. Para quem usa pouco... somente com a própria moto deve durar por anos, oque pode acontecer é apenas a borracha danificar ou ressecar. Para uma oficina, pelo valor cobrado por uma lubrificação a ferramenta fica quase de graça em poucos serviços, acredito eu!!

Utilizei um óleo em spray da Vonder mesmo, que era oque possuía na ocasião, mas acho que qualquer óleo spray legalzinho vai dar um resultado bom, por pelo menos uns 6 meses, pois acredito que não há tanta perda de óleo do conduíte assim. Tem um óleo em spray da Putoline próprio para cabos, ele deve durar já bem mais, mas mesmo assim eu recomento bater um óleo "tipo WD" antes para fazer a limpeza e dissolver a sujeira.

Basta acoplar a ferramenta na ponta do cabo, ajustar bem, inserir o tubinho do óleo spray no orifício específico e mandar umas belas borrifadas até sair o óleo na outra ponta do cabo..... sem mais mistérios!!! em 30 min dá para lubrificar de modo eficiente a embreagem e os 2 cabos de acelerador das 4t.


Segue o link do produto e alguns vídeos do youtube mostrando a aplicação da ferramenta.

http://www.jarva.com.br/det_produto.php ... S&pro=3469

https://www.youtube.com/watch?v=TFMVlQRrBDE

https://www.youtube.com/watch?v=YS_gHf8FUDA


Abs!
RZEFERINO
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Agosto 2005 à31 11:40

Re: Lubrificação de cabos

Mensagem por RZEFERINO »

Ahh... já ia me esquecendo... acho muito importante fazer o procedimento de lubrificação em cabos novos, antes de ir para a motoca, obviamente sem excessos, pois acho que em geral vem mau lubrificados.
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: Lubrificação de cabos

Mensagem por f.cker »

Lubrificar é rápido.. o que demora é desmontar os cabos... eu tento lubrificar a cada 6 meses, mas faço isso pelas duas pontas do cabo. joia::: Não consigo lubrificar de um lado até o óleo sair do outro.. Naonao::

Eu tenho essa ferramenta faz anos..
jjacob
Ultra Membro
Mensagens: 2563
Registrado em: 22 Julho 2005 à42 14:46

Re: Lubrificação de cabos

Mensagem por jjacob »

Quando troquei o cado de embreagem da kdx coloquei um cabo com a malha mais fina e o interior da espia é forrada com um tipo de plástico ou teflon que é autolubrificante, foi uma maravilha.
CAVAZZA
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 26 Outubro 2012 à07 16:36

Re: Lubrificação de cabos

Mensagem por CAVAZZA »

Pessoal...Blz !

A minha "ferramenta" para lubrificar cabos é a seguinte:

Pego um pedaço de papel "plastificado" em um dos lados ( esta parte fica pelo lado de dentro, em contato com o óleo...) tipo capa de lista telefônica , enrolo na ponta do conduíte (parte metálica ) fazendo um pequeno funil ( corto o excesso do papel ) e aperto com um arame fino ou "zip-tie "
Faço uma mistura de óleo fino (tipo Singer ) com grafite em pó ( mistura fina- o óleo serve p/ levar o grafite p/ dentro do cabo...) e coloco pouco para cobrir o fundo e Vc poder movimentar o cabo , diversas vezes, para fazer a mistura entrar e ir puxando o óleo p/ dentro ( ponta na vertical / gravidade ajuda! danca:: ...), até sair na outra ponta ( óbvio que esta tem de estar desconectada para Vc movimentar em Vai-Vem, o cabo...).
O resultado é um cabo q. dura uma "eternidade", comandos sempre macios etc...

Receita de 1940 de meu Pai ( Saudades, sempre ! ...) wink

Se ajudar, custa pouco, e economiza muitos cabos...KKKK!
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: Lubrificação de cabos

Mensagem por Fujita »

Também faço como o CAVAZZA, só que eu uso um saco plastico, corto a ponta (vertice do quadrado) e já fica um funil, enfio o cabo pelo buraco, amarro na ponta da capa do cabo, penduro no varal pelo saco, coloco um pouco de óleo dentro e deixo de um dia pro outro.

Faço assim desde o tempo que DT180, XL250 e Montesa eram as únicas opções descentes de moto de trilha.
RZEFERINO
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Agosto 2005 à31 11:40

Re: Lubrificação de cabos

Mensagem por RZEFERINO »

Eu vivia fazendo coisas tipo estas que vocês relataram agora, mas com essa ferramenta, depois que acopla ela, são umas 4 borrifadas boas de spray e já está saindo óleo na outra ponta do cabo.... muito rápido e fácil. Em meia hora lubrifiquei os cabos de embreagem e os 2 do acelerador.... ficam uma manteiga depois! hehe
maurinho
Membro
Mensagens: 200
Registrado em: 06 Fevereiro 2012 à44 14:50

Re: Lubrificação de cabos

Mensagem por maurinho »

jjacob escreveu:Quando troquei o cado de embreagem da kdx coloquei um cabo com a malha mais fina e o interior da espia é forrada com um tipo de plástico ou teflon que é autolubrificante, foi uma maravilha.
Eu procuro comprar sempre esses cabos com conduites "revestidos"...... e não lubrifico nunca..... sei lá se tá certo isso... suici::
cascao
Super Membro
Mensagens: 1912
Registrado em: 07 Julho 2005 à14 22:34

Re: Lubrificação de cabos

Mensagem por cascao »

é bom pesquisar primeiro pois não é recomendado lubrificar certos cabos pois o óleo ataca o teflon que reveste o cabo de aço.
RZEFERINO
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Agosto 2005 à31 11:40

Re: Lubrificação de cabos

Mensagem por RZEFERINO »

cascao escreveu:é bom pesquisar primeiro pois não é recomendado lubrificar certos cabos pois o óleo ataca o teflon que reveste o cabo de aço.

Eu acho que o óleo para cabos da Putoline vem com o PTFE que se não me engano é o composto do teflon...
deve servir para a situação que vc falou.
RZEFERINO
Membro
Mensagens: 38
Registrado em: 28 Agosto 2005 à31 11:40

Re: Lubrificação de cabos

Mensagem por RZEFERINO »

cascao escreveu:é bom pesquisar primeiro pois não é recomendado lubrificar certos cabos pois o óleo ataca o teflon que reveste o cabo de aço.

Eu acho que o óleo para cabos da Putoline vem com o PTFE que se não me engano é o composto do teflon...
deve servir para a situação que vc falou.
FernandoGarcia
Membro
Mensagens: 332
Registrado em: 10 Abril 2013 à47 08:12

Re: Lubrificação de cabos

Mensagem por FernandoGarcia »

Pessoal, o cabo de embreagem da minha moto rebentou, fui ver o local , bem ali naquela curva que ele faz mais embaixo, tava uma crosta mais grossa onde foi rebentado. O mecanico lá tinha me ensinado a limpar com gasolina, mas acho foi corroendo onde ela ficava parada (na curva). Então o negócio e óleo mesmo!
Fujita
Membro
Mensagens: 466
Registrado em: 04 Outubro 2005 à45 15:05

Re: Lubrificação de cabos

Mensagem por Fujita »

cascao escreveu:é bom pesquisar primeiro pois não é recomendado lubrificar certos cabos pois o óleo ataca o teflon que reveste o cabo de aço.
Cascão, eu desconhecia isto pois existem mangueiras hidráulicas feitas em teflon e pesquisando achei esta tabela:
http://www.fopil.com.br/gates/mangueira ... STQUIM.pdf" onclick="window.open(this.href);return false;
Teflon suporta óleo lubrificante sim. O que não dá para afirmar é que todos os cabos de comando usam Teflon, pode ser outro material que este sim não suporte óleo. Se não me engano os cabos da Incaflex (são meus clientes e já fiz maquinário para eles) usam outro material mas este também é resistente ao lubrificante.
f.cker
Membro
Mensagens: 264
Registrado em: 21 Janeiro 2007 à41 21:02

Re: Lubrificação de cabos

Mensagem por f.cker »

Acredito que o risco de estragar o cabo com óleo é muito menor que o risco de estragar simplesmente por não lubrificar.
Quando eu peguei a minha 450 troquei todos os cabos pois os comandos estavam duros, acelerador travando. Morri na concessionária, paguei caro e comprei todos os cabos originais, acelerador(AeB), embreagem e hotstart. Isso já faz quase 1 ano e desde então venho lubrificando a cada 3~4 meses.. espero que durem muito com a correta manutenção.

Essa dica de lubrificar com oleo amarrando um saco na ponta me pareceu ótima.. pois com a ferramenta específica, praticamente só podemos utilizar óleos do tipo WD, que embora lubrifiquem, secam muito rápido.. melhor seria lubrificar com um óleo de motor bem fino. Vou fazer isso na próxima.
CAVAZZA
Membro
Mensagens: 315
Registrado em: 26 Outubro 2012 à07 16:36

Re: Lubrificação de cabos

Mensagem por CAVAZZA »

CAVAZZA escreveu: Pessoal...Blz !


Faço uma mistura de óleo fino (tipo Singer ) com grafite em pó ( mistura fina- o óleo serve p/ levar o grafite p/ dentro do cabo...) e coloco pouco para cobrir o fundo e Vc poder movimentar o cabo , diversas vezes, para fazer a mistura entrar e ir puxando o óleo p/ dentro ( ponta na vertical / gravidade ajuda! danca:: ...), até sair na outra ponta ( óbvio que esta tem de estar desconectada para Vc movimentar em Vai-Vem, o cabo...).
O resultado é um cabo q. dura uma "eternidade", comandos sempre macios etc...
Pessoal, como citei acima , o q. lubrifica por mais tempo não e´o óleo, mas o grafite em pó (lubrificação "seca" ) que se acumula dentro do cabo.... levado pelo óleo fino. Continua macio (os comandos...) apesar da "aparência" de pouca/nenhuma oleosidade... joia:::

Apesar de ser "um pouco mais "trabalhoso ( e + sujo...) os resultados compensam....

Abrçs..
Leandrofc
Membro
Mensagens: 167
Registrado em: 30 Dezembro 2014 à53 23:25

Re: Lubrificação de cabos

Mensagem por Leandrofc »

Já que você ressuscitou o tópico, mais recentemente fiz um tutorial de lubrificação de cabos usando bicos de mamadeira: http://www.lidermotos.com.br/forum/view ... 8&p=440956" onclick="window.open(this.href);return false;
highlander
Membro
Mensagens: 32
Registrado em: 13 Agosto 2006 à03 23:24

Re: Lubrificação de cabos

Mensagem por highlander »

aplauso:: aplauso:: aplauso::
CAVAZZA escreveu: Pessoal...Blz !

A minha "ferramenta" para lubrificar cabos é a seguinte:

Pego um pedaço de papel "plastificado" em um dos lados ( esta parte fica pelo lado de dentro, em contato com o óleo...) tipo capa de lista telefônica , enrolo na ponta do conduíte (parte metálica ) fazendo um pequeno funil ( corto o excesso do papel ) e aperto com um arame fino ou "zip-tie "
Faço uma mistura de óleo fino (tipo Singer ) com grafite em pó ( mistura fina- o óleo serve p/ levar o grafite p/ dentro do cabo...) e coloco pouco para cobrir o fundo e Vc poder movimentar o cabo , diversas vezes, para fazer a mistura entrar e ir puxando o óleo p/ dentro ( ponta na vertical / gravidade ajuda! danca:: ...), até sair na outra ponta ( óbvio que esta tem de estar desconectada para Vc movimentar em Vai-Vem, o cabo...).
O resultado é um cabo q. dura uma "eternidade", comandos sempre macios etc...

Receita de 1940 de meu Pai ( Saudades, sempre ! ...) wink

Se ajudar, custa pouco, e economiza muitos cabos...KKKK!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem