Trocando os discos da embreagem de uma DT em 20 passos!

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
marcusvcf
Membro
Mensagens: 114
Registrado em: 31 Dezembro 2004 à34 00:37

Trocando os discos da embreagem de uma DT em 20 passos!

Mensagem por marcusvcf »

Esse DIY foi copiado lah do M@D feito pelo Khan para os DTzeiros do FLM

É pessoal... Alguns meses atrás, durante uma trilha, numa subida muuito grande, debaixo de uma chuva torrencial, a embreagem da minha DTzinha não aguentou. Abriu o bico mesmo, depois de aguentar 2 longos anos de muito sofrimento.

Sim, 40 minutos sendo puxado, de corda, por uma Honda, não tem preço.

hehehehheehe

Finalmente criei vergonha na cara, e comprei os novos discos. Como estava de bom humor, resolvi fotografar tudo e criar um tutorial!

Material necessário:
- Discos de embreagem;
- Óleo para o motor;
- 12 latinhas de cerveja, bem geladas

Material que talvez seja necessário:
- Junta do motor (barato, vale a pena comprar pra garantir)
- Separadores dos discos (é raro ter que trocar, e custa caro)

Ferramentas:
- Chaves philips e de fenda;
- Chave de boca no. 18;
- Chave cachimbo no. 17;
- Chave de boca no. 8;
- Allen no. 4;
- Allen no. 5;
- Pincel;
- Querosene;
- Paninho, pra limpar a mão, antes de tomar um gole do líquido sagrado (caso queira coçar o cabelo, ou enxugar o suor da testa, não use o paninho, use sua bermuda);

Agora vamos ao que interessa:

Inicialmente, antes de desmontar a tampa do motor, precisamos fazer algumas coisas:

1- Drenar o óleo do motor. (lembre-se de levá-lo a um posto de coleta, um posto de gsaolina, por ex, não polua o meio ambiente...)


Imagem
Figura 1


2- Retirar o pedal de partida. Ítem 1 Figura 1

3- Retirar o pedal do freio trazeiro (arroela travante, use uma chave de fenda). Ítem 2 Figura 1

4- Retirar essa mangueira (relativa ao sistema de arrefecimento), e guardar a água que sair, porque provavelmente ela está com fluído e ele não é tão barato . Obs.: Incline a moto bastante, pra sair tudo. Ítem 3 Figura 1

5- Retire os parafusos (normalmente allen 4 ou fenda) do tubo que leva água ao cilindro. Ítem 4 Figura 1
Obs.: Cuidado para não perder o o'ring responsável pela vedação.

Agora a tampa do motor está pronta para ser retirada!

6- Retire todos os parafusos da tampa. Ítem 5 Figura 1.
Obs.: Cuidado para não se confundir e retirar os parafusos da tampinha da bomba da água e auto lub! Ítem 6 Figura 1

Imagem
Figura 2


7- Para retirar a tampa, é necessário um tanto de delicadeza, e atenção especial para o eixo do pedal de partida (Ítem 3 Figura 2), enquanto se puxa a tampa, mantenha este eixo pressionao para dentro. Se ele se soltar, o trabalho é grande para montá-lo de volta. Caso isto aconteca, olhe a figura 2 para ver onde a mola é enroscada.
Obs.: Cuidado para não rasgar a junta!

Motor já esta aberto, hora de desmontar o sistema de embreagem.

8- Retirar os 5 parafusos (chave 8 de boca e philips) que prendem os discos a campana. Ítem 1 Figura 2
Obs 1.: Não mexer no parafuso de regulagem, depois falarei dele. Ítem 2 Figura 2.
Obs 2.: Você perceberá que, ao tentar retirar os parafusos, toda a embreagem irá girar junto. Para travar o conjunto, voce pode colocar uma chave de fenda entre a engrenagem do virabrequim e a da campana. Ítem 4 Figura 2. Mas eu, particularmente, sou meio chato (receio danificar as engrenagens) e prefiro usar 2 chaves, uma em um parafuso, para segurar, enquanto a outra solta outro pafaruso.


Imagem
Figura 3


9- Puxe os discos, que sairão juntos com a tampa da campana (não conheço o nome específico da mesma). Separe-os sem retirá-los da tampa, depois cuidaremos deles.

10- Lave todo o motor, com cuidado, usando pincel e querosene. É normal algumas partículas dentro da campana e uma borra mais escura no fundo do motor.
Dê atencão especial a circunferência interna dos dois retentores que ficam na tampa, é normal a sujeira acumulada por fora, se alojar entre o retentor e o eixo durante a montajem, e nessa caso, a chance de causar um vazamento é grande.
Não se esqueça também de limpar muito bem a borda do motor, onde fica a junta.

11- Agora sim, retire os discos da tampa da campana, e os separadores. É interessante lavar bem os separadores, individualmente.


Imagem
Figura 4: a esquerda, os separadores, e a direita, a tampa da campana



Imagem
Figura 5


12- Verifique o estado geral de cada separador. Eles devem conter uma textura lisa, devido ao tratamento que o metal recebe, e uns "furinhos" rasos.
Caso eles estejam com algumas partes já sem a camada de revestimento (como na Figura 5), ou caso eles estejam gastos a ponto de não se ver os furinhos, é aconselhável a trocas dos mesmos.

No meu caso, como era só um disco que estava descascado, e só aquele pedacinho, não os substitui.


Imagem
Figura 6
Vamos montar a campana, com os novos discos!

13- Vá intercalando um disco e um separador na campana. Lembre-se que, como temos 7 discos e 6 separadores, a sequência comeca e termina com disco.
Obs.: É interessante colocar os separadores exatamente na ordem inversa que estavam antes, a fim de prolongar sua vida útil, pois a tendência é que o desgaste seja maior nos discos e separadores internos.


Imagem
Figura 7


14- Neste momento, aconselho jogar uma pequena quantidade de óleo de motor novo sobre os discos, pois na primeira partida da moto, eles estarão totalmente secos, e estes estariam pasando por um esforço desnecessário. Claro, isso é apenas frescura minha, mas não custa nada fazer.


Imagem
Figura 8


15- Aperte os parafusos mostrados na figura 8, lembrando que após eles chegarem ao fim do curso, com a chave philips, eles devem receber um aperto pouco mais vigoroso, com o auxílio de uma chave de boca no. 8.

Se lembram do parafuso citado no passo 8 (Ítem 2 Figura 2)? Então, agora é hora de mexer nele.

16-
a) Com a moto engatada, empurre-a pra frente e pra trás, algumas vezes, primeiro sem pressionar a embreagem, e depois acionando-a.
b)Solte a porca ao redor do parafuso, de umas 5 voltas no sentido anti-horário, desrosqueando-o.
c)Rosqueie o parafuso, devagar e com pouca força, até que ele encoste em algo.
d)Por último, aperte a porca travante, retirada no passo 'b'.



Imagem
Imagem
Figuras 9


17- Se certifique de que toda a área em que há contato da tampa com o bloco esteja perfeitamente limpa, como destacado na figura 7 . Passe uma fina camada de graxa nestas partes, como ilustrado nas figuras 9; além de ajudar um pouco na vedação, a graxa permite que a junta seja reaproveitada, já que as chances da mesma rasgar na desmontagem é drasticamente reduzida com esse procedimento.
Obs.: Em motores 2T, a pressão interna é menor, por isso me dei ao luxo de aproveitar a mesma junta. Mas caso esta esteja com qualquer falha; um rasgo ou ressecada, por ex, substitua-a para evitar estresse depois.

Hora de remontar o motor! Já estamos quase lá.

18- Recoloque a tampa no motor e aperte os parafusos. Não se esqueca dos parafusos Ítem 4 Figura 1.

19- Remontar tudo que foi desmontado: mangueira de água, pedal de partida e pedal do freio.

20- Fluídos: Óleo do motor e líquido de arrefecimento.

A moto já esté andando novamente!

Considerações Finais:

1- Se a embreagem estiver baixa, estique mais o cabo, se estiver alta demais, ou caso esteja derrapando um pouco, diminua o cabo. Para tanto, utiliza os esticadores do cabo da embreagem.

2- Assim que a embreagem começa a derrapar, demonstrando sinais de desgaste, voce pode prolongar um pouco mais a vida útil dela, repetindo o passo 16. Mas esse procedimento não é muito recomendado, tendo em vista o preço dos discos da embreagem (eu paguei apenas R$60,00).

3- Acredito que este tutorial possa ajudar na troca da embreagem de qualquer moto 2T, pois o sistema é parecido. Já nas 4T, muda um pouco.

4- É comum, que um ou dois dos discos velhos ainda estejam em bom estado.
No meu caso, por exemplo, apenas os dois primeiros estavam ruins, os demais podem ser reaproveitados. Então, utilizando um paquímetro, selecionei os discos que ainda estavam quase novos, e da próxima vez que precisar trocar a embreagem, possivelmente utilizarei estes discos para substituir apenas os que estejam ruims.

Imagem
Este é o disco novo, assim que saiu da caixa: 3 mm de espessura

Imagem
Este é um dos discos que estavam mais para o lado de fora da campana: exatamente 3 mm!!! Ainda novo...

Imagem
Este é o primeiro disco do lado de dentro, esta com os dois lados totalmente lisos: 2,1 mm

Imagem
O disco 1 é o que está totalmente gasto, com apenas 2.1mm de espessura.
O 2, está com um lado totalmente liso, e o outro cerca de 80% liso, com 2.4mm, também foi pro lixo.
Já o 3, está novo dos dois lados, com 3mm!

Pronto!!!!!

Ufa, demorei mais pra escrever este tutorial, que para trocar a embreagem Espero que seja de alguma serventia.
Editado pela última vez por marcusvcf em 02 Maio 2006 à46 20:44, em um total de 1 vez.
achira19

Mensagem por achira19 »

Que beleza de DIY.....
Com certeza sera de muita serventia.....
Parabens!!!!! =D> =D> =D> =D> =D> =D>
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Foi muito bem feito realmente, bem detalhado!! =D>
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

achira19 escreveu:Que beleza de DIY.....
Com certeza sera de muita serventia.....
Parabens!!!!! =D> =D> =D> =D> =D> =D>

Isso ae hira, concordo com vc, parabens =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D> =D>
FRED_BH
Membro
Mensagens: 292
Registrado em: 29 Novembro 2005 à18 19:54

Mensagem por FRED_BH »

Parabéns Marcus, seu tutorial tá perfeito!
NESTOR/RS
Moderador
Mensagens: 8344
Registrado em: 19 Agosto 2005 à40 00:07

Mensagem por NESTOR/RS »

Ô lôco.... =D> =D> =D> =D>
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

Muito bom!!! não sei se já postaram o da tornado, senão postem, vai ajudar muito a galera !!!
andrext
Super Membro
Mensagens: 1660
Registrado em: 07 Dezembro 2005 à23 09:59

Mensagem por andrext »

Muito nível viu! Parabens.
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Show de bola.... =D>
marcusvcf
Membro
Mensagens: 114
Registrado em: 31 Dezembro 2004 à34 00:37

Mensagem por marcusvcf »

OBS: Nao fui eu q fiz, so muito roia pah fz uma coisa tao complexa
Esse DIY foi copiado lah do M@D feito pelo Khan para os DTzeiros do FLM
Luciano Wheeling

Mensagem por Luciano Wheeling »

Ae sus detezeiros uma dica legausona pr vocs!!!! =D> =D> =D>
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

alguém sabe a medida limite da toni?
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Putz, como queria ter lido isso antes, a duas semanas atras eu troquei meus discos, mas foi na raça mesmo, nem sabia como era!!

Um grande pequeno problema que tive:

Estes discos tem medida? tipo 0.25, 0.50 etc?

Comprei um jogo de discos novos, vieram 6, só que quando fui montar (antes tinham 6 tambem), a tampa da campana simplesmente nao fechava, ai quebrei a cabeça pra saber o que era, ate que deu um estalo, tirei os 6 novos e comparei com os 6 velhos (que por sinal estao muito bons ainda, troquei masi por frescura), ai percebei que 5 (isso mesmo cinco) discos novos tinham a mesma espessura de 6 antigos!!!

Putz se eu tivesse montado com 6 provavelmente tinha quebrado a embreagem!!

Ai montei com 5 somente e funcionou perfeitamente!
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

Parabéns, muito bom o tutorial, e pela paciência de compartilhar o conhecimento com os outros, algumas observações a mais:

Esse tutorial serve 99 % pra DT180;

Quando se coloca a tampa dos discos (figura 8 ) prestar atenção que na DT200 tem posição correta, se estiver errado não encosta nos discos. Na DT180 encaixa de qualquer forma;

A dica a seguir:
"16-
a) Com a moto engatada, empurre-a pra frente e pra trás, algumas vezes, primeiro sem pressionar a embreagem, e depois acionando-a.
b)Solte a porca ao redor do parafuso, de umas 5 voltas no sentido anti-horário, desrosqueando-o.
c)Rosqueie o parafuso, devagar e com pouca força, até que ele encoste em algo.
d)Por último, aperte a porca travante, retirada no passo 'b'. "

é válida mas existe uma forma mais correta de fazer o ajuste:

Note que perto da haste (em direção a ponta) onde prende o cabo da embreagem, na carcaça do motor, existe uma marcação;
Com a embreagem toda montada, acionando ela você vai sentir na mão o ponto onde tem uma maior resistência, que é quando começa o acionamento;
Pois bem, a regulagem da dica 16 deve ser feita de forma que esse ponto de início de acionamento coincida com a marcação na carcaça do motor, depois regula a folga no cabo;

:wink:
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

show =D> =D> =D>
pb_las
Membro
Mensagens: 374
Registrado em: 16 Abril 2006 à49 01:17

Mensagem por pb_las »

Antes de tudo parabéns pelo tutorial. Vou botar a mão na massa sábado e efetuar uma troca preventiva na minha.

Agora vem uma dúvida. Minha moto aparentemente colou o disco de embragem, "palavras de um entendido que mora aqui perto". Quando eu engato a 1º ela simplesmente morre. Como vou abrir para tentar resolver este problema vou aproveitar e trocar os dicos antigos por outros novos visto que o custo não é tão elevado. Minha dúvida é exatamente o que efetivamente pode ocasionar a "cola dos discos da embreagem" ?

[]s e mais uma vez agradeço o tuto que vai me ajudar muito no próximo final de semana.
Predador
Super Membro
Mensagens: 1038
Registrado em: 01 Abril 2005 à52 08:46

Mensagem por Predador »

Já ouvi falar mas nunca vi na prática uma moto colar a embreagem... acho que isso só aconteçeria se derretesse um disco em cima de um separador, sei lá... não é só regulagem ? cabo ruim ?
pb_las
Membro
Mensagens: 374
Registrado em: 16 Abril 2006 à49 01:17

Mensagem por pb_las »

Sábado vamos descobrir!
Filetoxico
Super Membro
Mensagens: 1589
Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30

Mensagem por Filetoxico »

Cara, show, minha dt ta quase na hora de trocar ja!
ViniciusS
Membro
Mensagens: 54
Registrado em: 02 Julho 2006 à51 01:00

Mensagem por ViniciusS »

muito bom, vai ajudar bastante.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem