Veja como trocar a lã de vidro de sua ponteira!

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
Filetoxico
Super Membro
Mensagens: 1589
Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30

Veja como trocar a lã de vidro de sua ponteira!

Mensagem por Filetoxico »

Faça você mesmo: Empacotando sua Ponteira (para motos 4 tempos).

Por Gustavo Starling “Mineiro”

Se vocês não sabem, o termo “empacotar” é a designação técnica para a troca da lã de vidro da ponteira de sua moto. Você pode nem imaginar isto, mas a manutenção da ponteira tem uma grande importância no desempenho geral de sua moto. E com o domínio das quatro tempos ao redor do mundo, é chegada a hora de avaliar a melhor maneira de re-empacotar a ponteira de sua quatro tempos. Ponteiras de motos quatro tempos são muito similares em design às das dois tempos, mas elas diferem no tipo e quantidade de “castigo” que levam. Uma ponteira de dois tempos tipicamente torna-se ruidosa com o desgaste devido à saturação da lã pelo excesso de óleo que passa através dos gases de exaustão. O óleo não queimado deixa a lã encharcada, deteriorando-se rapidamente. Ponteiras de Quatro tempos, por outro lado, são submetidas a temperaturas muito altas, e por isso a lã literalmente queima e se desfaz. Isso mesmo, a cada trilha que você faz, você deixa um pouquinho da lã de sua ponteira no caminho ou flutuando na atmosfera, e a cada perda de material, a performance diminui.

Então, se sua quatro tempos está ofensivamente barulhenta ou faltando aquele impulso a mais que ela costumava ter, é hora de trocar sua lã de vidro! Com algumas dicas de Ed Longacre do time Rockstar/Suzuki iremos ver a seguir como manter sua ponteira funcionando silenciosamente e no pico de performance.

Ferramentas Necessárias: Lã de vidro para troca (se possível existe lã de vidro específica para quatro tempos, mais resistente ao calor), Chaves L, T ou alavancas com soquete na medida dos parafusos que prendem a ponteira ao sub frame, furadeira e brocas (caso seja necessário remover rebites), chave Allen (para remover a ponta da ponteira), alicate (para puxar o miolo de dentro do tubo da ponteira), silicone de alta temperatura (para vedar a ponta da ponteira) e uma rebitadeira pop (caso seja necessário rebitar a ponta da ponteira novamente ao tubo).

Passo 1: Tempo de vida
Uma boa regra a seguir com ponteiras de quatro tempos é trocar a lã de vidro depois de 15 horas de uso, para uso severo (motocross) ou 30 horas de uso para uso menos severo (trilha). Se você não tem certeza de quanto tempo tem sua lã de vidro, existe uma maneira fácil de checar a condição dela. Basta simplesmente bater com a mão (como se batesse em uma porta) na parte de fora do tubo da ponteira (veja figura). A batida tem barulho oco, vazio? Se sim, então provavelmente é hora de re-empacotar sua ponteira. Idealmente, ao bater no tubo, você deveria escutar algo do tipo abafado indicando que ela está cheia de lã. Outro sinal indicativo de que a lã de vidro já se desintegrou é a presença de trincas ao redor da tampa da ponteira que tem a flange de encaixe com o cano de descarga (ver figura). Se a quantidade apropriada de lã, o calor excessivo irá realmente fadigar o material ao ponto do mesmo trincar, principalmente nas soldas do flange de encaixe ponteira/cano de descarga.


Imagem



Imagem


Passo 2: Desmontagem
Remova o silencioso e examine a ponta da ponteira. Se ela for rebitada, os rebites precisam ser removidos. Isto é feito furando-se o meio deles. Ache uma broca que combine com o tamanho do rebite (aquele furinho na cabeça do rebite vai servir de guia) e fure através dele, inevitavelmente o furo vai acabar aumentando um pouco, sem problemas, basta na hora de montar a ponteira instalar um rebite um pouco maior. Pode ser que ainda sobre um pouco de rebite nos furos, basta bater um pouco na ponteira que os rebites cairão. Esse procedimento deve ser usado apenas no caso da ponta da ponteira ser rebita, mas para sua sorte a maior parte das ponteiras, tem sua ponta parafusada, normalmente com parafusos pequenos de cabeça Allen. Nesse caso, então basta apenas remover os parafusos e tirar a ponta da ponteira. Se caso, mesmo desparafusada, a ponta estiver difícil de sair, agradeça ao fabricante da ponteira que fez uma vedação bem feita neste lugar, o que está lhe dificultando a vida é o endurecimento do silicone de vedação. Para amolecê-lo aplique calor diretamente na região, em torno de toda a circunferência que a ponta sairá com facilidade após isto.
Com a ponta da ponteira removida, agora você poderá ver os restos de sua lã de vidro em volta do miolo da ponteira (um tubo todo furadinho). Use o alicate (idealmente um par de alicates, um de cada lado) para puxar o miolo para fora do tubo da ponteira pois a maioria da ponteiras, principalmente aquelas especiais, são projetadas para que o miolo possa ser puxado sem dificuldade para fora (ele é apenas encaixado). De qualquer forma, se sua moto possui a ponteira original, compensa dar uma olhada no manual e confirmar o procedimento de desmontagem da ponteira. A seguir, jogue fora o que sobrou da lã de vidro e inspecione o miola para a presença de trincas e entupimento dos orifícios. Limpe e repare o miolo caso seja necessário.


Passo 3: Empacotando
Arrume a nova lã de vidro de forma que a largura dela seja aproximadamente o mesmo do miolo. O comprimento da lã de vidro deve ser suficiente para enrolar o miolo de três a quatro vezes. Enrole o miolo firme mas não muito apertado, pois se o miolo for empacotado muito apertado, na verdade a lã de vidro atuará obstruindo os furos do miolo e por isso o barulho irá aumentar ao invés de diminuir. A firmeza do miolo bem empacotado deve lembrar um travesseiro daqueles mais firmes. Lã de vidro para quatro tempos é usualmente fibrosa (veja a foto), então tente manter o empacotamento o mais uniforme possível. Uma vez que você tenha enrolado o miolo apropriadamente, você pode assegurar o empacotamente com um pouco de fita crepe para evitar dele se desenrolar no manuseio posterior.


Imagem


Passo 4: Montagem
Insira o miolo empacotado dentro do tubo da ponteira como uma única peça, por isso, tome cuidado para não permitir que a lã de vidro fique embolada na entrada do tubo. Quando você tiver metade do miolo/lã de vidro inserido no tubo, você pode usar alguma ferramenta mais comprida (na foto uma chave T de 8 mm, por exemplo) para ajudar a empurrar o amontoado de lã uniformemente para dentro do tubo. Quando o miolo/lã chegar ao fundo do tubo, assegure-se que o miolo se encaixou na tampa inferior. Isto deve demandar um pouco de paciência, mas você irá sentir o atrito do tubo entrado dentro do encaixe da tampa.
Se houver ainda algum espaço restante no interior da ponteira, coloque mais alguns filamentos de lã nestes espaços.


Imagem



Antes de reinstalar a ponta da ponteira, coloque uma camada de silicone de alta temperatura em toda circunferência da superfície de contato da ponta com a ponteira. Isto serve para vedar a ponteira e impedir que água penetre durante a lavagem, o que é prejudicial à lã de vidro. Depois de se assegurar que a ponta da ponteira se encaixou perfeitamente ao miolo, rebite ela ao tubo da ponteira ou recoloque os parafusos quando aplicável. Instale a ponteira de volta na motocicleta e dê uma nova checada no aperto de todos os parafusos do conjunto e de fixação. E pronto! Sua ponteira está zerada, sua moto ficará menos escandalosa e mais agressiva...


Imagem


Fonte: www.motoraid.com.br
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Show de bola!
Parabens pelo tópico!
Menudo
Super Membro
Mensagens: 2310
Registrado em: 21 Dezembro 2005 à12 15:55

Mensagem por Menudo »

30 horas pra trilha?! faz 6 meses que to com essa ponteira e nunca mechi nisso! ahiuoahiua
CJM
Membro
Mensagens: 289
Registrado em: 09 Agosto 2005 à06 16:06

Mensagem por CJM »

bem loko , em dizer que quando eu ERA mortadela (rs*) primeira coisa que fazia quando comprava minha ponteira nova era tirar a la para fazer mais "barulho" :twisted: . huauhauhauhahuahu
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

movi pra sala correta...

parabens pelo tópico !!! show de bola !
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

não entendo porque o pessoal paga tão caro em ponteiras, as esportivas são praticamente quase iguais por dentro!!

É um tubo grosso, com outro menor todo furado dentro e lã no meio.

O que é que muda tanto de um 788 pra um importado caríssimo como esse da foto além da etiqueta?
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

EvandroMM escreveu:não entendo porque o pessoal paga tão caro em ponteiras, as esportivas são praticamente quase iguais por dentro!!

É um tubo grosso, com outro menor todo furado dentro e lã no meio.

O que é que muda tanto de um 788 pra um importado caríssimo como esse da foto além da etiqueta?

Acho que o material nao :?: :?: :!: :!: :!:
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

Não to ligado, uma ponteira de fibra de carbono ser muito mais cara que uma de aço, normal, agora me refiro ao desempenho, muda?

Pela estética eu sei que o valor não tem limites!!! Já imagino uma ponteira com diamantes cravejados quanto não vai custar?
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Acho que deve mudar sim, pq cada metal ou material varia de um pro outro :roll:
heffestto
Membro
Mensagens: 262
Registrado em: 02 Maio 2006 à13 10:42

Mensagem por heffestto »

Toda ponteira esportiva tem lã de vidro dentro?
andrext
Super Membro
Mensagens: 1660
Registrado em: 07 Dezembro 2005 à23 09:59

Mensagem por andrext »

Sim toda, ela que "abafa" o som.
Agora cocei só de olhar para as fotos. Lã de vidro meu amigo é pior que pó de mico. aheuheauaeh
heffestto
Membro
Mensagens: 262
Registrado em: 02 Maio 2006 à13 10:42

Mensagem por heffestto »

andrext escreveu:Sim toda, ela que "abafa" o som.
Agora cocei só de olhar para as fotos. Lã de vidro meu amigo é pior que pó de mico. aheuheauaeh

é, da coceira eu ja sabia... hehhe


entao no meu coyote tbm tem isso?
Vini
Membro
Mensagens: 407
Registrado em: 27 Outubro 2004 à55 16:19

Mensagem por Vini »

E se a minha ponteira tem a "boca" arrebitada?????
Filetoxico
Super Membro
Mensagens: 1589
Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30

Mensagem por Filetoxico »

vai ter que retirar o arrebite e depois arrebitar
Felipe_RS
Super Membro
Mensagens: 1220
Registrado em: 14 Setembro 2005 à31 20:05

Mensagem por Felipe_RS »

Nao seria "rebite"? :roll:
Filetoxico
Super Membro
Mensagens: 1589
Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30

Mensagem por Filetoxico »

sei la hahahaha deve ser
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

heffestto escreveu:
andrext escreveu:Sim toda, ela que "abafa" o som.
Agora cocei só de olhar para as fotos. Lã de vidro meu amigo é pior que pó de mico. aheuheauaeh

é, da coceira eu ja sabia... hehhe


entao no meu coyote tbm tem isso?

Provavelmente sim :wink: :wink:
furia SM
Mega Membro
Mensagens: 5146
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à05 21:06

Mensagem por furia SM »

Felipe Skolaude escreveu:Nao seria "rebite"? :roll:

Na verdade eu acho que é "aribite" :wink: :wink:
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

parabéns pelo tópico com rebite ou arrebite.
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

pra mim é REBITE!!

e o verbo é ARREBITAR
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem