Veja como trocar a lã de vidro de sua ponteira!

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

Eskeçam la de vidro de geladeira, ela derrete facil facil
A PRO FIRE vende a la de vidro propria para o escape
Filetoxico
Super Membro
Mensagens: 1589
Registrado em: 16 Janeiro 2006 à56 11:30

Mensagem por Filetoxico »

Igor_DH escreveu:
Filetoxico escreveu:Mas essa lã que usam em geladeira e refrigeraçao nao aguenta o calor nao, vai embora rapidin, é o que falam né!

Dizem que pra moto é um outro tipo de lã de vidro

Ela é usada em fornos domésticos, de casa mesmo e acho que ele esquenta bem, coisa de 250, 300 graus, será que não aguanta a temperatura dos gases de escape ?
ai num sei Igor, se usa em forno entao deve aguentar ne, mas tem um negocio tb, a lã do forno fica protegida, a do escape num fica nao!
dermonte
Membro
Mensagens: 298
Registrado em: 28 Novembro 2004 à29 15:35

Mensagem por dermonte »

algúem já fez isso na 788??
carara
Super Membro
Mensagens: 2369
Registrado em: 13 Setembro 2005 à24 20:14

Mensagem por carara »

vou fazer na minha 788!!!!! tá mas é lã de vidro ou fibra de vidro?
Marcio Juliano
Super Membro
Mensagens: 1316
Registrado em: 02 Setembro 2004 à54 16:01

Mensagem por Marcio Juliano »

Ferigollo
Membro
Mensagens: 47
Registrado em: 03 Setembro 2005 à53 17:11

Mensagem por Ferigollo »

Esses dias troquei a lã do escapamento pois a antiga tava toda queimada, comprei em uma casa de ferragens por 10 reais um pedaço enorme que da pra fazer umas 4 trocas ou mais.

Olha ai as fotos: (namorada deu uma mão e tanto tirando as fotos)

http://picasaweb.google.com.br/FERIGOLLO/TROCALPONTEIRA

O som melhorou muito, agora esta bem mais grave!

Cuidado com a lã de vidro que esta espeta muito cravando os fiapos nas mãos e onde cair.

Vc encontra esta lã em lugares onde concerta fogões velhos.
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Mensagem por mfd »

EvandroMM escreveu:Eu li no CDM agora pouco que dá pra colocar bombril no lugar da lã de vidro, será que dá certo?

uhhuahuahua, tava imaginando agora, eu VOU TESTAR quando minha lã acabar, vai ser loco, esquentar o motor pra caraio, o bombril vai ficar incandescente, ai vo corta a iginição e acelerar!!!

Imaginem??!?!? Se der o que eu to pensando eu vo filmar!!

acho que o bombril vai queimar reapidinho dentro do escape e é até perigoso isso virar um incendio.

a Lã de Vidro usada em fornos industriais resiste bem a temperatura de uma ponteira.
mas existe uma grande diferença entre a lã de vidro (q não causa coceira se manuseada com cuidado) e a Fibra de Vidro, essa sim coça muito.

Fibra de Vidro, se parece com algodão doce, tem as fibras bem finas e desordenadas.

Lã de Vidro, se parece com um saco de linhagem, tem as fibras grossas e continuas, com os fios são grandes, ela não se solta e não coça a pele.



Eu fiz um procedimento parecido com o que está sendo ensinado nesse tutorial, com uma pequena diferencia.

Minha ponteira é fina e é dificl de encaixar o miolo com a fibra. Então embrulhei o cartucho empacotado, com uma volta de fibra de vidro pra modelagem (dessas pra fazer remendo em peças de fibra de vidro. Com essa espécie de "capa" de tecido de lã de vidro, eu garanti um pouco mais de isolamento termico na parede externa e ficou mais facil colocar tudo pra dentro sem deixar nenhuma parte vazia.

estou pensando em fazer eu mesmo uma ponteira pra XR200, toda parafusavel, pra facilitar as trocar da lã.
a ideia é usar um cano externo mais largo do que o atual, com um cano interno de largura identica.

mas eu não sei que fatores considerar e como calcular a bitola ideal pra essa ponteira em função do motor e do uso.

se alguem souber como se projeta um ponteira, favor indica o tópico.


P.S.: esse tutorial ficou muito bom, lendo ele não tem como errar.
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

Muito bom tutorial. Parabéns. =D> =D> =D> =D> =D>
igor.mr
Membro
Mensagens: 193
Registrado em: 04 Outubro 2005 à40 16:51

Mensagem por igor.mr »

Eu troqui a lã e queimou rápido, sumiu, o cano ficou vazio em pouco tempo, agora vou tentar com bombril, uns 10 sacs será que são suficientes em uma papa léguas ?
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Mensagem por mfd »

igor.mr,

pode ser q vc esteja colocando pouca lã.
com pouca lã, o ar quente circula com muita velocidade e consome tudo rapidamente.

com muita lã, fica tão apertado q o ar não circula entre as fibras da lã.

tem q achar um meio termo...

eu tenho usado a lã, mas recoberta com uma camada de fibra de vidro de modelagem, assim a lã não recebe os gases diretamente.
tem durada um pouco mais, mas como eu tb uso uma papa-leguas, não da pra fazer durar muito.
essa ponteira realmente consome muita lã.
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

mfd: pode socar lã a vontade pra dentro da ponteira ? se colocar demais pode dar problema ? ou posso colocar o máximo que conseguir ?
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Mensagem por mfd »

não pode "socar" muito, pq se vc fizer isso o "pacote" vai fica tão compactado q o ar não vai circular entre as fibras.

deixe o "pacote" com uma consistencia semelhante a um saco de bombril, ou pouco mais duro q um saco de estopa.

algo tipo um peito flácido.

pra essas ponteiras finas, estilo Papaléguas eu ja peguei o macete e reponho a fibra no mesmo tempo em q o ólo do motor escorre (troco a fibra sempre q troco o óleo)

agora vou montar uma Wacs Tyranno, q é bem mais grossa e deve caber muito mais fibra, ali acho q vou ter q usar um pouco de lã de aço.
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

EvandroMM escreveu:não entendo porque o pessoal paga tão caro em ponteiras, as esportivas são praticamente quase iguais por dentro!!

É um tubo grosso, com outro menor todo furado dentro e lã no meio.

O que é que muda tanto de um 788 pra um importado caríssimo como esse da foto além da etiqueta?

Muda TUDO.

Oque as empresas brasileiras fazem eh copiar esteticamente um modelo da gringa. Que eu saiba, somente a sarachu estuda o fluxo de gases.

Eu li num site, que somente o polimento da curva de escape pode gerar um ganho de fluxo de 10%, imagina quantas variaveis nao podem acontecer.

Outra, no brasil, a pro tork, faz um uma ponteira e basicamente (deve ter uns 2 ou 3 tamanho ja padronizados) serve pra todas as motos, soh muda a curva (k entra na ponteira) pra servir nos modelos, pra ela nao interesa a compressao, fluxo e etc, somente se vai caber na moto ou nao, ja uma ponteira gringa, ele estudam fluxo de entrada no bulbo, saida, diametro de entrada saida, qual eh melhor, qual vai ter um reverterio maior e menor........eh bem complexo.

Na Dirtrider ja saiu um teste com uma CRF e eles tavam testando umas 5 ponteiras diferente, e cada um da um resultado diferente, algumas aproximam a curva no comeco, outras no fim, outras aumentam os cv em alta e por ai vai......

Na verdade sou facinado por ponteiras e ja fiz um trabalho (na faculdade - faco engenharia) sobre o fluxo em canos e o meu trabalho era no escapamento de veiculos e nao eh facil nao.......nenm sempre um maior fluxo significa maior desempnenho.....senao era soh colocar um cano....

Fora os materiais e acabamento........nao se compara,...
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

bessa27 escreveu:
EvandroMM escreveu:não entendo porque o pessoal paga tão caro em ponteiras, as esportivas são praticamente quase iguais por dentro!!

É um tubo grosso, com outro menor todo furado dentro e lã no meio.

O que é que muda tanto de um 788 pra um importado caríssimo como esse da foto além da etiqueta?

Muda TUDO.

Oque as empresas brasileiras fazem eh copiar esteticamente um modelo da gringa. Que eu saiba, somente a sarachu estuda o fluxo de gases.

Eu li num site, que somente o polimento da curva de escape pode gerar um ganho de fluxo de 10%, imagina quantas variaveis nao podem acontecer.

Outra, no brasil, a pro tork, faz um uma ponteira e basicamente (deve ter uns 2 ou 3 tamanho ja padronizados) serve pra todas as motos, soh muda a curva (k entra na ponteira) pra servir nos modelos, pra ela nao interesa a compressao, fluxo e etc, somente se vai caber na moto ou nao, ja uma ponteira gringa, ele estudam fluxo de entrada no bulbo, saida, diametro de entrada saida, qual eh melhor, qual vai ter um reverterio maior e menor........eh bem complexo.

Na Dirtrider ja saiu um teste com uma CRF e eles tavam testando umas 5 ponteiras diferente, e cada um da um resultado diferente, algumas aproximam a curva no comeco, outras no fim, outras aumentam os cv em alta e por ai vai......

Na verdade sou facinado por ponteiras e ja fiz um trabalho (na faculdade - faco engenharia) sobre o fluxo em canos e o meu trabalho era no escapamento de veiculos e nao eh facil nao.......nenm sempre um maior fluxo significa maior desempnenho.....senao era soh colocar um cano....

Fora os materiais e acabamento........nao se compara,...
Bessa27: já que você estuda isso e é apaixonado por ponteira, me dê uma opinião pessoal sua. Qual é a melhor ponteira + curva para tornado ? Levando em conta melhora de desempenho.
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

Stealth escreveu:
bessa27 escreveu:
EvandroMM escreveu:não entendo porque o pessoal paga tão caro em ponteiras, as esportivas são praticamente quase iguais por dentro!!

É um tubo grosso, com outro menor todo furado dentro e lã no meio.

O que é que muda tanto de um 788 pra um importado caríssimo como esse da foto além da etiqueta?

Muda TUDO.

Oque as empresas brasileiras fazem eh copiar esteticamente um modelo da gringa. Que eu saiba, somente a sarachu estuda o fluxo de gases.

Eu li num site, que somente o polimento da curva de escape pode gerar um ganho de fluxo de 10%, imagina quantas variaveis nao podem acontecer.

Outra, no brasil, a pro tork, faz um uma ponteira e basicamente (deve ter uns 2 ou 3 tamanho ja padronizados) serve pra todas as motos, soh muda a curva (k entra na ponteira) pra servir nos modelos, pra ela nao interesa a compressao, fluxo e etc, somente se vai caber na moto ou nao, ja uma ponteira gringa, ele estudam fluxo de entrada no bulbo, saida, diametro de entrada saida, qual eh melhor, qual vai ter um reverterio maior e menor........eh bem complexo.

Na Dirtrider ja saiu um teste com uma CRF e eles tavam testando umas 5 ponteiras diferente, e cada um da um resultado diferente, algumas aproximam a curva no comeco, outras no fim, outras aumentam os cv em alta e por ai vai......

Na verdade sou facinado por ponteiras e ja fiz um trabalho (na faculdade - faco engenharia) sobre o fluxo em canos e o meu trabalho era no escapamento de veiculos e nao eh facil nao.......nenm sempre um maior fluxo significa maior desempnenho.....senao era soh colocar um cano....

Fora os materiais e acabamento........nao se compara,...
Bessa27: já que você estuda isso e é apaixonado por ponteira, me dê uma opinião pessoal sua. Qual é a melhor ponteira + curva para tornado ? Levando em conta melhora de desempenho.

Cara eu sou suspeito a pra falar, pois a ponteira que eu mais gosto e que faz o barulho mais legal, nao eh a mais bonita.

Os caras da sarachu desenvolvem as ponteiras a partir do dinamometro, e com um engenheiro (que trabalha lah toda segunda - pois conheco a fabrica).

Eu concordo que as ponteira nao tem os visuais mais legais, mas em termo de desempenho acho k sao as melhores, principalmente nas baixas rpm, pois as concorretes fazem um ponteira bem livre, dando soh enfase nas altas..........

==================

Agora se vc quer uma ponteira irada mesmo, vc tem k ir na sarachu na segunda feira (eh quando o engenheiro ta lah e eles fazem isso, nao sei se eh aberto ao publico, mas tenho certeza k se vc perguntar sobre isso, talvez eles podem lhe ceder isso). Vc pode montar a sua ponteira do jeito k vc quizer. Eu ia fazer isso na XR, mas nao tenho tempo segunda, vc pode escolher o acabamento o material (aco, aluminio e ateh fibra de carbono), o diametro do bulbo, se o bulbo vai ser oval ou nao, a inclinacao que a ponteira sai da moto, o tipo de bico e por ai vai...........

Eh bem legal isso ai, e eles fazem akele tratamento quimico no aluminio, e vc pode escolher entre umas 7 cores..........

Eh massa pois na XR, todas as ponteiras saem meio retas (horizoltal) e eu acho bonita as ponteiras que saem quase 45 graus (tipo akelas ponteiras do mundial de enduro), e eu ia fazer uma ponteira desse tipo pra XR, mas nao deu..............

Bom, essa eh minha opniao..............sarachu eh 10, a qualidade do aluminio eh muito boa..........

======================

As BRC tbm sao boas, mas nunca testei, somente ouvi falar k elas nao dao muita performance, mas o acabamento eh muiiiiiiito show.........


Agora, as pro tork, vixi, nem de graca eu ponho........acho feia, e odeia uma empresa que copia o seu produto.......ela copia tudo.......a 788 eh copia das pro circuit, (alais, ateh o nome eh copia, era tork, depois virou pro torck por causa das pro circuit) as Vpro eh copias da Whitebrodhers.......e o barulho tbm nao acho legal.........enfim, nao vou com a cara da pro tork........

Mas eh +- isso ai oque eu penso

abracao
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

bessa27: Onde que é a Sarachu que você diz que podemos ir e tal ? Outra coisa: COM CERTEZA se numa mesma moto eu colocar uma Sarachu, depois uma BRC, depois uma ProTork eu vejo diferença de desempenho entre elas ? Agora, pelo que entendi, cada tipo de ponteira dá uma ênfase em uma determinada rotação né ? A ProTork pelo que você disse dá ênfase em alta e a Sarachu em baixa ? Então isso seria mais um item para se escolher uma ponteira adequada para "você" né ?
mfd
Membro
Mensagens: 816
Registrado em: 26 Abril 2007 à35 08:11

Mensagem por mfd »

Bessa27,

Se eu te passar as medidas e outras características de uma ponteira, vc conseguiria, mesmo que de forma pouco precisa, avaliar como seria o seu desempenho em baixa, média e alta rotação ?
Moderador Geral
Membro
Mensagens: 155
Registrado em: 13 Junho 2007 à25 15:34

Mensagem por Moderador Geral »

Stealth escreveu:bessa27: Onde que é a Sarachu que você diz que podemos ir e tal ? Outra coisa: COM CERTEZA se numa mesma moto eu colocar uma Sarachu, depois uma BRC, depois uma ProTork eu vejo diferença de desempenho entre elas ? Agora, pelo que entendi, cada tipo de ponteira dá uma ênfase em uma determinada rotação né ? A ProTork pelo que você disse dá ênfase em alta e a Sarachu em baixa ? Então isso seria mais um item para se escolher uma ponteira adequada para "você" né ?

http://www.sarachu.com.br/

Eh +- isso, logico, k depois k vc coloca uma ponteira vc tem k dar uma carburada depois, pois suponho k a saida de gases seja mais rapida e pra entrar em hamonia, a entrata tbm tem k seguir o mesmo fluxo.......

Uma ponteira podem sim mudar o desempenho em todas as faixas, mas acho k isso varias mais de moto pra moto. Numa moto de competicao (motocross) essa diferenca vai ser menor, pois a pontiera original ja eh desenvolvida pra dar um certo desempenho (logico, dentro das emicoes e dbs possiveis).

Vai na www.dirtrider.com pra vc ver o teste das ponteira (ja eh velho, deve ter uns 3 anos).......eh bem legal.

Valew
Moderador Geral
Membro
Mensagens: 155
Registrado em: 13 Junho 2007 à25 15:34

Mensagem por Moderador Geral »

ah.....a Sarachu eh em Sao paulo, perto da USP, na cidade universitaria......
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

Ops........fui eu k escrevi, esqueci de me deslogar.... :roll: :roll: :roll:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem