PARTE 1: Como verificar e regular as válvulas da CRF250X

Pra quem não sabe "ingrêis"....ai vai....
DIY = Faça vc mesmo....Esta categoria é destinada aos usuários que gostariam/gostam de mostrar como se faz concertos, instalações, etc...Tudo muito bem explicado, passo-a-passo, e com fotos...
leojas
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PARTE 1: Como verificar e regular as válvulas da CRF250X

Mensagem por leojas »

Link original: http://www.nettrail.xpg.com.br/ValvulasCRF250X01.html
Feito por: usuário "leojas"
adaptação para o FLM: "Elton"

Pessoal, este é um tutorial EXCELENTE, feito pelo nosso camarada leojas. É impressionante o detalhismo, a qualidade de fotos, e a ateno com que é executado. Estava linkado para outro site dele, e agora foi montado dentro do próprio FLM.
Façam bom proveito!
ESTA É A PARTE 1. Veja também a PARTE 2

Tutorial: Como verificar e regular as válvulas da CRF250X (By: leojas)

É aconselhavel que faça este trabalho alguém que possua experiência em mecânica.
Este tutorial é dividido em 2 partes:
Tutorial Parte 1: Procedimentos para verificação da folga das válvulas.
Tutorial Parte 2: Procedimentos para remoção do comando e calçamento.
Faça download da planilha e anote a folga das válvulas e as medidas dos calços velhos (que estão instalados na moto) para calcular os novos calços, caso necessite trocar.
Planilha para cálculo dos novos calços

OBS: Afim de melhorar este tutorial, por favor envie-me um e-mail se algum erro for encontrado, alguma crítica ou sugestão.

Parte 1 - Verificando a folga das válvulas.

1) Remova o banco tirando os dois parafusos na parte traseira da moto.
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2) Remova em seguida a cinta de borracha que mantem fixada a parte traseira do tanque.
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3) Usando um soquete de 8mm remova o parafuso que prende a parte de cima do tanque no quadro.
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4) Remova a mangueira de combustível da torneira (não se esqueça de fechar a gasolina).
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5) Remova o parafuso que prende a torneira.
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6) Remova os dois parafusos de baixo das aletas em ambos os lados, deixe os parafusos superiores no lugar.
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7) Remova o tanque e as aletas juntos e guarde-os.
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8) Limpe em cima da tampa da válvula para remover toda a sujeira.
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9) Remova o tampão do plugue da vela puxando para cima firmemente.
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10) Remova a mangueira do suspiro na parte traseira da tampa da válvula e remova os dois parafusos de 10mm.
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11) Remova com cuidado a tampa da válvula certificando-se que você não danificará a junta. Você pode reusar esta junta se não a danificar. Há também um anel de vedação de borracha no plugue da vela, tome cuidado para não relaxar/afrouxar e não deixar cair dentro do comando.
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12) Remova a tampa (na foto abaixo) no lado direito motor, acho que é uma Allen de 8mm.
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13) Gire o motor no sentido horário até que a marca na engrenagem alinhe com a seta na tampa lateral. Certifique que as pontas do comando (eixo came) estão viradas para a traseira da moto, se estiverem apontando para a dianteira, continue girando o motor até que a marca na engrenagem alinhe novamente com a seta na tampa lateral.
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14) Certifique-se que as duas marcas na engrenagem do comando estão niveladas com a superfície do cabeçote.
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15) Inserir um calibre de lâminas sobre as pontas da válvula de admissão, deve deslizar levemente. A especificação para a folga das válvulas de admissão é 0,005" (0,127mm). Se não couber tente com outra lâmina menor, etc...
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16) Inserir um calibre de lâminas nas válvulas de escape colocando a lâmina sob o balancim. A especificação para a folga das válvulas de escape é 0,011" (0,2794mm ou 0,280mm).
Imagem
17) Certifique-se que o anel de vedação de borracha está assentado firmemente na tampa.
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18) Aperte os parafusos da tampa da válvula usando um torquímetro. Tome muito cuidado ao apertar estes parafusos, eles são enroscados diretamente nos tampões do rolamento do comando e não são vendidos separdos, somente o conjunto todo. Torque: 84 inch lbs (ou 7 ft. lbs.).
Imagem
19) Monte o resto na ordem reversa. Não se esqueça de recolocar a tampa no lado direito motor (foto 12)!
GuiBH

Mensagem por GuiBH »

Show léo..... =D> =D> =D> =D> =D>
TopsMan
Mega Membro
Mensagens: 5333
Registrado em: 13 Agosto 2004 à13 14:15

Mensagem por TopsMan »

show mesmo !!!

parabens cara... mt bom !!!
Giordano
Super Membro
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Registrado em: 17 Junho 2005 à32 18:10

Mensagem por Giordano »

Esse é o Léo!

É por causa desse espírito "mexânico" que quando faço trilha com o cara não carrego nenhuma ferramenta. 8)
penna
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Mensagens: 436
Registrado em: 21 Janeiro 2006 à41 18:16

Mensagem por penna »

SHOW DE BOLA

mtooo bem elaborado
parabens mesmo....
Robini
Membro
Mensagens: 858
Registrado em: 14 Outubro 2004 à57 15:55

Mensagem por Robini »

Esse rapaz tem o dom...
leojas
Membro
Mensagens: 216
Registrado em: 17 Janeiro 2006 à31 13:38

Mensagem por leojas »

Giordano escreveu:Esse é o Léo!

É por causa desse espírito "mexânico" que quando faço trilha com o cara não carrego nenhuma ferramenta. 8)
Vc nao carrega nenhuma ferramenta, mas eu em compensacao levo quase uma oficina, fico mais pesado que a tornado, hehehe.
Fernando PF
Ultra Membro
Mensagens: 2750
Registrado em: 19 Maio 2005 à00 10:40

Mensagem por Fernando PF »

=D> =D> =D> =D> =D>
Gustavo Cervo Veber
Membro
Mensagens: 11
Registrado em: 30 Setembro 2006 à41 18:49

Mensagem por Gustavo Cervo Veber »

Léo,

Eu nao tenho uma CRFX ( ainda ) mas este tutorial está especialíssimo.

PARABÉNS....
Bolinha_RS
Membro
Mensagens: 293
Registrado em: 08 Julho 2006 à56 14:00

Mensagem por Bolinha_RS »

Excelente Léo...pena que não tenho uma..................................................ainda! :mrgreen:
bessa27
Moderador
Mensagens: 3573
Registrado em: 15 Setembro 2004 à11 21:55

Mensagem por bessa27 »

Demais
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

Gostei bastante das fotos. =D> =D> =D> =D> =D>
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

assim vou acabar aprendendo... :lol:
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