Coluna Supermotard do Motox
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- Ultra Membro
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Coluna Supermotard do Motox
Coluna Supermotard do Motox
http://www.motox.com.br/PubliX/index.asp?id=1266
Gostei, abordaram algumas questõe que eu não sabia como por exemplo:
"O freio dianteiro também fica melhor, já que antes “brigava” com uma roda de 21”e agora “luta”apenas contra 17”
"mas na frente, a roda 4 polegadas menor causa alguns efeitos colaterais, sendo o “shimi”o mais prejudicial deles. Isto significa que um bom amortecedor de direção pode ajudar em ruas esburacadas e estradas de terra."
E o que vcs acharam das dicas das medidas dos aros/pneus vs potência da tornado..???
http://www.motox.com.br/PubliX/index.asp?id=1266
Gostei, abordaram algumas questõe que eu não sabia como por exemplo:
"O freio dianteiro também fica melhor, já que antes “brigava” com uma roda de 21”e agora “luta”apenas contra 17”
"mas na frente, a roda 4 polegadas menor causa alguns efeitos colaterais, sendo o “shimi”o mais prejudicial deles. Isto significa que um bom amortecedor de direção pode ajudar em ruas esburacadas e estradas de terra."
E o que vcs acharam das dicas das medidas dos aros/pneus vs potência da tornado..???
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- Super Membro
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franhaydin escreveu:Não consegui ver o site :?
Mas com certeza faz sentido a melhora do freio e das curvas, uma pelo pneu e outra por diminuir a distancia solo da moto!!!
:mrgreen:
Muito bom as dicas !!!
Ajudinha pro amigo ler >>>>>>>>
Na coluna de estréia falamos sobre a categoria Supermoto ou Supermotard no Brasil e no mundo, agora, vamos esclarecer as dúvidas mais freqüentes sobre a preparação das motos nacionais, mais especificamente a Honda XR 250 Tornado, atual líder do Campeonato Brasileiro na classe SM3.
Transformar uma trail em SM é fácil, mas se você não tomar alguns cuidados com a preparação pode se dar mal e acabar no chão. A principal diferença está nas rodas, que deixam de ter 18 e 21 polegadas para serem ambas de 17.
Na traseira a mudança não é tão grande, mas na frente, a roda 4 polegadas menor causa alguns efeitos colaterais, sendo o “shimi”o mais prejudicial deles. Isto significa que um bom amortecedor de direção pode ajudar em ruas esburacadas e estradas de terra. Não é recomendado baixar a frente da motocicleta ou subir as bengalas em relação às mesas. Esta medida torna ainda menor o ângulo de cáster do modelo, deixando a frente mais pesada e arisca.
Os benefícios com a roda menor são muitos, principalmente nas pistas, onde são necessárias mudanças rápidas de direção e pneus de boa qualidade para inclinações absurdas. O freio dianteiro também fica melhor, já que antes “brigava” com uma roda de 21”e agora “luta”apenas contra 17”. Mesmo assim, para o uso em competição é recomendado trocar a linha de freio original por outra coberta com malha de aço, os famosos aerokips.
As rodas devem ser proporcionais à cilindrada e potência da moto, ou seja, para uma Tornado original, estão de bom tamanho aros com tala de 2,5”e pneus 100/80 na dianteira e 130/70 na traseira. Se a moto preparada ultrapassar ou beirar os 30 cv de potência, é recomendado utilizar um aro de 3,5”na roda traseira e pneus 110/870 na frente e 140/70 atrás.
A preparação dos motores é muito extensa e não vamos entrar neste tópico, mas é importante lembrar que quanto mais forte o motor se tornar, menor será sua vida útil.
Para terminar, são adicionados protetores de mão para não quebrar os manetes nos tombos on-road e um pára-lama pequeno, que condiz com a nova roda de 17”, pronto, você tem uma moto ideal para começar nesta categoria!
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- Super Membro
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O Campeonato Brasileiro de Supermoto SM3, só permite pneus com medida 100/70 na dianteira e 130/70 na traseira.murilo_cb escreveu:As rodas devem ser proporcionais à cilindrada e potência da moto, ou seja, para uma Tornado original, estão de bom tamanho aros com tala de 2,5”e pneus 100/80 na dianteira e 130/70 na traseira. Se a moto preparada ultrapassar ou beirar os 30 cv de potência, é recomendado utilizar um aro de 3,5”na roda traseira e pneus 110/870 na frente e 140/70 atrás.
Legal a coluna, o SM aparece cada dia mais na mídia!
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- Mega Membro
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EEEE!!! A minha tá certinha com os dois aros 2,50 hahaahahAs rodas devem ser proporcionais à cilindrada e potência da moto, ou seja, para uma Tornado original, estão de bom tamanho aros com tala de 2,5”e pneus 100/80 na dianteira e 130/70 na traseira.
Não tenho Potencia pra 3,50
Muito bom mais um lugar pra divilgar o SM.
Smoke não chora não, eu to lá :mrgreen:
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pois é pessoal!!!! como alguns sabem acabei de pegar minha toni!!!
seguinte!!!
mais pra frente vo deixa ela SM....
eu tava querendo botar
roda frente 17 3,50 120/70
roda traseira 17 4,25 160/60
o motor continuara sem preparação( original)
a duvida é o seguinte!!!!
vou perder rendimento????????
pq na materia ele não cita estas medidas??????
digam ai os prós e contras!!!
valeu #-o
seguinte!!!
mais pra frente vo deixa ela SM....
eu tava querendo botar
roda frente 17 3,50 120/70
roda traseira 17 4,25 160/60
o motor continuara sem preparação( original)
a duvida é o seguinte!!!!
vou perder rendimento????????
pq na materia ele não cita estas medidas??????
digam ai os prós e contras!!!
valeu #-o
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- Ultra Membro
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- Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30
Se vc pensa também na estética essa configuração que vc postou é a ideal. Para corrida acho que ela não é permitida em algumas categorias em provas SM (A galera do forum que compete pode te explicar melhor) talvez por isso ela não tenha sido mencionada na matéria.
Agora quanto a perda de desempenho acho que deve perder um pouquinho sim, mas prefiro esperar a galera tem a toni com essa configuração opninar.. :lol:
Agora quanto a perda de desempenho acho que deve perder um pouquinho sim, mas prefiro esperar a galera tem a toni com essa configuração opninar.. :lol:
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- Super Membro
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- Registrado em: 21 Novembro 2005 à13 11:06
Pra andar na cidade tem que ser cada vez maior hehehe :twisted:smoke escreveu:se o motor ta original uma roda 4,5 e um pneusão pra essa roda vai perde bastante redimento, mais pra andar na cidade (viajar) nao faz muita muita diferença, só mais uma coisa q nimguem comenta (vai gastar um poquinho a mais de gasolina)
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- Membro
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- Registrado em: 19 Agosto 2006 à27 09:21
Cara, só pra complementar o que o CãoBravo falou:giano gomes escreveu:pois é pessoal!!!! como alguns sabem acabei de pegar minha toni!!!
seguinte!!!
mais pra frente vo deixa ela SM....
eu tava querendo botar
roda frente 17 3,50 120/70
roda traseira 17 4,25 160/60
o motor continuara sem preparação( original)
a duvida é o seguinte!!!!
vou perder rendimento????????
pq na materia ele não cita estas medidas??????
digam ai os prós e contras!!!
valeu #-o
Minha sm (tornado) está com essas medidas. Com esses pneus vc vai ter uma melhora em curvas de alta e uma perda no "ataque das curvas", isto é, com o pneu dianteiro mais fino, a inclinação de ataque inicial para as curvas fica mais rápida, o que é bom para circuitos travados, como kartódromos (palavras de um grande preparador de motos de Bsb e que está envolvido com motovelocidade há anos). Não tenho mto referencial pra te dizer se realmente faz mta diferença, pois só andei uma vez numa SM com pneus mais finos (a do Bolinha). Achei ela mais agressiva e fácil de "definir a trajetória" mas não dá pra te falar com convicção pois ela tem tbm uma maravilhosa suspa invertida na frente... Assim q trocar meus pneus te dou um relato preciso!!
Quanto ao regulamento do Brasileiro, infelizmente o CãoBravo tem razão: Pense bem antes de optar por aros mto largos se pretende disputar o brasileiro, pois as medidas oficiais não ficam bem em aros tão largos. Ex.: Vou correr o Desafio das Estrelas em Floripa (http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=9932) :twisted: , e até lá terei q trocar rodas e pneus q ainda estão zerados (3 meses de uso)... meu consolo é que terei uma moto mais rápida no asfalto... :D Ah, outro detalhe: acho q na terra o pneu dianteiro mais largo tem mais vantagem sobre o fino em aderência, principalmente se vc tirar algumas libras dos dois. Ponto positivo em corridas do tipo Veloterra...
Espero ter sido claro
[]s
Jorge Farias
Legal os comentários da galera tá todo mundo antenado , Smoke, tenha paciencia, eu particularmente sempre que posso divulgo o teu site, o esporte "também" é novo...
Mais uma coisa que me intriga na preparação daquela toni é o tamanho da relação, enquanto todos nós diminuimos a coroa o cara bota uma 50!!! essa moto passa pelas nossas como se fosse uma crf 450!!! gostaria de conhecer a sua preparação, pelo que conversei com o preparador dela em santa luzia ele está com 390cc, e usa um bura "original" temos que tirar o chapéu pros caras... =D> =D> =D>
Mais uma coisa que me intriga na preparação daquela toni é o tamanho da relação, enquanto todos nós diminuimos a coroa o cara bota uma 50!!! essa moto passa pelas nossas como se fosse uma crf 450!!! gostaria de conhecer a sua preparação, pelo que conversei com o preparador dela em santa luzia ele está com 390cc, e usa um bura "original" temos que tirar o chapéu pros caras... =D> =D> =D>
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