Custo para preparação de uma Tornado motard

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Custo para preparação de uma Tornado motard

Mensagem por Stealth »

Meu nome é Rodrigo. Tenho uma Tornado 2004. Sou um pouco leigo no assunto. Tenho lido bastante sobre preparação das mesmas. Sobre os kits de motor, pelo que li, a melhor marca seria a da Wiseco. Gostaria de saber se isso é verdade. Agora sobre a potencia, vi em alguns sites vendendo os de 283cc, 293cc, 320cc, 340cc, 360cc, 380cc. Mas a maioria usa o de 283cc e 293cc. Porque isso ? São melhores e mais duráveis ? Ou por falta de recursos financeiros ? Agora com relação a pneus e rodas. Queria saber qual o maior tamanho que dá pra colocar tanto na dianteira quanto na traseira. E se os maiores tamanhos que suportam, são indicados. Meu uso é em cidade. Viajo de vez enquando final de semana, mas só em asfalto. Não pego estrada de terra. Com relação a verba, tenho mais ou menos R$ 5 mil pra gastar. Gostaria de saber se alguém pode me ajudar. Agradeço desde já.
PERUCH
Moderador
Mensagens: 6486
Registrado em: 23 Fevereiro 2006 à17 08:29

Mensagem por PERUCH »

Bom dia Rodrigo.
Depois passe lá no APRESENTE-SE e fale mais de voce.

Qto a sua duvida, enquanto não aparece o Fabiano ou Fabricio por aqui vai dando uma lida nesses tópicos q vc vai entender melhor o custo e motivo das preparações:

Sobre todos os tipos de pistões e preparações:
http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=4295

Sobre quanto custa preparar sua moto p/ o SM:
http://lidermotos.com.br/forum/viewtopic.php?t=2542

Grande abraço!
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

Peruch, valeu ae pelos links...
mas ainda continuo com algumas duvidas nesse texto acima.
se alguém puder me ajudar ou se vc indicar eu falar com alguém.
abradeço desde já
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

Stealth, depois de ler, reler e entender um pouco mais sobre o assunto, mande uma MP pro Fabrício, que ele tira todas as suas dúvidas!!! Creio que vc consegue dar um upgrade SM sinistro na sua moto com essa quantia!
Ricardo
Hyper Membro
Mensagens: 8037
Registrado em: 13 Janeiro 2006 à39 01:27

Mensagem por Ricardo »

Sobre pneus eu não posso te ajudar... mas na parte de motor, a maioria das pessoas colocam kits menores pois quanto maior o kit menor a durabilidade, e esses kits menores que 300cc a moto praticamente tem a mesma durabilidade que um motor 250cc original!
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

CãoBravo e Ricardo, obrigado ae por mais algumas dicas.
Ainda não estou muito acostumado aqui no fórum, mas vou me enturmando aos poucos com o pessoal.
Agradeço desde já
Fabrício
Hyper Membro
Mensagens: 8204
Registrado em: 24 Março 2004 à57 23:47

Mensagem por Fabrício »

Olá Stealth..seja muito bem vindo.

Vamos a algumas das dúvidas.
Geralmente os kits com menor cilidrada são mais baratos e eduram mais, mas veja bem, geralmente. Isso pq tem muita gente q instalar kits abaixo das 300cc q são uma porcaria.
Vc deve dar preferência a kits forjados, q são muito mais duráveis. Muitos vão falar q usam kits normais e q duram mais q forjados...mas aí não é por conta do material...e sim da mão do piloto, e do estado de conservação do motor.

Hj os kits Wiseco 285cc estão saindo na faixa dos R$ 630,00.
Os Athena 293cc (já com cilindro incluso) por R$ 599,00 (Promoção Exclusiva no Shopping da LM)
O Iapel 330cc (com cilindro a base de troca) por R$ 1.070,00....Essa é uma novidade no mercado...Só para vc ter uma idéia..esse kit é mais leve q o Wiseco 285cc e todos os outros 285cc do mercado.

Daqui pra cima,..vc terá q trocar a biela da sua moto...o q vai encarecer mais a sua preparação....Os kits 340cc da Pró-X, 360cc e 380cc da Wiseco...são muito fortes....mas as vibrações do motor fazem com que vc tenha mais atenção nos barulhos q possam aparecer....já q algumas porcas e parafusos vão se soltando por conta dessa vibração...hehe...

Outra questão importante a se observada...é q quanto maior o kit...maior será o calor gerado por ele...ou seja...um kit 380cc funcionando a 8000RPM durante muito tempo....te trará problemas....pode ter certeza....Em cross, SM e tals...vc ainda tira a mão durante alguns segundos...Acelera...freia...acelera...freia...Já na estrada...vc passar longos minutos acelerando direto...Como vc estará com um motorzão...vai querer sair passando todas as Falcons, Xt600, e até SRAD 1000...e é aí q o motor não aguenta.... :mrgreen:

Quanto aos aros...Para tornado as medidas máximas são 3.5 na dianteira e 4.25 na traseira. Os pneus são 120/70 e 160/60, respectivamente. Vale lembrar q quanto mais fino os aros/pneus....mais força vc terá em decorrência do menor atrito. Em kits de baixa cilindrada blz...mas nos kits maiores, onde a motor da o "Power Slide" q é sair de traseira acelerando....os pneus mais largos vão te dar mais segurança.

Tudo isso q eu disse...se aplica a competições....
Andar na rua a coisa é diferente....vc pode procurar beleza...e aí, os aros e pneus mais largos são muito mais bonitos...é claro.
Já o motor..vai depender da sua mão e do seu bolso...Se vc aguenta andar com um 380cc embaixo do banco sem ficar escruvelando ele o tempo todo...é uma boa pedida...mas se quer andar forçando mais...vá de Wiseco q estará bem servido.

Caso tenha mais dúvidas é só falar...q vamos tentando ajudar... :wink:
CãoBravo
Mega Membro
Mensagens: 4027
Registrado em: 07 Abril 2006 à04 21:19

Mensagem por CãoBravo »

Fabrício, vale lembrar o nosso amigo Stealth, que se tiver interesse em competições, o Campeonato Brasileiro regula a largura dos pneus das Tornados, sendo 130 na traseira e 100 na dianteira!
Stealth
Membro
Mensagens: 643
Registrado em: 06 Novembro 2006 à12 22:04

Mensagem por Stealth »

CãoBravo, eu não vou competir... somente utilizar na cidade e viagens. Agradeço pela lembraça
Rodrigo Lemos
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

Acho o custo beneficio do KIT Athena a melhor opcao. Eu iria nele...
Zico
Membro
Mensagens: 6
Registrado em: 19 Fevereiro 2015 à29 16:51

Re:

Mensagem por Zico »

Fabrício escreveu:Olá Stealth..seja muito bem vindo.

Vamos a algumas das dúvidas.
Geralmente os kits com menor cilidrada são mais baratos e eduram mais, mas veja bem, geralmente. Isso pq tem muita gente q instalar kits abaixo das 300cc q são uma porcaria.
Vc deve dar preferência a kits forjados, q são muito mais duráveis. Muitos vão falar q usam kits normais e q duram mais q forjados...mas aí não é por conta do material...e sim da mão do piloto, e do estado de conservação do motor.

Hj os kits Wiseco 285cc estão saindo na faixa dos R$ 630,00.
Os Athena 293cc (já com cilindro incluso) por R$ 599,00 (Promoção Exclusiva no Shopping da LM)
O Iapel 330cc (com cilindro a base de troca) por R$ 1.070,00....Essa é uma novidade no mercado...Só para vc ter uma idéia..esse kit é mais leve q o Wiseco 285cc e todos os outros 285cc do mercado.

Daqui pra cima,..vc terá q trocar a biela da sua moto...o q vai encarecer mais a sua preparação....Os kits 340cc da Pró-X, 360cc e 380cc da Wiseco...são muito fortes....mas as vibrações do motor fazem com que vc tenha mais atenção nos barulhos q possam aparecer....já q algumas porcas e parafusos vão se soltando por conta dessa vibração...hehe...

Outra questão importante a se observada...é q quanto maior o kit...maior será o calor gerado por ele...ou seja...um kit 380cc funcionando a 8000RPM durante muito tempo....te trará problemas....pode ter certeza....Em cross, SM e tals...vc ainda tira a mão durante alguns segundos...Acelera...freia...acelera...freia...Já na estrada...vc passar longos minutos acelerando direto...Como vc estará com um motorzão...vai querer sair passando todas as Falcons, Xt600, e até SRAD 1000...e é aí q o motor não aguenta.... :mrgreen:

Quanto aos aros...Para tornado as medidas máximas são 3.5 na dianteira e 4.25 na traseira. Os pneus são 120/70 e 160/60, respectivamente. Vale lembrar q quanto mais fino os aros/pneus....mais força vc terá em decorrência do menor atrito. Em kits de baixa cilindrada blz...mas nos kits maiores, onde a motor da o "Power Slide" q é sair de traseira acelerando....os pneus mais largos vão te dar mais segurança.

Tudo isso q eu disse...se aplica a competições....
Andar na rua a coisa é diferente....vc pode procurar beleza...e aí, os aros e pneus mais largos são muito mais bonitos...é claro.
Já o motor..vai depender da sua mão e do seu bolso...Se vc aguenta andar com um 380cc embaixo do banco sem ficar escruvelando ele o tempo todo...é uma boa pedida...mas se quer andar forçando mais...vá de Wiseco q estará bem servido.

Caso tenha mais dúvidas é só falar...q vamos tentando ajudar... :wink:
Gostaria de aproveitar esse tema para saber se tudo continua igual.
Recentemente fiz um curso de supermoto, usando DR 400 e adorei muito a brincadeira. Tanto que gostaria de comprar/montar uma moto pra min.
Apos investigar um pouco vi que a tornado 250 é uma boa opção. pondendo almentar sua capacidade etc.Tambem vi que ela saiu de linha. Assim, gostaria de saber se essa moto continua sendo uma boa opção para brincar na pista. Ou se há outras possibilidades. Não pretendo participar de campionatos etc. Apenas trackday.
valeu!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem