Motos ganham tecnologia flex

Poste aqui tudo o que você sabe, ou gostaria de saber sobre essa nova categoria que chega com tudo no mundo duas rodas, e sobre o mundo das motos esportivas.
Dúvidas, opiniões, preparações, dicas, técnicas, produtos, preços, etc..etc..etc...

franhaydin
Super Membro
Mensagens: 1808
Registrado em: 21 Novembro 2005 à13 11:06

Motos ganham tecnologia flex

Mensagem por franhaydin »

Mas só devem chegar ao mercado em 2009

Fonte: O Estado de S. Paulo

A Delphi mostra na Automec - feira de componentes e serviços automotivos voltada para profissionais do setor -, que vai até sábado, no Anhembi, a tecnologia bicombustível para motos com injeção eletrônica. Batizada de Multifuel, deve chegar ao mercado em cerca de dois anos e permitirá a utilização de álcool e/ou gasolina em qualquer proporção no tanque, assim como já ocorre nos carros nacionais.

O lançamento está vinculado à legislação que determina a redução da emissão de poluentes por motos que entra em vigor no País no início de 2009. “O sistema já está pronto e testado. Só falta a aprovação das montadoras”, diz Gábor Deák, presidente da empresa na América do Sul.

Segundo a Delphi, foram feitas algumas alterações para as motos rodarem com álcool. Entre eles houve adequação da taxa de compressão, desenvolvimento de bombas de combustível e atualização do software de calibração do sistema de injeção eletrônica. Os componentes que entram em contato com o combustível também foram protegidos para poder funcionar com álcool.

Roberto Stein, diretor de Engenharia da Delphi na América do Sul, garante que o aumento de consumo com a utilização de álcool é similar ao dos carros flexíveis: entre 20% e 30%. “A utilização de injeção eletrônica nos ajudou no desenvolvimento do sistema. Como as motos não possuem tanque de partida a frio, recomendamos duas formas de evitar problemas quando a temperatura estiver abaixo de 10ºC. Em modelos pequenos o condutor deve adicionar meio litro de gasolina ao abastecer com álcool. Já para motos maiores, teremos um aquecedor de combustível.”

Bosch também está de olho nas motos com princípio de funcionamento muito parecido, a Bosch também testa um sistema bicombustível para motos: “Há pesquisas em andamento”, afirma Fábio Ferreira, gerente de Desenvolvimento da empresa. O conjunto de itens também tem injeção, bomba de combustível, sistema de ignição apropriado para trabalhar com a variação do combustível (para adiantar ou atrasar o ponto) e sonda lambda, que “lê” o combustível que está sendo queimado naquele momento e transmite essa informação a uma central eletrônica.

De acordo com Ferreira, a Bosch também não dotou essa moto com dispositivo de partida a frio. “O ideal será um sistema que dispense o reservatório de gasolina”, admite Ferreira. Embora as montadoras ainda não empreguem nos carros, já existem sistemas de partida a frio que preaquecem o álcool e assim dispensam a utilização de gasolina.
AuaTT
Super Membro
Mensagens: 2248
Registrado em: 18 Novembro 2005 à24 17:54

Mensagem por AuaTT »

eh o futurooo...
EvandroMM
Super Membro
Mensagens: 1375
Registrado em: 12 Dezembro 2005 à49 16:42

Mensagem por EvandroMM »

No Motonline já tem uma reportagem de uma possivel Fazer 250 Sport Flex pra 2008.
EDUARDO CROSS TTMC
Membro
Mensagens: 276
Registrado em: 04 Julho 2006 à25 12:04

Mensagem por EDUARDO CROSS TTMC »

E com certeza o mercado de motos vai crescer muito mais .... com a gasolina ao preço que tá hoje, imagine daqui a dois anos... :-k
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

EvandroMM escreveu:No Motonline já tem uma reportagem de uma possivel Fazer 250 Sport Flex pra 2008.

Bom se a Fazer vier flex a Lander tambem virá ja que ambas tem o mesmo motor. Será que eu vou ter que trocar mimha Lander pela versão flex tão já ano que vem. Putz acabei de comprar a minha... o preço das não flex vai cair muito em pouco tempo... :roll:
BOLINHA
Ultra Membro
Mensagens: 2554
Registrado em: 02 Dezembro 2005 à51 15:43

Mensagem por BOLINHA »

Andre Mello, vc me deu uma boa idéia, vou testar a Lander com metade alcool/gasolina, pra ver se a bixa melhora!!!
Andre Mello
Ultra Membro
Mensagens: 3186
Registrado em: 15 Janeiro 2005 à04 15:30

Mensagem por Andre Mello »

BOLINHA, Não é mais facil usar gasosa podium...???
bruno_nortecicle
Membro
Mensagens: 36
Registrado em: 14 Março 2007 à49 10:25

Mensagem por bruno_nortecicle »

BOLINHA, Não é mais facil usar gasosa podium...???
Pô cara, desculpa minha ignorância, mas como funciona essa gasolina? Ela não pode diminuir a vida útil do motor? Onde encontro ela? É muito mais cara?

Falou!
zeroquejunior
Membro
Mensagens: 290
Registrado em: 30 Outubro 2006 à32 08:01

Mensagem por zeroquejunior »

Cara a PODIUM eh uma gasolina mais pura.... nunca vai diminuir a vida util do motor e sim aumentar, pode encontrar nos postos BR... e custa em torno de R$ 3,00 o litro... :lol:
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem